Navegando por Autor "Andrade, Alice Oliveira de"
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TCC Uma análise do Ubuntu Esporte Clube na luta contra o racismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Oliveira, Vinícius Furtado Veloso de; Condorelli, Antonino; Costa, Adriano Medeiros; Andrade, Alice Oliveira deAs produções de podcast estão aumentando e trazendo uma infinidade de programas que trabalham diversos temas. Ubuntu Esporte Clube, podcast dos Estúdios Globo, surgiu em julho de 2020, como uma alternativa de mídias negras, reunindo semanalmente uma equipe de jornalistas esportivos que entrevistam personalidades de áreas diversas para comentar histórias de atletas e assuntos que envolvem a temática racial, um dos pontos centrais do projeto. O podcast possui um número considerável de episódios que são essenciais na luta contra o racismo e no entendimento de contextos históricos pautados na raça, através de outros conceitos que permeiam essa perspectiva e também em relação à noção de representatividade. Com o objetivo de elencar elementos fundamentais, cinco episódios foram selecionados e analisados como objeto de estudo para chegar a possíveis respostas a respeito da importância dessa iniciativa no cenário comunicacional e esportivo brasileiro. A metodologia corresponde a análise de conteúdo qualitativa categorial temática, com ênfase em uma amostra intencional, como forma de sistematizar ideias e possíveis respostas a ouvintes e leitores.Tese Aquilombamento virtual midiático: uma proposta teórico-metodológica para o estudo das mídias negras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Andrade, Alice Oliveira de; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-9048-1893; http://lattes.cnpq.br/3140699044086064; Veloso, Ana Maria da Conceição; Condorelli, Antonino; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Carrera, Fernanda Ariane SilvaApresentamos o aquilombamento virtual midiático (AVM) como proposta de tese. Tratase de um movimento metodológico para enxergar como operam as mídias negras brasileiras, tendo três principais bases teóricas: o quilombismo (NASCIMENTO, 2019), o bios virtual (SODRÉ, 2002) e o conceito político de quilombo (NASCIMENTO, 2014); e três referências metodológicas: a transmetodologia (MALDONADO, 2011), o afroperspectivismo (NOGUERA, 2014) e a roleta interseccional (CARRERA, 2020). Por mídias negras entendemos um conjunto de experiências comunicacionais insurgentes que (co)movem pessoas na reescrita de diferentes narrativas sobre o povo negro. São grupos motivados pelas lutas contra o racismo estrutural e outras possíveis interseccionalidades, como o sexismo, a história única, a dominação, a hegemonia da mídia corporativa em relação à agenda, a invisibilidade, as injustiças sociais e cognitivas do mundo, a exclusão e a colonialidade da mídia. Podem ser vistas, portanto, como grupos com significativo aspecto decolonial. Inspirado pelos caminhos que negros(as) escravizados(as) abriam nas matas em fugas para os quilombos, o AVM desenvolve-se em três rotas: 1) movimento do Sankofa; 2) reconhecimento das escrevivências; 3) balaio de vozes. O referencial empírico envolveu seis grupos de mídias negras: Alma Preta, Mundo Negro, Negrê, Notícia Preta, Portal Geledés e Revista Afirmativa. Justificamos o recorte analítico por serem práticas midiáticas exercidas em ambientes digitais que têm como objetivo central quebrar a lógica da história única e produzir conteúdos direcionados à questão de raça e outros eixos de opressão. Para a coleta de dados, articulamos ferramentas como as entrevistas, observação não-participante virtual e pesquisa bibliográfica. Um olhar metodológico aquilombado nos mostra que as mídias negras brasileiras enxergam a comunicação e, especificamente, o jornalismo, como caminho de contraposição à colonialidade da mídia hegemônica e para a construção de novas matrizes de visibilidade sobre pessoas negras. Concluímos que as mídias negras virtuais são herdeiras da resistência negra do período colonial e têm nos quilombos um instrumento ancestral para a construção de um jornalismo antirracista. Como principais referências, contribuem com a construção deste texto autoras e autores como: Abdias Nascimento, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Conceição Evaristo, Edison Carneiro, Grada Kilomba, Lélia González, Muniz Sodré, Sílvio Almeida e Sueli Carneiro.TCC Bluesman: A representação negra na mídia brasileira sob a narrativa de Baco Exu do Blues(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Silva, Felipe Mateus de Freitas da; Muneiro, Lilian Carla; Bezerra, Josenildo Soares; Andrade, Alice Oliveira deO presente trabalho trabalho refere-se a uma análise do vídeo “Bluesman” do Rapper brasileiro Baco Exu do Blues, vinculado na plataforma de streaming Youtube, em 28 de novembro de 2018. O filme venceu o Grand Prix, no mês de Junho (2019), um dos mais importantes do mercado de publicidade do mundo, cuja realização ocorreu na França, apresentando uma temática de gênero racial, gerando uma crítica à representação nos meios de comunicação. Como metodologia, realizamos pesquisa bibliográfica, através de apontamentos da semiótica greimasiana. Privilegiamos também elementos de audiovisual para compreender mais a respeito das questões de gênero e representação de pessoa negra dispostas na narrativa. Para suporte teórico utilizamos Fiorin (2004), Barros (2005) e Greimas (2008) para tratar de questões relacionadas aos apontamentos relacionados a semiótica, Bakthin apud Brait (2006) para entendermos a intertextualidade presente além de outros autores que foram valorosos para estabelecermos e crítica sobre a questão de gênero no Brasil, através da nos meios de comunicação de massa. Nos valemos da mídia de massa, recortes de notícias geradas pelos grandes meios no Brasil e no mundo, para entendermos a repercussão de Bluesman em premiações internacionais além do papel político estabelecido pelos autores do filme sobre a questão racial no Brasil.TCC Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Carneiro, Toni Lucas Bento; Andrade, Alice Oliveira deO TikTok, aplicativo lançado pela empresa ByteDance em 2017, atingiu um bilhão de usuários ativos diariamente em 2022, tornando-se uma plataforma de mídia social amplamente popular. O Booktok, comunidade literária da plataforma, adquiriu destaque em 2020, impactando o mercado de livros e impulsionando obras para as listas de best-sellers. Este estudo tem como objetivo analisar o Booktok, focando no perfil do influenciador Tiago Valente (@otiagovalente), pioneiro no Brasil com mais de 480 mil seguidores. A pesquisa explora estratégias de influência e engajamento desse contexto e seu impacto no mercado literário, principalmente por meio do perfil de Tiago Valente. Considerando a lacuna acadêmica existente sobre o assunto, a investigação é um esforço para aprofundar a compreensão sobre esse contexto empírico, visando ampliar o entendimento de sua influência na promoção da leitura e na indústria literária, bem como analisar as dinâmicas entre os Booktokers e seu público. A abordagem metodológica desta pesquisa foi um estudo de caso, aliado a uma análise de conteúdo para identificar as estratégias de engajamento e estímulo à leitura adotadas pelo influencer. Já o referencial teórico é constituído a partir das reflexões de autores(as) como Raquel Recuero (2009), Pierre Lévy (1997), Paula Sibilia (2007), Thaysa Costa do Nascimento (2023), Henry Jenkins (2009) e Tamara Mariana Weinberg Jeffman (2017).Dissertação Cartografia da mobilidade jornalística: os impactos do uso dos dispositivos dos dispositivos móveis digitais na rotina de produção do jornalista em Natal (RN/Brasil)(2018-02-08) Andrade, Alice Oliveira de; Nobre, Itamar de Morais; ; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; Silva, Fernando Firmino da;Investiga-se acerca dos impactos configurados pela prática do jornalismo móvel digital, no qual tecnologias móveis, como smartphones e tablets, são apropriados pelos jornalistas nas vertentes da produção e distribuição de suas rotinas laborais. Os dispositivos móveis digitais, com suas estruturas híbridas, miniaturizadas e com possibilidade de conexão sem fio à Internet (WiFi, 3G e 4G), são instrumentos cada vez mais presentes no processo de construção do conteúdo informativo pelas empresas jornalísticas. Isso ocorre porque tais aparelhos reconfiguram as noções espaço-temporais de desenvolvimento e disseminação dos materiais produzidos, proporcionando uma produção mais célere e instantânea. Contudo, essa atividade tem modificado o modus operandi das corporações jornalísticas, a relação dos profissionais com a tecnologia, o surgimento de novas potencialidades ligadas aos formatos e linguagens dos produtos jornalísticos e a exigência, por parte do mercado, de um perfil profissional diferenciado. Neste trabalho, visamos a elaboração de uma Cartografia da mobilidade jornalística, inspirados pelas virtualidades analíticas da Cartografia Simbólica (SANTOS, 2011) associada à entrevista, pesquisa bibliográfica e registro fotográfico para a coleta de dados. Tendo em vista a aproximação com o objeto de pesquisa, todos os processos foram totalmente realizados com dispositivos móveis. Como campo empírico de pesquisa, optamos por um recorte em âmbito local e estudamos as empresas Tribuna do Norte e Novo, ambas atuantes nas plataformas impressa e digital. Neste trabalho, o foco está na dimensão das práticas sociais da cultura do jornalismo móvel. Como resultados, analisamos a formação de comportamentos que se tornaram simbólicos a partir dessa prática, os quais foram analisados por meio de um viés reflexivo –analítico, que são: o jornalista polivalente-indolente; os níveis de conteúdo; a prática do selfiejornalismo; o repórter de imagem; a abertura dos canais informacionais; e o jornalismo de redação.TCC Comunicação e gerenciamento de crise: estratégias da assessoria de Taylor Swift na The Eras Tour Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-27) Santos, Thainá Trajano da Fonsêca; Andrade, Alice Oliveira deEssa pesquisa investiga as estratégias de comunicação no gerenciamento de crise de imagem da cantora norte-americana Taylor Swift durante sua passagem pelo Brasil com a turnê "The Eras Tour". Na ocasião, ainda no primeiro show, a fã Ana Clara Benevides faleceu durante a apresentação da artista devido a uma exaustão térmica causada pela exposição indireta ao sol. Nesse sentido, esse estudo utiliza como abordagens metodológicas a pesquisa bibliográfica (Gil, 2008), o estudo de caso (Yin, 2001) e a análise de conteúdo (Bardin, 1977) para identificar, analisar e categorizar criticamente as estratégias de comunicação adotadas durante a crise, contextualizando-as em um quadro teórico que abarca opinião pública, midiatização, redes sociais, tecnologias digitais e gerenciamento de crise. Como resultados, observou-se que o trabalho de assessoria de comunicação não é neutro e que as estratégias adotadas buscaram controlar a narrativa a partir do direcionamento de visibilidade e invisibilidade das informações, priorizando a manutenção da imagem, reputação e credibilidade da figura pública, sobretudo no contexto estadunidense, em detrimento de questões humanas de ordem moral e ética. Como principais contribuições teóricas, articulam-se as ideias de (Thompson, 1998, 2008), Bueno (2009), Rosa (2001, 2003, 2006), Forni (2002, 2015), Teixeira (2011, 2013), Lasta (2015, 2017) e Baldissera (2000, 2001, 2019).TCC “Costurando a vida”: relatório técnico do documentário jornalístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-22) Camêlo, Isabelly Noemi de Oliveira Costa; Andrade, Alice Oliveira deApresenta-se o relatório técnico do documentário jornalístico “Costurando a vida”, que tem como objetivo descrever o processo de elaboração do produto. O objetivo do documentário é contar as histórias de três estilistas do Rio Grande do Norte, além de destacar a relevância da moda potiguar através da contribuição do jornalismo. A prática jornalística, com sua capacidade de narrar e informar, vai além de meramente apresentar eventos e fatos. Auxilia no processo de construção de uma identidade cultural ao dar voz a personagens que compõem o tecido social de uma região. No caso do documentário apresentado, o jornalismo se entrelaça com a moda para tecer uma narrativa rica e envolvente, que transcende as passarelas e alcança o coração da sociedade a partir das histórias de três profissionais da área. Com as entrevistas, o documentário revela como a moda potiguar não é apenas uma expressão estética, mas também um reflexo das vivências, dos valores e das tradições de quem produz as peças. Assim, este relatório se debruça sobre cada etapa da criação do documentário, desde a pesquisa inicial e a escolha dos estilistas, até a produção e a edição final. Examinamos como o jornalismo pode ser utilizado para contar histórias que inspiram e educam, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e para a promoção de talentos locais. Por meio deste relatório técnico, espera-se não só documentar o processo de produção do documentário jornalístico, mas também destacar a importância do jornalismo como um agente de mudança e de preservação cultural.TCC Discurso midiático e eleições de 2019 na Bolívia: análise de como o portal Pagina Siete contribuiu para a construção de golpe de Estado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Burgoa, Karla Regina Alves; Condorelli, Antonino; Costa, Adriano Medeiros; Andrade, Alice Oliveira deOs meios de comunicação desenvolvem funções essenciais na sociedade e tem participação decisiva em marcos históricos, por meio de sua cobertura e discurso. Por isso, esta pesquisa analisou a cobertura jornalística do veículo comunicacional boliviano Página Siete a respeito do período eleitoral boliviano antes do golpe de estado de 2019, em que o país estava vivendo um cenário político extremamente dividido entre a sociedade. Neste sentido, o que é noticiado e como é noticiado é decisivo em um processo eleitoral. Por meio da análise de conteúdo, foram analisadas 32 matérias do jornal Página Siete no período de tempo entre os meses de agosto ao início de outubro para tentar compreender de que forma o discurso midiático pode potencializar um golpe.TCC Do analógico ao digital: a transformação do idoso na era da tecnologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Ribeiro, Thuane Caroline Leandro; Araújo, Emily Gonzaga de; https://orcid.org/0000-0001-5730-904X; http://lattes.cnpq.br/1198937163531489; https://orcid.org/0009-0007-9921-754X; http://lattes.cnpq.br/2612394531388823; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Andrade, Alice Oliveira de; https://orcid.org/0000-0002-9048-1893; http://lattes.cnpq.br/3140699044086064Este trabalho detalha a elaboração de uma reportagem multimídia descrita como: “Do analógico ao digital: a transformação dos idosos na era da tecnologia", que tem como objetivo descrever como os idosos estão inseridos nas chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs) na era digital. Este relatório buscou destacar todos os pontos relevantes e contribuições acerca do tema. A metodologia usada conta com um estudo de caso, entrevistas, registros fotográficos e audiovisuais a fim de compor todos os elementos de uma reportagem multimídia. Os resultados atingidos destacam a importância das TICs na vida dos idosos e o quanto a inserção das tecnologias são benéficas em suas vidas. Ao executar a proposta do trabalho, buscamos utilizar elementos que fossem de fácil manuseio e visualização nos distintos mecanismos.TCC Do dial ao streaming: a mudança das rádios comerciais do Rio Grande do Norte nas transmissões de jornalismo esportivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Freire, Larissa Duarte; Andrade, Alice Oliveira de; Costa, Adriano Medeiros; Araújo, Emily Gonzaga deO futebol é uma das principais paixões dos brasileiros e, no estado do Rio Grande do Norte, essa realidade nacional se reflete. Com isso, o consumo da editoria de esportes no jornalismo é constante em diversas plataformas midiáticas, entre elas o rádio. Diante da incorporação de ferramentas tecnológicas à prática jornalística, as emissoras radiofônicas tradicionais enfrentam a necessidade de adaptação para preservar sua relevância entre os torcedores. No rádio, um dos formatos mais adotados na última década é o streaming, que consiste na transmissão contínua de dados de áudio, vídeo ou outros tipos de conteúdo pela internet, permitindo a reprodução instantânea sem a necessidade de download prévio. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças entre as transmissões esportivas no rádio potiguar causadas pelo streaming em relação ao dial. A abordagem metodológica desta investigação é o estudo de caso, desenvolvido através da técnica de coleta de dados das entrevistas com rádios comerciais que operam no dial na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte), com recorte empírico nas seguintes emissoras: 98 FM, 96 FM, CBN Natal e Jovem Pan News Natal. A fundamentação teórica teve como base central autores(as) como: Coelho (2003), Cardoso (2017) e Balacó; Guimarães; Rutilli (2002).TCC Documentário: "Quando meu corpo toca o céu"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Carvalho, Ingrid Torres; Bazílio, Emanuele de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9529811307840106; http://lattes.cnpq.br/1214699207447718; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Andrade, Alice Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3140699044086064“Quando Meu Corpo Toca O Céu” é um documentário realizado como produto final para o Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo. Combinando jornalismo e audiovisual, o documentário tem a finalidade de contar a história de quatro bailarinas em ascensão, da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) em Natal, Rio Grande do Norte, ao mesmo tempo que introduz a história da própria autora na dança. Este relatório revela as características e embasamentos teóricos do documentário, e aborda os aspectos das fases de elaboração, desde a pré-produção até a pós-produção. É um mergulho profundo no universo do documentário e da dança, seus desafios e personagens.TCC Fãs de K-Pop e comunicação no espaço digital: um estudo sobre cultura representativa, participativa e criativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-29) Neri, Ana Clara; Andrade, Alice Oliveira deEm um mundo de indivíduos de identidades fragmentadas, ainda existe um ponto de confluência. A cultura de fandoms de K-Pop é um espaço de convergência virtual através de uma comunicação participativa. A identidade destas comunidades é um fator determinante na forma como se apresentam ao mundo e como seus participantes interagem entre si. Dentro do espaço digital, essa identidade é transformadora, ressignificando a maneira como a comunicação se desenvolve, apontando um estilo e estrutura completamente diferentes dos meios tradicionais de comunicação. Aos fandoms, cabe uma postura de participação e a criatividade através da presença da representatividade. Esta pesquisa tem como objetivo analisar esta estrutura comportamental dentro do ciberespaço e entender que tipo de comunicação é realizada. As hipóteses apresentadas relacionam-se à questão identitária como precursora da modificação da comunicação contemporânea. A metodologia abarca a pesquisa bibliográfica; estudo de caso analisando os produtos das fanbases; e a coleta de dados através de questionário realizado com os fãs, de maneira a trazer resultados baseados em seu comportamento.TCC Festivais de cinema do Rio Grande do Norte : um estudo sobre o fomento à produção audiovisual potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Gomes, Diego; Andrade, Alice Oliveira de; Guilherme, Andrielle Cristina Moura MendesEste estudo pretende discutir a importância dos festivais e mostras de cinema do Rio Grande do Norte para a produção audiovisual potiguar independente, dando ênfase a organização dos festivais, a captação de recursos e seus processos de curadoria. O corpus escolhido compreende os festivais de maior relevância do Estado, que aconteceram entre os anos de 2019 e 2021 em alguns municípios potiguares. Com isso, este trabalho apresenta uma breve história de cada um desses eventos, importantes não só como forma de incentivo à produção audiovisual, mas também de fomento à distribuição de filmes independentes. Assim, como propõe uma importante contribuição, fundamentada nas entrevistas com os produtores e nas discussões surgidas a partir delas, para as pesquisas sobre o audiovisual potiguar.TCC Filme-ensaio: "Te guardo no bolso da saudade"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Costa, Rosy Dayane do Nascimento; Ferreira, Rodrigo Almeida; Condorelli, Antonino; Andrade, Alice Oliveira de“Te guardo no bolso da saudade” é um filme-ensaio que resgata por meio de memórias, narração e imagens de arquivo a história de Neide, uma mulher negra que morreu durante o Carnaval de 2003, em Natal, Rio Grande do Norte. O trabalho consiste na realização desse curta-metragem, da pré-produção à pós-produção, fases que serão detalhadas através deste relatório de processo.TCC Fotolivro: marcha da maconha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Campos, Rayssa Carvalho; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Andrade, Alice Oliveira de; Bazilio, Emanuelle de FreitasEste trabalho de conclusão de curso apresenta o Fotolivro: Marcha da Maconha. O objetivo principal desta obra é documentar as histórias e mensagens transmitidas por essa manifestação anual na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com foco na conscientização do público, especialmente aqueles com preconceitos arraigados sobre a legalização da maconha e desmistificar estereótipos associados à planta e seus consumidores. Dirigido a um público amplo, incluindo aqueles que consomem mídias tradicionais, o fotolivro visa mostrar que a maconha não é uma vilã. Através de imagens impactantes e histórias emocionantes, o trabalho busca passar a mensagem de que a Cannabis pode salvar vidas, impulsionar a economia e ser uma opção sustentável. Em suma, o Fotolivro: Marcha da Maconha oferece uma visão envolvente e emocional da marcha, ressaltando a importância da legalização da maconha e desafiando os estigmas sociais associados a ela. Por meio de imagens que falam e histórias de transformação, esse trabalho visa abrir os olhos do público para a verdadeira natureza da Cannabis e dos indivíduos que a utilizam, promovendo um diálogo mais aberto e informado sobre o tema.TCC Futebol feminino brasileiro e ativismo digital: reflexões sobre a luta em prol da visibilidade da mulher no esporte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-25) Malta, Thalita Marinho; Chacel, Marcela Costa da Cunha; Bazílio, Emanuele de Freitas; Andrade, Alice Oliveira deHistoricamente, as mulheres foram invisibilizadas no futebol no Brasil. De atrações circenses, passando pela proibição legal da prática esportiva até a reiteração de estereótipos sociais, as mulheres sempre encontraram – e ainda encontram – barreiras para a sua inserção no futebol. A mídia brasileira, por sua vez, nunca contribuiu para a popularização do futebol feminino no país. Os espaços midiáticos destinados a essa modalidade esportiva, ao longo dos anos, sempre foram pequenos, de maneira que, só em 2019, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, torneio que teve sua primeira edição em 1991, foi transmitida por uma emissora de TV aberta, a Globo. As marcas, que sempre direcionaram a atenção para o futebol masculino, a partir desta Copa voltaram-se também para o futebol feminino brasileiro. Diante da invisibilidade e falta de representatividade, começaram a surgir ações e campanhas de ativismo dentro e fora do campo, como a campanha de ativismo online, a #JogaPraElas. Neste contexto, o presente trabalho surge com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o ativismo em relação ao futebol feminino no Brasil. Para tanto, são utilizados autores(as), livros, artigos, matérias de portais de notícias e esportivos a fim de apresentar a história do futebol feminino no Brasil, discutir sobre a relação dessa modalidade esportiva com a mídia e as marcas, problematizar o papel da mulher no futebol no Brasil e compreender o ativismo, suas várias formas de manifestação e como tais formas são utilizadas em prol do futebol feminino brasileiro, como o caso das ações e campanhas como GoEqual, #RespeitaAsTorcedorasNike e especialmente a #JogaPraElas. Com o trabalho, foi possível perceber que, embora os avanços tenham acontecido após a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, o caminho para a modalidade esportiva no Brasil ainda é bastante longo, sendo necessária uma representatividade real das mulheres no campo futebolístico como um todo e, sobretudo na mídia. Desse modo, campanhas de ativismo, como as citadas neste trabalho, não só se justificam, mas são bastante importantes para que o país do futebol também seja o país do futebol feminino.TCC As Helenas de Manoel Carlos: uma leitura sobre o personagem de Taís Araújo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Silva, Francisco Ewerton Aleixo da; Aires, Janaine Sibelle Freires; Andrade, Alice Oliveira de; Rodrigues, Denise Carvalho dos SantosO presente trabalho aborda e reflete sobre o racismo estrutural presente nas obras do autor de novelas Manoel Carlos, baseando-se na telenovela Viver A Vida (2009) que teve a atriz Taís Araújo como a primeira protagonista negra a interpretar um papel dessa magnitude na faixa do horário nobre da Rede Globo. Teremos como principal base a cena do capítulo 55, quando Helena, uma mulher negra, ajoelhada, leva um tapa no rosto de Tereza (Lília Cabral), uma mulher branca, em plena semana do Dia da Consciência Negra, indicando a naturalização do racismo estrutural que sempre esteve presente no Brasil e como esse panorama repercutiu no país, trazendo às pessoas a necessidade de mudança e do fim do preconceito racial na televisão.TCC A influência do capital nas obras do muralista Eduardo Kobra e do grafiteiro Banksy(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Sousa, Isabelle Nayara da Silva; Condorelli, Antonino; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; http://lattes.cnpq.br/1302903508054167; Andrade, Alice Oliveira deEste trabalho tem como objetivo elucidar a influência do capital nas produções de arte de rua. A comercialização do graffiti é uma face da indústria cultural na sociedade capitalista, que objetifica a arte e procura padronizá-la para que seja consumida pelo maior número de pessoas. Dessa forma, supõe-se que a influência do capital pode retirar o caráter crítico e individual dessa Arte Urbana. A metodologia utilizada na pesquisa é a análise de imagens, desenvolvida pela autora Martine Joly. São utilizadas imagens das obras do muralista Eduardo Kobra e do grafiteiro Banksy. Conclui-se que o capital influencia diretamente a realização da arte, o seu suporte e a mensagem das obras.TCC O jornalismo que se faz no aplicativo Tiktok: uma análise dos perfis do Estadão e do G1(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Oliveira, Camila Emily Silva de; Araújo, Emily Gonzaga de; Araújo, Emily Gonzaga de; Andrade, Alice Oliveira de; Vieira, Andressa CarvalhoAs mídias digitais tomaram conta da sociedade. São elas quem pautam os meios tradicionais de comunicação e a rotina da sociedade moderna, e no aplicativo TikTok não é diferente. O Jornalismo Digital é uma ferramenta para os profissionais de empresas jornalísticas e criadores de conteúdo independentes. Assim, este trabalho tem o intuito de analisar os perfis de dois veículos de comunicação de alcance nacionais, de modo a investigar como esses veículos atuam, jornalisticamente, nessa plataforma; os perfis analisados foram o do G1 (Globo) e o do Estadão (O Estado de S. Paulo). Durante um período de doze dias (de 1º a 12 de outubro para o Estadão e de 25 a 04 de novembro para o G1), foram selecionados, diariamente, um conteúdo de cada perfil, a fim de analisar e compreender a prática jornalística dos portais. Foi percebido que ambas as empresas têm uma rotina de postagens constantes, mas uma dinâmica de abordagem diferente. Uma considerável parcela de conteúdos veiculados no TikTok parece seguir um padrão que se assemelha ao produzido para o telejornalismo, sem necessariamente adotar o formato próprio da referida rede social.TCC Marketing digital e influência midiática : um estudo de caso do fenômeno Juliette (BBB 21)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-15) Lima Júnior, Odair Ferreira de; Andrade, Alice Oliveira de; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Pinheiro, Mirian Moema FilgueiraEsta pesquisa tem como objetivo central analisar o que levou a campeã da 21ª edição do reality show Big Brother Brasil (BBB), Juliette Freire, a ser um fenômeno midiático nas redes sociais na internet. Para isso, trazemos a abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, passando pela observação das estratégias de marketing criadas por sua equipe de gerenciamento de mídias para verificar se foram importantes para alavancar os seus resultados e ampliar seu alcance digital, a fim de tornar a paraibana a campeã da edição e uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil. Os resultados principais apontam que o marketing e o uso estratégico das redes sociais foram essenciais para ampliar sua presença e transformá-la em um fenômeno viral. O planejamento na divulgação de fotografias, vídeos, stories e interação com os fãs estimularam um senso de identificação no público e reforçaram o discurso e as atitudes que Juliette desenvolvia no programa. Esse conjunto incentivou uma conexão emocional e a maior proximidade entre a participante e as pessoas, contribuindo significativamente para a sua vitória no BBB. Como principais contribuições teóricas, articulamos autores e autoras como: Issaaf Karhawi (2021); Liliane Ferrari (2019); Amanda Capuano (2022); Alê Primo (2021).
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