Navegando por Autor "Almeida, Emanuelle Karla Lima de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Programa escola aberta: a significativa experiência de aprender a ensinar dança em um projeto social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Almeida, Emanuelle Karla Lima de; Vieira, Marcilio de Souza; Viecili, Raqueli Biscayno; Campos, Marineide FurtadoEste trabalho é uma pesquisa autobiográfica que apresenta minha relação com a arte desde a infância até o momento em que me tornei professora de balé no Programa Escola Aberta, um programa de nível nacional que estabeleceu parcerias com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Natal/RN. O Programa Escola Aberta funcionava nos finais de semana para a realização de atividades comunitárias. O estudo visa compreender a significância da integração da dança no currículo escolar e em projetos sociais, destacando seus benefícios para crianças, adolescentes e jovens, bem como para a comunidade em geral. O foco principal é investigar como o trabalho voluntário pode ser uma ferramenta de desenvolvimento significativo e colaborativo no conhecimento para professores inexperientes, especialmente, na área da dança, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas e práticas. O estudo adota uma abordagem qualitativa, combinando análise documental e pesquisa bibliográfica que abrange estudos acadêmicos, artigos e livros sobre dança, educação e projetos sociais, enquanto a análise documental se baseia em memórias e registros relacionados ao programa.