Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Almeida, Poliana Maria Silva de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A ludicidade, o brincar e a brincadeira: seu lugar na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-04) Almeida, Poliana Maria Silva de Oliveira; Cavalcante, Christianne Medeiros; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Silva, Elen Karla Sousa da
    O processo de aprendizagem especialmente da educação infantil é um desafio permanente para o professor que media a aquisição do conhecimento, e desenvolvimento de seus alunos. Dentro desse contexto, as atividades lúdicas se configuram como uma ferramenta pedagógica importante, pois possibilita a criança a vivência do imaginário e ajuda no processo de desenvolvimento e aprendizagem e que fazem parte do dia a dia das crianças. Nesse sentido, o presente trabalho discute a ludicidade, nos aspectos do brincar e das brincadeiras destacando sua importância no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil. A referida pesquisa de cunho bibliográfica, tomou por base contribuições advindas de material já elaborado, constituído principalmente de trabalhos de conclusão de curso, livros e artigos científicos, publicados e disponíveis nas bases de dados eletrônicos: Scielo, Portal de Periódicos Capes, Biblioteca digital de monografias e no Google Acadêmico. Autores como VYGOTSKY, L. S (1989), QUEIROZ; CARVALHO (2016), OLIVEIRA, (2016), entre outros. Evidenciou-se a relevância da ludicidade, do brincar e das brincadeiras como fator essencial para o pleno desenvolvimento da criança na educação infantil, tendo em vista que, por meio de atividades lúdicas em sala de aula, a criança desenvolve sua autoestima e criatividade. No entanto, é necessário que o educador insira o brincar em um projeto educativo e, que tenha objetivos e consciência da importância de sua ação em relação à aprendizagem da criança.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM