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Navegando por Autor "Alves, Luana Jaquileide dos Santos"

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    Dissertação
    O papel dos temas na produção de artigos de opinião por alunos do 9º ano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-11) Alves, Luana Jaquileide dos Santos; Lima, Rafahel Jean Parintins; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350; http://lattes.cnpq.br/1182177837559572; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; Aquino, Jaciara Limeira de; https://orcid.org/0000-0001-7533-7132; http://lattes.cnpq.br/2979594244880443
    O tema é um dos principais mecanismos que orientam a produção do artigo de opinião, que deve ser explorado de maneira crítica e reflexiva. Isso significa que não apenas apresentamos o assunto, mas também expressamos nosso ponto de vista sobre ele, fundamentando nossa opinião com argumentos claros, consistentes e bem organizados. Partindo desse aspecto, nesta dissertação, nosso objeto de estudo foi a produção de artigos de opinião por alunos da educação básica, com foco na relação entre a escolha dos temas propostos e o desenvolvimento da coerência textual entre a tese e os argumentos apresentados. Desse modo, o objetivo geral foi investigar se determinados temas de artigos de opinião podem ajudar a despertar o interesse de alunos do 9º ano em produzirem textos desse gênero com coerência entre tese e argumentos. Quanto aos objetivos específicos, o primeiro foi intervir por meio de uma sequência didática para que os alunos consigam produzir artigos de opinião com coerência entre tese e argumentos. O segundo foi analisar a influência dos temas na construção textual argumentativa do gênero artigo de opinião. O terceiro foi perceber o progresso dos alunos quanto à construção textual argumentativa no gênero artigo de opinião. Nesta pesquisa, utilizamos como embasamento teórico a concepção da sala de aula como meio formador do pensamento crítico, como evidencia Antunes (2003); a concepção de texto, conforme Koch (2003) e Marcuschi (2008); o conceito de tema, segundo Rojo e Barbosa (2015); de construção da argumentação, baseado em Fiorin (2015); da noção de gênero discursivo com ênfase no artigo de opinião, segundo, Bakhtin (2003), Castellani e Barros (2018); e da sequência didática (SD) como instrumento de geração de dados e de intervenção pedagógica, de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O corpus dessa pesquisa é composto por 20 produções textuais iniciais e 15 produções textuais finais de artigos de opinião de alunos do 9º ano da Escola Estadual Manoel Luís de Maria da cidade de Lagoa Nova/RN. Quanto à metodologia, nossa pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa. Essa abordagem foi utilizada para comparar o interesse em produzir os artigos de opinião entre os alunos que escolheram seus próprios temas e os que não, observando se a) realizaram suas produções textuais e b) se essas produções apresentaram boa qualidade na construção da argumentação. As nossas hipóteses iniciais eram a de que a) a proporção de alunos que produziram os artigos de opinião solicitados seria maior entre os que escolheram o próprio tema do que entre os que não; b) de que as produções textuais dos alunos que escolheram seus próprios temas apresentam uma maior coerência entre tese e argumentos do que as dos que não escolheram. Os resultados do estudo indicam que não houve diferença significativa entre os dois grupos de alunos, tanto em relação ao número de produções quanto à qualidade argumentativa das produções iniciais e finais na SD proposta. Assim, as hipóteses inicialmente formuladas não se confirmaram. Na análise dos dados, consideramos possíveis fatores de interferência positivos ou negativos nos resultados: a) a proposta de intervenção didática não é de caráter avaliativo; b) o baixo engajamento nas atividades escolares de forma geral; c) a atitude motivadora da professora pesquisadora; d) a relação da atividade com uma realidade prática dos alunos participantes da pesquisa (a realização do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). Como produto decorrente da pesquisa, desenvolvemos uma cartilha com sequências didáticas para apoiar a prática de outros professores.
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