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    TCC
    A fotografia contemporânea correlacionada a percepção semiótica de imagens fixas capturadas no campus central da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Yuri Duarte da; Pignataro, Thelma; Pignataro, Thelma; Alves Filho, Antonio; Costa, Maria Teresa Pires
    O conceito da palavra “Imagem” tem vindo a ter desde sempre as mais variadas abordagens, sendo que o ponto comum entre elas se centra no fato de ser algo com o qual nos deparamos visualmente. É sentido uma desvalorização na denominação de imagem contemporânea como imagem puramente midiática, pois deixa-se assim de conseguir ganhar espaço para contemplar tudo aquilo que sejam imagens fixas, dando lugar e preferência a imagens animadas. Deixa assim de existir a curiosidade em observar uma fotografia e tentar decodifica-la. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise perceptiva, do ponto de vista semiótico de imagens fixas capturadas no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos envolveram uma série de atitudes na busca de possíveis soluções para a problemática exposta. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo, descritiva e tendo o pesquisador como decisor no levantamento de dados e análise indutiva das informações. A captura das imagens do campus central da UFRN foi mediada pela câmera fotográfica profissional da marca Canon, modelo T3i, sendo utilizadas as lentes de alcance Canon de 50mm e 70:200 mm. As análises das fotografias se deram em relação aos aspectos de desenvolvimento e infraestrutura das instalações do campus central da UFRN, em contraponto aos antigos espaços, tentando deixar perceptível a importância do tradicional, sem inibir o progresso econômico e social da universidade. Como principais resultados podemos destacar mudanças e modernizações constantes que vêm ocorrendo na questão física/estrutural. Sua significação reflete ao desenvolvimento tecnológico arquitetônico dos antigos espaços do campus frente às novas instalações, mantendo a importância do velho espaço, preservando assim a história da UFRN ali contida. Pode-se concluir que considerar uma imagem como uma mensagem visual implica em atribuir significados e assim contribuir com uma linguagem interpretativa do que está representado, construindo um meio de comunicação e esta pesquisa traz em seu íntimo uma análise interpretativa do autor em relação aos espaços da UFRN, contribuindo por deixar claro a importância das imagens fixas cotidianas, tendo estas, uma maneira de se comunicar com seus apreciadores.
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    Dissertação
    Análise da atuação das ouvidorias públicas das Instituições Federais de Ensino como instrumentos de democratização da participação social
    (2019-03-18) Oliveira, Sílvia Letícia Abreu de; Araújo, Fábio Resende de; Costa, Maria Teresa Pires; ; ; ; Alves Filho, Antonio; ; Gomes, Anna Cécilia Chaves;
    O presente estudo, que se insere no contexto das pesquisas quali-quantitativas, teve como objetivo analisar a implicação da qualidade dos canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino no desempenho destas na perspectiva da participação social. A amostra pesquisada foi de 104 unidades com representatividade em todos os Estados da federação. Dessa forma, foram traçados os percursos metodológicos para o alcance de cada uma das etapas escolhidas a saber: pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria e da teoria participativa, pesquisa documental e a utilização de três bancos de informações que serviram de fontes da coleta de dados, (i) consulta aos sítios institucionais de todas as autarquias da amostra, com uso da Internet analisados através de estatística descritiva com números absolutos e média; (ii) o “Painel Resolveu?” disponibilizado pela CGU com resultados advindos do sistema “e-Ouv”, onde foram feitas pesquisas individualizadas de cada uma das instituições relativas aos anos de 2016 a 2018 e os resultados foram apresentados por unidade de análise, por região e por rankings, através de números absolutos, relativos, em percentual, por média e por análise de conteúdo e; (iii) microdados disponibilizados pela CGU. Quanto aos resultados da primeira etapa, que consistiu em verificar a acessibilidade às Ouvidorias das autarquias de ensino federais através dos sítios institucionais de cada uma das 104 instituições que compuseram a amostra pesquisada, os principais resultados apontaram que cerca de 20% das instituições não disponibilizam outras formas de comunicação além do formulário eletrônico. No que concerne à segunda etapa, que se deu através da consulta ao “Painel Resolveu?”, os principais resultados apontam para uma grande discrepância entre as instituições mais demandadas e as menos demandadas. Além disso, é grande a incidência de descumprimento dos prazos de resposta especialmente aos três tipos de manifestação mais demandas, com maior prevalência para o tipo Denúncia. Quanto ao ranking entre os tipos de manifestação, o resultado prevalente nas duas redes foi para o tipo Reclamação, em todas as regiões do país. Para cumprimento da terceira etapa em que se utilizou os resultados da última pesquisa realizada pela CGU concernente à avaliação dos canais de comunicação utilizados pela Ouvidoria, a maior parte das Ouvidorias não atende em 40% os itens julgados necessários relativos aos canais de comunicação, indicando a necessidade de aperfeiçoamento desse mecanismo. Outro resultado nessa etapa foi que houve uma correlação negativa entre a avaliação dos canais e o tempo médio da resposta, evidenciando que quanto melhor avaliados os canais, menor é o tempo de resposta em dias. Conclui-se, portanto, com base na análise dos três bancos de dados consultados, que os canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino apresentam um desempenho solidificado, especialmente após a implantação do e-Ouv.
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    TCC
    Análise de clima organizacional: um estudo de caso do Sicoob Judiciário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Silva, Alane Bezerra da; Costa, Maria Teresa Pires; Costa, Maria Teresa Pires; Alves Filho, Antonio; Teixeira, Jeanne Christine Mendes
    O objetivo deste trabalho é analisar o clima organizacional do Sicoob Judiciário através da percepção de seus colaboradores. O referencial do estudo aborda os conceitos de clima organizacional, alguns modelos de avaliação de clima e explica a importância da análise em cooperativas. Para atingir o objetivo do estudo, foi realizada uma pesquisa de campo com os colaboradores de uma cooperativa de crédito, onde foi aplicado um questionário com questões fechadas para medir o nível de satisfação do clima organizacional através das variáveis de comprometimento, condições de trabalho, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, compensação e reconhecimento. Na análise dos dados obtidos foi observado que as variáveis apresentaram em sua maioria índices satisfatórios, o que demonstra que os colaboradores percebem o clima da organização de uma forma positiva. Nas variáveis que obtiveram índices menores de satisfação, foram apresentadas propostas de ações de melhorias para que o Sicoob Judiciário possa proporcionar um excelente ambiente de trabalho aos seus colaboradores.
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    Dissertação
    Avaliação da implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante do Instituto Federal da Paraíba
    (2018-02-26) Teotônio, Isabelle Martins; Costa, Maria Teresa Pires; ; ; Alves Filho, Antonio; ; Vieira, James Batista;
    Os programas da assistência estudantil na área da saúde têm como objetivo a promoção e a prevenção da saúde, na perspectiva de reduzir a evasão, sendo importante avaliá-los para gerar informações que auxiliem, nas tomadas de decisões, os gestores e os técnicos envolvidos no processo de implementação. Esta pesquisa avaliou o Programa de Atenção à Saúde do Estudante da Política de Assistência Estudantil do IFPB em dois campi implantados da segunda fase do Plano de Expansão da RFEPCT, segundo o modelo de avaliação proposto por Draibe (2001) e a partir das competências do referido programa. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo a coleta de dados foi através de entrevistas, cujo instrumento foi um roteiro semiestruturado, realizadas com os implementadores do PASE e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Concluiu-se que a implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante, de forma descentralizada, gera falta de uniformidade quanto à adoção de determinados procedimentos como o planejamento e o controle das ações executadas nos campi, que os implementadores não possuem domínio acerca do conhecimento PASE, e na percepção deles, os estudantes também não conhecem, o que está atrelado à falta de capacitação interna específica para os servidores atuarem no âmbito do Programa, e essas falhas no processo podem comprometer a finalidade do PASE. Concluiu-se também que o programa como de atendimento universal, desconsiderando a vulnerabilidade econômica como critério de participação, como beneficiários das ações, que as competências do PASE são cumpridas em sua maioria, mesmo com a insuficiência de recursos humanos e inexistência de recursos específicos para a sua implementação, porém por não haver um plano com descrições de metas e resultados esperados, nem um monitoramento e avaliações internas sistematizados, não foi possível verificar se os resultados dessas ações condizem com os aqueles esperados, nem com os objetivos do Programa. Como sugestão para aplicabilidade dos resultados do estudo, foi proposto um roteiro com medidas a serem tomadas na implementação do PASE nos futuros campi que forem implantados no IFPB, ou, se a gestão entender oportuno, mediante a reformulação da Política e implantação do módulo saúde do SUAP, aplicarem as medidas como projeto-piloto.
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    Dissertação
    Avaliação do impacto de treinamento no trabalho: o caso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA
    (2018-02-15) Souza, Gleicyane da Conceição; Alves Filho, Antonio; ; ; Helal, Diogo Henrique; ; Costa, Maria Teresa Pires;
    A cada dia maiores níveis de competência são exigidos dos indivíduos para que consigam atuar em um contexto de mudanças. Visando aprimorar o desempenho das pessoas e consequentemente das organizações, ações formais de aprendizagem são realizadas, mas nem sempre as competências adquiridas pelos participantes por meio dessas ações são utilizadas no ambiente de trabalho. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o impacto do treinamento Cadastro Ambiental Rural ofertado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, corte transversal e coleta de dados de fontes primárias. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário online composto pelas características sociodemográficas dos participantes e de dois instrumentos consolidados na literatura (Escala de Impacto do Treinamento no Trabalho e Escalas de Suporte à Transferência de Treinamento). A amostra foi composta por 139 participantes do curso, e para a análise dos dados foram empregadas análises exploratórias, descritivas, análise fatorial (PCA), correlações e análise de conteúdo. Os resultados revelaram respostas com médias favoráveis aos itens da Escala de Impacto do Treinamento no Trabalho, porém valores mais baixos para as Escalas de Suporte. A Escala de Impacto foi avaliada por diferentes grupos comparando-se as características sociodemográficas da amostra, e também foi realizada análise de conteúdo sobre a percepção dos participantes com relação à efetividade dos treinamentos dessa organização por meio de pergunta aberta. As escalas múltiplas provenientes da análise fatorial apresentaram excelentes índices de confiabilidade e as correlações testadas foram positivas e significativas entre as variáveis propostas no modelo da pesquisa. Dos resultados se pode concluir que os participantes identificaram que houve impacto do treinamento no trabalho, sendo que as pessoas que realizaram o curso de modo altamente recomendo pela instituição perceberam um maior impacto que aquelas que realizaram o treinamento de modo optativo.
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    Dissertação
    Condições de trabalho e saúde na perspectiva de bem-estar : um estudo realizado com os profissionais de saúde da Policlínica Zona Oeste de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-16) Sales, João Paulo Damásio; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/4101734422992020; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Alves Filho, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações percebidas entre condições de trabalho e a saúde, na perspectiva de bem-estar, pelos profissionais de saúde da Policlínica Zona Oeste. Foram utilizadas como bases teóricas as categorias de condições de trabalho de Borges et all, (2013 no prelo) : condições de trabalho contratuais e jurídicas; condições de trabalho físicas e materiais; condições de trabalho de processos e características do trabalho e condições de trabalho sociogerenciais e para a análise de bem-estar pessoal no trabalho as categorias de Dessen e Paz (2010): relações com colegas, identificação com a organização, oportunidade de crescimento, relações com pacientes, valorização e realização. Para isso, a pesquisa utiliza-se da estatística descritiva e da análise de conteúdo de Bardin (1977) além do auxílio do software Manyeyes, com o uso de nuvens de palavras e árvores de palavras. Foi possível identificar que as condições de trabalho possuem fortes relações com a saúde dos profissionais de saúde da Policlínica, principalmente no que diz respeito às condições físicas e matérias que são precárias e interferem nas outras dimensões das condições de trabalho e das condições de saúde. O bem-estar dos profissionais encontra-se comprometido nas dimensões da realização e oportunidade de crescimento e interferem na saúde equilíbrio dos profissionais
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    Dissertação
    Contexto de trabalho e saúde psíquica: caminhos e descaminhos da atuação dos professores-gestores em uma universidade pública federal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-21) Melo, Angélica Andrade Ferreira de; Abreu, Cynara Carvalho de; Rego, Denise Pereira do; ; ; ; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; Alves Filho, Antonio; ; Torres, Tatiana de Lucena;
    O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e recebe forte influência momento histórico vivenciado. O contexto de trabalho, e a forma como as pessoas se relacionam com ele, poderá colaborar para a promoção ou deterioração da saúde psíquica. Considerando a gestão das universidades públicas é permeada por enormes desafios, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores-gestores percebem seu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online síncronos, com seis participantes, totalizando 12 gestores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Primeiramente, buscou-se compreender a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos do contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os aspectos mais citados como facilitadores da atuação são as ofertas de capacitações, o auxílio dos sistemas informatizados, bem como a colaboração recebida pelos secretários. Os elementos restritivos mais citados são: as dificuldades de comunicação com as unidades; entraves provocados pelos sistemas informatizados; a pouca preparação e conhecimento sobre a gestão; o ambiente conflituoso e a dificuldade de conciliar interesses; o processo de compras e utilização de recursos financeiros; e cobrança excessiva por produtividade e sobrecarga. Ao investigar os aspectos percebidos como potenciais geradores de sofrimento, desgaste e mal-estar, foram citados: Conflitos interpessoais; Cobrança por produtividade e a sobrecarga; Atuar simultaneamente na pesquisa, ensino, extensão e gestão; Dificuldades de organização do tempo; Excesso de cobranças e prazos curtos; Falta de apoio jurídico; Violência e desrespeito; Falta de recursos; e Excesso de Burocracia. Por fim, os participantes apresentaram algumas sugestões de melhorias para a sua atuação, destacando-se a necessidade de capacitação e desenvolvimento dos chefes de departamento e o suporte jurídico para responder os processos que envolvem a gestão. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de investigação por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.
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    Tese
    Ensaios experimentais dos efeitos da informação sobre vieses comportamentais
    (2017-07-10) Assunção, Amanda Borges de Albuquerque; Mol, Anderson Luiz Rezende; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; http://lattes.cnpq.br/1343404379843746; Alves Filho, Antonio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Lima, Diogo Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/0517005437973793; Campos Júnior, Geraldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2294908983333744; Leone, Rodrigo José Guerra; http://lattes.cnpq.br/0335900608602053
    Inúmeros estudos têm tratado das evidências de vieses comportamentais nas decisões dos indivíduos de forma isolada ou num composto de relacionamento. Entretanto, não há relatos na academia sobre investigações que buscaram observar o efeito que a consciência ou conhecimento acerca dos vieses, pelos indivíduos, poderia resultar na redução de seus efeitos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o efeito moderador da informação sobre vieses comportamentais nas decisões dos indivíduos. Dito de outra forma, esta investigação busca responder como a consciência (ou o conhecimento acerca dos vieses) age sobre suas decisões. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, desenvolvida a partir de um quase-experimento realizado por meio de survey. As amostras são do tipo não probabilísticas, compostas por participantes de um curso de extensão em finanças (210 observações válidas) e por alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRN (288 observações válidas). O quase-experimento foi implementado a partir de um plano de execução, que buscou aferir a evidência e a intensidade de vieses comportamentais em dois momentos distintos: antes e depois da exposição de vídeos sobre os diferentes vieses comportamentais, que explicavam e promoviam consciência e informação objetiva aos indivíduos. Utilizou-se a técnica da tabulação cruzada, tendo como verificador da significância estatística o teste de McNemar, devido ser esse o mais adequado aos estudos do tipo ―antes e depois‖. Os resultados apontaram redução significativa dos efeitos para aversão à perda, para contabilidade mental e, marginalmente, para os vieses de ancoragem. Entretanto, não foi possível evidenciar alterações significativas, do ponto de vista estatístico, para o efeito dotação. Portanto, a presente pesquisa apresenta indícios de retração dos efeitos dos vieses comportamentais, a partir do momento que os indivíduos tomam consciência acerca dos vieses. Com o intuito de verificar a persistência desses efeitos ao longo do tempo, foi realizada uma nova intervenção três meses após a primeira (213 repetições válidas), buscando averiguar a possibilidade de o efeito ser apenas transitório. Para essa amostra, os efeitos parecem não persistir no tempo.
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    Dissertação
    Estudo no setor de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte: uma proposta de intervenção
    (2019-04-11) Damasceno, Jean Valério Gomes; Alves Filho, Antonio; ; ; Guimarães, Francisco de Assis Duarte; ; Rocha Neto, Manoel Pereira da;
    Este projeto de intervenção trata da comunicação, a qual tem, cada vez mais, assumido relevância estratégica na gestão das organizações, fundamentalmente, nas instituições públicas. Tem como objetivo geral propor um modelo para a gestão do Setor de Comunicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que contemple os princípios da comunicação pública e as necessidades organizacionais. E como objetivos específicos pretende-se: descrever a estrutura organizacional e o modelo de gestão atual do setor de comunicação da ALRN; como também, investigar os limites e potencialidades do setor de comunicação e sua gestão, baseado nos quatro eixos da comunicação pública: transparência, acesso, interação e ouvidoria social; e ainda, identificar as necessidades comunicacionais da ALRN na percepção dos servidores e legisladores. O referencial teórico enfatiza a gestão pública, a comunicação nas organizações, seu enfoque como ferramenta estratégica, como também destaca as funções da comunicação, além da comunicação no setor público e, por fim, aborda o modelo de Duarte (2007). Metodologicamente, fez-se uso da pesquisa descritiva, tipo estudo de caso. Os dados foram coletados através de dois instrumentos: um questionário aplicado com 535 servidores da ALRN e uma entrevista semiestruturada feita com a gestora do Setor de Comunicação. Os dados foram analisados quantitativa (frequência) e qualitativamente (análise de conteúdo). Os resultados demonstram a necessidade de aprimoramento no Setor. Assim, estabeleceu-se as seguintes propostas: criação do Setor de Ouvidoria Social; criação do Organograma; relatório de atuação do Setor; criação de formulário de solicitação de serviço; integração da TV Assembleia ao Setor de Comunicação; e desenvolvimento de estratégias de marketing para divulgar o Setor. Com isto, conclui que todos os objetivos da pesquisa foram atingidos, que os resultados do trabalho poderão contribuir para melhoria do Setor e que o modelo de Duarte (2007) foi relevante, considerando as técnicas relacionadas à: transparência, acesso, interação e ouvidoria social, para elaborar as propostas.
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    Dissertação
    Fazendo a extensão acontecer: análise dos desafios e contribuições das ações de extensão na UFCA durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-26) Melo, Sabrina Suérli Lucena; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/6506680775420862; Alves Filho, Antonio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Pereira, Liana de Andrade Esmeraldo
    Esta é uma pesquisa sobre a Extensão Universitária na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Sabe-se que a Extensão tem em seu escopo a interação entre Universidade e sociedade, e se faz necessário ressaltar que a perpetuação dela passa por vários desafios como invisibilidade, desconhecimentos das pessoas e da comunidade acadêmica acerca do seu papel. Esses fatores somados ao caso da pandemia de Covid-19 que eclodiu no Brasil em 2020, trouxeram mais um grande desafio para a Extensão Universitária da UFCA. Dessa forma, provocando a seguinte problemática: quais as contribuições para a sociedade do Cariri cearense e os desafios enfrentados para fazer a Extensão Universitária durante a pandemia da Covid-19? Nesse cenário, este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições e os desafios das ações de extensão da UFCA durante o período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19, para a sociedade do Cariri cearense. Para esse fim, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) realizar um levantamento das ações de extensão da UFCA durante o período de 2018 a 2022 nas bases de dados da referida instituição; b) apresentar os desafios e as contribuições das ações de extensão para a formação do extensionista e para a sociedade do Cariri cearense, registrados nos relatórios finais das ações extensionistas da UFCA; e, c) desenvolver um painel expositivo sobre as ações da extensão para a UFCA modelando experimentalmente entre 2018 a 2022, através da plataforma Microsoft Power BI. Para isso, no referencial teórico foram abordados teóricos que tratam das origens e conceitos que envolvem a Extensão Universitária, bem como a política extensionista brasileira e ainda a Extensão Universitária no contexto da UFCA. Sobre o percurso metodológico, quanto à sua natureza trata-se de uma pesquisa aplicada, quantos aos seus objetivos sendo um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, em que foram feitas pesquisas bibliográfica e documental com recorte temporal entre os anos de 2018 a 2022 organizados em três períodos que são: Pré-isolamento social (2018- 2019), Isolamento social (2020-2021) e Pós-isolamento social (2022). Assim, constituindo em sua amostra 69 ações de extensão. Na análise e tratamento dos dados, foi possível realizar uma compilação e comparação dos dados coletados visando identificar as contribuições e desafios na execução das ações de extensão da UFCA. Após a análise é apresentada a proposta do painel expositivo intitulado ‘Fazendo a Extensão Acontecer’, permitindo trabalhar de maneira estratégica na elaboração/aprimoramento de políticas, instrumentos e planejamentos das ações de extensão realizadas na UFCA. Conclui-se que foi possível analisar as contribuições e os desafios das ações desta instituição antes, durante e após o isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19 para a sociedade do Cariri cearense, podendo destacar: o uso das mídias sociais para ampliar o alcance das ações; formação de alianças com outros setores da sociedade mesmo diante do isolamento social; e. ainda nos casos em que a pandemia não influenciou consideravelmente na execução das ações de extensão. Desse modo, ofertou-se como contribuição prática desta dissertação, a proposição de um painel expositivo desenvolvido no Microsoft Power BI que fornecerá informações transparentes e permitirá traçar de maneira estratégica intervenções visando melhorias na consecução das ações de extensão da referida instituição.
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    Dissertação
    Gestão da assistência em saúde mental no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região: uma análise da percepção a partir da percepção dos servidores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Furtado, Anna Jussara Araújo da Silveira; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/7936332409655990; Alves Filho, Antonio; Oliveira, Gislene Farias de
    Os estudos que relacionam a saúde mental e o ambiente do trabalho estão em ascensão dada a importância das consequências do adoecimento mental para a sociedade. Em meio a um mercado de trabalho competitivo e exigente, a intensificação das atividades e a demanda por habilidades qualificadas aumentam o estresse nos trabalhadores, evidenciando a relevância dos Transtornos Mentais Comuns (TCM) e de buscar formas de minimizá-los. A pandemia de COVID-19 agravou ainda mais a situação, causando preocupações crescentes com a saúde mental no trabalho, com um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão em 2021, segundo a OMS. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar a gestão da assistência em saúde mental no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, a partir da percepção dos servidores, ou seja, a pesquisa busca identificar as principais demandas e necessidades dos servidores em relação à saúde mental no ambiente de trabalho, bem como avaliar as políticas e práticas adotadas pela instituição para promover a saúde mental. De acordo como percurso metodológico, a pesquisa classifica-se como aplicada, descritiva e exploratória. O problema foi abordado de forma bibliográfica, documental e por levantamento. Foi enviado questionário, composto por 3 partes, onde a primeira parte traçou o perfil sociodemográfico e ocupacional; a segunda parte composta pelo Questionário de Saúde Geral 12 (QSG12) e a terceira parte, por quatro questões abertas sobre as ações desenvolvidas no Tribunal. Todos os preceitos éticos foram respeitados. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva e utilizando o SPSS, e os dados qualitativos por análise de conteúdo de Bardin. Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos participantes tinha entre 35 e 54 anos, atuando no Tribunal há mais de 10 anos. Do total, 53,6% são do gênero feminino, casados ou em união estável, possuidores de pós-graduação, e desempenham predominantemente atividades administrativas, de forma presencial e na capital, durante o período matutino. A aplicação do QSG12 revelou que 41 participantes (38,7%) possuem baixo nível de deterioração do bem-estar psicológico, 31 participantes (29,2%) apresentam nível médio e 34 participantes (32,1%) exibem alto nível de deterioração, sugerindo a necessidade de intervenções imediatas. As questões abertas, que abordaram ações de prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação desenvolvidas pelo Tribunal, revelaram que a maioria dos participantes desconhecia essas iniciativas, apesar de sua existência. Dessa forma, essa lacuna significativa entre o conhecimento e a execução das ações pode ser atribuída a falhas na comunicação. Espera-se que os resultados auxiliem o TRT21 a dimensionar de forma eficiente a assistência em saúde mental.
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    Dissertação
    Home office na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sob a ótica dos seus servidores e servidores gestores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-14) Rocha, Bárbara Ingryd Souza da; Alves Filho, Antonio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; http://lattes.cnpq.br/1123482099002887; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; Figueiro, Rafael de Albuquerque
    Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) que teve início em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, e repentinamente se espalhou pelo mundo, em março de 2020 após uma grande contaminação chegar ao Brasil, a Assembleia Legislativa do Rio grande do Norte instituiu pela primeira vez uma nova modalidade de trabalho, o home office. Dito isso, a presente dissertação tem como objetivo analisar a percepção dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte-ALRN sobre a adoção do home office no seu trabalho. A metodologia utilizada consistiu de uma pesquisa aplicada com abordagem qualiquantitativa, classificando-se como descritiva, tendo sido aplicado questionário estruturado a cento e trinta (130) servidores, via google-forms e oito (08) entrevistas com servidores gestores, realizadas virtualmente e presencialmente. Os dados dos questionários foram tabulados e analisados a partir de estatísticas descritivas; quanto as entrevistas, essas foram gravadas, depois transcritas na íntegra e analisadas seguindo os passos da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados evidenciaram que os servidores perceberam como vantagens: redução dos gastos com transportes; melhoria da qualidade de vida; uma menor exposição a violência e poluição; maior produtividade e privacidade; e ter menos estresse com deslocamento. Já as desvantagens apontadas foi o aumento no custo de água e luz, precisar montar a própria estrutura de trabalho, e a distração familiar. Quanto as entrevistas com servidores gestores, codificou-se três grandes categorias nos resultados, sendo elas: As vantagens; desvantagens; e necessidades de gestão. Como vantagens apontadas na percepção dos gestores estão: a inovação; boa adequação dos servidores; melhor produtividade; economicidade para a instituição; maior qualidade de vida; flexibilidade. As desvantagens são as lacunas na comunicação; dificuldade de liderança; resistencia ao homeoffice; a não otimização do trabalho; menor agilidade; o home-office não funcional; o execesso de trabalho; a inadequação dos setores, dentre outros. E as necessidades de gestão menciona uma mudança na cultura organizacional; capacitações; ter perfil adequado para o home-office; e a integração entre os setores. Com isso, conclui-se que a experência com o home office teve mais vantagens para os servidores que desvantagens. Mas, para os servidores gestores, as vantagens e desvantagens estão no mesmo patamar, mas que se somam as necessidades de gestão evidenciadas. Assim, entendendo-se que o home office mostra-se com uma tendência a ser seguida no atual mundo do trabalho, espera-se que a Assembleia legislativa se debruce sobre os resultados encontrados para um melhor palnejamento da gestão do trabalho.
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    Dissertação
    Ideias governantes em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia: missão, visão e valores
    (2017-03-24) Leal, Rafael Xavier; Nelson, Aline Virginia Medeiros; Alves Filho, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; ; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; ; http://lattes.cnpq.br/9267807967131039; Araújo, Fabio Resende de; ; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; Vieira, James Batista; ; http://lattes.cnpq.br/9570558739587349
    O objetivo geral desta pesquisa é identificar se as noções de visão, missão e valores dos servidores do IFPB são convergentes com as respectivas declarações formalizadas pela instituição. Devido à natureza distinta de cada uma dessas ideias, utilizaram-se métodos mistos e instrumentos que permitiram uma adequada coleta e análise dos dados de acordo suas especificidades: para os valores, utilizaram-se métodos quantitativos; para a missão, realizou-se entrevista seguida de análise de conteúdo; e, para a visão, devido à natureza criativa dessa ideia, utilizou-se a técnica de construção de desenho para coletar os dados com posterior análise de conteúdo para permitir inferências. Os resultados da pesquisa confirmaram parcialmente a hipótese inicial de que as ideias contidas nas declarações de missão, visão e valores não seriam compartilhadas com os membros da organização.
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    Dissertação
    A institucionalização da sustentabilidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba: o caso do Campus de João Pessoa
    (2017-03-10) Soares, Leonardo Freire de Mendonça; Dias, Thiago Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; ; http://lattes.cnpq.br/0587775280820344; Alves Filho, Antonio; ; Fernandes, Antonio Sérgio Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647
    Este trabalho objetiva investigar em qual estágio de institucionalização encontra-se o Instituto federal da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, quanto à sustentabilidade organizacional. Para atingir seu objetivo geral, foram traçados três objetivos específicos, a saber: levantar o arcabouço normativo sobre sustentabilidade da Instituição; mapear as práticas e/ou ações relacionadas à sustentabilidade no contexto da Instituição; e analisar a percepção dos gestores quanto à conformação da sustentabilidade organizacional nas práticas e nas ações postas na Instituição. Para isso, o estudo baseia-se na teoria de Tolbert e Zucker (1998), que subdivide o processo de institucionalização em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fins descritivo e exploratório, e de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados da pesquisa, recorreu-se à análise de conteúdo. No que se refere à verificação dos documentos legais e institucionais, constatou-se que houve proposição de ações que visam promover a integração entre as dimensões da sustentabilidade, pois o discurso do elaborador é o de criar um ambiente propício ao atendimento das demandas ambientais, sociais e econômicas. Verificou-se, ainda, no âmbito do Campus, que existem várias ações institucionais em prol da temática sustentabilidade e que essas ações estão sendo propostas para atender às três dimensões em certa consonância com o que está disposto nas diretrizes dos órgãos superiores. Referente à busca de evidências de isomorfismo e legitimação na inserção da sustentabilidade nas ações da Instituição, os resultados apontaram que, quanto à legitimidade da temática, é legítima tanto no pilar normativo quanto no regulativo. Quanto ao fenômeno do isomorfismo, verificou-se que o isomorfismo coercitivo se destacou pela pressão legal para a formação de projetos que visam ações sustentáveis na Instituição e que a pressão coercitiva oriunda de instituições legais do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) teve bastante impacto. No que é pertinente às análises do processo de institucionalização, o estudo apontou para as perspectivas de que a temática sustentabilidade, ainda que com certa dificuldade, é pré-institucionalizada nas ações do IFPB - Campus João Pessoa - e que a opção pela inserção da temática sustentabilidade nas ações da Instituição foi apontada como oriunda de uma exigência legal, motivada para atender ao que foi considerado o imperioso legal para a sustentabilidade.
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    Dissertação
    Licitações Sustentáveis: construção de um novo modelo de gestão para as compras públicas no âmbito do IFPB - Campus Campina Grande
    (2018-03-01) Cunha, Silvan Freire da; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; ; Alves Filho, Antonio; ; Vieira, James Batista;
    Essa proposta de intervenção objetiva construir um modelo de compras para o IFPB – Campus Campina Grande, em consonância com a legislação ambiental vigente e com os pressupostos da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Para construir um modelo de licitações sustentáveis adequado à realidade do IFPB – Campus Campina Grande, avaliou-se uma série de modelos implementados por órgãos e instituições públicas federais e outros sugeridos por associações dedicadas à temática, além de uma ampla pesquisa na legislação federal que trata de licitações públicas. Além disso, foram realizadas entrevistas com os diretores, chefes de departamento, servidores do setor de licitações da instituição e os principais coordenadores demandantes dos grupos de materiais mais solicitados, para verificar se há respaldo por parte da gestão para implementação das modificações propostas. Como resultados, foram propostos a inclusão de critérios de sustentabilidade nos processos licitatórios de aquisição de bens, alterações nos editais licitatórios para adaptá-los à legislação ambiental, normas de implementação e métodos de avaliação dos resultados a serem alcançados para que as correções necessárias sejam efetuadas. As entrevistas apontaram que os participantes são favoráveis e estão dispostos a implementar as alterações sugeridas, porém, é necessário superar algumas barreiras como a falta de pessoal capacitado, a inércia e falta de incentivo da gestão, ausência de um processo de comunicação, relutância de alguns atores envolvidos, escassez de mercado, dentre outras.
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    Tese
    Mecanismos intuitivo e racional e vieses comportamentais: evidências para o Brasil
    (2017-03-09) Gomes, Anna Cecilia Chaves; Mol, Anderson Luiz Rezende; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; http://lattes.cnpq.br/6308351054856336; Alves Filho, Antonio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Carmona, Charles Ulises de Montreuil; http://lattes.cnpq.br/7405613985962104; Lima, Diogo Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/0517005437973793; Nakamura, Wilson Toshiro; http://lattes.cnpq.br/1327686935533816
    A proposição de que um processamento composto por dois sistemas - Intuitivo e Racional - é responsável pelos processos cognitivos encontra inúmeras referências na literatura. Críticas recentes sugerem que o Sistema Intuitivo poderia ser composto por um Conjunto de Sistemas Autônomos (TASS) e o Racional por dois níveis de controle: mentalidade algorítmica e reflexiva. Embora exista significativa aceitação da estrutura tripla por estudos da inteligência artificial, a literatura atual converge para um processamento duplo, por isso ainda há discussões acerca dos componentes da mente. Dado que os sistemas seriam responsáveis pela promoção dos desvios sistemáticos do raciocínio normativo (vieses) e da avaliação de atributos heurísticos (heurística), tem-se que os estudos na área podem auxiliar no entendimento da decisão heurística, sendo necessários, assim, mais estudos, sobretudo empíricos, referentes ao assunto. Ante o exposto, o presente estudo trata de avaliar a arquitetura multivariada da dominância dos sistemas cognitivos na geração de vieses comportamentais. Para tal, aplicou-se um questionário feito com 2.958 participantes de 21 universidades públicas que mensurou a Heurística da Representatividade, Ancoramento, Heurística da Disponibilidade, Ilusão de Controle, Aversão à Perda, Excesso de Confiança, Otimismo, Efeito Dotação, Heurística do Afeto, Falácia da Conjunção, Efeito de Enquadramento, Contabilidade Mental, Efeito Disposição, Sistema Intuitivo e o Sistema Racional. As escalas foram validadas e analisadas por meio de uma Análise Fatorial Confirmatória e, em seguida, foram aplicados a Análise de Modelos de Equações Estruturais (SEM) e os testes de invariância para subamostras dos diferentes gêneros, regiões e áreas de formação profissional. Dentre as escalas utilizadas, apenas a de Aversão à Perda não foi possível de validação, provavelmente por ser considerada um recorte da original (demasiadamente grande para ser incluída). O Sistema Racional subdividiu-se em 2 fatores denominados de Algorítmico e de Reflexivo, corroborando com estudos acerca de uma estrutura tripartida. Estruturas bidimensionais foram observadas no Otimismo e Efeito Disposição, de acordo com o observado em Bandeira et al. (2002) e Melo (2014) respectivamente. No que tange à especificação do modelo estrutural, notou-se que o Excesso de Confiança, Otimismo e Pessimismo resultam de uma mesma combinação de sistemas, apresentando indícios de que esses poderiam de fato aparecerem em conjunto quando analisados empiricamente, conforme afirmado por Taylor e Brown (1988) e Barros e Silveira (2008). A Ancoragem estaria ocorrendo no que aparentaria ser um efeito de primming e a Contabilidade Mental mostrando-se ser parcialmente responsável por causar o Efeito Disposição, ambas as observações de acordo com a literatura da área. Já a Falácia da Conjunção, contrariamente ao esperado, não demonstrou relacionamento significativo com a Heurística da Representatividade, podendo esse resultado se dever ao instrumento, que mede a falácia, ser composto por questões demasiadamente tratadas na atualidade, assim, proporcionando que a Disponibilidade regesse predominantemente o viés. A SEM comprovou a influência dos sistemas racionais na Heurística do Afeto e Efeito Dotação, em consonância com Kahneman (2012). Por fim, ao se testar a invariância, tem-se em todos os casos a rejeição da hipótese de invariância, comprovando que os aspectos cognitivos apresentam forte subjetividade individual e ressaltam a importância do perfil para o entendimento da dominância dos sistemas.
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    Dissertação
    Meritocracia e seleção para cargos comissionados: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    (2018-02-15) Brasil, Jorge Eduardo Mendonça; Alves Filho, Antonio; ; ; Helal, Diogo Henrique; ; Costa, Maria Teresa Pires;
    Esta dissertação discorre sobre meritocracia e seleção de pessoas no serviço público, e mostra estudo que teve como objetivo analisar em que medida a seleção de servidores para a ocupação dos cargos comissionados de livre nomeação no âmbito do Instituto Federal da Paraíba – IFPB vem sendo um processo meritocrático. A fundamentação teórica se baseou em artigos, documentos institucionais e pesquisa bibliográfica sobre meritocracia e seleção pública, temas que, historicamente, tem gerado muitas discussões na administração pública, e são centrais e balizadores neste trabalho. Meritocracia é entendida como um conjunto de valores que define a atribuição de critérios para o reconhecimento por meio do desempenho individual, negando qualquer forma de privilégio hereditário, corporativo ou político. A seleção é a maneira que a administração seleciona os profissionais a integrarem sua estrutura funcional, através de um sistema de mérito. Realizou-se pesquisa descritiva tendo como universo os servidores do Instituto Federal da Paraíba, divididos em ocupantes de cargos comissionados e não ocupantes. Para coleta de dados se fez entrevistas com gestores e aplicação de questionários on-line com servidores ocupantes de cargos comissionados de livre nomeação, como também com os que não ocupam cargos comissionados. As entrevistas foram analisadas através de análise de conteúdo e os dados gerados pelos questionários com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for Social Science). Os principais resultados mostram que é necessária maior transparência nos processos para indicação para minimizar a utilização da influência política para a ocupação dos cargos comissionados de livre nomeação, assim como criar mecanismos pautados em critérios claros e objetivos, sem desconsiderar o poder de discricionariedade inerente aos gestores no processo de seleção. Conclui-se que os processos de seleção para os cargos comissionados de livre nomeação, ainda não podem ser considerados um processo meritocrático no âmbito do Instituto Federal da Paraíba, precisando, desse modo, de um cuidado especial por parte dos gestores.
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    Dissertação
    Um modelo referencial para gestão da qualidade dos serviços da Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)
    (2017-03-24) Campos, Daniel Cavalcanti Fernandes; Brandão, Pamela de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; ; http://lattes.cnpq.br/7112810714641245; Alves Filho, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Almeida, Tatiane Nunes Viana de; ; http://lattes.cnpq.br/4767945927107950
    Esta Proposta de Intervenção objetiva um novo modelo referencial para gestão da qualidade dos serviços oferecidos pela Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CIENTEC) incluindo um instrumento referencial de avaliação e procedimentos de aplicação. Para tanto, tem como objetivos específicos: descrever o modelo atual de gestão da qualidade de serviços da CIENTEC; identificar atributos da qualidade de serviços mais importantes para a avaliação de uma Feira de Ciências; desenvolver um instrumento de pesquisa com base nos atributos validados para a avaliação da qualidade dos serviços da CIENTEC; propor uma matriz de oportunidades, orientativa, para que os gestores façam intervenções e; elaborar diretrizes para aplicação do modelo proposto. A proposta adotou a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa permitindo a identificação e validação de atributos de qualidade, por meio de seminários, junto aos gestores da CIENTEC; bem como a definição do encontro de serviços. Realizou-se também um teste piloto junto aos visitantes da feira. Como resultado, apresenta-se o QualiCIENTEC um novo modelo de gestão para a avaliação da CIENTEC e as diretrizes para sua aplicação.
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    Tese
    Motivação para o trabalho: um estudo com os profissionais de saúde das unidades básicas de saúde do município de Natal RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-10) Alves Filho, Antonio; Borges, Lívia de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785961E6; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; Teixeira, Maria Luisa Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/2179893747302901; Bendassolli, Pedro Fernando; ; http://lattes.cnpq.br/1107978417272282; Gondim, Sônia Maria Guedes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760097T2
    A presente tese estudou a motivação para o trabalho dos profissionais de saúde vinculados às Unidades Básicas (UBS) da rede de saúde do município de Natal (RN). Compreendeu-se a motivação para o trabalho como um processo e, para tanto, aplicouse a teoria das expectativas cujos componentes (resultados do trabalho, expectativa, valência, instrumentalidade e força motivacional) serviram para assim analisá-la. Entendendo-se também a motivação como um fenômeno multifacetado, adotou-se a perspectiva psicossociológica. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: uma com a aplicação do Inventário da Motivação e Significado do Trabalho (IMST) e outra com entrevistas. As análises dos resultados obtidos com o IMST revelaram que os fatores que mais contribuem para aumentar a força motivacional dos profissionais de saúde das UBS s são, em valência, Autoexpressão e Realização Pessoal (FV2), Sobrevivência Pessoal e Familiar (FV3); em expectativa, os fatores Autoexpressão e Justiça no Trabalho (FE1), Segurança e Dignidade (FE2) e Responsabilidade (FE4); em instrumentalidade, os fatores Envolvimento (FI1) e Reconhecimento e Independência Econômica (FI4). Em contrapartida, os fatores que mais contribuem para baixar a força motivacional são os fatores Desgaste e Desumanização em valência (FV4), em expectativa (FE3) e em instrumentalidade (FI4), além do fator Justiça no Trabalho (FI2). Com base nas análises de conteúdo das entrevistas, foi possível, por equivalência, relacionar os sentidos apresentados pelos profissionais de saúde aos fatores encontrados com o IMST, indicando que os resultados da segunda etapa corroboraram e complementam os da primeira favorecendo uma compreensão mais ampla do fenômeno estudado. Na primeira etapa, a instrução dos participantes também prediz os resultados em motivação e, nas entrevistas, pode ser visto que a instrução está relacionada com as oportunidades que têm fora do sistema. Como a motivação para o trabalho é processual, o impacto de características pessoais e ocupacionais tende a interagir com aspectos contextuais. Na fala dos entrevistados, obtidas na segunda etapa, é visível a presença de conteúdos que mostram que percebem o SUS e as UBS s em degradação. Conclui-se que a maioria dos profissionais de saúde apresenta força motivacional moderada, porém em queda, em função de vivenciarem e perceberem um contexto deteriorado com condições de trabalho cada vez mais desfavoráveis.
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    Dissertação
    Na 'Casa do Povo', como a população negra é representada? Análise da representação política na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (2015-2023)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-04) Matos, Maria Heloisa de Oliveira; Alves Filho, Antonio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; https://orcid.org/0009-0004-5832-9252; http://lattes.cnpq.br/0037291787353807; Marcondes, Mariana Mazzini; Felipe, Delton Aparecido; Souza, Marcilene Garcia de
    Esta pesquisa analisa, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), como está politicamente representada a população negra durante a 61ª (2015-2018), a 62ª (2019-2022) e a 63ª (2023-2026) legislaturas. Para tanto, após uma breve caracterização dos processos sócio-históricos que obstaculizaram uma maior inclusão de pessoas pardas e pretas nos espaços institucionalizados de tomada de decisão do estado, a pesquisa afere a representação descritiva na composição racial do Parlamento Potiguar, e examina a representação substantiva na atuação legislativa com interesse propositivo de teor racial dos(as) Deputados(as) Estaduais atualmente autodeclarados(as) pardos(as) e pretos(as) e também dos(as) Deputados(as) Estaduais autoclassificados(as) brancos(as). Trata-se de uma pesquisa aplicada, predominantemente qualitativa, documental, exploratória e descritiva-intrepretativa, que se desenvolve com o emprego da análise de conteúdo a partir de dados públicos disponibilizados pela ALRN e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Diante das possibilidades da análise, os resultados supõem que unicamente a presença de representantes descritivos(as) na Assembleia Estadual não significa, necessariamente, que os interesses da população negra estão substantivamente representados. Ao mesmo tempo, ser um(a) parlamentar autodefinido(a) branco(a) não obsta que se atue de forma responsiva em relação à inserção, na agenda política, de temas diferenciados que transversalizem a pauta racial. Embora a associação direta entre a presença de representantes autodefinidos(as) pardos(as) e pretos(as) e a atuação responsiva a favor de seus pares não seja necessária, a pesquisa conclui que a inclusão de pessoas negras nos espaços político-decisórios é contingente, para uma representação mais democrática e que integra perspectivas sociais variadas. Defende-se, assim, o desenvolvimento de políticas públicas orientadas a enfrentar a sub-representação negra e demais desigualdades raciais na política norte-rio-grandense e, conseguintemente, na sociedade potiguar.
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