Navegando por Autor "Almeida, Poliana Maria Silva de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A ludicidade, o brincar e a brincadeira: seu lugar na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-04) Almeida, Poliana Maria Silva de Oliveira; Cavalcante, Christianne Medeiros; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Silva, Elen Karla Sousa daO processo de aprendizagem especialmente da educação infantil é um desafio permanente para o professor que media a aquisição do conhecimento, e desenvolvimento de seus alunos. Dentro desse contexto, as atividades lúdicas se configuram como uma ferramenta pedagógica importante, pois possibilita a criança a vivência do imaginário e ajuda no processo de desenvolvimento e aprendizagem e que fazem parte do dia a dia das crianças. Nesse sentido, o presente trabalho discute a ludicidade, nos aspectos do brincar e das brincadeiras destacando sua importância no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil. A referida pesquisa de cunho bibliográfica, tomou por base contribuições advindas de material já elaborado, constituído principalmente de trabalhos de conclusão de curso, livros e artigos científicos, publicados e disponíveis nas bases de dados eletrônicos: Scielo, Portal de Periódicos Capes, Biblioteca digital de monografias e no Google Acadêmico. Autores como VYGOTSKY, L. S (1989), QUEIROZ; CARVALHO (2016), OLIVEIRA, (2016), entre outros. Evidenciou-se a relevância da ludicidade, do brincar e das brincadeiras como fator essencial para o pleno desenvolvimento da criança na educação infantil, tendo em vista que, por meio de atividades lúdicas em sala de aula, a criança desenvolve sua autoestima e criatividade. No entanto, é necessário que o educador insira o brincar em um projeto educativo e, que tenha objetivos e consciência da importância de sua ação em relação à aprendizagem da criança.