Navegando por Autor "Alves, Gildete Medeiros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Alves, Gildete Medeiros; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da silva; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Lima, Núzia RobertaO lúdico na Educação Infantil tem sido técnica fundamental e necessária para fortalecer práticas que visem um aprendizado de qualidade e um desenvolvimento integral para criança. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal fazer uma abordagem de forma reflexiva e contextualizada sobre a educação infantil, a ludicidade e processo ensino-aprendizagem. desse modo, propomos apresentar as contribuições e implicações do fazer pedagógico permeado pelos jogos, brinquedos e brincadeiras e nesse contexto, discutir sobre concepções e práticas de professoras sobre o lúdico na prática educativa. Para tanto, foi necessário seguir o percurso metodológico que versa, primeiramente, na pesquisa bibliográfica, fundamentada em aportes teóricos como: Piccolo e Moreira (2012), Vygotsky (2013), Piaget (2013), D’ÁVilla e Leal (2013), e a leitura de documentos como: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Lei de diretrizes e Bases da Educação (1996) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) . Além disso, realizamos uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário, junto a professoras de uma escola pública da Cidade de Messias Targino/RN. Com tudo que foi estudado nessa pesquisa, ficou compreensível que para valorizar o desenvolvimento integral da criança as propostas educativas precisam ser pensadas de modo a oportunizar atividades que envolvam a ludicidade. Através do uso jogos, brinquedos e brincadeiras de diferentes aspectos podem proporcionar avanços cognitivos e acesso aos novos conhecimentos.