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Navegando por Autor "Alves, Raquel Emanuele de França Mendes"

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    Dissertação
    Adaptação e validação de conteúdo dos instrumentos de medida do controle clínico que compõem o sistema eletrônico para a avaliação, suporte e monitoramento da asma para adultos (e-ASMA)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-01) Barbosa, Joubert Vitor de Souto; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; https://orcid.org/0000-0001-5734-3707; http://lattes.cnpq.br/1736384836028397; http://lattes.cnpq.br/3554788662850733; Monteiro, Karolinne Souza; http://lattes.cnpq.br/9064510807814492; Alves, Raquel Emanuele de França Mendes
    Introdução: No Brasil, a avaliação do controle da asma tem sido realizada a partir de instrumentos de medida originalmente desenvolvidos em inglês, traduzidos e validados para o português. Esses instrumentos são importantes para a detecção precoce do nível de controle da asma pois auxiliam no auto manejo da doença, retardando os possíveis sintomas. Objetivo: Adaptar e avaliar a validade de conteúdo, para a população adulta, dos instrumentos de medida de avaliação do controle da asma denominados de Questionário de Avaliação Suporte e Monitoramento da asma (qASMA) e Diário de Avaliação, Suporte e Monitoramento da asma (dASMA), que compõem o sistema eletrônico para Avaliação Suporte e Monitoramento da Asma (e-ASMA). Métodos: Trata-se de um estudo metodológico exploratório, de avaliação de propriedades de medida, com adultos a partir de 18 anos, que apresentem diagnóstico de asma em qualquer nível de controle, de acordo com a Global Initiative for Asthma (GINA). O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFRN (CAAE: 35771920.2.0000.5537 e PARECER: 4.895.038) e está vinculado ao projeto “Desenvolvimento e validação de um sistema eletrônico para Avaliação, Suporte e Monitoramento da Asma (e-ASMA)” aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL. Este projeto seguiu as recomendações internacionais do Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments (COSMIN) e compreendeu 2 fases: (1) adaptação conceitual e semântica do qASMA e dASMA para a população adulta e obtenção de versões preliminares dos instrumentos; (2) Validação de conteúdo do qASMA e dASMA. A adaptação das versões para adultos do qASMA e dASMA e suas respectivas validações de conteúdo foram obtidas a partir da adaptação inicial dos itens através de consenso dos pesquisadores, seguida do julgamento destes por um comitê de juízes e um pré-teste realizado a partir de entrevistas em profundidade com adultos com asma. Resultados: Os itens que compõem o qASMA e dASMA foram inicialmente adaptados por três pesquisadores do estudo. Após a adaptação inicial, os instrumentos foram julgados por um comitê com 10 juízes, que seguiram os critérios do COSMIN para a avaliação da relevância e da abrangência dos itens do questionário e diário. Inicialmente, cinco itens do qASMA e um item do dASMA apresentaram valores de kappa de fleiss inferiores ao adequado (0,70). Estes itens foram ajustados, reenviados para apreciação do comitê de juízes e aprovados. Posteriormente, foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 representantes do público-alvo para avaliação da compreensão, relevância e abrangência dos itens dos instrumentos de medida. Nesta etapa, de uma forma geral, os itens dos instrumentos foram considerados claros, relevantes e compreensíveis sendo proposto pequenos ajustes na redação final de alguns itens. Conclusão: As etapas de adaptação dos instrumentos suportaram a validação de conteúdo destes e indicam que os itens do qASMA e dASMA são relevantes, compreensíveis e abrangentes para a população alvo. As versões do qASMA e dASMA apresentam validade de conteúdo adequada para adultos brasileiros.
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    TCC
    Impacto de um protocolo de intervenção educativa no controle clínico e qualidade de vida em crianças/adolescentes com asma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-19) Silva, Jessica Batista da; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; Renata Ramos Tomaz; Alves, Raquel Emanuele de França Mendes; Santino, Thayla Amorim
    Introdução: A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela limitação reversível ao fluxo aéreo e hiperresponsividade das vias aéreas inferiores. Devido à sua alta prevalência em crianças brasileiras, intervenções educativas voltadas à esta população têm sido amplamente incentivadas como estratégia de manejo e controle da doença na prática clínica, as intervenções educativas combinadas com o tratamento farmacológico formam um dos principais pilares do tratamento da asma, contribuindo para a aquisição de motivações, habilidades, além de confiança no tratamento clínico. A inclusão de programas educativos na abordagem de tratamento proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes e pode reduzir os custos com o tratamento. Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção educativa no controle clínico e qualidade de vida relacionada à saúde de crianças/adolescentes com asma. Métodos: Trata-se de um estudo comparativo quase-experimental. A amostra foi composta por crianças e adolescentes com diagnóstico clínico de asma de acordo com a Global Initiative for Asthma (GINA), com idade entre 7 e 12 anos. As crianças e seus pais/responsáveis receberam uma única sessão de intervenção educativa para o controle e manejo da asma com duração de 60 minutos. As avaliações ocorreram em dois momentos: no momento inicial (pré-intervenção) e ao final de seis semanas de acompanhamento (pósintervenção). Foram realizadas avaliações antropométricas, de função pulmonar (espirometria), avaliação do controle clínico da asma através do questionário Childhood Asthma Control Test (c-ACT) e Asthma Control Test (ACT), avaliação da qualidade de vida, por meio do questionário Paediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ). A análise estatística foi realizada por meio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0 para Windows. A normalidade de distribuição dos dados e a homogeneidade das variâncias foram verificadas por meio dos testes de Shapiro-Wilk e Levene, respectivamente. Posteriormente, o teste T pareado ou o seu correspondente não paramétrico, Mann-Witney, foi utizado para comparação dos escores médios obtidos nos momentos pré e pós-intervenção. As variáveis que apresentaram ausência de valores foram avaliadas pela análise por intenção de tratar. O Tamanho do efeito (TE), calculado pelo método de Cohen, foi utilizado para avaliar a magnitude do efeito nos grupos do estudo. Um nível de significância de p <0,05 foi usado para todos os testes. Resultados: A amostra foi composta por 33 crianças de ambos os sexos. Não foram observadas, após a intervenção educativa, diferenças significativas nos escores do ACT/c-ACT (p=0,495; TE= 0,09). Observou-se aumento estatisticamente significativo nos escores médios do PAQLQ relacionado ao domínio de sintomas (p= 0,038, TE=0,18). Não foram encontradas diferenças significativas após a intervenção nos demais domínios do PAQLQ (p>0,05). Conclusão: Os achados do presente estudo permitem concluir que as intervenções educativas não foram capazes de otimizar o controle da asma na população do estudo, entretanto repercutiu significativamente na qualidade de vida relacionada à saúde, no domínio sintomas, desta população.
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    Tese
    PedsQLTM Asthma Module - Short Form 22: tradução, adaptação transcultural e avaliação de indicadores psicométricos da versão brasileira
    (2018-07-26) Alves, Raquel Emanuele de França Mendes; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; ; ; Guerra, Ricardo Oliveira; ; Alchieri, João Carlos; ; Andriolo, Brenda Nazaré Gomes; ; Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de;
    Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e avaliar os indicadores psicométricos da versão brasileira do PedsQLTM Asthma Module – Short Form 22. Materiais e métodos: Estudo exploratório realizado em 2 etapas: validação linguística e avaliação dos indicadores psicométricos do instrumento. Foram avaliados: o controle clínico (Childhood Asthma Control Test (c-ACT) e Asthma Control Test (ACT)); qualidade de vida (Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ)) e espirometria. A viabilidade, confiabilidade e reprodutibilidade das medidas obtidas com a versão brasileira do instrumento foram avaliadas através do efeito piso e teto, coeficiente Alfa de Cronbach e teste-reteste, respectivamente. A validade de construto foi avaliada pela análise fatorial exploratória (AFE) e a concorrente pela correlação entre a versão brasileira adaptada e o PedsQLTM Asthma Module, PAQLQ, c-ACT/ACT e VEF1 e VEF1/CVF. Resultados: A etapa 1, incluiu 57 participantes (26 pacientes com idade entre 5 e 18 anos e 31 pais/responsáveis). Todos os itens do questionário se apresentaram claros e compressíveis (concordância variando entre 0,78 e 1,00). No desdobramento cognitivo (n=57), nenhum participante apresentou dificuldade de compreensão. Na etapa 2, participaram 234 indivíduos (117 pacientes entre 2-18 anos e 117 pais/responsáveis). A versão brasileira do instrumento apresentou consistência interna de 0,83 e 0.77 para a versão das crianças/adolescentes e pais/responsáveis, respectivamente. Na sua estrutura foram pré-determinados 03 fatores seguidos de rotação ortogonal (Varimax) para cada domínio (sintomas da asma e problemas de tratamento) nas versões crianças/adolescentes e pais/responsáveis às quais explicaram variância total acumulada adequadas. Os principais indicadores de QVRS de crianças/adolescentes com asma foram os relacionados à falta de ar, função emocional e dificuldades de adesão ao tratamento. Conclusão: A versão brasileira do questionário PedsQLTM Asthma Module SF22 fornece medidas válidas e confiáveis na avaliação da QVRS de crianças/ adolescentes com asma.
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    Tese
    Postura e biomecânica da coluna vertebral em crianças com asma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Silva, Ada Cristina Jácome Sarmento; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; Sousa, Catarina de Oliveira; 01214947484; http://lattes.cnpq.br/5522647106933904; http://lattes.cnpq.br/1736384836028397; http://lattes.cnpq.br/3378218664948371; Monteiro, Karolinne Souza; http://lattes.cnpq.br/9064510807814492; Andrade, Sandra Cristina de; http://lattes.cnpq.br/8102201624977157; Freitas, Diana Amélia de; http://lattes.cnpq.br/1739453158717979; Alves, Raquel Emanuele de França Mendes; http://lattes.cnpq.br/2242201629135892
    Introdução: Doenças que cursam com obstrução de vias aéreas, como a asma, podem acarretar uma sobrecarga da musculatura respiratória com o uso excessivo de músculos acessórios, resultando em mudanças no comprimento muscular e consequentes alterações funcionais. Objetivo: Avaliar e comparar a postura e biomecânica (amplitude de movimento e força muscular) da coluna vertebral de crianças com asma. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, que avaliou crianças de 7 a 12 anos com diagnóstico clínico de asma e crianças saudáveis, pareadas por idade, sexo e altura. Foram realizadas avaliações antropométricas, da postura, da amplitude de movimento, da força muscular da coluna cervical e toracolombar, espirometria e avaliação do controle clínico da asma. Resultados: Participaram do estudo 41 crianças com asma e 21 escolares saudáveis. A postura (ângulo sagital da cabeça, ângulo cervical, ângulo do ombro e cifose torácica) e biomecânica (amplitude de movimento e força muscular) da coluna cervical e toracolombar foram comparadas entre os participantes com asma de acordo com o controle clínico da doença (asma controlada/parcialmente controlada, asma não controlada) e com os escolares saudáveis. Não foi observada diferença (p>0,05) na postura (ângulo sagital da cabeça, ângulo cervical, ângulo do ombro e cifose torácica) entre os grupos. As variáveis, amplitude de movimento de extensão da coluna cervical e amplitude de movimento de extensão da coluna toracolombar apresentaram diferenças significativas entre os grupos asma controlada/parcialmente controlada, asma não controlada e saudáveis (p <0,05). Conclusões: As variáveis de postura da coluna cervical e toracolombar não se diferem entre crianças com asma e escolares saudáveis. Considerando crianças com asma controlada/parcialmente controlada e não controlada conclui-se que estas apresentam menor amplitude de movimento de extensão da coluna cervical quando comparadas com os saudáveis. Por outro lado, crianças com asma não controlada apresentam menor amplitude de movimento da coluna toracolombar comparada com crianças com asma controlada/parcialmente controlada e escolares saudáveis.
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