Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Airton Afonso de Almeida"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Esporte universitário no Brasil: analisando a produção científica entre 2015 e 2025, uma revisão narrativa da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-23) Alves, Airton Afonso de Almeida; Nunes, Romilson de Lima; Rodrigues, Matheus de Sena Anchieta; Correia, Alexandre Bulhôes
    Este trabalho teve como objetivo analisar a produção científica sobre o esporte universitário no Brasil através de uma revisão narrativa da literatura científica, com o intuito de identificar os principais temas abordados nas publicações acadêmicas entre os anos de 2015 e 2025. A pesquisa utilizou como base o portal de periódicos da CAPES, onde foram selecionados artigos com texto completo disponível em língua portuguesa. Após a aplicação de critérios de elegibilidade, foram selecionados dez estudos para compor a análise. A categorização temática dos artigos revelou cinco eixos principais: administração e gestão institucional, percepção de atletas universitários, antropometria e nutrição, histórico do esporte universitário brasileiro e lazer no contexto universitário. Os resultados evidenciam uma predominância de estudos voltados à gestão e organização das práticas esportivas nas instituições de ensino superior, bem como a necessidade de maior diversidade metodológica e aprofundamento empírico. Conclui-se que o campo do esporte universitário no Brasil ainda é subexplorado cientificamente, apesar de sua relevância social, educacional e formativa. O estudo oferece subsídios para pesquisadores, gestores e formuladores de políticas públicas interessados em compreender e fortalecer essa dimensão do esporte nacional.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Lazer no programa mais educação: contribuições educacionais na escola municipal Angélica de Almeida Moura Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-12) Alves, Airton Afonso de Almeida; Dias, Maria Aparecida; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
    Este estudo teve como objetivo analisar a educação pelo e para o lazer e suas contribuições educacionais no Programa Mais Educação na Escola Municipal Angélica de Almeida Moura. Justifica-se a partir da aproximação dos pesquisadores ao objeto de estudo e de possíveis contribuições tanto para escola com seus resultados como para a comunidade que a circunda ao dar importância aos impactos do Programa Mais Educação no processo de ensino aprendizagem. Sendo estes fundamentados nas práticas executadas na escola que abrangeram educação, esporte, cultura e lazer, prezando pelo caráter lúdico. O presente estudo está exposto e apresentado a partir da contextualização da expressão Lazer: Conceitos e transformações buscando entender seus significados e transformações de conceitos ao passar dos anos. Identificando os elementos da Educação pelo e para o lazer presentes na essência do Programa Mais Educação e suas relações com as ações deste, principalmente no caso da Escola Municipal Angélica de Almeida Moura. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como principal abordagem metodológica utilizada à pesquisa e análise documental a partir da categorização dos principais dados expostos nos relatórios finais anuais do programa na escola no período de 2011 a 2015. Relatamos o caso da Escola Angélica de Almeida Moura descrevendo o desenvolvimento das práticas do Programa. Observou-se como resultado que o Programa Mais Educação - PME contribui de forma significativa para a formação dos alunos através da melhoria dos seguintes índices educacionais: evasão escolar, taxa de aprovação dos educandos, alunos transferidos, problemas com indisciplina e índice de desenvolvimento da educação básica. Como perspectivas futuras considera-se que um aprofundamento deste estudo seja capaz de contribuir para as formas de execução dos programas educacionais nas escolas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM