Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Andressa de Medeiros Saldanha"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Discutindo conceitos de probabilidade inspirado na Teoria da Objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Alves, Andressa de Medeiros Saldanha; Lopes, Maria Maroni; Lopes, Maria Maroni; Silva, Renilma Pereira da; Silva, Rosângela Araújo da
    Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as vivências dos alunos no tocante ao conteúdo de probabilidade com foco na Teoria da Objetivação (TO), com o objetivo de buscar interpretar as compreensões de estudantes do ensino fundamental sobre o estudo de probabilidade permeado pela teoria da objetivação. A pesquisa foi elaborada de forma qualitativa buscando compreender as possíveis contribuições da supracitada teoria no ensino e aprendizagem dos alunos. Tomando como referencial teórico Paiva (2019), Radford (2017), Lopes (2008), Soares e Sá (2020), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e entre outros autores. Além disso, temos como pergunta de pesquisa: como se dá a compreensão dos alunos do ensino fundamental a respeito do estudo de probabilidade à luz da teoria da objetivação? Para tanto, os indivíduos da pesquisa são os alunos do 9º ano, da Escola Municipal Professor Mateus Viana (EMPMV), localizada na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A intervenção foi realizada em três momentos: o conteúdo foi ministrado, com a troca de conhecimento, por parte da autora e dos alunos; uma tarefa contendo 13 (treze) questões e por fim, uma tarefa que consistia na montagem de um cardápio de restaurante, a qual foi trabalhada em grupo. As interpretações e compreensões das duas tarefas demonstram que a TO é uma aliada no desenvolvimento dos alunos, a serem sujeitos críticos. Concluímos que, a TO é uma grande aliada para a sala de aula, inclusive para a melhor discussão e troca de experiências, e o uso da probabilidade pode auxiliar no dia a dia dos estudantes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM