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Navegando por Autor "Alves, Carley Rodrigues"

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    Tese
    Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-21) Alves, Carley Rodrigues; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; ; Carley Rodrigues Alves; Silva, Valdenildo Pedro da; ; http://lattes.cnpq.br/7841947038984958; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8; Silva, Aldo Aloisio Dantas da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727380P0; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6
    A Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, é um festejo anual, que se realiza entre os dias 1º e 13 de junho. Desde a sua preparação até a realização do festejo são empregados saberes e técnicas tradicionais, que são compartilhados pela comunidade. Estes saberes, construídos ao longo de gerações, ligados à religiosidade popular, se constituem em processos educativos que constroem, por meio da oralidade, de práticas e experiências do cotidiano, o sentimento de pertencimento. Uma análise das cenas, dos saberes e dos sujeitos envolvidos no festejo, revela a forma e o conteúdo de práticas capazes de construir territórios simbólicos de pertencimento. Sendo assim, a Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, enquanto territorialidade humana, é concebida enquanto um locus de aprendizado do pertencimento, reafirmando valores comunitários como: a solidariedade, o serviço, a fraternidade, a integração, dentre outros. Enquanto referência empírica para uma análise da importância do pertencimento, a Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, oferece subsídios para uma produção de conhecimentos pautada pela compreensão da necessidade de uma religação dos saberes técnicos e humanísticos.
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