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Navegando por Autor "Alves, Francisco Alekson"

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    Dissertação
    Modelo 2,5D de predição de propagação para ambientes interiores utilizando o método do traçado de raios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-07-06) Alves, Francisco Alekson; Silva, Sandro Gonçalves da; Albuquerque, Maria Rosa Medeiros Lins de; ; http://lattes.cnpq.br/4546157125717070; ; http://lattes.cnpq.br/6122570451445215; ; http://lattes.cnpq.br/4875461940010698; Conforti, Evandro; ; http://lattes.cnpq.br/4808617538189330; Oliveira, José de Ribamar Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4002176927695547; D'assunção, Adaildo Gomes;
    Este trabalho apresenta um modelo 2,5D de traçado de raios para predição de propagação em ambientes interiores (indoor). Especificamente, optou-se pelo Método dos Raios Forçados (SBR) em combinação com a Teoria Geométrica da Difração (GTD). Considera-se que, além de propagação em visada direta (LOS), podem ocorrer os mecanismos de reflexão, refração e difração (NLOS). No Método dos Raios Forçados (SBR), a antena transmissora lança um feixe de raios que pode ou não alcançar o receptor. Considerando a antena transmissora como elemento pontual, os raios são lançados dessa posição, podendo alcançar o receptor diretamente ou mediante reflexões, refrações, difrações, ou pela combinação dessas modalidades de propagação. Para o modelamento do ambiente, um banco de dados é construído para armazenar as características geométricas e informações dos materiais constituintes do cenário. O banco de dados funciona independentemente do programa de simulação, possibilitando robustez à implementação e maior flexibilidade para a representação de outros ambientes. Cada mecanismo de propagação é tratado separadamente. Na propagação em linha de visada, o raio direto oferece maior contribuição ao sinal recebido, enquanto o raio refletido, refratado e difratado apresentam maior influência quando a propagação ocorre com obstrução. Neste caso, o sinal transmitido alcança o receptor por diversas trajetórias, ocorrendo desvanecimento por múltiplos percursos. O canal de transmissão, no sistema móvel, é simulado deslocando-se o transmissor ou o receptor ao longo do ambiente. A validação do método é verificada através de simulações e medições. As perdas de percurso calculadas são comparadas com os valores medidos, na freqüência de 1,8 GHz. Os resultados são obtidos para ambientes de corredor e salas de aula adjacentes. Uma boa convergência é observada. Os resultados numéricos deste trabalho são também comparados com os disponíveis na literatura especializada, na freqüência de 900 MHz e 2,44 GHz, mostrando boa concordância
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