Navegando por Autor "Almeida, Josué Santiago de"
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Dissertação Degradação termocatalítica de PEAD e PP utilizando as zeólitas H-Y e H-Beta para produção de combustíveis líquidos(2019-12-20) Almeida, Josué Santiago de; Fernandes Júnior, Valter José; ; ; Araújo, Antonio Souza de; ; Morais, Camila Gisele Damasceno Peixoto; ; Fernandes, Glauber José Turolla;A problemática da poluição ambiental ocasionada pela disposição inadequada de plásticos no meio ambiente vem se tornando alvo de inúmeras discussões entre cientistas através das últimas décadas. Os polímeros, que são essenciais para a indústria em diversos setores, possuem baixa biodegrabilidade, cujo tempo de degradação pode variar desde algumas décadas até várias centenas de anos. Nos últimos anos, uma das alternativas que vem chamando a atenção de pesquisadores para tentar superar esta problemática diz respeito a degradação termocatalítica de materiais termoplásticos. Este tipo de processo tem como objetivo gerar compostos de baixo peso molecular e de alto valor agregado, tais como hidrocarbonetos com tamanho de cadeia carbônica semelhante aos combustíveis fósseis. Neste estudo, amostras de polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno (PP) foram submetidas a degradação térmica (sem a presença de catalisadores) e termocatalítica através do uso das zeólitas H-Y e H-Beta em uma balança termogravimétrica e em um reator de bancada. Para os ensaios na balança termogravimétrica, foram levantados os parâmetros de estudo cinético, tais como energia de ativação, e para os ensaios no reator de bancada, os produtos foram coletados e posteriormente analisados por cromatografia gasosa, com a finalidade de obter-se um perfil da composição e distribuição das cadeias carbônicas dos produtos formados. Os materiais zeolíticos foram caracterizados através dos ensaios de difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura e acidez por dessorção de n-butilamina. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que é possível gerar frações de hidrocarbonetos na faixa da gasolina e óleo diesel em ambos os processos de degradação térmica. Contudo, o uso dos catalisadores zeolíticos, além de diminuir a temperatura de degradação, contribui para que o produto final possua uma distribuição de cadeias carbônicas de menores tamanhos, aproximando-se mais da gasolina.TCC Estudo da estabilidade oxidativa de blendas diesel/biodiesel para uso automotivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Almeida, Josué Santiago de; Fernandes Júnior, Valter José; Peixoto, Camila Gisele Damasceno; Silva, Jilliano Benigno daDiante da crescente busca em reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera devido ao uso de combustíveis fósseis, buscou-se substituir, integral ou parcialmente, o seu uso por combustíveis oriundos de fontes de energias renováveis, tais como o etanol e o biodiesel. Como exemplos para substituições parciais, temos na gasolina automotiva um percentual de 27% em volume de etanol anidro em sua composição, e para o óleo diesel rodoviário temos a adição do biodiesel, que atualmente está em 10% em volume. Como exemplo para a substituição integral, temos a utilização do etanol hidratado combustível em veículos que operam com motores de ciclo Otto. Visando contribuir com o estudo do aumento percentual da adição do biodiesel em óleo diesel, estudou-se a estabilidade oxidativa para misturas de 5%, 10%, 20% e 30% em volume de biodiesel em óleo diesel mineral. Todas as blendas foram submetidas a análise de estabilidade oxidativa no equipamento Rancimat, modelo 843 do fabricante Metrohm, segundo norma EN 15751, e a análise de calorimetria exploratória diferencial sob pressão (P-DSC), em equipamento modelo DSC 204 HP do fabricante Netzsch, segundo norma ASTM E2009. Através dos resultados obtidos pode-se notar que com o aumento da adição de biodiesel reduz-se a estabilidade oxidativa da mistura de forma gradativa. A oxidação do biodiesel presente no óleo diesel pode levar ao entupimento prematuro dos filtros de combustível através do aumento da viscosidade devido a formação de compostos insolúveis, bem como potenciais impactos de durabilidade nos componentes do sistema de injeção do motor. Com isto faz-se necessário este estudo nas misturas diesel/biodiesel para que se verifique o período de indução destes produtos a fim de que seu uso seja efetuado antes do início do processo oxidativo.