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Navegando por Autor "Amorim, Hananiel de Souza"

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    Tese
    A educação primária e o Grupo Escolar Almino Afonso em Martins-RN (1909-1926)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Paiva, Marlucia Menezes de; Medeiros Neta, Olivia Morais de
    Este trabalho volta-se à história de instituições escolares, com foco em um grupo escolar localizado no interior do Rio Grande do Norte. Partiu-se do questionamento sobre que mudanças a implantação do Grupo Escolar Almino Afonso causou na instrução pública primária na cidade de Martins-RN, no início do século XX? A partir disso, objetivou-se compreender o processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Almino Afonso nas primeiras décadas do século XX e analisar as mudanças ocorridas no ensino primário na cidade de Martins-RN em decorrência da implantação do referido Grupo. Para tanto e com base no conceito de cultura escolar (Julia, 2001), foi realizada pesquisa bibliográfica e documental em perspectiva histórica. Foram analisados documentos como: mensagens de governadores (1890-1930); relatórios da Secretaria de Governo estadual (1895-1905); relatórios de diretores de Instrução Pública (1893-1926); livros de escrituração de escolas isoladas de Martins-RN e do antigo Grupo Escolar Almino Afonso (1897-1926); leis, decretos, códigos de ensino e regimento dos grupos escolares (1908-1925); imagens de instituições de ensino de Martins-RN (década de 1920); e o jornal “A Republica” (1911- 1925). Considerados um modelo de escola moderna, os grupos escolares deveriam proporcionar melhorias no ensino primário público. Diante disso, buscou-se demonstrar que o Grupo Almino Afonso proporcionou avanços da organização escolar primária em MartinsRN. Mas a investigação demonstrou limites no funcionamento da instituição como escola graduada bem como sobre outros aspectos como: falta de materiais escolares e inadequação do mobiliário escolar, destoante dos princípios de higiene e de modernidade pedagógica discutidos no período por intelectuais e administradores públicos. Com reduzida matrícula e frequência nos anos iniciais do seu funcionamento, não só não universalizou o ensino primário como teve alcance de público inferior ao das antigas escolas isoladas estaduais que possuíam matrícula maior do que o Grupo que as substituiu. As mudanças proporcionadas pela instalação do Grupo referem-se ao estabelecimento da escola pública de ensino primário como um lugar específico e de responsabilidade do Estado, bem como a construção de uma nova cultura escolar disseminada para toda a cidade por meio, principalmente, das festas escolares. Além de pedagógicas, as celebrações tinham propósitos políticos de dar visibilidade ao projeto republicano de escolarização e construção de uma nova sociedade.
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    TCC
    Desafios da EJA e o papel dos professores na efetivação de uma educação de qualidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Santos, Rozilete Marques dos; Azevedo, Crislane Barbosa; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Pranto, Aliny Dayany Medeiros; Oliveira, William Breno dos Santos
    Este trabalho objetiva discutir sobre o papel do professor da EJA frente a desafios cotidianos e analisar como ações pedagógicas podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a esse público.Desta forma, assim como destaca Souza Pinheiro, Carmo e Ayres (2021), a prática docente precisa considerar o cotidiano dos educandos, adaptando-se à realidade de cada um, respeitando suas histórias e suas necessidades de aprendizado. Visto que, o professor do ensino EJA encontra diversas dificuldades quando atua nesta modalidade de ensino, em diversas oportunidades, os mesmos não possuem uma especialização voltada para o ensino EJA, enfrentam uma grande problemática voltada a falta de recursos para execução das aulas, aliados a dificuldade de planejamento e uma maior demanda de tempo para planejamento de aula. De acordo com Souza Pinheiro, Carmo e Ayres (2021), a política curricular da EJA deve levar tem por obrigação considerar a experiência de vida dos alunos desta modalidade e os desafios que eles enfrentam ao retornar à escola. Já Olmos (2021) destaca a importância da formação regulada para que os educadores possam atender às diversas necessidades dos alunos, inclusive daqueles com deficiência intelectual. Santos, Pereira e Amorim (2018), ao discutirem sobre os sujeitos da EJA, enfatizam a importância de compreender as particularidades dos estudantes para que seja possível promover uma educação que possua impacto suas vidas. Desta forma, essa pesquisa teve como bases pesquisa bibliográfica a partir de obras que abordam a prática pedagógica na EJA, a formação de professores e as políticas educacionais voltadas para essa modalidade de ensino. Esse trabalho obteve como resultados a dificuldade dos professores da modalidade EJA em atuar em suas devidas salas de aulas e adaptar seus conteúdos para melhor atender este público. Também foi possível observar que os professores que se encontram mais preparados e utilizam de novas tecnologias e metodologias conseguem um melhor aproveitamento em suas turmas. A pesquisa ainda aponta a necessidade de novas abordagens pedagógicas e a valorização da experiência de vida dos alunos como elementos-chave para o sucesso educacional.
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    TCC
    Desafios da escola inclusiva: o reconhecimento e a valorização da diversidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Dias, Jéssica Patrícia; Barbosa de Azevedo, Crislane; Amorim, Hananiel de Souza; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/8201336382744380; Azevedo, Crislane Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Amorim, Hananiel de Souza; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Oliveira, Willian Brenno Santos
    Essa pesquisa analisa os desafios da escola inclusiva. Parte da questão: quais os desafios na promoção de uma escola inclusiva e do processo de reconhecimento e valorização da diversidade? Com base nisso, discute conceitos de inclusão e escola inclusiva, reflete sobre a constituição das diferenças e o tratamento da diversidade no Brasil, e explicita aspectos característicos de um currículo para uma escola inclusiva. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Azevedo (2023) e Reis (2016), que abordam a importância da equidade e da pluralidade na educação. Este trabalho tem como objetivos específicos discutir o papel do currículo na promoção da inclusão e refletir sobre o impacto da diversidade cultural no contexto educacional. A pesquisa se justifica pela relevância de promover a inclusão em um país marcado pela diversidade cultural e desigualdades históricas. Evidencia-se que, além de atualizar currículos e métodos, é necessário promover mudanças de comportamento e pensamento crítico por parte da escola e da sociedade. Este trabalho também busca oferecer subsídios teóricos e práticos que possam orientar educadores e gestores na construção de uma escola mais inclusiva e equitativa.
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    TCC
    Desafios da gestão escolar no contexto do ensino da EJA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Costa, Viviane Holanda da; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Pranto , Aliny Dayany Medeiros; Oliveira, William Breno dos Santos
    Este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender como os gestores podem contribuir para a efetivação de um ensino inclusivo e de qualidade. A pesquisa, de natureza bibliográfica, analisou artigos acadêmicos relacionados à Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando questões como a evasão escolar, a diversidade dos estudantes, a formação continuada dos professores e a articulação de estratégias pedagógicas adequadas às especificidades dessa modalidade de ensino. Os resultados revelaram que a heterogeneidade do público, a insuficiência de recursos e a carência de capacitação profissional são barreiras significativas para a gestão na EJA, que, mesmo assim, desempenha um papel crucial na criação de estratégias para superar tais desafios. Conclui-se que uma gestão participativa e orientada para as necessidades da comunidade escolar contribui de forma relevante para melhorar o ambiente educacional e promover a permanência dos alunos.
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    TCC
    Desafios e perspectivas da EJA: reflexões a partir da experiência de alunos de uma escola pública do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) DIAS, Maria Lindaine Augusto; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Pranto, Aliny Dayany Medeiros; Brenno, William
    A Educação de Jovens e adultos (EJA) é uma modalidade que busca garantir a educação básica para todas as pessoas que não concluíram seus estudos. Este artigo analisa os desafios enfrentados por essa modalidade, identifica os sujeitos da EJA, suas potencialidades e perspectivas no ensino da educação de jovens e adultos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, complementada por entrevistas, com foco nos desafios relatados pelos alunos em sua trajetória escolar. Entre os principais desafios identificados estão a evasão escolar, dificuldades relacionadas ao trabalho, vida pessoal e a necessidade de formação continuada dos professores. Ao analisarmos as oportunidades e perspectivas desse ensino, percebemos a necessidade implementar práticas educativas que possibilitem aos alunos adquirir novas aprendizagens e alcançar diferentes formas de desenvolvimento, pois a escola é uma ferramenta essencial para a transformação de vidas.
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    Dissertação
    O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
    (2016-07-29) Amorim, Hananiel de Souza; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; ; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://lattes.cnpq.br/4223328278394193; Paiva, Marlucia Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702
    Esta Dissertação tem por objetivo investigar a presença do discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1908-1925. Para tanto, partimos da hipótese de que a influência do discurso higienista na legislação expressa um projeto de modernização na sociedade que se vincula através dos Grupos Escolares. Quanto ao referencial teórico-metodológico adotamos como instrumento para o trabalho investigativo as teorizações de Michel Foucault para análise do discurso presente na legislação educacional norte-rio-grandense, considerando compreensão da relação de discurso e poder a partir do caráter regulador da legislação; e também os conceitos de normalização e biopolítica. As principais fontes foram: Leis, Decretos, Relatórios, Mensagens Governamentais, Regulamentos, Regimentos e os Programas de ensino. Dessa maneira, constatamos que a prática discursiva que se examinou na legislação norte-rio-grandense, foi um meio para compreender o momento sócio-político, histórico e educacional permeados por relações de poder que buscava utilizar os Grupos escolares como dispositivos higienistas para contribuírem com a erradicação dos problemas herdados do regime monárquico e transformar os indivíduos em cidadãos disciplinados, dóceis, civilizados, fortes, saudáveis, higienizados, higienizadores para uma nação civilizada , moderna.
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    TCC
    Higiene e escolarização nos grupos escolares no Rio Grande do Norte nas primeiras décadas do século XX
    (História, 2013-12-13) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa
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