Navegando por Autor "Aldeci, Ana Carolina Matias Costa"
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Tese É a antropofagia um conceito filosófico?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-13) Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Macedo, Monalisa Carrilho de; http://lattes.cnpq.br/1111715712985263; https://orcid.org/0000-0002-4043-6031; http://lattes.cnpq.br/2459424534970442; Nodari, Alexandre André; Valle, Lílian de Aragão Bastos do; Augusto, Maria das Graças de Moraes; Jacques, Paola BerensteinEsta tese tem por objetivos (1) analisar as acepções de antropofagia adotadas por Oswald de Andrade — tomando como base, principalmente, o Manifesto Antropófago e A Crise da Filosofia Messiânica —; e (2) investigar a potência desse termo como um “conceito filosófico”, segundo a definição de “conceito” adotada por Gilles Deleuze e Félix Guattari na obra O que é a Filosofia?. Considerando que o conceito de antropofagia fora deixado em aberto pelo próprio Oswald e precisará ser aqui não apenas analisado, mas, simultaneamente, inventado, recorremos também nessa empreitada a outros pensadores que, atualmente, oferecem novas e interessantes interpretações acerca da obra do autor ou de alguns dos temas aqui abordados.TCC Filosofia e Nutrição: entre críticas e diálogos possíveis na emergência do educador em alimentação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Jorge, Thiago Perez; Macedo, Monalisa Carrilho de; http://lattes.cnpq.br/1111715712985263; https://orcid.org/0000-0002-0375-8613; http://lattes.cnpq.br/9022248828077360; Silva, Markus Figueira; http://lattes.cnpq.br/0709727083553042; Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; http://lattes.cnpq.br/2459424534970442Neste trabalho buscam-se diálogos entre os campos da Filosofia e Nutrição, e seu subcampo específico: a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Para tal, organiza-se entre Platôs e Atos, numa investigação autoral mobilizando pensadores de ambos os campos a favor da construção do objeto, a saber: a EAN enquanto prática de cuidado de Si. Por outro lado, este trabalho também visa estabelecer críticas e argumentos que problematizam o campo científico da Nutrição e da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que, herdeiros da moderna ordem da Razão científica e médica, seguem fragmentando e descontextualizando o ato de se alimentar. Faz-se emergente reconciliar sujeito e vida, razão e emoção, memórias e afetos no trabalho educativo em alimentação e nutrição. A aproximação das Ciências Humanas e da Filosofia ao campo da EAN se coloca como uma saída para descongestionar olhares e possibilidades. Para tal, movemos pelo referencial teórico de Michel Foucault, em especial, no que se refere às suas análises sobre o cuidado de Si, buscando articulá-las como possibilidade ao campo da EAN. Assim, considerar o educador em alimentação e nutrição como o Outro com vistas às práticas de cuidado implicaria, como efeito, numa relação na qual a experiência de conhecimento resultaria na conversão no próprio sujeito, na relação de si para consigo. Portanto, há alargamento do repertório de experiências alimentares, que, por sua vez, produzem tipo de conhecimento e cuidado de si, um deslocamento da condição de heteronomia, no qual saberes já estão estabelecidos pelo conhecimento técnico-científico disponível restando apenas sua transmissão, para outra relação, a da autonomia, no qual saberes são produzidos no percurso do próprio processo educativo. Finalmente, espera-se que este texto contribua aos campos da Filosofia e da Alimentação e Nutrição.Tese Fundamentações filosóficas da teoria freudiana: um estudo na contramão da negação de Freud à filosofia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-03) Rocha Filho, Paulo de Tarso; Macedo, Monalisa Carrilho de; http://lattes.cnpq.br/1111715712985263; http://lattes.cnpq.br/5003586469443708; Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Gomes, Geraldo Alexandre de Oliveira; Valle, Lílian de Aragão Bastos do; Fontes, Narbal de MarsillacDesde a época de Freud, muitos estudos abordaram a teoria freudiana sob uma perspectiva filosófica. Em termos gerais, alguns direcionaram-se para uma filosofia da psicanálise, enquanto outros associaram filósofos específicos a determinados tópicos ou temas da obra de Freud. No entanto, há uma carência de uma produção que siga uma análise sistemática do impacto filosófico em obras particulares de Freud, indicando quais filósofos influenciaram direta ou indiretamente esses escritos. Evidentemente, tal tarefa não é simples: além de Freud ter frequentemente negado, em sua maturidade, qualquer proximidade com a filosofia, houve uma considerável "camuflagem" dos expoentes filosóficos em seus textos. Apesar dessas dificuldades, este estudo visou precisamente isso: identificar as fundamentações filosóficas presentes nos escritos freudianos, com foco no primeiro modelo topológico e na metapsicologia de Freud, que serviram como amostras representativas da totalidade de sua teoria. Especificamente, buscou-se apresentar a formação filosófica de Freud e apontar os princípios filosóficos em A Interpretação dos Sonhos e na metapsicologia freudiana. A hipótese latente a este estudo foi a de que a filosofia não apenas está presente na obra de Freud, mas foi essencial para o seu surgimento. Acredita-se que a importância dessa afirmação não está necessariamente em sua novidade, mas sim no esforço de identificar como a filosofia subjaz e reforça os princípios essenciais da teoria freudiana.TCC O banquete dos marginalizados: Reflexões sobre a dependência intelectual brasileira e o advento da antropofagia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-05) Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Macedo, Monalisa Carrilho de; Macedo, Monalisa Carrilho de; Nahra, Cinara Maria Leite; Silva, Markus Figueira daO presente trabalho empreende uma reflexão acerca da dependência intelectual brasileira e da esterilidade das produções filosóficas realizadas no país, à luz do conceito da “antropofagia”, apresentado por Oswald de Andrade no Manifesto Antropófago de 1926, que propõe a assimilação das alteridades como urgência metodológica e existencial para o pensamento. Só então pensaremos o Brasil, os brasileiros, e a filosofia sem que isso implique em uma sujeição ou em uma negação do Outro, nem que recaia na busca por uma essência da “brasilidade” ou na produção de identidades estanques, que delimitam e imobilizam os nossos horizontes de possibilidade. O que é colocado em jogo é a necessidade da manutenção de uma interação e, ao passo, uma condição de estranhamento diante dos espaços e das imagens consensuais e cotidianas, a fim de que assim, a filosofia seja conduzida ao seu limite, não para se superar, mas para superar o próprio "limite" que baliza as fronteiras do pensamento, do não-pensamento e de Outro pensamento.Tese O impacto do Renascimento na espiritualidade de João da Cruz: contexto e influências no Cântico Espiritual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Gama, Cyro Leandro Morais; Macedo, Monalisa Carrilho de; http://lattes.cnpq.br/1111715712985263; http://lattes.cnpq.br/3032255166517446; Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Oliveira, Francisco Eduardo de; Valle, Lílian de Aragão Bastos do; Augusto, Maria das Graças de MoraesEste estudo tem como objetivo investigar como o Renascimento, com sua nova visão de espiritualidade influenciada pelo neoplatonismo, impactou o pensamento religioso de João da Cruz, místico e poeta espanhol do século XVI. A intenção deste trabalho é compreender como os princípios renascentistas se refletem em sua espiritualidade e de que maneira essas influências moldaram sua visão enquanto religioso. Para isso, a obra Cântico Espiritual foi escolhida como corpus principal, considerando suas versões poéticas e prosaicas. A escolha da referida obra se justifica pela presença de elementos simbólicos e conceitos renascentistas, que possibilitam uma análise das influências culturais e filosóficas da época. Além de contribuir para o entendimento da obra do autor místico, esta pesquisa é significativa para o estudo da mística espanhola, pois oferece uma visão mais ampla das dinâmicas culturais do século XVI e suas repercussões no pensamento religioso, ao mesmo tempo em que preenche lacunas na literatura acadêmica sobre o tema.TCC Práticas pedagógicas na Educação Infantil: do cotidiano aos limites no acompanhamento e inclusão de alunos atípicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Silva, Maria Luiza; Ribeiro, Wagner Leite; Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Costa, Gilberto FerreiraEste estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Trata-se de um relato de práticas educativas cujo problema de pesquisa é: Como podemos refletir acerca da adaptação dos materiais didático-pedagógicos como estratégia metodológica para o acompanhamento e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista em uma turma de nível IV de um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal/RN, e como essas práticas pedagógicas podem ser aprimoradas para promover uma inclusão mais efetiva? Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as práticas pedagógicas, do cotidiano escolar aos limites, no acompanhamento e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista em uma turma de nível IV, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Raquel Maria Filgueira, da rede pública de ensino do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). Além disso, de forma a complementar os resultados deste estudo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora titular da turma acompanhada, de forma a identificar quais são os desafios e as possibilidades encontradas pelas docentes no cotidiano de sala de aula junto aos alunos atípicos entre os anos de 2023 e 2024. O interesse pela temática surgiu durante a realização do estágio não-obrigatório na citada instituição de ensino, no ano de 2023 até o início do ano de 2024, com alunos entre 5 e 6 anos de idade, e através de observações e do acompanhamento junto aos mesmos durante os momentos de atividades, recreação, higiene pessoal e planejamentos, desse modo, o trabalho trata-se de um relato de experiência. Constatou-se que a construção de novas ações e percepções em nossa prática pedagógica contribuíram principalmente no aprimoramento das relações de afetividade em sala de aula e também no incentivo e estímulo aos conhecimentos prévios dos discentes, bem como aos novos conhecimentos apresentados em sala.TCC Questões de filosofia brasileira: em torno da crítica da razão tupiniquim de Roberto Gomes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Silva, Debora Rodrigues; Macedo, Monalisa Carrilho; Jorge, Thiago Perez; Aldeci, Ana Carolina Matias CostaA partir da leitura da Crítica da Razão Tupiniquim, obra de Roberto Gomes que realiza um questionamento investigativo em busca de uma Filosofia originalmente brasileira, buscou-se refletir sobre o conceito de razão ornamental como um elemento condutor da pesquisa em contraposição a uma “razão” verdadeiramente filosófica brasileira que pense a realidade do Brasil. Utilizando uma metodologia multidisciplinar, foram realizadas aproximações históricas e antropológicas em torno de questões relacionadas com o processo de colonização e formação da sociedade brasileira que revelam a desigualdade como um fator de distanciamento do povo do Brasil do que se entende como intelectualidade brasileira. Como marco teórico foram abordados, transversalmente, autores de diversas vertentes do pensamento como Jean Jaques Rousseau, Ailton Krenak, Carolina Maria de Jesus, Antônio Bispo dos Santos e Luiz Antônio Simas, desta forma buscando introduzir filósofos do Brasil (com exceção de Rousseau) que trabalham conceitos como elitismo epistemológico, conhecimento popular, sabedoria originaria e pensamento decolonial. A proposta é promover um alargamento da compreensão sobre Filosofia à brasileira, e promover um diálogo que visa aproximá-la da nossa realidade e de situações que promovam frestas para o pensamento.Dissertação Sobre a hominis dignitate em Pico della Mirandola: entre a vertigem da liberdade e a purificação da alma(2018-08-22) Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Macedo, Monalisa Carrilho de; ; ; Silva, Markus Figueira da; ; Costa Júnior, Lourival Bezerra da;Esta dissertação tem por objetivo expor, analisar e identificar os limites da concepção de dignidade humana, definida por Giovanni Pico della Mirandola (1463-1494), bem como averiguar os desdobramentos atuais deste conceito. Estreitamente relacionada à noção de liberdade, a dignidade que nos é atribuída pelo autor, tanto exalta a nossa autonomia como nos mantém, fatalmente, ligados a critérios morais que são abalizados por uma suposta verdade divina. A relação que Pico estabelece entre liberdade e verdade, revela o seu posicionamento acerca dos papéis da retórica e da filosofia, mas além disso, algumas de suas opiniões, formuladas em meio a esta relação, também repercutem em certas problemáticas sociais. Todas essas questões são desenvolvidas e aprofundadas, sobretudo, a partir do Discurso da dignidade do homem, no qual o autor desenvolve o conceito posto em foco e, de maneira complementar, a partir da análise de três correspondências, remetidas por Pico, Ermolao Barbaro e Philipp Melanchthon, nas quais os autores discorrem sobre o embate entre a retórica e a filosofia.