Navegando por Autor "Andrade, Magno Augusto Job de"
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TCC Coro-cênico na terceira idade: uma alternativa para a iniciação musical no centro de convivência de idosos na cidade de Macaíba - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Carvalho, Bárbara Emannuelly Andrade de; Souza, Mayra Montenegro de; Andrade, Magno Augusto Job de; Motta, Mauricio MoraesEsta pesquisa tem como objetivo abordar a temática do canto coral, mais especificamente do coro-cênico e seus desdobramentos enquanto espaço oportunizador de vivências musicais para o público da terceira idade. Discutiremos o envelhecimento populacional como fenômeno gerador da demanda crescente de idosos que procuram essas atividades artístico-musicais, o direito do idoso à educação, as contribuições do canto coral para essa faixa etária e o coro-cênico, como um nova possibilidade para o canto coletivo. Dessa forma, essa investigação tem como objetivo analisar se o coro-cênico pode ser uma prática metodológica útil no processo musicalizador de pessoas idosas, bem como compreender de que forma contribui para uma vivência artística mais abrangente, pretendendo também identificar como coopera pra melhoria da qualidade de vida dos indivíduos envolvidos nesse fazer musical. A metodologia deste trabalho fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como ferramentas de construção de dados a entrevista semiestruturada o questionário e a intervenção no campo de investigação. A pesquisa-ação foi desenvolvida no Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro – CCI, na cidade de Macaíba-RN. Os resultados deste trabalho demonstram que o coro-cênico se mostra como mais uma possibilidade para o processo musicalizador em idosos, além de proporcionar uma vivência artística mais ampla uma vez que está pautado sobretudo em uma proposta artística transdisciplinar que tem como um dos seus principais benefícios o estímulo a descoberta do corpo sonoro e expressivo.Dissertação Educação musical para adultos: representações sociais no ensino de instrumentos para adultos iniciantes(2016-12-20) Andrade, Magno Augusto Job de; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/8654833771764168; Pereira, Marcus Vinicius Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/2498204826579831; Oliveira, Mário André Wanderley; ; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945O presente trabalho tem como objetivo identificar/revelar e refletir sobre as representações sociais que mediam as relações entre a adultez e o ensino de instrumentos musicais de tradição conservatorial. O interesse é a investigação da dimensão simbólica envolvida no processo de musicalização de adultos e as técnicas e métodos que fazem parte dos processos de musicalização ou ensino de música. Para tanto, foram entrevistados alunos e professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atuam no âmbito dos cursos de formação em instrumento. Foi utilizado como referencial teórico o conceito de representação social de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), para definir o objeto de pesquisa; a teoria de Bourdieu (2008, 2010), e sua aplicação por Pereira (2012), para dar conta das interações entre as representações estudadas e as estruturas nas quais estão inseridas; e a teoria sociológica da adultez de Sousa (2012), para definir o adulto em diálogo com as representações em que ele está inserido. Como metodologia, foi utilizado um levantamento bibliográfico referente ao tema, que nos forneceu elementos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas, segundo a proposta de Spink (2013) de pesquisa qualitativa e análise das representações sociais. Dentre os resultados, foram encontradas diversas evidências de representações expressas e explicitadas em vários trabalhos acadêmicos ao longo do levantamento bibliográfico, bem como evidências de representações sociais a respeito da musicalização de adultos dentre alunos e professores da Escola de Música da UFRN. Tais representações aparecem fortemente associadas à percepção do tempo de estudo (em anos e em horas cotidianas), e de profissionalização (segundo os ideais e práticas conservatoriais), que orientam a valoração da iniciação musical na idade mais precoce possível (“melhor idade para iniciação”), de modo, a garantir o cumprimento das demandas associadas a formação musical representada pelos entrevistados. Sendo assim, a iniciação de adultos é representada socialmente no meio pesquisado como uma iniciação problemática que requer a superação de diversos obstáculos e que não se dá em consonância com o modelo de aluno e de profissional almejado pelos cursos de formação e pelo meio profissional.