Navegando por Autor "Alves, Larissa Cristina"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional Educação financeira em ação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Alves, Larissa Cristina; Cury, Fernando GuedesEsse produto educacional é fruto de dissertação de mestrado intitulada: Educação Financeira: uma proposta para a formação crítica dos alunos e desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por Larissa Cristina Alves, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Guedes Cury. Nele apresentamos roteiros de atividades que possibilitam cenários para investigação sobre Educação Financeira. Esse guia tem como objetivo apresentar os cenários para investigação e suas potencialidades para o ensino de matemática em geral e específicamente o ensino de Educação Financeira, a fim de inspirar as práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Básico.Dissertação Educação financeira: uma proposta para uma formação crítica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-11) Alves, Larissa Cristina; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/4883470917036899; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Biotto Filho, DenivalA Educação Matemática Crítica e a Educação Financeira vêm se destacando como temas frequentes nas pesquisas em Educação Matemática, ambas propõem reflexões sobre os conteúdos de matemática do Ensino Básico e suas formas de apresentação em sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa surgiu a partir de uma inquietação com os temas presentes no Ensino de Matemática e com a percepção de uma dicotomia entre a matemática ensinada em sala de aula e aquela utilizada no cotidiano. Diante disso, foi possível perceber que a Educação Financeira ganha papel de destaque por promover um letramento financeiro por meio de uma conscientização em relação às finanças. Neste trabalho, discutiremos como o ensino envolvendo Educação Financeira pode se beneficiar das ideias da Educação Matemática Crítica e apresentaremos um relato de uma intervenção em sala de aula sobre Educação Financeira, inspirada nos cenários para investigação propostos por Skovsmose (2000), com uma sequência de três atividades sobre métodos de compra. Dessa maneira, buscamos responder à seguinte questão foco: Quais reflexões são produzidas por alunos do Ensino Médio, ao longo da aplicação de uma sequência de atividades, que propiciam cenários para investigação envolvendo Educação Financeira? Os alunos participantes da pesquisa tiveram seus backgrounds e foregrounds investigados por meio de diálogos e atividades desenvolvidas durante todas as aulas da disciplina eletiva sobre Educação Financeira, em uma escola de ensino médio pública, que foi cenário para esta pesquisa.