Navegando por Autor "Amorim, Enio Fernandes"
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Dissertação Análise comparativa de estruturas de pavimentos utilizando RCD e dimensionadas a partir de parâmetros distintos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-07) Pereira, Letícia Azevedo de Farias; Amorim, Enio Fernandes; Motta, Laura Maria Goretti da; 23468165668; http://lattes.cnpq.br/6503451042716161; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331; http://lattes.cnpq.br/2454525976803857; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco; http://lattes.cnpq.br/9622285360678246A crescente demanda por agregados para execução de rodovias impulsionou o estudo dos resíduos de construção e demolição de obras (RCD) aplicados aos pavimentos. Com a implantação do novo método de dimensionamento de pavimentos do DNIT (software MeDiNa), torna-se importante a realização de ensaios de módulo de resiliência (MR) e de deformação permanente (DP) dos mais variados tipos de materiais utilizados em pavimentação. Nesta dissertação, apresentam-se dimensionamentos de estruturas de pavimento flexível desenvolvidos considerando dois métodos distintos, que fazem uso do módulo de resiliência e da deformação permanente e do índice de suporte Califórnia (CBR), e aplicam misturas de solo com RCD, e misturas de solo-brita em camada de base e/ou sub-base, com o intuito de desenvolver um comparativo de custo entre estes métodos e entre materiais. O solo, oriundo da cidade de Ipueira/RN, foi identificado pelo ensaio MCT como NG’, de comportamento não laterítico, o RCD e a brita utilizados apresentaram tamanhos nominais de 19 mm. Foram analisadas misturas de solo-brita e solo-RCD utilizando agregados nos percentuais de 15%, 30%, 45% e 60%, em massa. Realizaram-se ensaios de módulo de resiliência em todas as misturas e de deformação permanente nas misturas com solo-RCD na proporção de 70% de solo e 30% de resíduo. A caracterização e análise das misturas mostrou que as proporções avaliadas não obtiveram enquadramento adequado nas faixas de trabalho propostas pelo DNIT para utilização em camada de base. Os resultados obtidos nos ensaios de MR foram satisfatórios e as misturas de solo-brita 70-30 e solo-RCD 70-30 apresentaram os maiores valores de MR médio. Os parâmetros das regressões (R²) obtidos no software Statistica 10.0 por meio do modelo composto executado com base nos dados dos ensaios de MR, mostraram que as misturas têm significativa influência das tensões de confinamento e desvio consideradas simultaneamente. Com base nos parâmetros das regressões foram propostas estruturas de pavimentos dimensionadas com o software MeDiNa. O critério de seleção de materiais para o dimensionamento pelo método do CBR impossibilitou o uso do solo-RCD 70-30 em camada de base, porém no dimensionamento realizado no software MeDiNa verificou-se que este material pode ser empregado em camadas de base e sub-base, em determinadas situações de projeto, uma vez que foi possível obter estruturas que atendessem aos critérios de fadiga e de deformação permanente para o período de vida útil.Dissertação Análises de dosagens de concreto asfáltico do tipo Pré Misturado a Frio (PMF) utilizando Resíduos da Construção e Demolição de obras (RCD)(2018-03-16) Sena Neto, Plácido Gondim de; Amorim, Enio Fernandes; Ingunza, Maria Del Pilar Durante; ; ; ; França, Fagner Alexandre Nunes de; ; Gomes, Valtencir Lúcio de Lima;Tendo em vista o grande crescimento do setor da construção civil no Brasil até os anos de 2013/2014, algumas empresas, e a economia em geral, ganharam destaque pelo alto índice de desenvolvimento urbano. Tais acontecimentos foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento mercadológico que estimularam diversos setores da economia, sendo um desses o setor da construção civil. Com esses acontecimentos, como consequência, alguns aspectos negativos ocorrem de forma danosa e irreparável. Em exemplo, pesquisadores afirmam que o concreto utilizando o cimento Portland hoje é o segundo produto mais consumido do mundo, tendo uma perspectiva de aumento do seu consumo ao longo dos próximos anos. Com base nesses aspectos, este trabalho aborda pontos relacionados ao reaproveitamento de Resíduos da Construção e Demolição de Obras (RCD), em que se norteia a temática deste trabalho, frisando a importância e benefícios de algumas ações sustentáveis para o meio ambiente e a sociedade. Em um contexto regional, no estado do Rio Grande do Norte existem quatro usinas de reciclagem do RCD as quais mantem produções significativas e são responsáveis por coletar, processar e comercializar todo o material residual de obras. Essas empresas geram renda para a população local e contribui para a redução da extração mineral (matéria-prima esgotável). Diante desses fatos, o presente estudo avaliou a viabilidade técnica dos resíduos provenientes da construção civil, utilizando-os como agregados, após beneficiamento na usina, na composição de concretos asfálticos em substituição parcial ou total dos materiais naturais. O método de trabalho empregado encontra-se baseado na realização de ensaios de caracterização, tanto com os agregados quanto com a Emulsão Asfáltica de Petróleo; em ensaios de caracterização mineralógica (MEV, EDS, DRX e FRX) com o material pulverulento do RCD; e na aplicação da metodologia Marshall de dosagens do tipo pré-misturado à frio as quais variam em teores de emulsão asfáltica entre 6%, 7%, 8% e 9% em cada quatro combinações de misturas dos agregados. A título de investigação, e para uma melhor análise de viabilidade técnica dos agregados, utilizou-se nas quatro combinações de misturas dos agregados: materiais integralmente naturais, RCD’s e RCD-Naturais, sendo confeccionado três corpos de prova para cada teor de ligante. Foram aplicados quatro teores de ligante asfáltico, pré-determinados, em cada concepção de mistura dos agregados totalizando-se a confecção de quarenta e oito corpos de prova. Quanto aos resultados obtidos foi possível comparar, por meio de parâmetros de análises Marshall e de ensaios de caracterizações física e mineralógica do material utilizado, o expressivo potencial de uso dos agregados RCD na composição de concretos asfálticos à frio. Após as análises das interações dos parâmetros Marshall (Vv, RBV, Gmb, Estabilidade e Fluência), os teores de ligante ótimos (% EAP) para as dosagens D1 – BNAN, D2 – BNAR, D3 – BRAR e D4 – BRAN foram, respectivamente, 7,75%, 7,25%, 7,75% e 7,50%. Logo, foram evidenciadas as viabilidades técnica e ambiental do uso do RCD quando utilizados em determinados pavimentos rodoviários.Artigo Análises de dosagens de concreto asfáltico do tipo Pré Misturado a Frio (PMF) utilizando Resíduos da Construção e Demolição de obras (RCD)(Rede Latino-Americana de Materiais, 2019) Ingunza, Maria Del Pilar Durante; Sena Neto, Plácido Gondim de; Amorim, Enio FernandesNa construção civil, um problema ambiental recorrente é a geração e disposição de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) de obras. A utilização do RCD como agregados na composição de concreto asfáltico, do tipo Pré Misturado a Frio (PMF), torna possível a execução de pavimentos rodoviários de baixo tráfego. Diante desses fatos, este artigo propõe avaliar a viabilidade técnica de materiais reciclados, por meio de ensaios de caracterização laboratoriais e dosagens de concreto asfáltico, substituindo agregados naturais por reciclados, em misturas de concreto asfáltico a serem utilizadas como camada de revestimento em um pavimento. Na pesquisa, foram realizadas análises de caracterização física do material reciclado; caracterização química e mineralógica do fíler RCD (DRX, FRX, EDS e MEV); e análises de dosagens Marshall do concreto asfáltico do tipo PMF, variando os teores de emulsão asfáltica (EAP) em 6%, 7%, 8% e 9%, em cada concepção proposta no estudo. Os resultados químicos e mineralógicos indicaram teores significativos de sílica, ferro e alumínio, caracterizando a origem predominantemente de cerâmica no material do RCD. Analisando-se os parâmetros volumétrcios da metodologia Marshall, verificou-se a interação de teores de emulsão com as propriedades de estabilidade, volume de vazios, densidade e relação betume vazios, constatando-se um desempenho inferior do concreto com agregados RCD, porém, condizentes com os parâmetros aceitáveis da norma Marshall de dosagem. Desse modo, foi possível constatar o expressivo potencial (econômico e ambiental) do uso do RCD na composição de concretos asfálticos a frio, como camadas de revestimento asfáltico, em pavimentos de baixo tráfegoDissertação Aplicação de concreto asfáltico a quente utilizando resíduos da construção e demolição de obras (RCD) em via urbana na cidade de Natal/RN(2019-03-25) Queiroz Neto, Manoel Lindolfo; Amorim, Enio Fernandes; França, Fagner Alexandre Nunes de; ; ; ; Silva, Moacir Guilhermino da; ; Conciani, Wilson;A indústria da construção civil é responsável pela alta geração de resíduos sólidos que são descartados na natureza, contribuindo para a degradação do meio ambiente. Por outro lado, o setor da construção é um dos principais componentes da economia brasileira e sua cadeia produtiva reúne um conjunto de atividades que mobilizam mais de 12 milhões de pessoas, o qual cerca de 13% representa a força de trabalho no país (FIESP, 2017). Em nível mundial, espera-se que a indústria de materiais de construção cresça duas vezes e meia entre 2010 e 2050 (UNEP, 2002). No Brasil, a expectativa é que o setor da construção dobre de tamanho até o ano de 2022 (CEBEDS, 2009). Nota-se que é crucial tomar medidas que visem a gestão de resíduos sólidos através de mudanças culturais e tecnológicas, objetivando atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente em relação à preservação do meio ambiente. Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação de resíduos de construção e demolição de obras (RCD) como agregados reciclados na fabricação de revestimento asfáltico, como uma alternativa para o aproveitamento destes materiais. O método de trabalho empregado consistiu na coleta de material residual na empresa TcPav, realização de ensaios de caracterização em conformidade com as normas padronizadas na área de pavimentação no âmbito nacional, além de DRX, FRX e dosagem pelo método Marshall. Em seguida, realizou-se um trecho experimental fazendo-se uso de um traço de mercado, adaptado para o uso com RCD. Nesse traço foi utilizado agregado reciclado contendo brita 1 e areia em substituição ao mesmo agregado do tipo natural na camada de revestimento. A partir do programa experimental proposto observou-se que os agregados residuais desempenharam um bom potencial de sua utilização em revestimentos asfálticos à quente baseado nas análises dos corpos de prova sob os parâmetros volumétricos, pela dosagem Marshall e do trecho experimental. Quanto ao trecho experimetal, observou-se que logo nos meses iniciais de monitoramento aconteceu um destacamento dos agregados cerâmicos presentes em sua superfície. No entanto, esse destacamento não foi comprometedor a ponto de danificar o revestimento, de modo que o pavimento asfáltico continua desempenhando de forma satisfatória a funcionalidade para os veículos que por ele trafegam.TCC Aplicação de geossintéticos em pavimentos asfálticos: revisão da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Ferreira, Ana Paula Pinheiro; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Amorim, Enio FernandesAs vias de transporte desempenham um papel crucial na infraestrutura de um país, sendo essenciais para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A utilização de geossintéticos em revestimentos asfálticos têm ganhado destaque na engenharia civil devido à sua capacidade de melhorar a durabilidade e o desempenho dos pavimentos. Este estudo avalia a aplicação de geossintéticos em pavimentos asfálticos uma revisão da literatura existente sobre o tema. A pesquisa investiga os tipos de danos mecânicos que os geossintéticos sofrem em pavimentos e avalia a eficácia desses materiais na prevenção de trincas e outras patologias. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente, utilizando bases de dados científicas como Portal de Periódicos da CAPES, Science Direct e SCIELO. A seleção de documentos incluiu 20 estudos relevantes que abordam a aplicação de geossintéticos na recuperação de pavimentos asfálticos. Os resultados indicam que os geossintéticos são uma solução eficaz para melhorar a durabilidade e o desempenho dos pavimentos, corroborando estudos anteriores. A análise revela que a introdução de geossintéticos contribui para uma melhor distribuição das cargas aplicadas, reduzindo tensões no subleito e prolongando a vida útil do pavimento. Conclui-se que a utilização de geossintéticos é fundamental para a melhoria do desempenho e sustentabilidade dos pavimentos asfálticos, destacando a necessidade de mais pesquisas sobre suas aplicações e eficácia em diferentes contextos.Dissertação Aterro estruturado com colunas de jet grouting e reforçado com geossintéticos construído sobre solo mole: caso de obra do encontro de ponte sobre o rio Curimataú, BR-101/RN(2018-03-28) Cardoso, Raymison Rodrigues; França, Fagner Alexandre Nunes de; Amorim, Enio Fernandes; ; ; ; Silva, Moacir Guilhermino da; ; Pereira, Alexandre da Costa;A fundação de uma estrutura, seja um aterro rodoviário ou edificação, exige condições geotécnicas de solos estáveis, significando que o investimento estará isento de riscos. Caso inexistam, análises deverão ser feitas por engenheiro geotécnico, de modo a apresentar reduções adequadas. A presença de solo mole em qualquer terreno, seja a partir da superfície ou em camadas sub-horizontais, incorre, naturalmente, na necessidade de cálculos de estabilidade e recalques, normalmente envolvendo análise computacional. O presente estudo contribuiu para um melhor conhecimento da técnica de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de jet grouting encabeçadas por plataforma de transferência de carga com geossintéticos, bem como do seu comportamento evolutivo no tempo resultante do processo de transferência de carga. É detalhado o local do estudo de caso e apresentada a investigação geotécnica realizada, como também apresenta-se os parâmetros adotados no projeto de construção dos aterros sobre solos moles do projeto da obra de duplicação da BR101/RN, o chamado corredor nordeste, seu histórico e parâmetros geotécnicos. É demostrada a metodologia adotada para modelagem de reforços de estruturas rodoviária com a técnica de jet grouting, sendo descrito como são estimados os parâmetros utilizados na modelagem do sistema. A aplicação da metodologia proposta é apresentada utilizando como cenário geotécnico as características do subsolo da área do vale do Curimataú. Com a utilização deste modelo comparou-se numericamente os dados dos deslocamentos medidos em campo, a qual sofreu ruptura antes da intervenção estudada. Foi observada condições de ruptura e deformações excessivas e para sua estabilização a técnica de jet grouting foi aplicada. O comportamento da obra foi analisado no período pós-construtivo. Para o bom desempenho de aterros sobre solo mole faz-se necessário um monitoramento, em todas as fases de sua construção, com a instalação de instrumentos de controle para acompanhar o desempenho da camada mole e do maciço, a evolução dos recalques, os deslocamentos horizontais objetivando prevenir de algum problema que venha afetar a estabilidade do aterro.Dissertação Avaliação da capacidade de suporte de misturas de solos com brita graduada asfáltica (BGA) para uso em camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Rodrigues, Murilo de Lima; Amorim, Enio Fernandes; Freitas Neto, Osvaldo de; http://lattes.cnpq.br/6335708403185496; http://lattes.cnpq.br/6335708403185496; http://lattes.cnpq.br/7505689860272704; Marchezini, Silvana FavaO sistema de transporte rodoviário desempenha um papel fundamental no Brasil, sendo responsável pelo deslocamento de cargas e passageiros. Em 2023, houve o transporte de mais de 22 milhões de passageiros, indicando um aumento de 18,75% em comparação com o ano anterior. No ano de 2022, esse meio de transporte representou aproximadamente 64,7% da matriz de transporte de cargas. O crescente aumento na demanda destaca a urgência de investimentos em novos projetos e na manutenção das vias existentes. Como a construção de estradas demandam uma grande quantidade de materiais naturais, os quais suas extrações causam passivos ambientais consideráveis, os materiais alternativos são apontados como uma solução de minimizar os danos. Diante dessa necessidade, este trabalho avaliou a capacidade de suporte de misturas de diferentes tipos de solos do Estado do Rio Grande do Norte, associados a resíduos oriundos de uma usina de asfalto, denominados de Brita Graduada Asfáltica (BGA), com percentuais de 10% e 20%, em massa. A metodologia do trabalho foi realizada através de ensaios de caracterização, compactação, Índice de Suporte Califórnia (CBR), Fluorescência de Raio-X (FRX) e Difração de Raio-X (DRX), com fins voltados para a utilização das misturas em camadas de sub-base e base de pavimentos rodoviários flexíveis. Ao término do estudo, constatou-se que quatro amostras com elevados percentuais de areia, em sua composição granulométrica, na condição de solo puro, e, a mistura de solo com 20% de BGA, todas na energia de compactação modificada, com reuso de material, forneceu ganhos consideráveis na capacidade de suporte, possibilitando a sua utilização nas camadas estruturais de base e sub-base de pavimentos flexíveis.Dissertação Avaliação da degradação de geotêxteis submetidos à exposição por radiação ultravioleta no município de Mossoró/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-17) Silva, Jefferson Teófilo Ferreira da; França, Fagner Alexandre Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8113-622X; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; http://lattes.cnpq.br/4429292738808853; Amorim, Enio Fernandes; Severo, Ricardo Nascimento FloresOs geossintéticos são comumente utilizados nas obras de construção civil, e seu uso vem crescendo amplamente, sendo uma excelente opção na substituição de materiais mais tradicionais. Estes materiais estão propensos a exposição à radiação UV, seja em obras de curto período de tempo, durante transporte e instalação, e que posteriormente vão ser cobertos por solos ou líquidos, que impedem que a radiação chegue até o material, como, em obras onde os geossintéticos são instalados parcialmente ou totalmente expostos da radiação UV, durante períodos mais longos de tempo, como geotubos, geobags e geocontainers. As obras de engenharia costeira, servem como exemplo, que são utilizadas como medidas mitigadores devido aos processos erosivos, e obras de acondicionamento e dessecamento de lodos e lamas, com a finalidade de reter partículas ou flocos existentes em misturas, permitindo a livre passagem dos líquidos, para tratamento de efluentes. Esta pesquisa tem como objetivo o estudo e a avaliação dos efeitos da radiação ultravioleta, na degradação de um geotêxtil tecido de polipropileno, voltados para a construção civil, provocados pela exposição ao meio natural de campo. O material utilizado na pesquisa foi um geotêxtil tecido, fabricado em polipropileno, no qual foi realizado o estudo de degradação natural, com a exposição das amostras no município de Mossoró-RN, por um tempo de aproximadamente três meses. O envelhecimento natural é realizado ao ar livre e considera diversos fatores importantes no ensaio, como a temperatura ambiente, umidade, poeira, vento, poluentes, assim como a radiação solar incidente ao longo do dia. O material foi exposto sobre uma mesa composta por um tampo de compensado e com estrutura feita de madeira, atendendo as condições da norma. Para avaliar os efeitos da degradação, as amostras de geotêxtil foram submetidas a ensaios de resistência à tração. A análise dos resultados consistiu no comparativo dos valores de resistência à tração e de deformação no colapso obtidos das amostras virgens e das amostras expostas. O material estudado não apresentou sinais de degradação durante o período de exposição à radiação UV e as intempéries, deste modo entende-se que o geotêxtil pode ser um excelente insumo para períodos de exposição curtos, como construções provisórias, nas quais os materiais não necessitam de proteção. Contudo, para obras que demandem um maior tempo de exposição, carece de estudos com tempo de exposição maior, para melhor análise do material.Dissertação Avaliação da degradação de um geotêxtil tecido submetido ao intemperismo do ambiente costeiro em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-30) Santos, Ewerton Weynemi Cavalcante dos; França, Fagner Alexandre Nunes de; Medeiros, José Ivan de; ; http://lattes.cnpq.br/0875521131771417; ; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; ; http://lattes.cnpq.br/4802317754099845; Amorim, Enio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331; Portelinha, Fernando Henrique Martins; ; http://lattes.cnpq.br/0791082339645058O número de casos de obras marítimas e de proteção costeira que utilizam os geossintéticos têm aumentado. Frequentemente são empregados sistemas que utilizam materiais geossintéticos em conjunto com materiais de enchimento, usualmente areia, empregados para prevenção e controle da erosão costeira. O tipo de geossintético mais utilizado nesses sistemas é o geotêxtil. O ambiente costeiro tem como principais agentes agressivos a radiação UV e a salinidade da água do mar. A durabilidade e as propriedades do material, após exposição ao intemperismo em ambientes oceânicos, precisam ser conhecidas para que sejam feitos dimensionamentos mais precisos. Nas obras hidráulicas, a resistência à tração é uma das propriedades mais importantes a serem garantidas. Este trabalho analisou a degradação de um geotêxtil tecido submetido ao intemperismo do ambiente costeiro em Natal/RN comparando valores de ensaios de tração antes e após a exposição. A exposição se deu por um período de até noventa dias. As amostras foram expostas em quatro situações e interações distintas: sobre um pórtico de madeira, sobre areia, sobre areia imersos em água do mar, e apenas imersos em água do mar. Para avaliar os efeitos da degradação, as amostras de geotêxtil foram submetidas a ensaios de tração faixa estreita, conforme ASTM D5035. A análise dos resultados consistiu no confronto dos valores de resistência à tração e de deformação no colapso obtidos das amostras virgens e das amostras expostas, considerando o meio e o tempo de exposição. Os resultados encontrados mostram que, para o período analisado, não houve degradação significativa do geotêxtil tecido de polipropileno e que as diversas situações de exposição não apresentaram grandes divergências nos resultados.Dissertação Avaliação de blocos intertravados com agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição de obras do município de Natal/RN(2017-02-25) Pederneiras, Cinthia Maia; Ingunza, Maria Del Pilar Durante; Amorim, Enio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331; ; http://lattes.cnpq.br/1925954531585024; ; http://lattes.cnpq.br/2106851619060568; Scudelari, Ada Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6556306307432176; Santos, Juzélia; ; http://lattes.cnpq.br/3645611454529061Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização dos resíduos de construção e demolição de obras gerados no município de Natal/ RN como agregados reciclados para a fabricação de blocos de pavimentação intertravada. Na primeira etapa foi realizada a caracterização minuciosa dos agregados miúdos e graúdos. Os ensaios utilizados para este fim foram granulometria, massa unitária, massa especifica, índice de forma, material pulverulento, material orgânico, absorção de água, inchamento, fluorescência de raio X (FRX), difratograma de raio X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A partir dos ensaios de caracterização de agregados naturais e reciclados pode-se estabelecer uma comparação das propriedades físicas, químicas e microscópicas. A fabricação dos blocos foi realizada com o traço em volume e substituição de 100% de agregados reciclados. As variáveis analisadas foram as condições dos agregados reciclados na mistura, investigando seu desempenho na condição seca, lavada e saturada. Os ensaios para analisar a viabilidade técnica dos blocos, conforme a norma específica NBR 9781 (2013), foram resistência à compressão (em idades de 7, 14, 28 e 270 dias) e absorção de água (aos 28 e 270 dias). Para avaliar o desgaste dos blocos foi construído um protótipo, o qual foi analisado após um ano de construção. Os blocos fabricados apenas com agregado miúdo reciclado apresentaram um incremento na resistência à compressão quando comparados aos blocos de referência. Já os blocos confeccionados com agregado graúdo reciclado obtiveram as menores resistências. Observou-se também que quando os agregados reciclados são lavados apresentam melhor desempenho no produto final. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios para a aplicação dos blocos em ruas de baixo movimento e pouca carga. Com o intenso crescimento dos resíduos oriundos da construção civil, destaca-se a relevância desta pesquisa, a qual propõe a fabricação de um produto sustentável que visa minimizar o uso dos recursos naturais e promover uma destinação adequada para os resíduos gerados.TCC Avaliação qualitativa das patologias em pavimento flexível com agregado reciclado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Araújo, Matheus Henrique Pinheiro de; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Amorim, Enio FernandesAs estradas exercem um papel fundamental no desenvolvimento das cidades em todo o mundo, tendo um papel importante no transporte de alimentos, combustíveis e muitos outros serviços . No Brasil, o transporte rodoviário é o principal meio de escoamento, seja ele de carga ou de passageiros. Porém, ao passo em que a construção civil é diretamente responsável pela expansão e construção das estradas, o setor é responsável também pela geração dos chamados Resíduos de Construção e Demolição (RCD). A geração desses resíduos, quando não destinados de forma adequada, provoca um grande impacto ao meio ambiente. Visando obter a sustentabilidade, o setor da engenharia que surge como alternativa para utilização dos RCD, através dos agregados reciclados, é o de pavimentos urbanos e rodoviários. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar, de maneira qualitativa, a funcionalidade de um trecho de pavimento executado com agregado reciclado. O trecho, que possui 46 metros de comprimento, está localizado na rua José Miranda da Silva, em Natal. A avaliação pautou-se principalmente na análise das patologias, descritas na norma DNIT 005/2003. Os resultados apontam que o uso de agregados reciclados nos pavimentos flexíveis surge como uma importante opção ao uso dos recursos naturais, uma vez que o trecho avaliado apresentou uma boa funcionalidade, garantindo condições de conforto e segurança ao usuário.Dissertação Avaliação técnica da utilização do resíduo de uma usina de asfalto em misturas de concreto asfáltico usinado a quente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-18) Silva, Alex Armando da; Amorim, Enio Fernandes; França, Fagner Alexandre Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8113-622X; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; http://lattes.cnpq.br/3197581360914436; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; https://orcid.org/0000-0001-7552-6646; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; Souza, Marcondes Mendes deAtualmente o transporte rodoviário no Brasil é o principal meio de circulação de bens, serviços e pessoas. Diante desse cenário, com o crescimento populacional, se faz necessário a realização de manutenção e construção de rodovias no país, o que ocasiona a exploração de recursos naturais e a geração de resíduos que causam grandes problemas ambientais. Neste segmento, é oportuno destacar que no processo de produção do Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) é gerado um resíduo denominado Brita Graduada com Asfalto (BGA), material nobre, composto por agregados graúdos, miúdos e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Desse modo, o presente estudo analisou a viabilidade técnica do uso da BGA em proporções de 0%, 2%, 4%, 6% e 8%, em massa, em relação às novas misturas asfálticas usinadas a quente para aplicação em fins de obras viárias. Para isso, foram realizadas análises de caracterização química por Fluorescência de Raio X (FRX), mineralógica por Difração de Raio X (DRX) e física da BGA e agregados naturais. As misturas asfálticas com a incorporação da BGA foram produzidas baseadas nos procedimentos de dosagem Marshall, consubstanciadas nas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Ao término do trabalho, verificou-se que os traços de concreto com 2% e 8% de BGA apresentaram os melhores valores para os parâmetros volumétricos e estabilidade Marshall, de forma que os mesmos foram superiores aos recomendados pelas normas técnicas brasileiras. Além disso, os resultados da caracterização física, química e mineralógica revelaram valores compatíveis com os agregados naturais empregados nas obras de pavimentação no país. Dessa forma, conclui-se que o uso da BGA se apresenta como um material alternativo para ser utilizado na composição de CAUQ, satisfazendo os critérios técnicos exigidos pelos órgãos brasileiros, além de proporcionar vantagens do ponto de vista econômico e ambiental.Dissertação Caracterização de resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro para uso em pavimentação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-25) Dantas, André Augusto Nóbrega; Ingunza, Maria Del Pilar Durante; Chaves, Leonardo Flamarion Marques; ; http://lattes.cnpq.br/4009299441957625; ; http://lattes.cnpq.br/1925954531585024; ; http://lattes.cnpq.br/3443223409799104; França, Fagner Alexandre Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; Amorim, Enio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331A mineração no Brasil possui papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, contribuindo diretamente na melhoria de vida da população. Entretanto, a atividade mineradora ainda que seja feita de forma responsável e com um estudo adequado de gestão de resíduos para diminuir o impacto dos seus efeitos, pode vir a causar danos nocivos ao meio ambiente. Outras formas de poluição também são geradas devido à atividade mineradora. A poluição visual, provocada, pelo armazenamento dos resíduos a céu aberto, além da poluição sonora, provocada pelo barulho excessivo das máquinas tanto na extração do minério, como no beneficiamento. Uma forma alternativa de diminuir os impactos ambientais provocados pela mineração é a utilização dos resíduos nas camadas que irão compor os pavimentos das rodovias. Então, este trabalho se propõe a dar uma destinação adequada aos resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro, decorrentes da atividade mineradora do grupo de mineração Mhag Serviços e Mineração S/A e Mineração, na mina do Bonito, localizada no município de Jucurutu, no estado do Rio Grande do Norte. Os resíduos do minério de ferro foram estabilizados com um solo granular proveniente do município de Macaíba, também no estado do Rio Grande do Norte, o qual está sendo utilizado da duplicação da BR- 304 referente ao trecho intitulado de Reta Tabajara. O presente trabalho foi desenvolvido em três etapas, sendo a primeira dividida pelos ensaios químicos e mineralógicos, pelos ensaios de caracterização física e pelos ensaios de pavimentação para os resíduos do minério de ferro. A segunda etapa corresponde aos mesmos ensaios, sendo realizado para o solo granular. A terceira etapa contempla os ensaios citados para três diferentes misturas de resíduos de minério de ferro e solo granular, sendo elas: 15% de resíduos de minério de ferro e 85% de solo granular, 25% de resíduos de minério de ferro e 75% de solo granular, 50% de resíduos de minério de ferro e 50% de solo granular. Foi verificada a viabilidade técnica da utilização dos resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro, compactado na energia intermediária e modificada, para utilização em camadas de base, sub-base, reforço de subleito e subleito. A incorporação dos resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro em rodovias proporcionará uma alternativa ao uso de agregados convencionalmente utilizados na pavimentação, além de preservar o meio ambiente.TCC Caracterização geotécnica de areia reciclada produzida a partir de resíduos de construção e demolição do município de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Couto, Leonardo Aurelio de Figueiredo Araujo Hermes Ribeiro; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Amorim, Enio FernandesA crescente geração dos resíduos de construções, demolições e reformas na construção civil vem exigindo soluções alternativas para uma destinação mais sustentável. O objetivo dessa pesquisa é a caracterização das propriedades geotécnicas de uma areia constituída de resíduos de construção e demolição (RCD) reciclado, de forma a analisar a sua viabilidade técnica e verificar seu potencial como matéria-prima secundária para pavimentação. Os ensaios de caracterização permitem classificar o material estudado como uma areia bem graduada (SW) segundo o Sistema Unificado de Classificação. Para o sistema de classificação Rodoviário as amostras se enquadraram no grupo A-3 (areia fina), sendo considerado pelo método como um material de comportamento de excelente a bom para camadas de subleito. Os resultados dos ensaios de ISC mostraram que o material apresentam boa resistência e expansão nula, atendendo os requisitos do DNIT para uso como material de revestimento primário e sub-base.Dissertação Caracterização geotécnica de solo estabilizado com cimento e cinzas de resíduos sólidos da saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-12) Alencar, Victor Lindemberg de Lima; Ingunza, Maria Del Pilar Durante; http://lattes.cnpq.br/5101325970707258; Bandeira, Ana Patricia Nunes; Amorim, Enio Fernandes; https://orcid.org/0000-0001-7386-3956; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331Este trabalho apresenta a análise das características físico-químicas, mineralógicas e do comportamento mecânico de um solo estabilizado com cimento Portland e cinzas de Resíduos Sólidos da Saúde (RSS). A partir disso, investigou-se a viabilidade técnica da utilização desse composto em camadas de pavimentos rodoviários. Utilizou-se um solo arenoso, cimento Portland comum com adição de escória de alto forno (CP II -E) e cinzas de RSS. A metodologia envolveu a execução de ensaios de caracterização geotécnica do solo e do comportamento mecânico das misturas de solo-cimento e solo-cimento-cinza. Realizou-se ensaios de compactação em corpos de prova moldados com solo puro e solo-cimento nas energias normal, intermediária e modificada com os teores cimento adicionados de 0%, 3%, 6% e 9%, a fim de determinar o teor de cimento ideal. O traço de solo-cimento que apresentou melhor resultado, para o ensaio de compactação, foi com adição de 9% de cimento em relação a massa de solo, utilizando a energia modificada, onde houve um aumento de resistência em 8,95% em relação ao traço de solo-cimento. Para o ensaio de CBR no solo puro, a uma energia normal e com umidade acima de 5,94% atingiu-se os valores mínimos de CBR exigidos para sub-base, contudo, não foi alcançado os valores requeridos para uso em bases de pavimentos. Realizouse ensaios de compressão simples e foi encontrado, com energia normal de compactação e teor de 9% de cimento, o resultado de 25,31 kgf/cm², o que atende o mínimo exigido para uso de solo-cimento em pavimentos. Utilizou-se esse teor de cimento para os ensaios de compressão com o solo-cimento-cinza, utilizando de 5%, 10% e 20% de cinzas em substituição ao solo e com energia normal, obteve-se os valores de 56,62 kgf/cm², 38,43 kgf/cm² e 32,46 kgf/cm², respectivamente. Em todos os traços com adição de cinzas de RSS, os valores da resistência a compressão simples obtiveram incremento. A incorporação de até 20% de cinzas ao traço demonstrou que é viável tecnicamente a utilização de cinzas de RSS na estabilização química de solo-cimento em sub-bases e bases de pavimento. Logo, apresenta-se uma solução para destinação adequada das cinzas de RSS, permitindo a redução da utilização de solo no traço e incremento nas propriedades resistentes.Dissertação Contract reset: consultoria para análise de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos - proposta de metodologia analítica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Soares, Judson Joris da Silva; Santos, Herculana Torres dos; Cunha, Paulo Eduardo Vieira; http://lattes.cnpq.br/8375470571725379; http://lattes.cnpq.br/9285165063900970; http://lattes.cnpq.br/3373144797992620; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Amorim, Enio Fernandes; Vasconcelos, Karolyne Santana CostaA indústria da construção civil vem passando por muitas modificações, em procedimentos, metodologias construtivas, formas de contratação e diversas outras vertentes. Uma dessas vertentes é a que está diretamente relacionada com a gestão de contratos, tendo vários temas imbuídos nessa ciência, seja reajustamento contratual, equilíbrio econômico financeiro e a própria gestão contratual. A maior dificuldade das empresas não está na compra do material, ou na contratação de pessoal e sim nas metodologias utilizadas e na gestão da saúde financeira do contrato. Sempre que o País ou o mundo passam por grandes dificuldades que refletem na economia, no caso atual podemos destacar a COVID 19, essas dificuldades afetam todas as vertentes econômicas, em especial a construção civil, pelo fato de usar insumos de diferentes naturezas e que possuem grande variação e impacto. Pensando nisso, com a finalidade de proporcionar às empresas a possibilidade de analisar, de forma fiel à legislação, a saúde financeira do contrato, demonstrando a questão do equilíbrio econômico financeiro do contrato, que a CONTRACT RESET desenvolveu uma metodologia simples e eficiente para promover tal análise e colocou o serviço no mercado como uma contratação de consultoria técnica especializada. Isso proporcionará às empresas uma visão real da situação contratual fazendo com que possam voltar a manter as condições iniciais contratadas através de procedimento: chamada de reequilíbrio econômico financeiro do contrato.Dissertação Degradação de geossintéticos por intemperismo natural em área costeira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Silva, Rayanne Karlla Santos da; França, Fagner Alexandre Nunes de; Costa, Yuri Daniel Jatobá; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; https://orcid.org/0000-0002-8113-622X; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; https://orcid.org/0000-0003-2065-5154; http://lattes.cnpq.br/2008251932880307; Amorim, Enio Fernandes; Portelinha, Fernando Henrique Martins; Medeiros, José Ivan deOs geossintéticos são materiais poliméricos empregados em diversos projetos de Engenharias. Dentre eles, seu uso em obras de proteção costeira destaca-se com alto potencial de aplicação, em conjunto com materiais granulares para controle da erosão. A durabilidade, após exposição às intempéries, precisa ser conhecida para um dimensionamento mais preciso. Assim como qualquer material polimérico, estão sujeitos à degradação devido à exposição à radiação UV. Ambas as normas ASTM D5970 (2016) e ASTM D1435 (2013) contêm diretrizes para a exposição de geossintéticos à radiação UV. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma comparação entre os dois padrões pela mudança na inclinação de exposição de um geotêxtil de PP em ambiente costeiro à beira-mar de Natal/RN. Além disso, avaliou-se a influência da cor, e consequentemente da temperatura, da mesa de exposição, bem como sua interação com material granular. O tempo de exposição foi de 176 dias, dividido em três períodos distintos (42, 84 e 176 dias) e a resistência à tração das amostras foi comparada com as obtidas das virgens. Os resultados indicaram pequenas diferenças na degradação UV devido à inclinação da exposição. Por outro lado, a cor da mesa de exposição produziu maior degradação naquelas amostras expostas em mesas pretas, se comparadas com aquelas em mesas brancas e o resultado mais crítico foi para as amostras expostas em areia. Os dados obtidos neste estudo são fundamentais para o dimensionamento e adoção de medidas mitigatórias em obras de engenharia costeira que utilizam geossintéticos.Dissertação Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Mello, Micheline dos Anjos e; França, Fagner Alexandre Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8113-622X; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; http://lattes.cnpq.br/6794313787778784; Amorim, Enio Fernandes; Portelinha, Fernando Henrique MartinsO modal rodoviário é responsável por grande parte do transporte de cargas e pessoas no Brasil, portanto, manter pavimentos em boas condições implica benefícios para a economia e para os usuários, no entanto, é comum o pavimento flexível trincar ao longo da sua vida útil. Usualmente, o recapeamento simples é adotado para consertar pavimentos trincados, porém em pouco tempo as trincas se refletem ou se propagam da antiga camada para a nova. Uma solução adotada para reduzir e postergar a reflexão de trincas é a utilização de geossintéticos, porém, esses materiais podem ser danificados térmica e mecanicamente durante o processo de instalação. Dessa maneira, é importante verificar se esses danos são consideráveis e se prejudicam os materiais de cumprirem a função para os quais foram designados. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a degradação térmica e mecânica sofrida por geossintéticos utilizados em sistemas antirreflexão de trincas e, adicionalmente, verificar se há um aprimoramento nessa análise com a utilização de papel-alumínio. Para isso, quatro tipos de geocompostos foram utilizados e suas amostras foram classificadas em: amostras virgens, que não foram submetidas a danos; amostras com danos térmicos, sobre as quais o concreto asfáltico com alta temperatura de trabalho foi depositado e uniformizado; amostras com danos térmicos e mecânicos, que além de serem submetidas ao efeito da alta temperatura, também foram expostas à ação mecânica devido à compactação do concreto asfáltico. As amostras danificadas foram categorizadas em amostras com e sem papel-alumínio, pois estas foram divididas simetricamente, em que, uma metade foi coberta com papel alumínio antes de ser exposta aos danos e a outra recebeu a mistura asfáltica diretamente. Depois, as amostras foram cortadas e submetidas a ensaios de tração uniaxial. Os resultados dos ensaios de tração forneceram parâmetros como resistência à tração, deslocamento da garra e inclinação das retas. Tais parâmetro foram analisados e serviram como indicadores das degradações sofridas. Com relação à resistência à tração, a maior redução foi para o geocomposto de fibra de vidro submetido ao dano térmico e mecânico, com 81,97% e a menor, 2,45% foi para o geocomposto de poliéster exposto apenas à alta temperatura do concreto asfáltico. A partir dos resultados, foi possível concluir que os materiais sofrem degradação no processo de instalação e que sua severidade depende da matéria-prima do geossintético, como também do dano a que ele foi submetido.Dissertação Efeitos da incorporação de areia reciclada de resíduos de construção e demolição (RCD) em argamassas mistas de revestimento(2017-03-31) Ferreira, Ruan Landolfo da Silva; Nóbrega, Andreza Kelly Costa; Anjos, Marcos Alyssandro Soares dos; ; http://lattes.cnpq.br/3904325866154130; ; http://lattes.cnpq.br/9418395015529669; ; http://lattes.cnpq.br/1358594791604543; Amorim, Enio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331; Silva, Walney Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/1645770020942881O processo de construção, reforma e demolição, pode ocasionar significativos problemas ao meio ambiente, devido a extração de matérias primas e a destinação inadequada dos resíduos gerados. Em especial os resíduos de construção e demolição (RCD) que, comumente correspondem a mais da metade dos resíduos sólidos urbanos, tem como principais destinos, terrenos baldios, margens de estradas e rios, acarretando sérios impactos ambientais, sociais e econômicos. Atualmente, a reutilização de agregados reciclados (AR), especialmente de composição mista, é estudada em menor grau, quando comparado aos AR de concreto. Com isso, por não possuir alternativas para sua utilização, uma grande quantidade desse tipo de AR é armazenada pelas usinas. Nesse sentido, buscou-se analisar a viabilidade técnica e econômica da utilização de AR com diferentes composições granulométricas e em condição lavada, à níveis de substituição de 25, 50, 75 e 100% do agregado natural (AN), na produção de argamassas mistas de revestimento. Para a produção das argamassas, utilizou-se cimento CP II Z-32, cal CH-I e uma proporção em volume de 1:1:6, cujo teor de água foi determinado para as misturas alcançarem uma consistência de 260 mm. Inicialmente, analisou-se as propriedades físicas, químicas, mineralógicas e microestruturais dos agregados e da fração de finos (<0,15 mm). Buscando avaliar a viabilidade técnica das argamassas foram caracterizadas no estado fresco, por meio dos ensaios de consistência, retenção de água, densidade de massa e teor de ar incorporado. E no estado endurecido, a resistência à compressão, resistência à tração na flexão, módulo de elasticidade dinâmico, absorção por capilaridade, absorção por imersão, resistência de aderência e fissuração. Foi utilizado o custo para produzir 1 m³ de argamassa visando avaliar a viabilidade econômica. Constatou-se, que as argamassas com AR, independentemente de sua composição granulométrica ou condição, apresentaram maior consumo de água, menor densidade de massa e teor de ar incorporado, assim como adequada capacidade de retenção de água. No estado endurecido, as argamassas que possuíam AR com a presença de finos, apresentaram maior resistência, maior módulo de elasticidade e menor porosidade e permeabilidade. No entanto, o desempenho dos revestimentos frente ao potencial de aderência ao substrato e a quantidade de fissuras, foi inferior, confirmando a premissa de que a utilização de AR com finos não é indicada para a produção de argamassas de revestimento. Quanto a viabilidade econômica, ao incorporar o AR, o custo para produzir 1 m³ de argamassa diminui. No entanto, admite-se que é viável a utilização de AR para a produção de argamassas de revestimento, especialmente quando se dispõe de agregados com adequada composição granulométrica, isentos de finos e em condição lavada.Dissertação Estudo de argamassas de revestimento com resíduo de scheelita(2016-12-19) Medeiros, Mauriceia; Nóbrega, Andreza Kelly Costa; Nóbrega, Andreza Kelly Costa; ; http://lattes.cnpq.br/9418395015529669; ; http://lattes.cnpq.br/9418395015529669; ; http://lattes.cnpq.br/1295847732527312; Amorim, Enio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331; Almeida, Maria das Vitórias Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198O estado do Rio Grande do Norte possui grande concentração de scheelita, principal fonte de Tungstênio, elemento químico importante na produção em diversos segmentos industriais. Ao extrair esse material do mineral bruto, toneladas de resíduos são geradas e estocadas no meio ambiente. Com isso, este trabalho tem como objetivo analisar o uso do resíduo de scheelita em substituição a areia na formulação de argamassas de revestimento, devido às suas características favoráveis. Foram coletadas amostras do resíduo da scheelita na mina Brejuí, Município de Currais Novos/RN, e após sua caracterização inicial, observou-se a aplicação do resíduo grosso nas argamassas em estudo. Foram preparadas argamassas de traços, 1:1:6 e 1:3, ambos em volume, com percentuais de 0%, 25%, 50%, 75% e 100% de substituição da areia pelo resíduo grosso de scheelita. Utilizou-se o cimento Portland CP II-Z 32 e a cal hidratada CH-I, com fator água/cimento entre 0,16 e 0,18 para uma consistência de 260 ± 5mm. Posteriormente as argamassas foram analisadas no estado fresco através dos ensaios de consistência, densidade de massa, retenção de água e teor de ar incorporado e no estado endurecido através dos ensaios de resistência à compressão e à tração na flexão, densidade de massa, absorção de água por imersão, absorção de água por capilaridade e módulo de elasticidade dinâmico. Os resultados encontrados demonstram uma razoável melhoria nas propriedades de resistência mecânica, módulo de elasticidade dinâmico e retenção de água das argamassas produzidas com resíduo da scheelita. No entanto, algumas propriedades como a densidade de massa, absorção de água por imersão e por capilaridade apresentaram resultados acima do que foi encontrado para as argamassas de referência, ocasionando argamassas com maior peso, menor trabalhabilidade e maior absorção de água que as argamassas de referência.