Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Almeida, Raquel Franco"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A rua é o picadeiro e o céu é a lona: a criação de uma palhaça brincante
    (2013-09-02) Almeida, Raquel Franco; Salles, Nara Graça; https://orcid.org/0000-0002-5759-8467; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de
    Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de criação da palhaça Keke Kerubina, explicitando como a experiência na criação de uma atuante abrange singularidades criativas e agenciamentos sensíveis ao longo do processo, que ressoam nas práticas expressivas do corpo, em ressonância com o espaço de atuação cênica. Por conseguinte, a investigação durante essa trajetória de composição, foram revelando um processo criativo que crava sua comicidade, individualidade e atuação, na exploração de uma corporeidade brincante advinda dos brinquedos populares maranhenses do bumba-meu-boi e tambor de crioula, o que gestou durante a pesquisa a noção de palhaça brincante. Esse contexto de abordagem, também imbrica a análise do espaço cênico de criação e atuação da palhaça que é a rua, se revelando como ambiente multifacetado de construções sígnicas, bem como de sujeitos e práticas socioculturais, sendo um universo que atravessa e influência o processo criativo em questão e são analisados na pesquisa a partir do jogo relacional entendido na tríade espaço urbano – palhaça brincante – público. No último capítulo a pesquisa desvenda o estudo da prática da cena, levando em consideração a análise da encenação, dramaturgia e atuação que conformam o espetáculo solo da palhaça em pauta, intitulado “Circuluz Brincante”.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM