Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro; Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; Azevedo, Ivanilka Lima de; Henriques, Adolfo Veiller Souza
    A presente pesquisa visa investigar a compreensão sobre o Planejamento escolar de um grupo de professoras da Educação Infantil, do município de Marcelino Vieira/RN. Primeiramente, buscou-se conceituar o planejamento e discorrer sobre seus desafios e possibilidades através da pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, como instrumento de coleta e análise de dados, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, ao todo, seis professoras foram entrevistadas por meio da ferramenta Google Forms. Em relação as respostas das professoras entrevistadas, todas acreditam nas contribuições do planejamento e concordam ser importante realiza-lo de forma construtiva e reflexiva. Contudo, é preciso destacar que existem alguns desafios acerca do planejamento que, apesar da consciência de que o planejamento é importante para o bom desempenho do trabalho docente, o processo ainda é visto como algo feito por mera obrigação e a ação de planejar enquanto instrumento básico do processo educativo, sendo algo encarado como um processo burocrático, fragmentado e descontextualizado. Apesar das diferentes ênfases dadas pelas entrevistadas, pode-se afirmar que todas entendem a relevância do planejamento na prática pedagógica que, por sua vez, se organiza em torno de intencionalidades previamente estabelecidas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM