Navegando por Autor "Alves, Kisna Yasmin Andrade"
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TCC A acessibilidade das pessoas com deficiência à Atenção Primária à Saúde: revisão narrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-12) Xavier, Carlos Gabriel Pereira; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; https://orcid.org/0000-0002-6881-898X; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145A Atenção Básica no Brasil é um componente essencial do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenhando um papel crucial na promoção da saúde e na coordenação dos cuidados voltados para Pessoas com Deficiência. Este artigo de revisão narrativa analisa os marcos históricos e políticos que estruturam o acesso das Pessoas com Deficiência à atenção primária à saúde, bem como as barreiras ainda presentes nesse contexto. A pesquisa baseia-se em documentos ministeriais e literatura científica, identificando avanços e desafios na implementação de políticas de saúde inclusivas. Foram identificadas 11 publicações que fizeram parte da amostra final, localizados através de buscas na plataforma Google Acadêmico e em sites oficiais do Governo Federal. Os descritores utilizados foram: “Pessoas com Deficiência”, “Atenção Básica” e “Acesso à Atenção Primária”. A análise dos resultados identificou que apesar dos avanços normativos como a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência e a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, ainda existem barreiras estruturais, linguísticas e comportamentais que comprometem a efetividade do atendimento. Unidades Básicas de Saúde muitas vezes não são acessíveis e profissionais de saúde frequentemente carecem de habilidades de comunicação inclusiva, como o uso da Língua Brasileira de Sinais. Além disso, atitudes discriminatórias e estigmatizantes ainda são existentes, impactando negativamente a qualidade do atendimento prestado às Pessoas com Deficiência. Conclui-se que superar as barreiras requer um investimento contínuo em capacitação profissional, infraestrutura acessível e promoção de uma cultura de inclusão e equidade no sistema de saúde. Sendo a efetiva inclusão das Pessoas com Deficiência no sistema de saúde uma garantia da sua segurança e valorização como membro da sociedade.TCC Análise do perfil epidemiológico dos casos de sífilis adquirida em jovens, no período de 2013 a 2023 no estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Silva, Graziela Minervino; Medeiros, Wilma Maria da Costa; Silva, Márcia Andréia Pereira; Alves, Kisna Yasmin Andrade; Araújo, Túlio Cesár VieiraIntrodução: A juventude é uma fase da vida permeada por mudanças físicas, psíquicas e comportamentais, estas alterações desencadeiam o desejo por novas experiências, como o início da vida sexualmente ativa, quando realizada de forma inconsciente e desprotegida, torna os jovens suscetíveis ao desenvolvimento das infecções sexualmente transmissíveis, incluindo a sífilis adquirida. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de sífilis adquirida em jovens, no Estado do Rio Grande do Norte no período de 2013 a 2023. Método: Estudo exploratório-descritivo, ecológico e retrospectivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram extraídos do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), acerca da sífilis adquirida em jovens com faixa etária de 15 a 19 anos, por Região de Saúde, no estado do Rio Grande do Norte Para realizar a análise descritiva, cálculo-se as frequências absolutas e relativas, bem como o índice de prevalência e as taxas de detecção dos casos de sífilis adquirida em cada Região de Saúde, utilizando o Software Microsoft Excel versão 2010. Resultados: Os dados analisados revelam que há uma maior concentração de casos de sífilis adquirida na 7ª Região de Saúde do Estado (n=991; 62,72%). Observa-se uma discreta prevalência de casos para o sexo feminino (883 casos, 55,82%) e da raça parda (815 casos, 51,58%). Com relação a variável escolaridade, nota-se um maior percentual de casos para ignorados (694 casos; 43,9%). Considerações finais: Evidencia-se um preocupante perfil epidemiológico para sífilis adquirida entre os jovens de 15 a 19 anos nas Regiões de Saúde do estado do Rio Grande do Norte, levando em consideração as crescentes taxas de detecção no que se refere à doença analisada.TCC Aromaterapia e automassagem para promoção em saúde mental no centro de apoio operacional às promotorias de justiça de defesa da saúde: um projeto de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Fraga, Maria Kaylanne Silva do Nascimento; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; Barros, Rosires Magali Bezerra de; Alves, Kisna Yasmin AndradeTrata-se de um projeto de intervenção que objetiva implantar aromaterapia e automassagem para promoção a saúde mental dos trabalhadores do Centro de Apoio Operacional como Promotorias em Saúde (CAOP-Saúde). O público-alvo são 12 trabalhadores entre estágios e funcionários permanentes. Para o desenvolvimento do projeto propõe-se as seguintes etapas: I- Momento de acolhimento através de uma roda de conversa na qual os participantes serão convidados a compartilhar suas emoções, vivências e experiências no âmbito do autocuidado em saúde mental; II- Momento da Oficina a ser conduzida por um profissional especializado em automassagem e aromaterapia, a fim de capacitar e sensibilizar os trabalhadores do setor no autocuidado em saúde mental; III- Momento de implementação das práticas. Acredita-se que as múltiplas atribuições dos servidores do cenário em tela são fragilidades para execução da proposta, todavia, o baixo custo e facilidade de execução das práticas propostas as tornam exequíveis. Espera-se contribuir com a melhoria das condições de qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, da saúde mental dos trabalhadores do setor.Dissertação Avaliação da efetividade de Serious Game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Pereira, Francisca das Chagas Soares; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2994123557484162; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; https://orcid.org/0000-0001-9485-5015; http://lattes.cnpq.br/2951051215652422; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145A avaliação dos recursos educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, a fim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Os serious games como recurso pedagógico têm ganhado destaque, uma vez que proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente dos dias de hoje. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando o serious game AleitaGame com profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra. O trabalho objetiva avaliar a efetividade deste serious game como recurso educacional para profissionais de um Hospital Amigo da Criança. A metodologia adotada é de uma pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, nãorandomizado,realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós-teste; 2) Aplicação de instrumento de pré-teste; 3) Intervenção educativa (serious game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram o jogo. O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. A avaliação do instrumento de pré e pós-teste ocorreu com o envio de sete formulários eletrônicos através da ferramenta Google Forms, com a aceitação de seis juízes, a partir de duas Etapas Delphi. Os juízes foram selecionados considerando a atuação profissional na assistência ou docência relacionadas ao aleitamento materno. Realizadas as modificações sugeridas após a primeira etapa (Delphi 1), o instrumento foi submetido à nova etapa de avaliação (Delphi 2). Após a nova avaliação, todas as questões obtiveram concordância superior a 80% e CVC>0,8, sendo consideradas válidas em seu conteúdo. Quanto à avaliação dos critérios de validação de conteúdo do instrumento como um todo, após a Etapa Delphi 2 o instrumento obteve CVC total de 0,99. A intervenção educativa foi realizada com 43 profissionais de oito categorias. Além do pré e pós-teste, foi aplicado um instrumento de avaliação de satisfação com o jogo. No que diz respeito à avaliação da efetividade, os resultados foram estatisticamente significativos, com escores do pós-teste maiores que o do pré-teste (P< 0,05). A análise da avaliação de satisfação revelou que, dos 19 itens avaliados, apenas um, referente à categoria ilustração, foi avaliado como não adequado por um participante. Os demais itens tiveram uma avaliação de mais de 85% como ótimos. Com isso, tem-se que o AleitaGame é um recurso de ensino inovador na área de aleitamento materno e se apresenta como uma ferramenta educacional que acompanha a mudança paradigmática na formação em saúde. O jogo apresenta-se como uma ferramenta relevante, capaz de transmitir conhecimento através de uma mídia digital dinâmica e motivadora, que favorece o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Ele cumpre o papel de ultrapassar o mero entretenimento, sendo capaz de proporcionar o desenvolvimento de práticas, habilidades e capacidades.TCC Avaliação da estrutura como indicador da qualidade em saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-23) Araujo, Maria Heloisa Martins de; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Costa, Theo Duarte da; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335O presente trabalho tem por objetivo avaliar a estrutura=como indicador de qualidade assistencial e segurança do paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto de um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de abordagem descritiva, realizado a partir de uma coleta de dados realizada na UTI, por meio do instrumento de checklist relacionado a segurança do paciente. Foram realizadas coletas por dois juízes. Os itens do checklist foram divididos em seis itens: instalações da UTI, quedas, higienização das mãos, identificação do paciente, terapia medicamentosa e recursos humanos. Os itens avaliados, em sua maioria, foram considerados adequados com concordância entre os juízes, totalizando 18 itens, ainda em termos de concordância entre os juízes, 1 item foi considerado inadequado e 1 item parcialmente adequado. 4 itens foram considerados inadequados e não obtiveram concordância entre os juízes. A avaliação dos juízes obteve concordância moderada através do cálculo de Kappa. Pode-se concluir que a UTI avaliada, em sua maioria, cumpri com os parâmetros estabelecidos no checklist e tem capacidade de ofertar cuidado seguro ao paciente. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a estrutura=como indicador de qualidade assistencial e segurança do paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto de um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de abordagem descritiva, realizado a partir de uma coleta de dados realizada na UTI, por meio do instrumento de checklist relacionado a segurança do paciente. Foram realizadas coletas por dois juízes. Os itens do checklist foram divididos em seis itens: instalações da UTI, quedas, higienização das mãos, identificação do paciente, terapia medicamentosa e recursos humanos. Os itens avaliados, em sua maioria, foram considerados adequados com concordância entre os juízes, totalizando 18 itens, ainda em termos de concordância entre os juízes, 1 item foi considerado inadequado e 1 item parcialmente adequado. 4 itens foram considerados inadequados e não obtiveram concordância entre os juízes. A avaliação dos juízes obteve concordância moderada através do cálculo de Kappa. Pode-se concluir que a UTI avaliada, em sua maioria, cumpri com os parâmetros estabelecidos no checklist e tem capacidade de ofertar cuidado seguro ao paciente.Tese Avaliação da segurança do cuidado de enfermagem no uso de vacinas na atenção primária à saúde(2019-03-01) Medeiros, Suzane Gomes de; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; ; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; Alves, Kisna Yasmin Andrade; ; Junior, Marcos Antonio Ferreira; ; Oliveira, Patrícia Peres de;A importância da segurança nos serviços de Atenção Primária à Saúde desperta a necessidade de estudos sobre os eventos adversos provenientes de erros de medicação, especialmente das vacinas, utilizadas com frequência nesses locais. Diante disso, teve-se como objetivo avaliar a segurança do cuidado de enfermagem no uso de vacinas na Atenção Primária à Saúde. Pesquisa metodológica, com abordagem quantitativa, dividida nas seguintes etapas: 1) scoping review; 2) elaboração de um protocolo gráfico para avaliação do cuidado seguro de enfermagem no uso de vacinas na Atenção Primária à Saúde; 3) validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico – que contou com a participação de doze juízes na técnica Delphi 1 e oito na Delphi 2, com preenchimento de um formulário eletrônico disponibilizado pelo Google Forms. A análise de relevância desses itens foi pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) ≥ 0,78; 4) avaliação das salas de vacinas - ocorreu pelo protocolo gráfico previamente validado em seu conteúdo e aparência, em 13 Unidades de Saúde da Família de Natal/RN/Brasil. O protocolo foi utilizado de maneira presencial, através da técnica de observação não participante, por dois avaliadores. O período de coleta de dados de todas as etapas da pesquisa ocorreu de novembro de 2016 a agosto de 2018. A análise dos dados referente à avaliação das salas de vacinas foi realizada a partir das instruções do próprio protocolo e pelo coeficiente Kappa, para evidenciar a confiabilidade interobservadores. Todas as etapas da pesquisa seguiram os preceitos éticos com aprovação sob Certificado de Apresentação e Apreciação Ética (CAAE) nº 59962316.8.0000.5537. O protocolo válido em seu conteúdo e aparência alcançou Coeficiente de Validade de Conteúdo geral (0,83) na etapa Delphi 2. Esse valor demonstra que o instrumento possui confiabilidade e fidedignidade, com recomendação de 75% dos juízes para a aplicação do instrumento na prática dos serviços de saúde. Os resultados e discussão estão organizados em quatro tópicos, a saber: a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde, que identificou uma variedade de ações de segurança do paciente com destaque para a importância de melhorar a cultura de segurança neste nível de atenção; a atuação da equipe de enfermagem no cuidado com vacinas, que permitiu elencar aspectos importantes para as ações em sala de vacina, com ênfase para a necessidade de supervisão pelo enfermeiro. O terceiro, construção e validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico, em que a avaliação dos juízes considerou válidos os itens do instrumento, com recomendação do seu uso nos serviços de Atenção Primária à Saúde. O quarto, avaliação da segurança do cuidado de enfermagem nas salas de vacinas, identificou um cuidado inseguro em sete ambientes investigados e um cuidado parcialmente seguro em cinco salas de vacinas, resultados que apontam fragilidades capazes de comprometer a segurança do paciente. Conclui-se que, o instrumento proposto permite avaliar a segurança do cuidado de enfermagem no uso de vacinas, necessária para detectar os fatores que podem afetar a adequada conservação das vacinas e sua potência e eficácia, com danos à saúde da população. Assim, enfatiza-se a importância de treinamentos aos profissionais e a implementação de ciclos de melhoria para qualificar os serviços.TCC Cartilha educativa para profissionais de saúde: ética e segurança do paciente nos serviços de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Silva, Ana Giulia Vasconcelos; Alves, Kisna Yasmin Andrade; Barros, Rosires Magali Bezerra de; Oliveira, Lannuzya Veríssimo eObjetivo: elaborar uma cartilha educativa, para profissionais de saúde, sobre a ética e segurança do paciente nos serviços de saúde. Método: estudo metodológico desenvolvido no período de setembro a dezembro de 2024, por três etapas: 1) revisão integrativa; 2) estruturação da cartilha educativa; 3) organização gráfica da cartilha. Resultados: a cartilha educativa intitulada “Ética e segurança do paciente para os profissionais de saúde” é constituída por treze páginas que discorreram sobre informações da ética e segurança do paciente, como: comunicação no relato e gerenciamento de incidentes; uso dos sistemas de notificação; envolvimento nos comitês de ética; cultura organizacional ética e cultura organizacional de aprendizado com os erros. Conclusão: espera-se que a cartilha possa servir como ferramenta educativa sobre a atuação ética dos profissionais de saúde, bem como sensibilize a equipe quanto à relevância sobre os aspectos relacionados essas temáticas.TCC A comunicação e sua influência na satisfação dos usuários de serviços de saúde: revisão de literatura.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Rocha, Helena Vitória Ames Rodrigues da; Santos, Fernanda Julyanna Silva dos; Alves, Kisna Yasmin Andrade; Barros, Rosires Magali Bezerra deA pesquisa explora a comunicação nos serviços de saúde e sua influência na satisfação dos usuários, enfatizando como uma interação clara e empática entre profissionais e usuários contribui para a construção de confiança e para melhores resultados terapêuticos. O objetivo foi descrever como a comunicação nos serviços de saúde influencia a satisfação do paciente. A metodologia baseou-se em uma revisão de literatura abrangendo o período de 2014 à 2024, com seleção de 15 estudos relevantes que destacam a relação entre comunicação e satisfação no contexto de diferentes sistemas de saúde, sendo 53,33% das publicações provenientes do Brasil, e os anos de 2016 e 2024 apresentaram o maior número de estudos analisados. com coleta e análise de dados realizadas entre julho e dezembro de 2024. Os resultados demonstraram que uma comunicação eficaz melhora a percepção de qualidade, reduz conflitos, promove confiança e humanização, além de otimizar os desfechos terapêuticos. Conclui-se que investir na melhoria das práticas comunicativas é essencial para um cuidado mais humanizado, eficiente e centrado no paciente, contribuindo para a satisfação e segurança nos serviços de saúde.Tese Comunicação escrita dos profissionais de saúde em hospitais públicos do Rio Grande do Norte(2017-08-31) Alves, Kisna Yasmin Andrade; Santos, Viviane Euzebia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; Barichello, Elizabeth; http://orcid.org/0000-0001-7764-032X; http://lattes.cnpq.br/3078376864867526; Tourinho, Francis Solange Vieira; https://orcid.org/0000-0002-8537-9958; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; https://orcid.org/0000-0002-9123-232X; http://lattes.cnpq.br/0912795990605736; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163A comunicação escrita é uma ferramenta que contribui com a redução de danos ao paciente, uma vez que possibilita a unificação dos registros da equipe multidisciplinar e a continuidade da assistência. Diante disso, este estudo objetiva analisar a comunicação escrita dos profissionais de saúde em hospitais públicos do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata de um estudo transversal que se baseia nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, quanto a construção “Record review of current in-patients”. Seguiram-se as etapas: 1) construção da Scoping review; 2) seleção e treinamento dos examinadores de registros; 3) testagem dos procedimentos de avaliação do registro (estudo piloto); e 4) desenvolvimento da revisão de registros. A coleta de dados nos prontuários ocorreu no período de outubro a dezembro de 2016, em três hospitais públicos de Natal, nos setores de enfermarias de clínica médica e cirúrgica. Foram incluídos na amostra os pacientes internados há pelo menos 10 dias. Os dados foram organizados por meio de um pacote estatístico e analisados de forma descritiva, por meio de frequência absoluta e relativa e Diagrama de Pareto. O estudo segue os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados destacaram que o conteúdo da comunicação escrita compreende os elementos comuns aos registros – identificação do paciente e profissional, letras legíveis, uso de siglas e abreviaturas padronizadas, ausência de rasura e início dos escritos com data e hora – e elementos específicos a cada categoria profissional. A partir da revisão de prontuários evidenciou-se os principais dados em não conformidades: 1) identificação do paciente (cabeçalhos) - data de nascimento e filiação na identificação do paciente; 2) evoluções médicas - aspectos do exame físico, antecedentes pessoais e familiares, hábitos e condições de moradia do paciente, intercorrências, resultados laboratoriais e de imagem nas evoluções médicas; 3) anotações do técnico de enfermagem - hábitos de vida, presença de alergia, identificação do acompanhante, uso de medicamento quanto ao tipo, condições gerais acerca da atitude, humor, locomoção e coloração da pele, estado nutricional e orientações ao paciente/acompanhante nas anotações do técnico de enfermagem; 4) controles essenciais – unidade de medida após o sinal vital; 5) anotações do enfermeiro - identificação do acompanhante, coloração da pele, eliminações quanto à consistência, odor e coloração; orientação do paciente/acompanhante; aspectos sobre exame físico, hábitos de vida e presença de alergias; 6) elementos comuns da comunicação escrita – letras legíveis, início dos registros com hora e uso de abreviaturas; e 7) identificação profissional – categoria e número no conselho de classe. Conclui-se que a comunicação escrita dos profissionais de saúde, nos três hospitais analisados, apresenta não conformidades nos dados de identificação do paciente e profissional, nos registros admissional e diário tanto de médicos e como da equipe de enfermagem. Assim, ações para a melhoria da comunicação escrita dos profissionais nos hospitais analisados, como também contribuir com as discussões acerca dessa temática são recomendadas para se efetivar a comunicação e o cuidado seguro.TCC Condições de qualidade de vida no trabalho dos profissionais que atuam em serviços públicos de saúde: revisão narrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-20) Araujo, Isaac Santos; Barros, Rosires Magali Bezerra; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892Este estudo versa sobre qualidade de vida no trabalho em saúde e a atuação do gestor. O objetivo é analisar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais que atuam em serviços de saúde e o papel do gestor. Trata-se de estudo de revisão narrativa, foram escolhidos para a análise dez artigos. Os três assuntos mais abordados entre os artigos foram Saúde, Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho. No Brasil, os profissionais da área da saúde enfrentam a degradação das condições de trabalho, convivendo com falta de estrutura física, de pessoal e sendo desvalorizados socialmente, o que contribui para situações de estresse e baixa qualidade de vida no trabalho. Neste estudo ressalta-se a importância na liderança da gestão para a promoção do bem-estar em saúde, quando esta gestão estabelece relações permeadas pelo respeito mútuo, pela valorização da competência e da participação dos trabalhadores nas decisões organizacionais.TCC Conhecimento da equipe de enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na oncologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-02) Santos, Aline Carvalho dos; Araújo, Isabelle Maria Mendes de; http://lattes.cnpq.br/1528461476652779; https://lattes.cnpq.br/1561117646461485; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Cavalcante, Eliane Santos; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727Introdução: Os hospitais são considerados os principais responsáveis pelo volume e produção de Resíduos de Serviços Saúde. No entanto, há fatores que contribuem para a elevada geração desses resíduos, como o contínuo uso de materiais descartáveis, a segregação inadequada dos resíduos e o intenso consumo de materiais devido à complexidade da assistência à saúde.Dentre os resíduos gerados no ambiente hospitalar, os provenientes dos tratamentos com quimioterapia antineoplásica são classificados como Grupo B, ou seja, resíduos biológicos, que incluem materiais contaminados com fluidos corporais ou substâncias que apresentam risco de infecção. A gestão desses resíduos envolve uma equipe multidisciplinar, especialmente as equipes de enfermagem, que devem garantir a manipulação e o descarte seguro, evitando riscos à saúde e ao meio ambiente. Quando há um manejo inadequado desses materiais, pode haver riscos significativos tanto para a saúde dos trabalhadores quanto para o meio ambiente. Objetivo:Identificar o conhecimento da equipe de enfermagem do setor de quimioterapia, em um hospital oncológico do Rio Grande do Norte, quanto à gestão e o manejo de resíduos de serviços de saúde, em especial os antineoplásicos. Método: Este estudo descritivo e exploratório teve como objetivo descrever as práticas e características da rotina dos profissionais de enfermagem no setor de quimioterapia. Os dados foram coletados por meio de um questionário durante a jornada de trabalho dos participantes, no mês de junho de 2024, no Centro Avançado de Oncologia, localizado em Natal/RN. A análise dos dados foi realizada utilizando o programa Planilhas Google, onde as respostas foram tabuladas e analisadas quanto à identificação e descarte de resíduos. Os resultados foram apresentados em termos de acertos e erros, organizados por grupos e situações retratadas, permitindo a identificação de percentuais e valores absolutos das respostas dos participantes. Resultados:Os resultados mostraram que os maiores acertos ocorreram na identificação de resíduos do Grupo B (Resíduos Químicos) (86%), e os menores no Grupo A (Resíduos Infectantes) (55%). No total, 70% das respostas foram corretas. Em situações práticas de descarte, a taxa de acertos variou entre 63,63% e 81,81%, com 100% de erros nas situações 1 e 2, indicando a necessidade de melhorias no treinamento sobre o manejo adequado de resíduos. Conclusão:Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos de saúde no setor de quimioterapia. Os resultados mostraram que, apesar de 70% de acertos na identificação e descarte de resíduos, existem lacunas significativas, principalmente no manejo de resíduos infectantes e nas situações práticas. Esses achados indicam a necessidade de aprimorar o treinamento prático para garantir o descarte adequado e seguro de resíduos no ambiente hospitalar.Dissertação Construção de cartilha digital para apoio à educação em saúde das doadoras de leite humano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-23) Oliveira, Ana Zélia Pristo de Medeiros; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/7161558056198510; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Pontes, Mônica Barros deO aleitamento materno é uma ação comum a todas as mulheres que passaram por um processo gestacional e tiveram seus filhos e é o fator principal para o crescimento e desenvolvimento na primeira infância. Muitas puérperas produzem leite além do que seus bebês precisam e, se saldáveis, esse poderá ser doado. O leite doado poderá ser utilizado em Unidade de Terapia Intensiva, unidades de internações e alimentam crianças que suas mães não conseguem amamentar por pouca ou nenhuma produção de leite. O incentivo de doação de leite deve ser realizado por todos os profissionais de saúde envolvidos no processo gestacional, desde o prénatal até o período puerperal. Diante desse contexto, faz-se importante pensar a respeito de formas que possam facilitar e contribuir para que se aumente a adesão da doação de leite humano. Nesse panorama, a educação em saúde tem se mostrado como o principal fator causador da adesão. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo construir material educativo para apoio à educação em saúde das doadoras de leite humano. Trata-se de um estudo metodológico com foco na descrição do processo de elaboração de tecnologia educativa para aprendizado do processo de doação de leite materno para o banco de leite humano. Para a realização foi utilizado o método ADDIE, que envolve análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Todavia, devido ao viés de tempo não foi possível implementar o instrumento elaborado. Durante a pandemia, todos os cuidados relacionados ao aleitamento e à doação de leite humano e, ainda, relacionado ao processamento do leite humano foram atualizados e todos os profissionais foram capacitados para atuar de forma assertiva com todas as mudanças e todo esse processo foi desafiador para todos. Durante esse processo, foi disponibilizado um canal via WhatsApp para que as mulheres pudessem tirar suas dúvidas a respeito de doação do leite humano e de aleitamento materno. Para a realização do presente trabalho, foi realizado um levantamento das dúvidas mais frequentes, uma análise documentação para construir com as respostas necessárias obtidas em documentos oficiais e artigos científicos. Dessa forma, o presente estudo poderá contribuir de forma positiva para a disseminação de conhecimento sobre o aleitamento materno e a doação de leite humano resultando assim, no aumento da adesão de ambos.TCC Construção de uma cartilha informativa sobre a saúde mental da criança pós pandemia de COVID-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Nascimento, Lizyane Ellen de Sousa; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234Trata-se de um estudo metodológico, com o objetivo de construir uma cartilha informativa sobre a saúde mental das crianças pós-pandemia de Covid-19. O estudo foi conduzido em duas fases, a saber: I- Pesquisa de opinião sobre os conhecimentos de professores de educação infantil, pais e familiares de crianças sobre a saúde mental da criança pós pandemia de convid-19; e II- Construção de uma cartilha informativa sobre a saúde mental das crianças pós-pandemia de Covid-19. A pesquisa de opinião foi respondida por 40 pessoas, das quais a maioria eram professores de educação infantil, seguidos familiares responsáveis pelo cuidado de crianças. A maioria dos participantes sinalizou perceber alterações na saúde mental da criança pós pandemia de covid-19, como também ter dúvidas no tocante às estratégias de cuidado a esta clientela. A cartilha, por sua vez, foi organizada nos seguintes tópicos: conceito de saúde mental; fatores que interferem na saúde mental das crianças; sinais e sintomas do adoecimento mental e estratégias de cuidado. Vislumbra-se que esta cartilha subsidie a difusão de informações sobre o assunto, e consequentemente corrobore na qualidade de vida e saúde mental das crianças.TCC Construção de uma cartilha informativa sobre o acolhimento a pessoa idosa nos serviços de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-23) Pereira, Isabela Vitória Santos; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; https://lattes.cnpq.br/1566235482478155; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169Objetiva-se construir uma cartilha informativa sobre o acolhimento à pessoa idosa. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa metodológica produzida nos períodos de novembro a dezembro de 2022 e maio a junho de 2023 através das duas etapas: 1) pesquisa de opinião; e 2) construção de uma cartilha educativa. Os dados quantitativos foram analisados a partir da estatística descritiva simples e os qualitativos, através da nuvem de palavras. A cartilha informativa é constituída por 10 páginas. Dessas, três são referentes aos elementos pré-textuais, seis textuais e um pós-textual. O seu design combina imagens e textos e representam os principais grupos temáticos elencados nas respostas da pesquisa de aparições: acolhimento, direitos da pessoa idosa e humanização do cuidado. Assim, almeja-se que este trabalho possa melhorar a disseminação de informações e comunicação entre idoso e profissionais de saúde sobre a temática acolhimento.Dissertação Efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma unidade de terapia intensiva do nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Leite, Gabriela Zaira Garcia Cruz; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2075030543506163; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Alves, Kisna Yasmin AndradeIntrodução: as infecções relacionadas à assistência à saúde são incidentes frequentes e um grave problema de saúde pública, uma vez que elevam os custos, o tempo de internação e a morbimortalidade. Incluem diferentes tipos de infecções adquiridas durante a hospitalização, sendo a infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central uma das mais relevantes e a sua prevenção está intimamente relacionada à implementação de medidas baseadas em evidências, como adesão aos bundles de boas práticas de inserção e manutenção dos dispositivos, assim como intervenções destinadas a facilitar o trabalho em equipe e a cultura de segurança. Objetivo: mensurar a efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma Unidade de Terapia Intensiva do Nordeste. Método: pesquisa quantitativa com desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, de grupo único, utilizando a implementação de um ciclo de melhoria contínua, desenvolvida no período de setembro de 2023 a julho de 2024, em um hospital, referência em infectologia, em Natal, Rio Grande do Norte, através de sete (07) etapas: 1) Identificação da oportunidade de melhoria; 2) Análise das oportunidades de mudanças; 3) Seleção dos critérios para avaliação de qualidade; 4) Construção da atividade educativa; 5) Avaliação da qualidade pré intervenção educativa; 6) Implementação da intervenção educativa e 7) Mensuração da efetividade após a intervenção. O estudo foi realizado com os 39 profissionais que prestavam assistência aos pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva, respeitando os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Observou-se uma redução nas não conformidades em quatro das 12 variáveis analisadas (1, 4, 7 e 12), com significação estatística (p < 0,05). As melhorias foram identificadas na justificativa para a permanência do cateter venoso central, na higienização do cateter com movimentos circulares por 10 segundos antes do uso, na troca do sistema dentro do prazo recomendado e na presença da data de troca no curativo. Esses achados indicam um avanço na adesão às boas práticas de manutenção do cateter ao comparar os períodos pré e pós-intervenção educativa. Conclusão: o ciclo de melhoria mostrou-se efetivo para a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central. Esse estudo foi importante para o fortalecimento e implementação de práticas de ensino que oportunizam aos profissionais a reflexão sobre suas ações de cuidado, motivando-os a reduzir as não conformidades existentes, a organizar um processo de trabalho capaz de ser monitorado, discutido e melhorado a fim de reduzir as taxas de infeção.TCC Fragilidades e potencialidades vivenciadas no Núcleo de Segurança do Paciente em maternidades brasileiras: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Santos, Beatriz Gabbay Dimenstein Spinelli dos; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; https://orcid.org/0000-0001-5182-2491; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Lopes, Rayssa Horácio; https://orcid.org/0000-0001-7041-4792; http://lattes.cnpq.br/8651713853074718Introdução: Este artigo apresenta a segurança do paciente em maternidades no Brasil, destacando fragilidades e potencialidades na implementação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP). Objetivo: Identificar as fragilidades e potencialidades na execução das ações pelos Núcleo de Segurança do Paciente em maternidades brasileiras segundo a literatura científica. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos científicos da biblioteca virtual dos sites Scielo e BVS, utilizando o programa RAYYAN (Intelligent Systematic Review), que selecionou no total 24 textos publicados entre 2014 a 2023, predominando estudos de caráter transversal e quantitativo, com maior concentração na região Nordeste. Resultados: Entre as fragilidades identificadas, destacam-se a falta de conhecimento sobre incidentes notificáveis, a deficiência estrutural das maternidades, o déficit de recursos humanos e a comunicação ineficaz. Por outro lado, a utilização de ferramentas como protocolos e indicadores de qualidade foi apontada como uma potencialidade para fortalecer a segurança do paciente. Conclusão: apesar dos avanços, ainda há desafios significativos para consolidar uma cultura de segurança, sendo necessárias estratégias inovadoras, capacitação contínua das equipes e investimentos em gestão para assegurar uma assistência materno-infantil de qualidade.TCC Identificação dos perfis comportamentais dos gestores em saúde: projeto de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-05) Barros, Letícia Gabrielle Torres; Barros, Rosires Magali Bezerra de; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Medeiros, Angélica Teresa Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/8806351108142157; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/8806351108142157Este projeto tem como objetivo geral identificar o perfil comportamental de gestores em saúde. As ações previstas incluem a sensibilização dos gestores sobre a importância dessas competências, a aplicação do teste DISC, e a oferta de um curso preparatório composto por três módulos, cada um abordando aspectos fundamentais para o desenvolvimento profissional e a gestão eficiente. O monitoramento contínuo do progresso dos participantes permitirá ajustes nas abordagens, e um questionário será aplicado para avaliar a eficácia do curso. As considerações finais destacam os benefícios esperados, como a melhoria na dinâmica organizacional e nas relações interpessoais, além de apontarem os desafios, como a adesão dos gestores e as barreiras institucionais. Apesar das limitações, o projeto é uma contribuição significativa para fortalecer a gestão em saúde pública, promovendo um ambiente mais colaborativo e eficiente.TCC Impactos do período pandêmico da COVID-19 na notificação dos casos de arboviroses na região Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-27) Andrade, Joana Vicente de; Barros, Rosires Magáli Bezerra de; http://orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; https://orcid.org/0009-0009-1608-6789; https://lattes.cnpq.br/6320833725802887; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Salvador, Pétala Tuani de Oliveira Cândido; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234Arboviroses são doenças virais de grande escala na América Latina e sua transmissão ocorre através do mosquito Aedes aegypti. Em território brasileiro, as patologias mais comuns são dengue, Zika e Chikungunya, que se tornaram um problema de saúde pública no país. Concomitantemente com as endemias de arboviroses, o Brasil nos anos de 2020 a 2022, enfrentou uma pandemia de COVID-19, doença respiratória altamente contagiosa. No objetivo deste artigo, busca-se verificar quais os impactos no período pandêmico da COVID-19 em relação à notificação dos casos de dengue, Zika e Chikungunya na região Nordeste do Brasil. Foi utilizado o método de estudo exploratório descritivo de base quantitativa com dados da região nordeste obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Para o recorte temporal, foram utilizados os anos sem pandemia (2017, 2018 e 2019), em comparação com os anos com pandemia (2020, 2021 e 2022). No triênio não pandêmico, somaram-se 645.171 casos notificados de arboviroses na região nordeste do Brasil, Já no triênio Pandêmico os dados somaram-se 958.885 casos notificados. Observa-se um crescimento de 48.62% na região nordeste no período da pandemia de COVID-19.TCC Implantação de planilha digital para controle de estoque e distribuição de enxovais de uma lavanderia hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Lopes, Sheila Alves Pinheiro; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; https://orcid.org/0000-0001-5182-2491; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; https://lattes.cnpq.br/1274001051732780; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Rego, Anna Larissa de Castro; https://orcid.org/0000-0002-0485-2185; http://lattes.cnpq.br/7879716624403561A lavanderia hospitalar é um serviço de apoio que realiza o processamento de roupas dos serviços de saúde. Sua finalidade é coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar e distribuir todas as roupas em condições adequadas de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação para todas as unidades do serviço de saúde, desempenhando uma atividade especializada de assistência. O presente trabalho visa construir uma planilha dinâmica de otimização de informações utilizando o Excel, permitindo ao profissional de saúde resumir, analisar dados, e identificar comparações e padrões. O projeto envolve a coleta de dados in loco, entrevistas com gestores e funcionários do setor de processamento de roupas, aplicação de um questionário semiestruturado do Microsoft Forms antes (pré-teste) e após (pós-teste) o uso da planilha, e a aplicação/uso das planilhas pelos funcionários. Todas as observações e dados serão avaliados qualitativamente. Espera-se que a implementação de planilhas digitais no setor de lavanderia hospitalar facilite a localização de informações, controle o prazo de entrega de serviços e proporcione uma visão clara dos indicadores de desempenho do setorTCC O papel da ouvidoria do SUS na gestão participativa na melhoria da saúde pública: uma revisão narrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-20) Januário, Maria Brenda da Silva; Barros, Rosires Magali Bezerra; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892Este artigo destaca que a Ouvidoria do SUS desempenha papel importante no monitoramento da qualidade e eficiência dos serviços de saúde, com a análise de indicadores e identificação de padrões nas manifestações recebidas. O objetivo deste estudo é compreender as atribuições da Ouvidoria do SUS e sua contribuição para o controle social e a gestão participativa. Trata-se de artigo de revisão narrativa, com os critérios de inclusão: artigos completos publicados no período de 2013 a 2021, incluindo as revisões de literatura, no idioma português. Ao analisar a importância da Ouvidoria do SUS na gestão participativa e no aprimoramento da gestão democrática, este estudo buscou apresentar os canais existentes para o acesso da população a este serviço e ainda como estes serviços estão estruturados no SUS. As ouvidorias do SUS são distribuídas de forma descentralizada, possibilitando que os cidadãos expressem suas necessidades em relação às iniciativas e atendimentos diretamente à autoridade de gestão responsável. Ao promover a implementação da gestão estratégica e participativa no sistema, as ouvidorias se tornam agentes essenciais na busca pela melhoria contínua da saúde pública.