Navegando por Autor "Almeida, Juliana Vieira de"
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Dissertação Aplicação do Place Attachment no processo de construção da identidade de marca da Festa de Sant'Ana em Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil(2019-04-12) Silva, Aline Mayara Marinho Xavier da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; ; Marques Júnior, Sérgio; ; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; ; Almeida, Juliana Vieira de;As marcas são representações simbólicas que proporcionam uma identificação única para produtos e serviços. Esse ativo intangível está cada vez mais inserido no processo de relacionamento das empresas, destinos turísticos e organizações em geral. Nesse contexto, o mercado de eventos também tem se apropriado dessa estratégia, uma vez que, muitos destinos utilizam os eventos para potencializarem suas identidades históricas e culturais. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar através do modelo do place attachment o processo de construção da identidade de marca da Festa de Sant’Ana em Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. O referido município encontra-se localizado na região do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte. A festa acontece há 270 anos e isso evidencia uma forte representação religiosa local. Nesse cenário, foi pertinente entender como os stakeholders desenvolvem o planejamento e organização do evento. A festa de Sant’Ana é considerada patrimônio cultural imaterial, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem quali-quantitativa. Na parte qualitativa foi realizado entrevistas em profundidade com os stakeholders envolvidos no processo organizacional do evento. No estudo quantitativo aplicou-se questionários com os visitantes da festa, procurando entender os elementos envolvidos no relacionamento entre o destino e os visitantes. Para nortear o desenvolvimento dos instrumentos de coleta utilizou-se o modelo teórico do place attchment, o qual auxiliou toda a construção deste trabalho. Os resultados encontrados mostram os elementos que caracterizam a marca religiosa da Festa de Sant’Ana. As características apresentadas estão ligadas ao place attachment, revelando que a relação de apego e marca da festa está ligada a fatores históricos e culturais que representam o município de Caicó, ou seja, percebe-se que a fé e a devoção a “Senhora” Sant’Ana expressam a identidade do município de Caicó e isso tornou-se uma característica forte para o lugar. Observa-se também o alto vínculo do visitante com a festa. Conclui-se que a fé e o vínculo de apego ao lugar são as variáveis mais significativas no processo de construção da marca religiosa da festa de Sant’Ana. Construir e fortalecer essas variáveis de marca sinalizarão um relevante posicionamento estratégico para a localidade.Dissertação Um brinde à cachaça: o patrimônio históricocultural e seus usos turísticos nos alambiques do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-25) Dantas, José da Paz; Alves, Maria Lucia Bastos; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/8327347518748445; Almeida, Juliana Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906O estudo propõe apresentar uma discussão sobre o valor da cachaça enquanto patrimônio cultural e sua relação com as atividades turísticas no Estado do Rio Grande do Norte. Apoiado numa discussão a partir dos estudos históricos relacionados ao setor turístico, especialmente no que diz respeito à gastronomia, a cachaça se define não apenas como um importante instrumento para a construção de identidades, mas, também, como um elemento capaz de tecer relações sociais, políticas e econômicas. Isto é, um produto turístico capaz de proporcionar novos destinos. A pesquisa foi realizada em cinco alambiques localizados nas regiões Leste Potiguar e Seridó, as quais oferecem uma historicidade e produção significativa para o Estado do Rio Grande do Norte. Para definir o recorte, é preciso buscar refinar essa seleção, especialmente ao lidar com fatos históricos e memórias dos proprietários desses estabelecimentos. Dessa forma, torna-se necessário considerar a trajetória dos alambiques, períodos de maiores produções e inserção no mercado turístico. Através de levantamentos documentais e observações feitas em visitas de campo, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa com finalidade descritiva e exploratória, metodologia que nos permite abordar questões em torno das articulações entre patrimônio, identidade e turismo.TCC Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para os serviços: uma análise sobre a percepção dos gestores dos restaurantes de Natal – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Layanna Pinheiro da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Almeida, Juliana Vieira de; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO presente trabalho discute sobre as contribuições das tecnologias de informação e comunicação no processo de gestão dos serviços de restauração. A partir de um estudo de caso com os principais restaurantes da cidade de Natal/RN, restaurantes de interesse turístico. Para tanto o trabalho buscou responder quais são os benefícios e contribuições trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação no setor de restauração. A estrutura bibliográfica do trabalho explorou a inserção das tecnologias de informação na atividade turística, desde o chamado pós-turismo, períodos após a revolução industrial e a chegada da globalização como fator de crescente desenvolvimento no processo de adoção das tecnologias de informação no turismo. O trabalho teve como fonte de análise o modelo de Rogers (1995), onde ele dispõe de cinco atributos: Atributo I – Vantagem relativa; Atributo II – Compatibilidade; Atributo III – Complexidade; Atributo IV – Testabilidade e Atributo V – Observabilidade, todos utilizados neste trabalho. Conclui-se com esse trabalho que as contribuições das tecnologias de informação e comunicação são principalmente como fator de praticidade, agilidade e qualidade nos serviços oferecidos pelas empresas. Inserindo assim as tecnologias de informação e comunicação aos serviços de restauração fortalecendo a gestão estratégica das empresas, somando resultados satisfatórios.Tese Ecoinovação e rentabilidade: uma análise correlacional em hospedagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-08) Leite, Andressa Ferreira Ramalho; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; ; http://lattes.cnpq.br/3814038782027737; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Sousa, Kleber Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/5998925827023470; Almeida, Juliana Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931O turismo mobiliza, mundialmente, setores produtivos de bens e serviços requerendo o trabalho de inúmeras categorias. O setor de meios de hospedagem é considerado um desses segmentos basilares do turismo, visto que, agregado ao segmento de transportes e aos atrativos turísticos, constitui o que se compreende por produto turístico. No framework da acirrada concorrência e do livre mercado, com o surgimento de novos arranjos e modelos de negócios, a importância do preço para o segmento de hospedagem traz desafios a serem superados, diariamente, por gestores. Estes desafios perpassam as funcionalidades de um organograma hoteleiro, e permeiam espaços ainda não estruturados, mas de suma importância para a rentabilidade de uma empresa. Neste cenário contemporâneo, o presente trabalho tem como objetivo central, investigar a relação entre ecoinovação e rentabilidade em meios de hospedagem, norteado pelos seguintes objetivos específicos: a) Investigar a percepção de gestores hoteleiros em Natal-RN sobre práticas ambientais em hospedagem; b) Identificar os indicadores de ecoinovação nos meios de hospedagem pesquisados; c) Verificar a correlação entre o uso de produtos e serviços ecoinovadores e a rentabilidade dos meios de hospedagem. Os pressupostos metodológicos aplicados a esse trabalho se apresentam, de natureza descritiva, a partir de uma revisão histórico-conceitual da temática, e de natureza exploratória a partir da pesquisa de um novo fato, acontecimento ou prática, como a inter-relação dos sistemas de gestão ambiental e a competitividade entre os meios de hospedagem pesquisados. O estudo adota também, a postura epistemológica interpretativista, pois visa obter uma compreensão profunda dos temas estudados, elencando para tanto, uma abordagem quanto-qualitativa de dados. Neste viés e para maior confiabilidade da pesquisa, foi aplicado um teste-piloto entre hoteleiros no município de Natal-RN, antecedendo a etapa final de coleta, onde 61 respondentes em âmbito nacional participaram da pesquisa. Nesta etapa, foi utilizada a Regressão linear entre os indicadores “diária média” e “receita por apto disponível”, além de uma análise das variáveis a partir da validação das escalas do questionário com o cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach. Para se considerar as variáveis mais importantes na análise dos fatores, foi utilizada a Análise de Variância do componente principal. Os resultados desse estudo apontam que, as ecoinovações aparecem no atual contexto sustentável (triple bottom line) em conjectura com a redução dos custos e construção da imagem das empresas de hospedagem, emergindo assim, como uma das estratégias de precificação, e por consequente, de rentabilidade. Sete indicadores foram identificados com cargas mais elevadas, explicando com isso 71,97% das somas cumulativas de extração de carregamentos ao quadrado.Dissertação Ensino superior em Turismo: uma análise da relação dos cursos acadêmicos de Turismo da cidade do Natal-RN e o mercado de trabalho na percepção dos egressos dos anos de 2009 e 2010(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-11) Pequeno, Edilene Adelino; Enders, Wayne Thomas; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781298A5&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1274191689474470; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Almeida, Juliana Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931; Leal, Sérgio Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9559630444113123O processo de desenvolvimento de qualquer área está estreitamente ligado ao ensino e à pesquisa, e no Turismo não é diferente. Dessa forma, nessa área na qual a prestação de serviços é um dos fatores intrinsecamente relacionados ao seu sucesso , percebe-se a necessidade de pessoas com formação crítica e mais aprofundada nos diversos aspectos da atividade atuando no setor. Porém, nota-se a existência de diferenças entre o que é oferecido pela academia e o que é exigido pelo mercado. Assim sendo, constitui objetivo desta pesquisa, verificar a relação entre o ensino superior em Turismo e o mercado de trabalho na percepção do bacharel na área formado na cidade de Natal-RN, posto que é o turismólogo quem faz o elo entre os dois campos. Para conhecimento da percepção dos turismólogos foi necessário realizar a aplicação de um questionário com os egressos formados nos anos de 2009 e 2010. Em conformidade com o objetivo desse estudo, a pesquisa foi exploratório-descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, tratou-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Para análise, foram aplicadas técnicas qualitativas e quantitativas, conforme os objetivos específicos e os tipos de dados coletados, tais como: análise de conteúdo, análise fatorial para sintetizar as informações e identificar as dimensões básicas que representam as diversas variáveis estudadas, desvio-padrão para verificar a variação das respostas em alguns itens e a técnica de correlação que permite fazer análises de relação entre duas variáveis. Como resposta aos objetivos propostos pode-se concluir que: as matrizes curriculares dos cursos em atividade são generalistas e os próprios egressos as consideram assim. Foi diagnosticado que os egressos 1) são, em sua maioria, do sexo feminino, 2) uma pequena parte deles está trabalhando na área em que se formou e 3) nem todos recebem salários satisfatórios o que contribui para que tenham uma visão negativa do curso. Ademais, a IES onde estudaram não foi fator decisório para conseguir um emprego. Foi diagnosticado, ainda, que a maioria destes não têm percepção positiva quando pensam no futuro profissional enquanto bacharéis em Turismo. Muitos, inclusive, se pudessem mudar algo em sua trajetória até o momento, teriam optado por outro curso superior. Foi verificado que embora exista uma percepção negativa quanto ao futuro profissional, quase metade acredita que o curso atendeu às necessidades do mercado. Todavia, os que não estão trabalhando tiveram uma visão mais positiva com relação a aplicabilidade do ensino superior. Por outro lado, os que já trabalharam na área tem uma visão mais negativa e não acreditam que o curso atenda às necessidades do mercado. Em suma, este estudo permitiu a compreensão da existência de algumas lacunas que existem entre o ensino superior em Turismo e as necessidades do mercado, no âmbito profissional, contribuindo ainda para a disseminação de ideias sobre o referido assunto para os professores, pesquisadores e os atuais e futuros estudantes da área.Dissertação Estratégias de precificação dos hotéis em Natal e Pipa/RN: uma aplicação do Modelo de Shoemaker (2003)(2016-06-28) Leite, Andressa Ferreira Ramalho; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; ; Marques Júnior, Sérgio; ; Almeida, Juliana Vieira de;O presente trabalho tem como objetivo principal de pesquisa, analisar as estratégias de precificação adotadas por meios de hospedagem de médio e grande porte nos destinos turísticos de Natal e Pipa/RN aplicando o modelo do Shoemaker (2003) para análise. O objetivo geral está norteado pelos seguintes objetivos específicos: a) Identificar quais são as ações de precificação adotadas pelos empreendimentos hoteleiros; b) Classificar as estratégias utilizadas, segundo o modelo de Shoemaker (2003); c) Propor um conjunto de sugestões para os hotéis analisados. O referencial teórico desse trabalho baseia-se no estudo das principais publicações nacionais e internacionais sobre setor hoteleiro, marketing, estratégias de precificação e valor. A metodologia aplicada apresenta caráter descritivo com abordagem qualitativa de dados, que almeja obter resultados através da realização de entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. O estudo tem como público-alvo, gerentes e proprietários de 12 (doze) hotéis de médio e grande porte localizados na cidade de Natal/RN e na praia de Pipa/RN, por serem os dois destinos turísticos mais visitados no Estado e, por conseguinte, possuírem o maior parque hoteleiro. O cronograma das atividades de pesquisa iniciou-se no 1º semestre do ano de 2014 finalizando em junho do ano de 2016, onde os dados obtidos foram devidamente analisados a partir do modelo teórico escolhido para validação dessa pesquisa. Diante da pesquisa, observou-se a utilização de estratégias de precificação e itens valorativos no trade hoteleiro do público analisado, corroborando assim, com taxas expressivas de ocupação.Dissertação Gerenciamento de crise nas agências de viagens do Brasil(2018-08-28) Tito, Ana Luiza de Albuquerque; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; ; Almeida, Juliana Vieira de; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Vilar, Norminanda Montoya;O cenário da economia brasileira, juntamente com as dificuldades inerentes a cada setor da atividade, exige um maior preparo e conhecimento das organizações para se reposicionarem no mercado. Para isso, é importante que o agente de viagens tenha capacidade de perceber o cenário em que se encontra, para, por meio destes conhecimentos, tomar medidas diante das dificuldades surgidas e, assim, conseguir se reposicionar no mercado. As organizações, de uma forma geral, estão vulneráveis a diversos tipos de crises, tanto externas como internas. Este contexto aplica-se também às agências de viagens. Este segmento vem passando por uma série de mudanças que, se não forem bem administradas, poderão ter consequências irreversíveis. Assim, este trabalho pretende analisar o gerenciamento de crise nas agências de viagens do Brasil. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada aplicada aos Presidentes das ABAVS. Os resultados apontam que as práticas administrativas adotadas pelos agentes de viagens no enfrentamento das crises acontecem de forma intuitiva. Ações que fazem parte de um processo de gerenciamento de crises como prevenção, planejamento, definição das estratégias de comunicação, parcerias estabelecidas com stakeholders, e funcionários, avaliação, aprendizado, entre outros, são modestas e isoladas, não se configurando em um processo de gerenciamento de crises. Em suma, a prática da gestão de crises não é uma realidade no mercado de agência de viagens e as ações isoladas adotadas não lhes dão a garantia de reposicionamento e superação diante da crise atual.Dissertação Gestão da criatividade e inovação em empresas organizadoras de eventos(2018-08-24) Rêgo, Gildygleide Cruz de Brito; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; ; ; Silva, Ricardo Lanzarini Gomes; ; Almeida, Juliana Vieira de;O avanço célere da comunicação tem provocado mudanças consideráveis em todos os contextos da sociedade. De igual maneira, vem transformando o cenário organizacional passando a exigir estratégias diferenciadas para lidarem com os desafios atuais. A criatividade e a inovação emergem como ferramentas capazes de produzir um número maior de respostas e soluções, além de sustentar tomadas de decisões. Para otimizar esses resultados, as organizações passam a orquestrar a gestão da criatividade e inovação, que é um processo orientado a potencializar a criação de ideias e transformá-las em soluções diferenciadas. A indústria do turismo tem se apropriado desse artificio, sobretudo organizações voltadas ao planejamento de eventos com vistas a construir uma vantagem competitiva. Desse modo, o presente trabalho objetiva analisar a relação entre a gestão da criatividade e a gestão da inovação em uma empresa organizadora de eventos turísticos. Como representante desse setor, definiu-se a Destaque Promoções, pela representatividade do Carnatal no mercado nacional de eventos turísticos. A pesquisa desenvolve-se com um caráter descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Utilizou-se, como instrumentos para coleta de dados, questionários aplicados a uma amostra de dez colaboradores da organização e a observação não participante. Por meio da análise de conteúdo, embasada pela tabulação via softwares de edição de planilhas e o NVIVO (versão 11.0), observa-se que a empresa possui uma cultura criativa bem implementada, entretanto não é detentora de uma estratégia orientada ao processo de inovação. As inovações, em sua grande maioria incrementais, ocorrem intuitivamente e emergem a partir de problemas exógenos. Conclui-se que a relação entre a cultura criativa e o processo de inovação, nas empresas organizadoras de eventos, ocorre de forma dependente para que traga resultados plausíveis, o que corrobora com teorias anteriores ao revelar que a gestão da criatividade é fundamental, mas mostra-se apenas como o princípio para a inovação.TCC Gestão da diversidade na prestação de serviços: um estudo de caso no Hotel Best Western Premier Majestic(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Costa, Renato Pereira Guilherme; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Almeida, Juliana Vieira de; Milito, Marcelo ChiarelliDevido às crescentes mudanças no comportamento do consumidor do produto turismo, viu-se a necessidade de compreensão às necessidades e desejos desses. Imprescindíveis para que a atividade possa acontecer, o turista precisa ser conhecido para se elaborem meios na intenção de um atendimento que tenha como resultado a excelência no serviço prestado, bem como a satisfação deles. O presente trabalho buscou abordar a segmentação de mercado, em se tratando do turista, suas diferentes formas e comportamentos, possibilitando assim, poder chegar ao objetivo que é caracterizar as formas de atendimento prestadas para cada tipo de turista, levando-se em consideração os que frequentam e que fazem uso dos serviços ofertados pelo Hotel BEST WESTERN PREMIER Majestic. O trabalho também busca apresentar o marketing de relacionamento como principal meio de auxílio aos gestores para direcionamento das vendas e propaganda e conhecimento do seu público-alvo. Sendo assim, teve-se o intuito de melhor compreender a diversidade, através da descrição das características do ambiente e dos atores em questão, bem como explorar os pontos propostos para o estudo por meio da observação direta e indireta, vertendo para a qualidade dos serviços ofertados pela hotelaria. A pesquisa teve como base, a evolução e expansão no comportamento do consumidor em questão, que pode ser traduzida em diferentes meios e formas, os quais são delimitados a partir de fatores diversos, sejam externos ou internos, verificando assim, a necessidade de compreensão e melhor atenção aos diversos tipos de turista como forma de conduzir os serviços prestados para excelência e satisfação dos turistas, os quais tornam-se cada dia mais exigentes. Tais exigências foram verificadas e vistas como principais fatores que norteiam as empresas no que diz respeito ao que será ofertado para sua demanda, atendendo necessidades através daquilo que se tem disponível.Dissertação Gestão de pessoas e alinhamento estratégico: Um estudo em meios de hospedagem de alto padrão no Rio Grande do Norte(2015-06-23) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; ; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; Almeida, Juliana Vieira de;A presente pesquisa consiste em analisar o alinhamento entre as políticas e práticas de Gestão de Pessoas e a estratégia organizacional, adotadas pelos meios de hospedagem classificados como muito confortáveis no estado do Rio Grande do Norte. Os hotéis selecionados estão na categoria muito confortável entre os demais empreendimentos com mesmo porte segundo o Guia Quatro Rodas, e por oferecem, além de uma ótima estrutura física, um atendimento de excelência aos hóspedes. Adotou-se a abordagem qualitativa, com estudo de múltiplos casos e de caráter descritivo, por realizar uma análise das relações entre as variáveis (políticas e práticas de gestão de pessoas adotadas pelos meios de hospedagem) para posteriormente determinar os efeitos dessas variáveis sobre os hotéis e seu alinhamento com a estratégia organizacional. A coleta de dados foi realizada in loco nos próprios empreendimentos, através de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado junto aos responsáveis pela gestão de pessoas e a um funcionário de nível operacional em cada equipamento de hospedagem. Para avaliação dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão de pessoas, praticada pelos empreendimentos analisados, apresentam-se, em alguns casos, fragilizados no que concerne ao alinhamento com suas estratégias organizacionais, alguns por não terem um planejamento efetivo e organizado que determine suas estratégias, o que consequentemente afeta diretamente na atuação das pessoas, e na criação de políticas e práticas que facilitem o processo de trabalho.Tese Gestão de pessoas na hotelaria: as relações entre práticas de recursos humanos, cultura organizacional e satisfação dos hóspedes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-14) Câmara, Samara Maria Aires da; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; ; http://lattes.cnpq.br/8644731892696623; Gurgel, Fernanda Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7937881668378816; Almeida, Juliana Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Gonçalves, Salete; ; http://lattes.cnpq.br/9041519482141854Atualmente, a relação indivíduo-organização tem tido sua importância cada vez mais reconhecida no campo da identidade organizacional, sendo também uma estratégia para tornar as empresas mais competitivas. As Práticas de Recursos Humanos e a sua representação na Cultura Organizacional são exemplos de componentes reconhecidos como valiosos para o sucesso de uma empresa. No ramo da hotelaria, a reputação online é uma forma de avaliação do sucesso organizacional, já que permite medir a Satisfação do Cliente. No entanto, a relação entre as Práticas de Recursos Humanos, a Cultura Organizacional e a Satisfação dos hóspedes na hotelaria brasileira, ainda é desconhecida. Entender tais conexões permite adquirir os conhecimentos que auxiliem as relações conceituais aplicadas a esse ramo da hotelaria no Brasil. Assim, o objetivo dessa pesquisa é avaliar a relação entre as Práticas de Recursos Humanos, a Cultura Organizacional e a Satisfação dos Hóspedes na hotelaria brasileira e, a partir dessa relação, auxiliar o gerenciamento da Gestão Estratégica de Pessoas nesse segmento. O estudo é caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, no qual foram aplicados questionários em 104 hotéis de categorias 4 estrelas, 5 estrelas e Resorts brasileiros presentes na website TripAdvisor. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira, com gestores ou responsáveis pelos Recursos Humanos dos hotéis, através do questionário de Práticas de Recursos Humanos de Nadda et al. (2014) e do questionário de Cultura Organizacional de Bavik (2016); e a segunda, com a análise das notas gerais que esses hotéis receberam no site de reputação online TripAdvisor. Os dados foram avaliados através de técnicas estatísticas descritivas e de modelagem de equações estruturais. A pesquisa revelou uma relação positiva entre as práticas de Recursos Humanos, a Cultura Organizacional e a Satisfação dos Hóspedes na hotelaria brasileira. As Práticas de Recursos Humanos contribuem para moldar a Cultura Organizacional e para, consequentemente, alcançar a Satisfação dos Hóspedes. Isolados, os construtos não se relacionam com a Satisfação dos Hóspedes, sendo necessária a relação mútua para essa conquista, mostrando a interdependência entre as Práticas de Recursos Humanos e a Cultura. Nessa pesquisa, a Cultura Organizacional contribuiu com a relação, mas não fez o papel de mediador, criando assim um entendimento adequado para as conquistas organizacionais. Espera-se também contribuir para o progresso acadêmico das temáticas estudadas. Os resultados permitiram aprofundar os estudos acadêmicos da Gestão Estratégica de Pessoas, assim como compreender como funciona essa relação, de modo a auxiliar a gestão das organizações hoteleiras em prol dos resultados organizacionais, especialmente voltados para a Satisfação dos Hóspedes.Dissertação Gestão pública em turismo: uma análise dos impactos da política macro de regionalização turística no período 2004-2011 no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil(2011-08-11) Virgínio, Darlyne Fontes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; Almeida, Juliana Vieira de;O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. Muitas transformações sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais são processadas em sua decorrência. É nesse contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. Com isso, evidencia-se a necessidade de envolver diretamente nesse processo entidades públicas, órgãos privados e a sociedade civil organizada, para tanto, a existência de políticas específicas para o setor do turismo se fazem imprescindíveis para seu desenvolvimento. Dentro desse contexto, o Ministério do Turismo adotou um modelo de gestão voltado para a disseminação do turismo nos demais municípios e regiões do Brasil e, sendo o turismo no Rio Grande do Norte uma das atividades mais promissoras, integra como parte de suas políticas públicas o Macroprograma de Regionalização do Turismo com vistas a interiorizar essa atividade. Com base nisso, o atual trabalho propôs avaliar se o MacroPRT é uma importante política de desenvolvimento para o estado. Tem como método de abordagem a dialética, e um método de procedimento funcional com viés crítico. Para tanto, foi utilizada uma metodologia do tipo descritivo-exploratória de natureza qualitativa, além de entrevistas estruturadas com gestores estaduais, regionais e municipais de turismo. Utilizou-se um índice que visa identificar a implementação da regionalização do turismo no estado, construído a partir dos módulos operacionais que constituem e disseminam as etapas dessa política. Dentre as conclusões possíveis neste estudo, vale destacar que importantes avanços como a criação das 05 regiões turísticas e de seus Conselhos de Turismo proporcionam um ambiente que se mostra articulado, porém ainda não está sensibilizado e/ou mobilizado em grande parte dos municípios que estão inseridos nessas regiões. De modo geral, não se pode dizer que a implementação da regionalização ocorra de forma plena no estado, isso está longe de acontecer. A formulação da política é boa, mas a ineficiência na gestão por diversos fatores prejudica sua implementação. Diante desse cenário, torna-se desafiador pensar num turismo com bases na regionalização, que venha a mudar a paisagem rumo a um desenvolvimento social, econômico, político e ambiental nos moldes da sustentabilidade como o próprio MTur difunde.Tese A hospitalidade brasileira e a padronização dos serviços no contexto de vantagens competitivas transitórias: um estudo em hotéis de rede internacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Cavalcanti, Bruno César Correia Tenório; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/2197700636457238; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Almeida, Juliana Vieira de; Milito, Marcelo ChiarelliOBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como se caracteriza a relação da hospitalidade brasileira e a padronização de serviços no contexto da abordagem de vantagens competitivas transitórias, em hoteís de rede internacional. Para isso, foram traçados objetivos específicos a fim de sustentar a condução geral do trabalho, sendo eles: compreender a percepção da hospitalidade brasileira em hotéis de rede internacional; caracterizar a padronização dos serviços na gestão hoteleira de redes internacionais; identificar como as vantagens competitivas transitórias estão inseridas em hotéis de rede internacional; analisar o papel da hospitalidade brasileira e da padronização dos serviços no ambiente de vantagens competitivas transitórias. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, que realizou entrevistas semi-estruturadas, presenciais, com 17 pessoas que trabalharam – ou ainda trabalham – em hotéis de rede interncional, categoria luxo, por uma temporada de, no mínimo, dois anos e em posição de liderança. Permitindo-se uma melhor compreensão de tal processo ao longo dos últimos anos, perante um quadro de alterações, inclusive diante da fase pandêmica de Covid-19. Após a coleta dos dados aplicou-se a técnica da análise de conteúdo, os resultados obtidos sugerem algumas mudanças, que em determinados momentos pareciam improváveis ou até mesmo impossíveis, foram realizadas em resposta aos desafios impostos pela pandemia da covid-19. RESULTADOS: Como resultados, constatou-se que o conceito da hospitalidade deve ser mais debatido e vivenciado na prática diária da hotelaria. A hospitalidade foi apontada como um fator crucial no mundo dos negócios, especialmente para a hotelaria de luxo, no entanto, atenta que a padronização excessiva pode limitá-la. Reconhece-se que a hospitalidade brasileira precisa ser mais empoderada, inclusive pelos hotéis de rede internacional, como um recurso importante em um contexto de vantagens competitivas transitórias. Constata-se os mares revoltos em que vem navegando o mercado hoteleiro: mercado dinâmico (alterações no conceito luxo, Airbnb), avanços tecnológicos intensos, quadro de funcionários modificados (enxuto, pouca experiência e nova geração) e a inesperada e grande onda que foi a pandemia de covid-19. CONCLUSÃO: Nesse ambiente da transitoriedade, a padronização internacional flexível e a hospitalidade brasileira bem trabalhada pode fazer a diferença em um mercado, cada vez, mais competitivo e uma sociedade mais padronizada. Ressalta-se o desafio de manter as características próprias do local onde cada hotel está localizado. Para estudos posteriores indica-se a realização de um comparativo da prestação de serviços em hotéis de redes internacionais e pousadas de charme no Brasil, podendo trazer também resultados que venham a contribuir para detectar o que se pode melhor aprender com ambas, para ser mais assertivo ao extrair o melhor dos padrões internacionais e da hospitalidade brasileira.TCC Hospitalidade no Atendimento Virtual Para Empreendimentos Hoteleiros: Um estudo no SERHS Natal Grand hotel & Resort(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-07) Melo, Assuero Correia de Lima; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Almeida, Juliana Vieira de; Nascimento, Isabella Ludimilla Barbosa doA presença da hospitalidade em ambientes virtuais vem sido notada através do uso por parte de empresas na comunicação com seus clientes, de modo que torna difícil imaginar a hospitalidade sem uma consideração desse campo virtual. Sua presença no atendimento, através de aplicativos mensageiros como o WhatsApp, pode ser adotada como estratégia para a conversão em vendas, a fim de se adequar os serviços em turismo às exigências do mundo globalizado. O presente estudo se propõe a analisar a percepção dos consumidores do SERHS Natal Grand Hotel & Resort sobre a hospitalidade na comunicação realizada no atendimento virtual por meio do aplicativo WhatsApp. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, que contou com a aplicação de questionários estruturados com clientes que efetuaram suas reservas após terem passado pelo atendimento virtual. Compreendeu-se ao término do estudo que características relacionadas à hospitalidade, assim como do processo de comunicação eficaz, exercem forte influência na satisfação do cliente. Podendo ser essa uma estratégia adotada por empresas hoteleiras para um atendimento hospitaleiro em ambiente virtual, capaz de gerar forte influência na decisão de compra do cliente.TCC Hospitalidade vegana no setor de A&B: um estudo de caso nos hotéis de Ponta Negra em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Martins, Cristiane de Abreu; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Almeida, Juliana Vieira de; Bridi, GuilhermeA alimentação vegana tem crescido consideravelmente, mesmo assim, os veganos passam por dificuldades no momento de se alimentar, sejam nos momentos de lazer ou em suas viagens. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar a adaptação do setor de Alimentos & Bebidas dos hotéis da zona turística de Ponta Negra da cidade de Natal/RN ao segmento de visitantes com orientações veganas. Tendo como objetivos específicos: a) identificar se o veganismo consiste num diferencial de mercado para os gestores dos hotéis pesquisados; b) verificar se possuem um cardápio com alimentos veganos para o atendimento desse segmento; c) verificar a adaptação de cardápio para o público com restrições alimentares buscando a integração deste com a culinária regional. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório-descritivo buscou abranger uma amostra representativa dos hotéis da principal área turística de Natal, com a aplicação de um questionário estruturado aos gestores do setor de Alimentos & Bebidas. Conclui-se que os hotéis investigados estão parcialmente adaptados a esse segmento de mercado crescente.TCC Hospitalidade virtual em tempos de pandemia: um estudo de caso no SERHS Natal Grand Hotel & Resort(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Mafra, Kennedy Kaufummam Costa; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Almeida, Juliana Vieira de; Bridi, GuilhermeA hospitalidade em ambiente virtual tem sido cada vez mais implementada nos empreendimentos turísticos, como um ponto importante na gestão do relacionamento com o cliente para o estabelecimento de uma conexão entre consumidores e empresas. Assim, a hospitalidade e o turismo conectado tornaram-se respostas imediatas em meios de hospedagem, especialmente em contextos incomuns, como a pandemia. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias empregadas pelo Serhs Natal Grand Hotel & Resort para manter seu nível de hospitalidade no contexto de distanciamento social e contenção de viagens imposto pela pandemia de covid-19. Tendo como objetivos específicos A) examinar as estratégias de hospitalidade empregadas pela empresa antes da pandemia; B) analisar quais estratégias mudaram durante o período pandêmico; C) identificar o impacto das estratégias de hospitalidade virtual adotadas pela empresa nas reservas hoteleiras. A abordagem metodológica consiste em um estudo caracterizado como exploratório-descritivo, visto que existem poucos trabalhos nesta temática. Diante disso, os resultados mostram que é possível utilizar a hospitalidade virtual no contato como estratégia de comunicação com os clientes, dada a distância social. A conexão do cliente e empresa ofertada pela hospitalidade virtual, esta última foi mediada pelas mídias sociais, tais elas como: WhatsApp e Instagram que tiveram uma maior utilização durante a pandemia, permitindo um impacto menor nas reservas.TCC Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Silva, Marinalva da; Almeida, Juliana Vieira de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Dantas, Andréa Virgínia SousaO mercado turístico está cada dia mais competitivo fazendo com que as empresas ligadas ao turismo busquem inovar e se destacar no mercado que está em constante crescimento, isso faz com que os funcionários estejam aptos a lidar com os mais diferentes tipos de clientes fazendo com que estes se sintam acolhidos e tenham suas necessidades atendidas. A qualidade e a hospitalidade no atendimento são consideradas um grande diferencial para as empresas, sendo fundamental para a manutenção das mesmas no mercado. Desse modo, o estudo se justifica por haver uma preocupação dos envolvidos nos meios de hospedagem em oferecer um atendimento diferenciado aliado na busca da satisfação dos clientes. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção do funcionário em relação a hospitalidade como um diferencial competitivo da empresa. O trabalho foi realizado através de estudos bibliográficos em livros e artigos, e pesquisa de campo junto ao hotel em estudo da rede Best Western, com filial em Natal\RN. Foi utilizado um questionário composto por questões qualitativas e quantitativas sobre as variáveis fundamentais para alcançar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que os funcionários veem a hospitalidade como uma estratégia de resultados a curto, médio e longo prazo para consolidar posição de mercado. Conclui-se assim que o trabalho traz como contribuição o fato de tratar de um assunto relevante para os hotéis, bem como para as demais empresas ligadas ao turismo, com vistas à apontar como a hospitalidade pode ser um diferencial, na busca da fidelização.Tese Uma odisséia em busca de Héstia: do turismo à hospitalidade pelos caminhos das representações sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-22) Almeida, Juliana Vieira de; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; ; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931; Camargo, Luiz Octávio de Lima; ; Melo, Marileide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/9221161063153417; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes;Esta tese é resultado de uma pesquisa sobre as representações sociais do acolhimento, da alimentação, do entretenimento e da hospedagem, considerados, nesse estudo, como tempos sociais da hospitalidade. A pesquisa é realizada entre profissionais e estudantes do setor de turismo da cidade do Natal. A pesquisa parte do ponto de vista de que identificar a noção de hospitalidade, implícita em seus tempos sociais, e as suas implicações teóricas e práticas, é essencial para o êxito de qualquer destinação turística. Existe alguma pertinência no uso crescente desta palavra como sinônimo de turismo? Como os ritos ancestrais da hospitalidade, internalizados, inicialmente, no contexto doméstico e, posteriormente, no contexto das cidades são representados na aprendizagem e no exercício profissional relativos ao setor? Para responder a essas questões, inicialmente optou-se por um breve estudo da noção de hospitalidade no decorrer do tempo até a sua atualidade acadêmica, tendo como referência a linha de estudos da escola francesa, a qual vincula a hospitalidade à perspectiva maussiana da dádiva, além de outros estudiosos atuais do tema, com destaque para as pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, cuja filosofia imprime ao conceito de hospitalidade o mesmo sentido que pretendemos auferir neste estudo. Para tanto, recorreu-se ao aporte teórico das representações sociais, à luz da metodologia de Moscovici. Constatou-se que a hospitalidade, presumidamente inserida nas palavras-induras: acolher, alimentar, entreter e hospedar apresenta um referencial notadamente marcado pela matriz doméstica e, ainda muito difuso quando analisado pelo prisma da hospitalidade comercial. Se aceitas as implicações teóricas e práticas desta pesquisa, as instituições públicas e privadas voltadas à profissionalização de pessoas para esse setor ainda terão um longo caminho a percorrer se desejarem ofertar a Cidade do Natal, que se diz naturalmente hospitaleira , profissionais capazes de auferir à hospitalidade comercial (aqui considerada como sinônimo de turismo receptivo) reais condições de hospitabilidade, enquanto arte, ciência e técnica de receber, alimentar, entreter e hospedarDissertação Patrimônio gastronômico do RN: construindo a identidade de marca no Turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Sant'ana, Romário Oliveira de; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Oliveira, Almir Felix Batista de; https://orcid.org/0000-0002-8570-9179; http://lattes.cnpq.br/6348825553522569; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/6507020624709547; Almeida, Juliana Vieira de; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Alexandre, Mauro Lemuel de OliveiraO turismo acontece quando as pessoas se dispõem a sair de seu entorno motivadas por peculiaridades presentes em um destino. Pratos e produtos típicos podem ser facilmente incorporados como atrativos turísticos. O turista se afeiçoa a objetos que representam a cultura local do destino visitado; com a disposição de alimentos identitários, o turista tem um elemento para degustar ou levar consigo no caminho de volta para casa. Evidencia-se a importância dos atrativos turísticos como uma forma de motivação para a chegada do turista. O objetivo deste estudo é analisar como se configura o patrimônio imaterial gastronômico como identidade de marca no Rio Grande do Norte (RN). O trabalho desenvolvido compreende uma pesquisa de campo e documental com abordagem predominantemente qualitativa e com alguns aspectos quantitativos, de natureza aplicada e com objetivos exploratórios. Para o cumprimento do objetivo de verificar como a memória e a identidade alimentar são percebidas na perspectiva do turista, utiliza-se de conteúdo gerado pelo usuário (CGU) referente à experiência turística em contato com alimentos representativos do patrimônio gastronômico potiguar. Para investigar a gestão do turismo gastronômico foram coletadas falas em entrevistas e pronunciamentos disponíveis em veículos de imprensa e canais oficiais de governo dos atores envolvidos. Na análise de dados utilizou-se o software IRAMUTEQ versão 0.7 para o teste de similitude e nuvem de palavras, além de ser realizada a análise de conteúdo em relação às categorias de memória, identidade e patrimônio cultural. Resultados indicam que poucas ações governamentais foram tomadas a respeito da proteção do patrimônio gastronômico potiguar, enquanto que ao analisar o CGU, encontram-se diversos aspectos da memória, identidade e patrimônio na experiência do viajante que experimenta iguarias regionais. A edificação de uma identidade de marca para o patrimônio gastronômico potiguar encontra-se num momento imaturo, demandando de iniciativas de gestão pública que captem o potencial afetivo de memória e identidade já existentes na experiência do turista com o alimento.Dissertação Personalidade de marca do destino Natal sob a ótica dos guias de turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Damasceno, Mellyssa Layla Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Almeida, Giovana Goretti Feijó de; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/0575257115202884; Marques Júnior, Sérgio; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; Almeida, Juliana Vieira deO turismo é uma atividade complexa cuja concepção comercial leva os destinos a investirem em diferentes estratégias para destacar-se em meio a competitividade de mercado. Uma dessas estratégias é a formulação de marcas de destino, que comunicam-se diretamente com o público turístico da localidade. As marcas conseguem criar uma relação mais profunda com os turistas a partir da personalização do destino. Dessa maneira, o turista visualiza o lugar visitado com emoções e personalidades, e outras características atribuídas a pessoas, que podem ser analisadas através do Brand Personality Scale. Como esses turistas, comumente, buscam guias de turismo para a definição de sua experiência no destino, objetiva-se com a presente dissertação: Compreender como os guias de turismo percebem a marca turística do destino Natal, a partir do Brand Personality Scale. Para operação da pesquisa, foram aplicadas técnicas de coleta quali-quantitativas, com a aplicação de 51 questionários junto aos guias de turismo da cidade, e a realização de entrevista semiestruturada com a Organização de Gestão de Destino. Para a análise, utilizou-se o Brand Personality Scale. Esse método analisa a marca do destino a partir de 42 variáveis divididas em 5 dimensões. Os dados quantitativos foram tratados com uso do software SPSS. As análises foram validadas através do Alfa de Cronbach. Os resultados apontam que os guias de turismo visualizam a cidade como, Sincera, por ser apegada a família, saudável, alegre, legal, encantadora e amigável. O principal público dos guias são famílias de cidades próximas, o que pode explicar esse posicionamento. No entanto, tratando especificamente da Marca, apontam-se semelhanças entre a "Viva Natal" e "Viva São Paulo", levando ao questionamento acerca de "turistificação" do destino, ou seja, da criação de experiências, e, neste caso, marcas, que pouco utilizam a identidade local, sendo semelhantes a outros casos de sucesso. Como estudos futuros, sugere-se a reaplicação do método com turistas, preferencialmente, com uma maior amostra.