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Navegando por Autor "Andrade, Glauciane Pinheiro"

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    TCC
    O processo de adaptação e a importância do acolhimento na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Andrade, Maria Ináuria Ferreira de; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Martins, Deyse Karla de Oliveira; Andrade, Glauciane Pinheiro
    O artigo que se apresenta diz respeito a um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, abordando a temática do acolhimento e adaptação na educação infantil, com o objetivo de entender a importância do acolhimento diante da complexidade do processo de adaptação. Utilizando-se como métodos para alcança-lo, a pesquisa bibliográfica, que traz a compreensão de autores sobre o tema e a pesquisa de campo por meio de observações realizadas numa creche da cidade de Goianinha/RN, mais especificamente, numa turma de nível II, na qual foi possível conhecer a realidade do processo de adaptação e qual a importância do acolhimento diante deste. Percebendo-se através das pesquisas realizadas, que a adaptação das crianças que iniciam sua vida escolar na educação infantil é um processo muito doloroso, para a criança e complexo para todos os outros envolvidos: pais e professores, de modo que o acolhimento, sendo este bem planejado e organizado para recepcionar e acolher bem as crianças, constitui-se como um fator responsável por amenizar o sofrimento e o estresse vivido durante o processo de adaptação e torna-lo mais tranquilo.
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    Dissertação
    O Programa Escola Ativa e os desafios da proposta de gestão democrática em escolas do campo no Rio Grande do Norte
    (2014-07-29) Andrade, Glauciane Pinheiro; Queiroz, Maria Aparecida de; ; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; Azevedo, Márcio Adriano de;
    O objeto desse estudo é o Programa Escola Ativa e os desafios da sua proposta de gestão democrática em escolas do campo organizadas em turmas multisseriadas no Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva analisar aspectos do Programa Escola Ativa como política de educação para as escolas brasileiras multisseriadas do meio rural, realçando alguns embates do movimento por uma educação do campo defendida pelos movimentos sociais do campo. A problemática investiga também os desafios e as possibilidades dessas escolas na implantação da Gestão Democrática, pois, em muitas delas só existe um (uma) professor (a) e os (as) estudantes, sendo suas atividades limitadas ao ensino, dificultando, assim, a participação ampla das pessoas nas decisões sobre a vida da própria escola. Realizamos nesta pesquisa análise documental dos relatórios de formação, do relatório síntese de monitoramento do Programa, dos documentos oficiais do Programa e da legislação vigente. Na revisão da literatura priorizamos a contextualização da política educacional brasileira, particularmente, a educação em áreas rurais e a educação do campo, como também a concepção de gestão defendida na proposta do Programa. Na análise desses relatórios, vimos que as propostas de gestão defendida pelo Programa consistiram na gestão democrática, onde privilegia a organização de Conselhos Escolares, Colegiados Estudantis e a participação da comunidade na escola. Consideramos que apesar do Programa Escola Ativa propor uma gestão democrática para as escolas do campo com turmas multisseriadas, os relatórios analisados mostram que os desafios para a concretização dessa proposta são bastante contundentes tais como: a participação da comunidade nas decisões da escola são eventuais; os conselhos escolares na maioria das escolas não são atuantes; os colegiados estudantis mesmo incentivando a liderança dos estudantes, muitas vezes, é compreendido apenas como o cumprimento de tarefas proposta pelo professor.
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    TCC
    Trajetória de vida: relatos de experiência escolar até a acadêmica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Brilhante, Irisvania Maria de Morais; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Araújo, Alexandre Remo Miranda de; Andrade, Glauciane Pinheiro
    O presente relato de experiência trata das memorias expostas durante a minha constituição enquanto formando em pedagogia. Tratamos das abordagens presenciadas durante o processo de Alfabetização e Letramento e inserção ao ensino superior. O aporte teórico utilizado ampara-se em autores como: Vygotsky (1998), Libâneo (1994), Wallon (2007) Vasconcellos (2000). Este trabalho permitiu- nos compreender a educação como processo contaste de evolução para os estudantes que buscam profissionalização, e, posteriormente, em sua área de atuação. Evidenciamos os tipos de educação trabalhada durante o meu letramento, e os conhecimentos apreendidos durante a inserção e conclusão no ensino superior, curso de pedagogia, UFRN. Todo esse resgate histórico enfoca que as reminiscências educacionais contribuíram para a minha constituição enquanto pedagoga.
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