Navegando por Autor "Andrade, Maria Andreia de"
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Dissertação A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino(2017-03-03) Andrade, Maria Andreia de; Nunez, Isauro Beltran; ; ; http://lattes.cnpq.br/3848039911084901; Lima, Analice de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; Ramalho, Betania Leite; ; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Silva, Marcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Oliveira, Marcus Vinicius de Faria; ; http://lattes.cnpq.br/4799917179470099A renovação da educação científica dos estudantes na escola do século XXI exige dos professores um perfil adequado à inovação pedagógica, com conhecimentos e competências necessários para a formação e o desenvolvimento dos estudantes. E, para isso, implica para o docente em Química, aprender ciências, isso é, entender as principais ideias produzidas pela ciência; aprender sobre as ciências, isso é, entender aspectos importantes de História, Filosofia e Metodologia das Ciências e aprender a fazer ciências, isso é, tornar-se capaz de participar de atividades que conduzam à elaboração de conhecimento científico, sabendo que a modelagem científica desempenha um papel fundamental na construção e no avanço desse conhecimento. Diversos estudos, tanto de cunho nacional, como internacional têm apontado à relevância da aprendizagem desse conhecimento científico. Nesta pesquisa, assume-se a Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, em especial, o papel da orientação. Esta investigação foi realizada com o objetivo de identificar e caracterizar o conhecimento profissional disciplinar que integra a Base Orientadora da Ação de modelagem científica em Ciências de 58 licenciandos em Química da UFRN, no sentido de determinar se os anos de formação fazem diferença na apropriação desse conhecimento disciplinar. O estudo de natureza exploratória usou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a prova pedagógica e foram feitas análises comparativas com o conteúdo do EBOCA de modelagem científica, como invariante da ação, determinado na pesquisa. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam fragilidades, e não mostraram diferenças expressivas nas respostas dos 58 licenciandos de períodos diferentes e divididos entre os grupos I e II, quanto à compreensão de maneira adequada sobre a modelagem científica e seu processo de construção, segundo o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação, definido na pesquisa, o que inclui o conhecimento sobre os modelos científicos. Como sugestão, a partir dos resultados desta pesquisa, aponta-se necessidade de que diferentes disciplinas, ao longo da formação inicial, possam ser contempladas com conteúdos que mobilizem discussões vinculadas à natureza do conhecimento disciplinar sobre os modelos e modelagem científica.