Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Albuquerque, Thaynara Bianca Souza de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A sistematização do esporte orientação no Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Albuquerque, Thaynara Bianca Souza de; Santos, Antônio de Pádua dos
    É perceptível que as aulas de Educação Física, na grande maioria das vezes, ainda são voltadas apenas a aprendizagem técnica de esportes através de metodologias de ensino consideradas tradicionais. Buscando mudar esta realidade, esse trabalho baseia-se no sentido de expor novas possibilidades para as aulas de Educação Física através de um relato de experiência sobre uma sistematização de 6 aulas para o ensino médio realizada por meio de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Berilo Wanderley, abordando como conteúdo as Práticas Corporais de Aventura. Objetivamos por meio dessa pesquisa, compreender as implicações do ensino sistematizado através do Esporte Orientação com base numa concepção de aulas abertas, bem como relatar e avaliar as vivencias realizadas e os desafios encontrados durante esse processo. Essa temática justifica-se pelo surgimento de inquietações e questionamentos sobre as transformações que a abordagem de novos conteúdos através de metodologias de ensino abertas promove à Educação Física escolar. Com isso, o presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma pesquisa-ação, utilizando como abordagem metodológica as concepções de ensino abertas. Diante disso, os objetivos dessa pesquisa foram alcançados de forma satisfatória, uma vez que, após as avaliações, foi constatado que os alunos desenvolveram aspectos importantes para o processo, como a compreensão da importância da preservação ambiental para as práticas de aventura; progresso na capacidade de raciocínio; evolução no que diz respeito a percepção de tempo e espaço; maior autonomia durante as aulas bem como capacidade de decisão, comprovando que as aulas desenvolvidas atribuíram sentido e significado para os mesmos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Memorial descritivo acerca das experiências vivenciadas nos módulos de formação pessoal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-08) Albuquerque, Thaynara Bianca Souza de; Cesarino, Jorge; Cesarino, Jorge; Domingos Junior, Moaldecir Freire
    O presente trabalho foi realizado através de um memorial descritivo dos módulos de formação pessoal da pós graduação em Psicomotricidade Clinica e Escolar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal/Rio Grande do Norte. Dessa forma, esse trabalho possui como objetivo descrever, de forma pessoal, os momentos vividos durante esses módulos bem como relatar as suas sensações e experiências, relacionando-as com a literatura. No decorrer do mesmo, foi possível observar e refletir criticamente sobre a importância da formação do psicomotricista, tendo como base principal o preparo especializado do profissional, que deve abarcar de maneira integral a formação teórica, profissional e pessoal.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM