Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Andrade, Lindaluz Ximenes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desafios e possibilidades na inclusão escolar da criança autista: um estudo reflexivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Andrade, Lindaluz Ximenes de; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Tavares, Gerlanne da Cunha; Maia, Severino Ramos dos Santos
    O presente artigo apresenta um estudo reflexivo acerca das possibilidades e dos desafios propiciados na aprendizagem de uma criança autista que frequentava o nível IV, de um Centro Municipal de Educação infantil (CMEI), localizado no município de Natal, em 2013, a partir de dados extraídos de seus relatórios trimestrais, registrados pela professora de sala de aula. Trata, pois, de uma pesquisa de natureza qualitativa ao utilizar-se de registros encontrados em três relatórios (trimestrais) da criança em foco. Os registros trimestrais da referida criança são tidos pela escola como descrição do processo de aprendizagem (individual), servindo como instrumento avaliativo de final de ano letivo. Além disso, a exploração bibliográfica também é presente tendo como fundamentação teórica os estudos de Belisário Filho e Cunha (2010), Bosa (2006), Coelho e Santo (2006), e de documentos legais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), fazendo parte da construção de discussões e análises. Em sua composição, o presente texto reflexivo é composto por seções que se configuram em desdobramentos para o alcance do objetivo central do estudo. Na análise reflexiva é percebido que existe a dificuldade de a criança sentirse incluída nas práticas pedagógicas existentes no CMEI, por falta de conhecimento de suas necessidades específicas e, assim, ser avaliada da melhor maneira possível.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM