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Navegando por Autor "Alves, Amanda Vitória Barbosa"

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    Dissertação
    A Associação de Professores do Rio Grande do Norte e as ideias pedagógicas difundidas no Grupo Escolar Antônio de Souza (1920-1930)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-19) Alves, Amanda Vitória Barbosa; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; http://lattes.cnpq.br/8687942591588378; Menezes, Antônio Basilio Novaes Thomaz de; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598; Silva, Lenina Lopes Soares; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702
    Buscamos com este trabalho conhecer as ideias pedagógicas defendidas pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN) e disseminadas no Grupo Escolar Antônio de Souza, entre 1920 a 1930, data inicial de criação da APRN e final da Primeira República. A reabertura da Escola Normal de Natal nos primeiros anos do século XX possibilitou o aumento de professores formados em campo, contribuindo para a necessidade de fundação de uma agremiação do magistério a fim de defender os interesses da categoria e colaborar com o governo no combate ao analfabetismo. A criação da revista Pedagogium (para instrução dos professores associados) e a instalação do Grupo Escolar Antônio de Souza (para alfabetizar a população natalense no bairro de Tirol) contribuíram na divulgação das ideias pedagógicas de dirigentes e sócios da APRN. Utilizamo-nos da pesquisa documental e bibliográfica, e como aporte teórico a perspectiva da História Cultural que permitiram a reflexão sobre determinadas realidades sociais construídas bem como dos acontecimentos históricos relacionados (CHARTIER, 1990). As fontes da revista Pedagogium (1921-1927), os Atos e Resoluções da Instrução Pública do Rio Grande do Norte, o Regimento Interno dos Grupos Escolares (1914 e 1925), Livros de Matrículas das Escolas Subvencionadas do Estado (1924-1925) e Anais das Semanas Brasileiras de Educação (1929-1930) foram localizados em acervos físicos públicos como o Arquivo Público do Estado (APE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTERN), a Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (BCCSA), em acervos particulares e em acervos digitais como o Laboratório de História e Memória da Educação (LAHMED). Ao analisarmos as fontes, dialogamos com Chartier (1990), que nos permitiu compreender algumas representações das instituições estudadas; Certeau (1990), as práticas cotidianas nos espaços partilhados; Elias (2001), no que se refere às configurações sociais de determinado grupo; Saviani (2008), para entender o que são ideias pedagógicas e Julia (2001) na compreensão da cultura escolar. Consideramos que o funcionamento compartilhado de espaço físico entre o Grupo Escolar Antônio de Souza e a Associação dos Professores (APRN) permitiu a disseminação de ideias educacionais modernas oriundas do primeiro momento republicano brasileiro e a aplicabilidade de práticas pedagógicas entre essas instituições, numa relação de interdependência recíproca.
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    TCC
    Associação de Professores do Rio Grande do Norte: a escrita de uma história (1920-1989)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-12) Alves, Amanda Vitória Barbosa; Morais, Maria Arisnete Câmara de; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Morais, Janaína Silva de
    O presente trabalho objetiva conhecer a história da Associação de Professores do Rio Grande do Norte/APRN durante os anos de 1920 a 1989, período de fundação e desativação dessa entidade. Para realização desse, fizemos pesquisas nos acervos da Biblioteca Central Zila Mamede/UFRN, Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA/UFRN, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte/SINTE-RN e no acervo do Grupo de Pesquisa História da Educação Literatura e Gênero, onde encontramos fotos, livros, jornais, entre outros, relacionados ao objeto em questão. As fontes permitiram refletir sobre os acontecimentos educacionais a partir de determinada realidade social construída (CHATIER, 1990). Instalada em 04 de dezembro de 1920, a APRN, destinava-se a combater ao analfabetismo no estado e defender a classe de professores. A instituição foi dirigida por conselhos diretores, eleitos pelos sócios em assembleias gerais. Durante o período estudado, a APRN foi dirigida por mais de vinte diretorias, sua desativação aconteceu em 1989, quando passou ser o Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Destacamos que a Associação de Professores teve papel preponderante na sociedade, uma vez que aglutinava profissionais da educação num contexto de discussões em torno do ensino no RN.
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    Tese
    A Faculdade de Filosofia de Natal: projeto educacional da Associação de Professores do Rio Grande do Norte (1950-1963)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Alves, Amanda Vitória Barbosa; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; http://lattes.cnpq.br/8687942591588378; Menezes, Antônio Basílio Novaes Thomaz de; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Nascimento, José Mateus do; Amorim, Sara Raphaela Machado de
    Este trabalho tem o objetivo de analisar as representações e as práticas educacionais implementadas na Faculdade de Filosofia de Natal dentro do projeto educacional defendido pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN), nos anos de 1950 a 1963. Esse período corresponde às primeiras ideias de criação da Faculdade até o momento em que a APRN deixa de manter a instituição. A APRN foi instituída, na década de 1920, sob responsabilidade de um grupo de professores primários formados pela Escola Normal de Natal. Esse grupo tinha como projeto educativo auxiliar a combater o analfabetismo no Estado e defender os interesses dos professores. Para isso, propuseram-se a criar mecanismos de divulgação de ideias pedagógicas, como a revista Pedagogium, bem como construir instituições de ensino e de formação de professores para materializar essas ideias pedagógicas, disseminando seu projeto educacional. Dessa maneira, em 1955, a APRN criou a Faculdade de Filosofia de Natal, instituição que formaria, em nível superior, professores para atuar no ensino secundário e normal do RN. Sua finalidade era preparar trabalhadores intelectuais para o exercício de atividades de ordem técnica, assim como, realizar pesquisas nos vários domínios da cultura, que constituem objeto do ensino. Para esta pesquisa, o uso de fontes impressas foi de fundamental importância, sobretudo os documentos periódicos, como os jornais e revistas que circulavam no período, a exemplo do jornal A República (1956-1960) e da revista Pedagogium (1948-1953). Analisamos essas fontes a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, com o intuito de sinalizar historicamente como uma determinada realidade social foi construída, praticada, pensada e apropriada nos diferentes lugares e como as práticas cotidianas dos sujeitos auxiliam na construção de uma identidade histórica (Chartier, 1990; 2002); (Certeau, 1994); (Rüsen, 2001); (Burke, 1991); (Le Goff, 2005). A Faculdade de Filosofia de Natal foi criada num contexto histórico social de expansão do ensino superior no Estado. Ela foi dirigida por Edgar Barbosa, professor, magistrado e intelectual humanista que, escolhido pela APRN, buscou transferir, para a instituição que dirigiu, sua influência filosófico-pedagógica. Durante toda a sua trajetória, a Faculdade de Filosofia promoveu cursos complementares, formando bachareis e licenciados para atuar na educação norte riograndense. Por fim, constatamos que o projeto educacional da APRN, na Faculdade de Filosofia, foi este: formar professores fundamentados numa perspectiva filosófico-pedagógica humanista, valorizando os conhecimentos artístico, literário, filosófico e científico e articulando esses aspectos com as atividades do magistério.
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