Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Almeida, Leticia Regis de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio: um estudo sobre fatores motivacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Almeida, Leticia Regis de; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Domingos Junior, Moaldecir Freire; Dias, Maria Aparecida
    A adolescência é uma fase que permuta entre desenvolvimento motor e afetivo/social os quais podem influenciar diretamente no rendimento e comprometimento escolar do aluno no Ensino Médio. Pensando nisso, nosso trabalho tem por objetivo identificar os fatores que corroboram com os índices de participação nas aulas de Educação Física no nível de ensino citado, tomando por norteadores três fatores. Estes fatores são a afetividade, focada na relação professor-aluno, os processos metodológicos e a estrutura escolar, voltados ao processo de ensino aprendizagem na escola. A nossa metodologia buscou compreender por meio de pesquisa qualitativo-descritiva a influências destes fatores, com aplicação de questionários em uma turma da Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, situada na cidade do Natal/RN. Através dos resultados dialogamos as respostas com as realidades e dificuldades encontradas no processo educativo por meio da relação com a literatura e a compreensão de cada fator. Apontando assim como resultados, a necessidade de um olhar mais atento à realidade em que os alunos estão inseridos, observando que cada fator pesquisado correlaciona-se e traz impactos visíveis aos alunos, que puderam identificar e cobrar do professor mudanças que refletem no comprometimento mútuo com a disciplina e com o processo de ensino aprendizagem, pautado na exploração do meio, da relação professor-aluno e dos conteúdos estudados. Por fim, podemos compreender que o professor como mediador deste processo é aquele que vai moldar e adaptar a presença de cada fator estudado como fonte motivacional na vida escolar destes alunos, sendo essencial o comprometimento e a busca diária da valorização e do reconhecimento da importância da Educação Física Escolar como base de ensino para formação estudantil.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM