Navegando por Autor "Aquino, Mirella Lopes de"
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Dissertação O documentário e as narrativas sobre o impeachment de Dilma Rousseff(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Aquino, Mirella Lopes de; Gomes, Marcelo Bolshaw; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0001-9419-0842; http://lattes.cnpq.br/0156271773457751; Lima, Maria Erica de Oliveira; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosO período em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foi de intensa agitação política e social no Brasil. O movimento articulado para sua retirada representou toda uma mudança de plataforma de governo com cortes do investimento público em educação, saúde e políticas sociais, além da redução de direitos trabalhistas, fragilizando a população mais carente. Um processo que transcorreu com participação ativa da imprensa corporativa, também chamada de grande imprensa por seu elevado poder econômico, além de diferentes setores econômicos, como indústria e instituições financeiras. Para além do que foi registrado pelos grandes jornais, sejam eles impressos, televisionados, transmitidos via rádio ou internet, o momento chamou a atenção de uma série de documentaristas que, por sua vez, mobilizaram-se para registrar esse período histórico ainda recente e em desdobramento. Assim, nesta dissertação, vamos fazer a análise narrativa e fílmica dos documentários O Processo (2018); O Muro (2018), Excelentíssimos (2018); Democracia em Vertigem (2019) e A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha (2019), de maneira a situar essas produções quanto a suas estratégias narrativas na mobilização afetiva do público espectador já que, enquanto expressão artística e também documental, o documentário carrega em si as questões de seu tempo, como apontam os pesquisadores Piero Sbragia, Bill Nichols e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété.TCC Educação patrimonial através das redes sociais, um estudo de caso: "O que é que Natal tem?"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Luis Eduardo Gomes; Oliveira, Almir Félix Batista de; Dutra, José Enéas Montenegro; Aquino, Mirella Lopes deDiante da realidade vivenciada pela população da cidade do Natal de retratar uma certa ausência de identidade ou desconhecimento do seu patrimônio, o presente artigo busca trazer uma abordagem concernente a educação patrimonial de forma virtual realizada pela página "O que é que Natal tem?" (@oqueequenataltem) na rede social "Instagram", detalhando interações e alcances através do primeiro ano dessa abordagem através de imagens e vídeos. Para a elaboração do artigo, foram realizadas a coleta e análise de dados disponibilizados pela plataforma Mlabs — plataforma de gerenciamento de redes sociais —, contribuindo para a análise do perfil dos seguidores da página e do nível de alcance atingido ao longo da produção de conteúdo. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de retratar conceitos relacionados à educação patrimonial, para melhor embasamento e introdução ao cenário apresentado na cidade de atuação do perfil, mostrando a funcionalidade da comunicação atingida por meio do mundo virtual. Tal realização propõe uma nova perspectiva para a abordagem da educação patrimonial, que, pelo resultado do trabalho, teve retorno positivo.