Navegando por Autor "Alves, Antonia de Lima"
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Dissertação Formação de professores de assentamentos rurais do Rio Grande do Norte: representações, memórias e práticas de letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Alves, Antonia de Lima; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Reinaldo, Maria Augusta de Gonçalves de Macedo; ; http://lattes.cnpq.br/0323008945925363Este trabalho tem como objeto de estudo as representações que os professores têm sobre letramento e escolarização, bem como suas memórias e práticas de leitura e escrita no processo de formação do professor em assentamentos rurais do Estado do Rio Grande do Norte. Focalizamos nossa discussão nas práticas de letramento construídas em oficinas de linguagem, pressupondo como necessária para a formação do professor a existência de um contexto pedagógico que permita desenvolver a própria ação docente. Essas oficinas objetivaram criar um espaço de constante reflexão e ação. O corpus é constituído por cartas escritas por professores em oficinas de formação e oito entrevistas versando sobre questões de letramento, escolarização, memórias e práticas de leitura e escrita. Esses professores fazem uso de práticas de letramento relacionadas aos assentamentos aos quais pertencem. Esta pesquisa é informada, principalmente, por estudos que discutem o Letramento (Street, 1984, 1995; Barton, 1998; Freire, 1978, 1987, 1995), focalizando seu caráter político e de inclusão ao mundo letrado, as Representações Sociais (Moscovici, 1978) e os estudos sobre gênero como uma prática discursiva (Fairclough, 2001). Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza etnográfica crítica (Cameron,1992). As cartas manifestam-se como práticas identitárias retratos das histórias de vida dos professores. As análises das entrevistas, por sua vez, apontam para o caráter multifacetado do letramento, evidenciando inúmeras visões sobre o fenômeno