Navegando por Autor "Almeida, Lúcia Maria de"
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Tese Distribuição diária do comportamento da mosca da fruta Anastrepha zenildae Zucchi, (Diptera: Tephritidae) em laboratório(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-02-15) Almeida, Lúcia Maria de; Menezes, Alexandre Augusto de Lara; http://lattes.cnpq.br/1846287904254246; http://lattes.cnpq.br/6281405605667040; Paranhos, Beatriz Aguiar Jordão; http://lattes.cnpq.br/6606136052148527; Nascimento, Antônio Souza do; http://lattes.cnpq.br/4338772674638510; Azevedo, Carolina Virgínia Macedo de; http://lattes.cnpq.br/2667344626234863; Souza, João Maria Gomes Alencar de; http://lattes.cnpq.br/1062581153507907O estudo dos aspectos comportamentais de Anastrepha zenildae associados aos aspectos da biologia geral dos tefritídeos, pode favorecer os programas de monitoramento e controle dessa mosca-da-fruta de importância econômica e bastante presente no estado do Rio Grande do Norte. Para caracterizar o perfil da atividade diária de A. zenildae foram estudados os comportamentos de descanso, locomoção, alimentação, limpeza, corte, cópula e oviposição de animais mantidos em ciclo claro/escuro 12:12h (750:<1 lux), com temperatura controlada (26±2 °C). As observações foram feitas em grupos de 16 machos e 16 fêmeas por geração (parental a F5) durante três dias consecutivos para cada geração, sendo registrado freqüência e horário de ocorrência utilizando técnica varredura, em janelas de 15 minutos a cada hora com registro a cada minuto. Os comportamentos de corte, cópula e oviposição foram observados pela técnica de todas as ocorrências , registrando-se freqüência, horário e duração. O descanso foi mais freqüente e os machos descansaram mais que as fêmeas. A locomoção foi mais evidente na primeira metade da fase de claro e as fêmeas se locomoveram mais que os machos. Os comportamentos de limpeza e alimentação foram mais freqüentes na segunda metade da fase de claro em ambos os sexos, com as fêmeas alimentando-se mais que os machos. Os machos agruparam-se em leks com comportamento de corte caracterizado pela vibração de asa e liberação de feromônio. A corte ocorreu com maior freqüência 4 a 7 horas após o acender das luzes (81,9%) e a cópula 6 horas após acender das luzes. O tempo médio de cópula foi de 58,1±40,4 min, com tentativas de cópula dentro e fora do lek e comportamento agressivo entre os machos no lek. O comportamento de oviposição foi similar ao descrito para outras espécies do gênero, com pico entre 2 e 3 horas após o acender das luzes e duração média de 43,7±34,8 segundos e tamanho da postura variando de 2 a 5 ovos. De acordo com resultados, o comportamento sexual em A. zenildae difere temporalmente de outras espécies simpátricas do gênero, favorecendo o isolamento reprodutivo, bem como a utilização de recursos como substrato para oviposição.Tese Sustentabilidade ambiental como conteúdo escolar na perspectiva de professores de biologia em formação inicial(2016-09-30) Petrovich, Ana Carla Iorio; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; ; ; Amorim, Aline de Souza; ; Almeida, Lúcia Maria de; ; Ximenes, Maria de Fátima Freire de Melo; ; Sousa, Rute Alves de;A temática do desenvolvimento sustentável necessita de uma abordagem adequada em processos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. As Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem essa formação precisam estar cientes e sensibilizadas sobre a importância da inserção curricular de teorias e práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende contribuir com a caracterização do tema sustentabilidade enquanto necessidade formativa para a atuação docente de professores de biologia em formação inicial nos cursos de licenciatura em ciências biológicas presencial e a distância na UFRN, tomando por base as percepções de estudantes que estão em fase de conclusão do curso. A pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Adotaram-se, como procedimentos metodológicos, o uso de um questionário com questões abertas e fechadas e de um questionário estruturado, no modelo VOSTS (Views on Science-Technology-Society para investigar as opiniões dos licenciandos em Ciências Biológicas a distância e presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a educação para o desenvolvimento sustentável. As questões abertas foram analisadas através da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, que toma por base a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes não se sente segura em abordar a temática como também não consegue desenvolver os conteúdos ministrados em ciências ou especificamente em biologia em associação com temas que se relacionem a princípios de sustentabilidade. O perfil dos estudantes demonstrou que estes possuem características diferenciadas, uma vez que, a maioria é da faixa etária mais elevada e de baixa renda, tendo concluído o ensino fundamental e médio em escolas públicas e estando no exercício da atividade profissional. Também permitiu constatar, com relação ao índice atitudinal global, que a temática da educação para o desenvolvimento sustentável, embora se encontre presente na formação desses professores, ainda precisa de maior incentivo e de uma efetiva inserção curricular, durante a formação inicial, no curso avaliado. Esses dados podem servir de subsídio para a perspectiva de adequação das estratégias de ensino na modalidade a distância no que se refere a maior inserção da temática da educação para desenvolvimento sustentável, contribuindo, futuramente, com dados relevantes que podem subsidiar a Agenda 30 nas regiões de oferta dos cursos.Dissertação A temática da sustentabilidade na área de recursos pesqueiros e na formação técnica em alimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-31) Medeiros, Thatiane Brito da Silva; Pontes, Cibele Soares; Santos, Daniele Bezerra dos; ; http://lattes.cnpq.br/5283796635348667; ; http://lattes.cnpq.br/3943018673158703; ; http://lattes.cnpq.br/0264694070412625; Carneiro, Marcella Araújo do Amaral; ; http://lattes.cnpq.br/2397478558863939; Almeida, Lúcia Maria de;A racionalidade do pensamento moderno, com os atuais padrões de desenvolvimento baseado na cultura ocidental e com a globalização econômica dos tempos vigentes, tem provocado a ruptura da dualidade homem natureza. É importante considerar a urgente necessidade de uma mudança de paradigma no que se refere ao âmbito ecológico, social e econômico. Partindo dessa visão, surge uma maior consciência das responsabilidades do sujeito sobre o ambiente. A presente pesquisa propôs-se no primeiro capítulo fazer um levantamento das práticas sustentáveis aplicadas aos segmentos da atividade pesqueira, bem como analisou as alternativas que favorecessem o desenvolvimento sustentável do setor, refletindo sobre sugestões apresentadas na literatura que integrem benefícios ecológicos, econômicos e sociais. O estudo teve como metodologia um levantamento com investigação em base de dados bibliográficas. As literaturas foram analisadas em três bases adotadas. A busca ocorreu empregando os termos “Práticas Sustentáveis + Pesca”, “Práticas Sustentáveis + Aquicultura” e “Práticas Sustentáveis + Recursos Pesqueiros”. Somente 12 literaturas mais relevantes na abordagem da temática atenderam aos critérios deste levantamento. Mediante o levantamento bibliográfico, foi possível identificar três principais categorias de trabalho desenvolvidas nos períodos entre 2008 e 2019, a Educação ambiental, Gestão de recursos naturais, e Indústria e práticas sustentáveis. Depreende-se que os estudos acerca das práticas de sustentabilidade direcionadas ao setor pesqueiro ainda são bastante tímidos. As iniciativas relacionadas à sustentabilidade ambiental abordadas nos trabalhos analisados, são muito relevantes para o setor pesqueiro, tendo em vista que o setor enfrenta grandes dificuldades na área ambiental. Quanto às medidas de gestão, se faz necessário que a gestão pesqueira seja construída com base em conhecimento cientifico e tecnológico, dessa forma é necessário o incentivo de pesquisas visando contribuir nas tomadas de decisões políticas no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e na proteção da biodiversidade aquática e dos recursos hídricos. O segundo capítulo teve como finalidade discutir a formação dos alunos no Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros e as propostas curriculares direcionadas à temática da sustentabilidade, bem como sua transversalidade no contexto prático de formação do curso. Para o estudo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva através da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada meio de questionário. Como resultados observou-se que algumas disciplinas tiveram abordagens diretas e indiretas sobre a temática da sustentabilidade ambiental em especial sobre os aspectos relacionados a questão ambiental. Observou-se que os alunos apresentam uma percepção ambiental na qual o meio ambiente é visto como um recurso que precisa ser gerenciado, e não como natureza ou meio natural. Embora esta percepção esteja voltada á sustentabilidade, também faz-se necessário a compreensão que essa visão não pode estar dissociada da concepção do ambiente visto pela perspectiva da coletividade, do bem comum, onde o meio ambiente deve ser visto como parte integrante da coletividade humana, do meio social o qual somos indivíduos únicos com ações individualistas, mas também somos parte do coletivo.