Navegando por Autor "Andrade, Lindaluz Ximenes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios e possibilidades na inclusão escolar da criança autista: um estudo reflexivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Andrade, Lindaluz Ximenes de; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Tavares, Gerlanne da Cunha; Maia, Severino Ramos dos SantosO presente artigo apresenta um estudo reflexivo acerca das possibilidades e dos desafios propiciados na aprendizagem de uma criança autista que frequentava o nível IV, de um Centro Municipal de Educação infantil (CMEI), localizado no município de Natal, em 2013, a partir de dados extraídos de seus relatórios trimestrais, registrados pela professora de sala de aula. Trata, pois, de uma pesquisa de natureza qualitativa ao utilizar-se de registros encontrados em três relatórios (trimestrais) da criança em foco. Os registros trimestrais da referida criança são tidos pela escola como descrição do processo de aprendizagem (individual), servindo como instrumento avaliativo de final de ano letivo. Além disso, a exploração bibliográfica também é presente tendo como fundamentação teórica os estudos de Belisário Filho e Cunha (2010), Bosa (2006), Coelho e Santo (2006), e de documentos legais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), fazendo parte da construção de discussões e análises. Em sua composição, o presente texto reflexivo é composto por seções que se configuram em desdobramentos para o alcance do objetivo central do estudo. Na análise reflexiva é percebido que existe a dificuldade de a criança sentirse incluída nas práticas pedagógicas existentes no CMEI, por falta de conhecimento de suas necessidades específicas e, assim, ser avaliada da melhor maneira possível.