Navegando por Autor "Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Brincar na escola em tempos de pandemia da COVID-19: observações e relatos de uma experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Oliveira, Swianny Rodrigues de; Silva, Maria José Campos Faustino da; 0000-0002-5297-139X; Silva, Maria José Campos Faustino da; Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana de; Azevedo, Barbara Raquel Coutinho ToscanoEste estudo tem como objetivo relatar e discutir como o brincar, direito primordial das crianças, foi desempenhado no retorno às aulas presenciais, durante o período da pandemia da Covid-19, destacando quais brincadeiras foram realizadas e como se sucedeu a interação das crianças durante as práticas educativas, com todos os protocolos sanitários e distanciamento estabelecidos. A observação ocorreu em um Centro de Educação Infantil da cidade do Natal-RN. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia qualitativa com abordagem sócio histórica por meio de relato de experiência, fazendo uso da pesquisa bibliográfica para aporte teórico. Os principais autores que fundamentam a pesquisa são Kishimoto (2017), Borba (2007), Moyles (2002), Vygotsky (1987). Com base nas reflexões realizadas, podemos constatar que o brincar é fundamental na vida das crianças e as brincadeiras realizadas no espaço escolar possibilitam o desenvolvimento de suas capacidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, ou seja, auxilia no desenvolvimento integral das crianças. Com isso, para fazer valer esse direito fundamental e necessário ao aprendizado das do sujeito infante, as escolas tiveram que repensar e adaptar suas práticas.TCC Homens na Educação Infantil: preconceitos e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Melo, Filipe Fagundes de; Rezende, Marianne da Cruz M. D. de; Rezende, Marianne da Cruz Moura Dantas de; Faustino, Maria José Campos; Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana deHistoricamente o cuidado com as crianças, assim como a Educação Infantil, tanto no Brasil como em outros países, sempre foram tarefas delegadas às mulheres, chegando a ser considerado algo inato a elas. Apesar desse histórico, tem-se observado nos últimos anos uma crescente demanda de homens ingressantes no curso de Pedagogia, e que almejam se inserir na área da Educação Infantil, buscando quebrar o paradigma de que homens não podem atuar nesse nível educacional. O presente artigo tem como objetivo discutir algumas das causas que levam a essa baixa incidência, trazendo uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, bem como alguns relatos de homens que tenham vivenciado a docência na Educação Infantil. A pesquisa se fundamenta nos estudos de Saparolli (1996), Monteiro (2014) e Gonçalves (2016). A partir dos dados construídos foi possível perceber a necessidade de um maior incentivo social para a inserção e/ou permanência de homens trabalhando com crianças pequenas, assim, contribuindo para o sucesso na formação e nas aprendizagens durante todo esse processo.TCC Leitura e escrita na Educação Infantil: desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Macedo, Luana Cristina de Souza; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Silva, Maria José Campos Faustino da; Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana deO artigo apresentado foi intitulado como Leiutura e escrita na Educação Infantil: Desafios e possibilidades, tem como objetivo discutir teoricamente o papel da linguagem escrita no contexto da EDucação Infantil, refletindo sobre os seus limites e possibilidades. Veremos um pouco da história da Educação Infantil e as cocepções de criança e infância , e alguns parâmetros importantes para oensino infantil.Veremos qual o papel da Educação Infantil com a leitura e escrita, e algumas diferentes possibilidades de como devem ser trabalhads a leitura e escrita com as crianças e quais as contribuições do trabalho com a linguagem escrita para o desenvolvimento sócio interativo da criança na sociedade.Dissertação Práticas de alfabetização em uma turma do 2º ano do ensino fundamental de um colégio de aplicação no ensino remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana de; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; http://lattes.cnpq.br/1965909761967919; Amorim, Giovana Carla Cardoso; http://lattes.cnpq.br/1362421755496261; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Oliveira, Rebeca Ramos Campos deA pandemia de Covid-19 tornou evidente a necessidade mundial do uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino. Nessa perspectiva, houve uma ênfase na busca por conhecimentos e inovação do fazer docente em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Realizada nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas de alfabetização desenvolvidas no formato de ensino remoto com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). A pesquisa comunga dos princípios da abordagem qualitativa, tendo como método investigativo o estudo de caso. Utilizamos como procedimentos investigativos a observação das práticas de alfabetização e a entrevista semiestruturada com as professoras, coordenadora pedagógica e diretora. Como instrumentos de coleta de dados aplicamos o diário de campo, capturas de imagens por meio de prints da tela do computador e gravações das aulas remotas observadas a partir da Plataforma Google Meet. As entrevistas foram analisadas e categorizadas em conformidade com Bardin (2021). Quanto aos aspectos teóricos, discutimos perspectivas conceituais relacionadas à alfabetização e ao letramento (SOARES 2002, 2015, 2018, 2020; TFOUNI, 2010); ao letramento digital (RIBEIRO, 2009; RIBEIRO; FREITAS, 2011; ZACHARIAS, 2016); à tecnologia digital (ALMEIDA; VALENTE, 2011; DUARTE; SCHEID, 2016); e ao ensino remoto (ARRUDA, 2020; GARCIA et al., 2020). A análise de dados revelou que as práticas de alfabetização, ligadas à escrita e à leitura, vivenciadas pela turma, aproximam-se das experiências nas quais as crianças se envolvem em seu contexto social. Essas práticas foram possíveis em função do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que proporcionaram a integração entre ambientes e aprendizagens diversos, em uma múltipla rede de saberes, facilitando a comunicação entre seus integrantes e a construção e troca de saberes, potencializando, assim, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita. As práticas docentes revelaram, ainda, que os momentos que favoreceram a alfabetização infantil, no contexto remoto de ensino, foram aqueles em que o professor considerava a história linguística das crianças, desenvolvendo eventos de letramento a partir de situações comunicativas reais e ofertando mediações qualitativas quanto ao ensino da leitura e da escrita por meio das TDIC. Como desafios, as professoras revelaram que o distanciamento físico se colocou como fator implicante na mediação de atividades voltadas à alfabetização via tela. Além disso, outras dificuldades apontadas estiveram associadas ao uso dos próprios recursos digitais e à falta de formação em relação ao uso das tecnologias digitais para o planejamento de aulas inovadoras e atrativas. Mesmo em meio aos desafios, houve o desenvolvimento de práticas exitosas, interação e aprendizagens por meio da ludicidade, criação de uma comunidade de leitores e sistematização de práticas pedagógicas, com vistas à alfabetização infantil. Como produto desta pesquisa, foi elaborado um Caderno Temático, que reúne práticas de alfabetização materializadas no formato do ensino remoto em consequência do contexto pandêmico provocado pela Covid-19.