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Navegando por Autor "Amorim, Matheus Gomes"

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    TCC
    Gestão da informação e os processos decisórios em saúde: relato de experiência durante a pandemia da Covid-19 em um município do Seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-11) Joventino, Willamy Domingos de Oliveira; 0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; 0009-0004-7993-5147; http://lattes.cnpq.br/2502810479627380; Silva, Gilson Gomes da; 0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; 0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; 0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    A pandemia da COVID-19 trouxe consigo diversas particularidades e ajustes necessários para o seu enfrentamento, principalmente no que se refere aos instrumentos de registro das informações dos pacientes. Por sua vez, os Sistemas de Informação em Saúde não estavam implementados para o registro e análise dos dados, a fim de garantir um retorno automatizado para a gestão, auxiliando nos processos de tomada de decisão. Sendo assim, com base em análise da crescente demanda de gerenciamento das informações realizados no município de Jucurutu/RN, ainda no início da pandemia em 2020, e em parceria com a equipe de Vigilância Epidemiológica do município, resultou-se na estratégia de adoção de um método de registro próprio, utilizando as tecnologias do Google Workspaces e inserindo os dados provenientes das fichas de notificação dos pacientes encaminhados das diversas unidades notificadoras do município. Além disso, por meio da utilização da lógica de programação na linguagem JavaScript e de fórmulas nativas da ferramenta, foi possível obter resultados automatizados em valores e gráficos de diversos tipos, facilitando a transparência do cenário epidemiológico do município e garantindo maior agilidade à gestão no processo de tomada de decisão.
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    Dissertação
    Implementação de um sistema para produção de projetos pedagógicos de cursos em uma instituição de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Matheus Gomes; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Lanzillo, Anderson Souza da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1737-9307; http://lattes.cnpq.br/3248558504481379; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159; Melo, Elda Silva do Nascimento; Porsani, Rodolfo Nucci
    Este estudo, proposto para o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um sistema de informação para a elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), integrado ao Sistema Unificado de Administração Acadêmica (SUAP) do IFRN. A metodologia emprega instrumentos de pesquisa documental para entender os processos envolvidos e as necessidades dos usuários com abordagem qualitativa. O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da instituição, combinando métodos ágeis com o ciclo de vida tradicional de desenvolvimento de sistemas de informação, adaptadas à realidade da instituição. Como produto educacional resultante, foi entregue um sistema integrado ao SUAP destinado a auxiliar docentes e gestores na elaboração e aprovação de PPCs. A estratégia de pesquisa está focada no processo de elaboração de PPCs com a implantação e utilização do referido sistema eletrônico, durante a revisão das ofertas dos cursos técnicos integrados em dezembro de 2023. O estudo foi concluído com a expectativa de que a solução desenvolvida em pouco tempo apoiasse a gestão, especialmente no que diz respeito às informações que compõem o PPC, aumentando a eficiência na elaboração e reduzindo o tempo de aprovação do documento final nos conselhos superiores, além de automatizar o tempo de cadastro de cursos no sistema acadêmico. Na segunda etapa do estudo, foi realizada uma avaliação da implantação do sistema junto aos gestores envolvidos na Reitoria do IFRN, permitindo uma análise aprofundada da eficácia e da usabilidade do PPC Eletrônico.
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    TCC
    Melhoria do processo de acompanhamento de acidente no trabalho no Ceres Caicó
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-15) Damasceno, Pedro Augusto Medeiros; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; http://lattes.cnpq.br/7099722900576975; Nobre, Anna Claudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    Problemas relacionados à atividade de cadastro de acidentes do trabalho no Ceres são relatados pelo setor de Segurança do Trabalho, gerando lentidão e atrapalhando a prevenção de novos acidentes. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo melhorar o processo de acompanhamento de acidente de trabalho no CERES/UFRN, visando corrigir os problemas de perda de informação, comunicação e lentidão. A metodologia do trabalho é uma pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas. Será realizada a modelagem BPMN através da ferramenta de modelagem HEFLO, escolhida pelo seu conjunto de funcionalidades. A modelagem foi focada na entrada via CAT-SIGRH, e estruturada em macroprocesso e subprocessos, para melhor compreensão e organização, onde foram identificados pontos de melhoria nos subprocessos. O estudo discute as limitações da pesquisa, como a falta de simulação da modelagem e de um ambiente de testes para validação prática das modificações, além da ausência de uma análise aprofundada de dados para extrair indicadores e métricas relevantes. Por fim, são sugeridos trabalhos futuros, como a implementação da simulação, a criação de um ambiente de testes, a análise de dados históricos e a integração com sistemas de informação existentes, além da expansão da modelagem para outras formas de entrada e a realização de testes de usabilidade, com o objetivo de complementar o estudo e contribuir para a otimização do processo de acompanhamento de acidente de trabalho no CERES/UFRN
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    TCC
    Perfil de investidor dos alunos de sistemas de informação: influências e percepções
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Marques, Jose Pereira de Araújo; Silva, Gilson Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; http://lattes.cnpq.br/1975622270219993; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    Muitos brasileiros enfrentam desafios financeiros, e a falta do hábito de investir é só mais um deles. Este estudo analisa o perfil de investidor dos alunos do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da UFRN/CERES, com a finalidade de identificar suas características como investidores. O questionário, composto por 18 perguntas, sendo 9 delas focadas em compreender o perfil do investidor, contemplou o número de respondentes matriculados na disciplina de Tópicos Especiais em Sistemas de Informação I. Por meio do questionário, constatou-se que o perfil médio dos alunos é moderado. Apesar de demonstrarem afinidade maior por investimentos de baixa rentabilidade, eles também mostram disposição para arriscar em ações. Além disso, foi observado um reconhecimento significativo do impacto do ambiente acadêmico no desenvolvimento do conhecimento financeiro, assim como para aqueles que estudam por conta própria
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    TCC
    Trabalho de conclusão do bacharelado em Sistemas de Informações: desafios enfrentados pelos alunos do curso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Medeiros, Ketlly Azevedo de; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; http://lattes.cnpq.br/5520782251311664; Nobre, Anna Claudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa uma etapa fundamental no Bacharelado em Sistemas de Informação, contudo foi observado que os alunos cursantes enfrentam diversos desafios que comprometem a qualidade do trabalho e o desempenho. Este estudo analisa as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes, como gestão de tempo, planejamento, desconhecimento das normas acadêmicas e falta de experiência prática. Para isso, foi adotada uma abordagem mista, utilizando questionários e ferramentas analíticas como o diagrama de Ishikawa. Com base nos resultados, foi proposta uma reformulação no processo de elaboração do TCC, incluindo práticas de pesquisa contínuas ao longo do curso e a integração de projetos aplicados. Essas mudanças visam melhorar a experiência acadêmica, otimizar a produção científica e preparar os estudantes para o mercado de trabalho
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