Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Amaral, Micaele Saldanha Toscano do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atuação pedagógica no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Amaral, Micaele Saldanha Toscano do; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Ribeiro, Cynara Teixeira
    Este artigo apresenta conceitos e situações inerentes a atuação do profissional de pedagogia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo da pesquisa busca investigar sobre as contribuições da atuação do pedagogo nesse âmbito, descrevendo e analisando as ações educativas que permeiam as práticas pedagógicas, e expondo aspectos educacionais que estão ligados aos cuidados de vulnerabilidades dos indivíduos. Tais teorias na forma como serão mostradas aqui, ganham relevância em face das instituições que cuidam do bem-estar social das pessoas representarem espaços importantes utilizados para vivências e práticas educativas. Cuidados sociais básicos aplicados em conjunto com as questões educacionais, e aliados as práticas pedagógicas, serão abordados neste estudo dando ênfase aos aspectos críticos exigidos para construção de uma nova perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. Para se ter uma melhor compreensão do estudo, o presente trabalho utilizou pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais fontes: livros, artigos e documentos oficiais do governo federal que preconizam sobre educação e assistência social, para que se possa obter maiores informações sobre o assunto. Em visita a uma unidade do CRAS, foram coletados dados através de entrevista semiestruturada, realizada com uma pedagoga que atua na instituição. Dessa forma, todo o aporte teórico serviu como base para a análise qualitativa sobre o campo de atuação do pedagogo no âmbito do CRAS, espaço não-formal de ensino em que as práticas não escolares são vistas como grandes aliadas na questão da mobilidade e transformação social.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM