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Navegando por Autor "Aquino, Carolina Barros"

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    TCC
    Desenvolvimento de biolubrificantes a base de óleo de moringa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Aquino, Carolina Barros; Barros Neto, Eduardo Lins de; Santos, Erinéia da Silva; Nascimento, Paula Fabiane Pinheiro do
    Nos últimos anos, os aspectos de poluição e saúde ambiental tornaram-se cada vez mais importantes como questões públicas. Desta forma, desenvolver um produto que se adéque ao meio ambiente é de fundamental importância para minimizar os males causados por lubrificantes provenientes do petróleo. Em um mundo cheio de recursos naturais finitos, os óleos minerais, provenientes do petróleo, trazem consequências ao meio ambiente devido sua baixa biodegradabilidade e toxicidade. Também se deve considerar, os óleos sintéticos possuem um alto custo. O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho tribológico do biolubrificante a base do Óleo de Moringa, que foi extraído através do equipamento Soxhlet, e em seguida aditivado com nanopartículas de óxido de ferro. Foram realizadas as análises físico-químicas para caracterizar os biolubrificates a base de óleo de moringa puro e o aditivado, tais como: densidade, índice de acidez, pH, umidade, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier e análise térmica. Para análise de estabilidade do biolubrificante aditivado foram realizadas análise de potencial zeta e tamanho de partícula. O desempenho tribológico dos lubrificantes puro e aditivado foram avaliados pelo equipamento HFRR (High Frequency Reviprocating Rig), que consiste num ensaio de desgaste do tipo esfera-plano. A análise do desgaste foi realizada através de análises a partir da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e analisando o diâmetro da escara a partir do desgaste com um microscópio óptico. Os resultados mostraram que o biolubrificante de moringa foi extraído e aditivado com sucesso como mostra as suas características físico-químicas. Do ponto de vista tribológico, verificou-se que não houve uma diferença significativa no desempenho para o fluido aditivado com nanopartículas de óxido de ferro uma vez que este apresentou um maior coeficiente de atrito quando comparado ao óleo puro.
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