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    TCC
    Plataforma de teste em tempo real para internet tátil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-06) Alves, Pedro Victor Andrade; Fernandes, Marcelo Augusto Costa; http://lattes.cnpq.br/3475337353676349; 0000-0002-5249-2401; http://lattes.cnpq.br/8130865883752226; Silva Junior, José Cláudio Vieira e; http://lattes.cnpq.br/1771363662070018; Silva, Sérgio Natan; http://lattes.cnpq.br/3735623063336406
    Este trabalho tem como meta apresentar o desenvolvimento de uma plataforma de teste, em tempo real, para aplicações em internet tátil. A plataforma é formada por um dispositivo mestre chamado aqui de master device (MD), um canal de comunicação e um dispositivo escravo chamado aqui de slave device (SD). O MD desse projeto é uma luva tátil, tecnologia vestível que funciona como interface tátil baseada em feedback vibratório, responsável por tornar possível a interação com objetos virtuais ou remotos. A inserção do estímulo tátil proposto por essa plataforma, unida com a resposta visual, é capaz de tornar a experiência, de interação, mais realista. O canal de comunicação é uma entidade de software responsável por simular uma conexão de baixa latência. O SD da plataforma descrita é um manipulador robótico do tipo Phantom Omni presente no ambiente Matlab-Simulink através do robotics toolbox. O toque do manipulador robótico em posições pré-definidas de um plano representa contato com objetos de diferentes texturas, deste modo, gerando as correspondentes sensações táteis no MD. Por meio do trabalho proposto é possível explorar ambientes, controlando um SD e recebendo feedback de tato em um MD. Foram desenvolvidas e modeladas sensações táteis de rugosidade grossa, rugosidade fina, lisura, gotejamento e suavidade. A plataforma apresentou resultados bastante satisfatórios no qual poderá ser utilizada para simular vários cenários, algoritmos e dispositivos associados à internet tátil.
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    Dissertação
    Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Alves, Pedro Victor Andrade; Fernandes, Marcelo Augusto Costa; Silva, Lucileide Medeiros Dantas da; https://orcid.org/0000-0001-7536-2506; http://lattes.cnpq.br/3475337353676349; http://lattes.cnpq.br/8130865883752226; Martins, Allan de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9486-4509; http://lattes.cnpq.br/4402694969508077; Sousa Júnior, Vicente Ângelo de; Plentz, Patricia Della Méa
    Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma de teste em tempo real para sistemas de internet tátil. A plataforma é composta por um dispositivo mestre (luva tátil), um canal de comunicação com conexão bidirecional de latência variável e um dispositivo escravo (manipulador robótico Phantom Omni virtual). Através de feedback vibratório, a plataforma possibilita a interação com elementos virtuais ou remotos, gerando sensações táteis como rugosidade grossa, rugosidade fina, lisura, gotejamento e suavidade. Os resultados obtidos são satisfatórios e permitem a realização de testes em algoritmos e métodos relacionados à internet tátil. Portanto, o sistema desenvolvido tem a capacidade de servir como base para uma ampla variedade de casos de uso relacionados à internet tátil. Nesse sentido, a plataforma proposta serve como base para um caso de uso focado na exploração tátil das texturas de produtos em um site de e-commerce, permitindo a interação com roupas virtuais por meio de compras online capazes de fornecer estímulos táteis. No cenário desse caso de uso, o dispositivo escravo é um cursor que funciona como um elemento controlado pelo dispositivo mestre e um mouse, o que permite a interação com diferentes texturas de roupas, gerando sensações táteis específicas na luva tátil. Para aprimorar a plataforma, são introduzidas virtual network functions (VNFs), processos virtualizados implementados e executados em serviços de cloud, que melhoram a escalabilidade, agilidade e eficiência dos recursos de infraestrutura. Nas redes 5G, onde as conexões de internet tátil estão associadas aos serviços de comunicação ultraconfiável de baixa latência (URLLC), o uso de VNFs permite ajustar os parâmetros de conexão para atender aos rigorosos requisitos de latência, perda de pacotes e disponibilidade da rede, buscando manter um nível aceitável de qualidade de experiência (QoE) nas interações táteis.
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