Navegando por Autor "Amorim, Maria Eduarda Oliveira"
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TCC ACESSIBILIDADE EM PRODUTOS DE MAQUIAGEM: desenvolvimento de um sistema de ideogramas para inclusão da pessoa com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Amorim, Maria Eduarda Oliveira; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/0139540833868534; Andrade, Allisson José Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/0947515259106059; Piekas, Mari Ines; http://lattes.cnpq.br/4360076202122007O design tem a capacidade de criar um mundo mais acessível à pessoa com deficiência, traçando caminhos que facilitam as comunicações entre indivíduos e as interfaces dos produtos. Percebe-se que, no mercado de beleza, os produtos de maquiagem ainda não alcançaram efetivamente a parcela populacional que possui deficiência visual. Para garantir maior autonomia de uso de cosméticos, o presente trabalho objetiva criar uma linguagem de comunicação acessível às pessoas com deficiência visual para embalagens e produtos de maquiagem. Os procedimentos metodológicos adotados são pautados na pesquisa de Formiga (2014) e organizados nas seguintes etapas: problematização, produção e renderização. Para a construção de dados, foram utilizadas as ferramentas de pesquisa mapa de expectativas (Stickdorn e Schneider, 2014), fly-on-the-wall (Martin e Hanington, 2012), pesquisa generativa e para a análise de conteúdo se utilizou a técnica de Bardin (1977). A fase de renderização é concluída com a vetorização e confecção dos protótipos de baixa fidelidade. Ao final, foram produzidas versões diversas de ideogramas que refletem aspectos de uso e conceituais da maquiagem. Este trabalho almeja contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência visual a produtos de maquiagem. De igual maneira, permite ampliar a discussão sobre o desenvolvimento de ícones como um recurso de acessibilidade comunicacional.