Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Aldatz, Julliani Laiss Alves Maia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Mobilidade urbana e organização sócio-espacial na região metropolitana funcional de Natal
    (2018-05-24) Aldatz, Julliani Laiss Alves Maia; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; ; Ferreira, Larissa da Silva; ; Finatti, Rodolfo;
    Diante da complexidade que envolve o processo de desenvolvimento do espaço urbano, o conceito de organização sócio-espacial apresenta-se como orientação teórico-metodológica para compreender os processos simultâneos de produção e funcionamento desse espaço. Isto é, como as estruturas espaciais, que resultam de ações sociais de diversos agentes, se interrelacionam determinando, assim, o real modelo de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, esta pesquisa empenhou-se em compreender a mobilidade urbana mediante a perspectiva da organização sócio-espacial, averiguando as limitações impostas à rede de atuação do Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano, tendo como área de estudo a Região Metropolitana Funcional de Natal, entre os anos de 2010 e 2017. Para tal fim, as análises específicas realizadas incluem: a) a análise associada da estrutura de circulação e da distribuição populacional, sendo possível a delimitação de áreas para as variáveis densidade demográfica e rendimento médio mensal; b) a análise de centralidades, mediante a identificação da formação e/ou consolidação de novas áreas centrais – em escala metropolitana – como polos geradores (ou intensificadores) de fluxos. Esta análise baseou-se na identificação de concentrações de unidades locais de atividades empregatícias e da apreensão das interações espaciais entre as cidades que compõem a Região Metropolitana Funcional de Natal, considerando a movimentação pendular motivada pelo deslocamento residência-trabalho; c) a identificação dos efeitos da organização sócioespacial composta pelas estruturas de circulação, distribuição populacional e áreas centrais no Sistema de Transporte Público Coletivo, a partir da sua rede física de atuação, limitando-se a categoria transporte regular (modal ônibus). Com o apoio de ferramentas de Análise Espacial e da utilização de dados primários e secundários, coletados entre os anos de 2010 e 2017, de fontes públicas e privadas, as análises realizadas possibilitaram constatar as influências que o conjunto associado das estruturas de circulação, de distribuição populacional e de áreas centrais ocasionam à rede de Transporte Público Coletivo, evidenciando, desse modo, um modelo de desenvolvimento marcado pelas desigualdades e pelas dificuldades de mobilidade impostas ao cidadão metropolitano.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM