Navegando por Autor "Araújo, Afrânio Galdino de"
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TCC A estratégia do oceano azul: um estudo das renovações de estratégia da Netflix para manter seus concorrentes neutralizados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Feitosa, Bruna Andrade de Amorim; Araújo, Afrânio Galdino de; Ferreira, Antônio Carlos; Fernandes, Leandro TrigueiroSendo uma das mais conhecidas empresas de streaming de vídeo no mundo, a Netflix criou seu próprio oceano azul em 1997 e atualmente possui dentro do mercado norte-americano 46 milhões de assinantes. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi compreender como a empresa tem renovado sua estratégia ao longo dos anos para manter a concorrência neutralizada no território norte-americano. Para avaliar a importância da renovação estratégica da empresa, foi realizada a caracterização da estratégia e sua importância, além da criação das Matrizes Eliminar-Reduzir-Elevar-Criar e Avaliação de Valor e a análise da importância da renovação estratégica. Esse estudo possibilitou a exploração e a compreensão acerca da abordagem da gestão estratégica, a Estratégia do Oceano Azul, além da contribuição à melhoria do entendimento dos estudos da Estratégia Empresarial no curso de Administração. Através do estudo de caso, aliado às ferramentas de análise da Estratégia do Oceano Azul, foi realizada uma análise comparativa entre a Netflix e seus principais concorrentes nos Estados Unidos. Com base nos resultados apresentados, verificou-se que a empresa está sempre inovando e criando novos atributos para seus clientes, mantendo-se assim, distante dos concorrentes que estão ingressando ou já navegam em seu oceano azul. A Netflix continua criando espaços de mercado inexplorados, e apesar da presença da concorrência, eles ainda podem ser considerados irrelevantes diante do tamanho de mercado que Netflix possui, já que a mesma tem criado e capturado novas demandas a cada ano.TCC Administração eclesiástica: uma perspectiva dos pastores das igrejas batistas da convenção batista brasileira na cidade de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Lima, Ednaldo Morais de; Caricio, Marcelo Rique; Araújo, Afrânio Galdino de; Gianas, Luciana Bezerra de SouzaO propósito deste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC foi escolhido a partir da atuação do autor, na administração de várias igrejas evangélicas, percebendo as frequentes dúvidas no gerenciamento da organização por parte de Pastores. Com isso buscamos diagnosticar o nível de conhecimento que os mesmos têm dos Sistema de Gestão administrativas utilizada nas Igrejas Batista da Convenção Batista Brasileira no Rio Grande do Norte, tendo assim como base apenas as igrejas estabelecidas na cidade de Natal. No momento buscaremos neste diagnóstico apresentar algumas ferramentas de gestão administrativa como Swot, 5w2h, Gut E Pmbok que podem ser utilizada na gestão de Marketing; a gestão Financeira; a gestão de Pessoas; nessas instituições religiosas; todo o material aqui contido foi fruto de uma pesquisa exploratória, desenvolvida a partir da aplicação de um questionário semiaberto, entrevista realizadas com os Pastores, baseado nos princípios da administração geral, ao qual servirão de base para verificarmos o nível de conhecimento dos administradores pastorais a respeito do sistema de gestão. Com o objetivo de trazer luz a esse anseio fui na busca de pesquisa e de tentar sistematizar a administração eclesiástica em acervos das Faculdades Mackenzie - SP e Batista – PE, pois não é encontrado muito material compilado sobre o mesmo. É concomitantemente busquei definição em meu objeto quanto ao nível de conhecimento que cada Pastor tem sobre o assunto em pauta, mostrando que as inovações tecnológicas podem ser adotadas nas organizações eclesiásticas como forma de atender a uma demanda cotidiana das mesmas. Mas, administrar uma instituição desta natureza requer conhecimento primário da administração, como: planejamento, organização, delegação de funções, controle e monitoramento das atribuições desempenhadas, controle da alocação de recursos e muitos outros princípios e ferramentas que um Pastor necessita para desempenhar bem as atividades como Administrador Pastoral. Sugere-se, então a partir dos resultados aqui relatados, que os pastores aprimorem seus conhecimentos sobre ferramentas de gestão com o objetivo de serem mais analíticos e eficientes na administração Eclesiástica.Tese Adoção de práticas de BYOD à luz dos princípios da teoria effectuation(2016-12-20) Silva, Marcos Paulo da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Maçada, Antonio Carlos Gastaud; ; http://lattes.cnpq.br/3043897632138906; Silva, Brivaldo André Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600; Souza, Cesar Alexandre de; ; http://lattes.cnpq.br/9897564356792091O presente estudo busca compreender de que forma usuários e gestor de Tecnologia da Informação (TI) adotam práticas de Bring Your Own Device (BYOD), à luz dos princípios da teoria Effectuation. No referencial teórico, desenvolvem-se discussões sobre o contexto da consumerização, suas aplicações e implicações para as organizações e indivíduos, a abordagem da teoria Effectuation, o raciocínio effectual, seus princípios e o processo. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, utilizando o método misto de pesquisa — qualitativo e quantitativo — por meio de um estudo de caso único, do qual participaram 42 usuários e o gestor de TI de uma empresa que atua há 49 anos no setor varejista/atacadista de Natal/RN. Para a análise dos dados coletados junto aos usuários de TI, utilizou-se a estatística descritiva, regressão logística (bootstrap), correlação de Pearson e teste U de Mann-Whitney, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21. Para a análise da entrevista concedida pelo gestor de TI, utilizou-se a análise de conteúdo categorial — análise temática — com o auxílio do software ATLAS.ti, versão 7.5.15. A pesquisa mostra, por meio das metainferências, que existem divergências entre a adoção das práticas de BYOD pelos usuários de TI — perfil effectual prevalente — e pela empresa, representada pela gestor de TI — perfil causal — considerando que os aspectos da gestão voltados para a mitigação de imprevistos, segurança da informação e o controle para o uso com foco no trabalho vão de encontro à perspectiva dos usuários de TI, de que por meio das práticas de BYOD é possível uma atuação autônoma e dirigida à inovação, em razão da exploração das contingências e a realização de parcerias com colegas de trabalho e/ou clientes e/ou fornecedores. No entanto, usuários e gestor de TI convergem em relação à perspectiva sobre os benefícios para as atividades da organização, no que diz respeito à satisfação dos funcionários, à melhoria do atendimento aos clientes e à realização de parcerias para a adoção, visto que o gestor percebe como uma parceria a disponibilização da infraestrutura de TI organizacional para que os funcionários possam utilizar seus próprios aparelhos. Conclui-se que a realização de parcerias engloba a ocorrência de interações entre os usuários e o gestor de TI, o que potencializa a ação humana na construção da adoção das práticas de BYOD, sobretudo quando o altruísmo inteligente se faz presente. Deve-se destacar que, na gestão da adoção, se deverá considerar o nível de escolaridade do usuário e a perspectiva de que a adoção das práticas ocorre em virtude da possibilidade dos aparelhos serem usados em qualquer lugar, conforme os modelos logit, a fim de otimizar o atendimento das demandas da maior parte dos usuários de TI da empresa.Dissertação Ambidestria organizacional no ambiente das fintechs: análise e proposta de framework conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Rocha, Ana Clara Firmino de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta dissertação objetiva compreender a prática da ambidestria organizacional em FinTechs, sendo um estudo conceitual e empírico por meio da elaboração e validação de um framework conceitual baseado na percepção dos empreendedores. Nesse sentido, as FinTechs, que são empresas de base tecnológica de serviços financeiros, têm crescido e ganhado destaque no mundo nos últimos cinco anos, provocando uma disrupção no sistema bancário e financeiro. Sendo assim, a investigação é construída incialmente a partir de revisão de literatura sobre ambidestria e desempenho organizacional em empresas de base tecnológica, além de documentos e pesquisas que exploram as características inerentes ao ecossistema brasileiro de FinTechs. Em sequência, cria-se um framework inicial com posterior aplicação em múltiplos estudos de caso localizados na região Nordeste brasileira. Em suma, a proposta metodológica é compreendida por uma abordagem qualitativa, com finalidades exploratória e descritiva. Em relação à análise de dados, fez-se uma análise de conteúdo categorial dos discursos dos entrevistados, verificando-se como resultados a existência de comportamento ambidestro e de alguns elementos estratégicos associados nas FinTechs estudadas, assim como diferentes níveis das atividades de exploration e exploitation, que estão relacionados à maturidade e à estrutura do negócio. Por fim, tem-se a versão final do framework conceitual e uma versão adaptada para uso prático dos empreendedores de FinTechs. Posto isto, menciona-se que o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.TCC Análise da conjuntura organizacional no contexto de Vantagens Competitivas Transitórias: um estudo em uma indústria salineira do município de Macau/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Rodrigues, Daniela Freitas; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; https://orcid.org/0000-0002-3231-1394; http://lattes.cnpq.br/0156815768621958; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583O mundo está cada vez mais se comportando de forma em que as mudanças rápidas, no contexto empresarial, estão se tornando essenciais para permanecer competitivamente vivo no mercado, sendo a globalização e a transformação digital dois fatores causais que podem ser citados para o desenvolvimento dessa realidade. O presente estudo foi realizado em uma Indústria do Rio Grande do Norte, com o objetivo de analisar como a sua conjuntura se comporta em um contexto de vantagens competitivas transitórias aplicando o modelo TCAM, e identificar se é possível aplicar este em uma Indústria que produz e comercializa Flor de Sal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa descritiva com o subtipo estudo de caso, em que foi realizado uma entrevista semiestruturada para a coleta de dados e informações. Foi possível identificar que a empresa se enquadra em um “ambiente consistente, mas assistemático e reativo” por não possuir a prática de estimulação da inovação contínua e não apresentar processos para abandono de atividades que deixam de apresentar potenciais de crescimento implantados na organização. Com o diagnóstico, abre-se a oportunidade para a empresa, a partir das lacunas encontradas, adotarem novas atitudes, de modo a adequar-se, da melhor maneira possível, ao contexto de vantagens competitivas transitórias.Dissertação Análise da gestão da cadeia de suprimentos de um supermercado varejista através da utilização do modelo SCOR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-19) Jacobini, Juliana Perez Ruggiro; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6676000538110348; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Ferreira, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7033780505958439Na última década a complexidade do ambiente no qual as organizações estão inseridas aumentou dramaticamente, tendo de um lado os consumidores cada vez mais exigentes no que se refere à qualidade e valor agregado do produto e do outro as empresas com a necessidade de reduzir seus custos operacionais a fim de obter maior lucratividade, sem que para isso haja uma retração no seu crescimento ou na sua fatia de mercado que lhe compete. Nesse contexto surge a necessidade da estruturação eficaz das ações referentes ao planejamento estratégico organizacional alinhado com os processos de trabalho operacionais a fim de que os objetivos empresariais sejam alcançados, garantindo a competitividade da organização. Assim, este trabalho tem o intuito de analisar como é realizada a gestão da cadeia de suprimentos em um supermercado varejista à luz das diretrizes da Supply Chain Management através da utilização do modelo SCOR. Para efetivação desse estudo foi necessária uma pesquisa, classificada quanto aos seus objetivos, exploratória e descritiva, quanto ao seu procedimento, documental, de campo e estudo de caso. Além disso, o tratamento dos dados será de mérito qualitativo, utilizando a análise categórica temática de Bardin (1977). Por conseguinte, para a obtenção de dados foram realizadas entrevistas juntos aos gestores operacionais e estratégicos de uma empresa que recebeu o nome de Supermercado Ômega. Diante da análise das informações obtidas percebe-se que há um esforço da organização em aprimorar sua gestão da cadeia de suprimentos. No entanto, verificou-se a ausência de um alinhamento entre as diversas áreas que a compõe. Quanto aos seus processos de trabalho, ressalta-se que o foco da empresa ainda está muito direcionado à venda e não à rentabilidade, embora esteja passando por uma transformação em sua cultura organizacional. Contudo, registra-se a existência de muitos projetos de aprimoramento em desenvolvimento. Assim, pode-se perceber que há certa congruência entre os pressupostos do Modelo SCOR e os aplicados dentro da cadeia de suprimentos do Supermercado Ômega, embora ainda seja necessário um esforço maior para um melhor alinhamento com o modelo estudadoTCC Análise de estoque e proposta de intervenção em uma distribuidora de materiais de limpeza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Rocha, Frentzen Hyuri Junior da; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Alves, Thales da Costa Lago; http://lattes.cnpq.br/1068931829671427; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890A análise de estoque desempenha um papel crucial em empresas de diversos setores, sendo fundamental para uma gestão eficiente e para o sucesso a longo prazo. Dentre as razões pelas quais a análise de estoque é importante em uma empresa, destaca-se o atendimento ao cliente, a disponibilidade dos produtos, a otimização dos recursos, a eficiência operacional, a redução de custos, entre outros. A presente monografia tem o objetivo de investigar e analisar o sistema de controle de estoque atual da distribuidora de materiais de limpeza e desenvolver uma proposta de intervenção baseada nosresultados da análise, sugerindo melhorias específicas no sistema de controle de estoque. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo na referida distribuidora para a coleta de dados por meio de um questionário aplicado ao gestor e os dados foram tabulados e em seguida proposta a intervenção ao controle de estoque. Nesse sentido, as conclusões a que chegamos foram as de que a gestão de estoques não recebe a devida importância quando se trata de empresas de pequeno porte e que por mais que os resultados dos exercícios sejam positivos no aspecto financeiro, os resultados da organização como um todo podem, de forma mascarada, estar abaixo do possível, justamente por estarem negligenciando as oportunidades de negócio que se apresentam quando o controle, principalmente das informações, é feito da maneira adequada.TCC Análise do controle de estoque de uma pequena empresa de peças de moto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Santos, Suênia Daiara Teixeira dos; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Alves, Thales da Costa Lago; https://orcid.org/0000-0003-4899-5986; http://lattes.cnpq.br/1068931829671427O presente trabalho busca evidenciar a importância da gestão de estoques em um comércio do ramo de peças de moto, bem como possíveis alternativas para o controle desses estoques, procurando identificar um sistema ERP que mais se adeque as necessidades individuais da empresa e assim reduzir os custos, aplicar os recursos de maneira adequada e possibilitar um conhecimento sobre sistema de controles de estoque. O processo para implementação será de forma gradual, por etapas, já que envolve a utilização de recursos financeiros e conhecimento sobre a aplicabilidade do sistema, logo a etapa inicial terá como prioridade o controle de estoque e vendas.TCC Análise do monitoramento do plano plurianual no estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Cunha, Silvania Melo da; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/9958317186143829; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Alves, Thales da Costa Lago; http://lattes.cnpq.br/1068931829671427A presente pesquisa busca analisar o processo de monitoramento do Plano Plurianual (PPA) no estado do Rio Grande do Norte (RN). O PPA é um instrumento de planejamento que aponta diretrizes e metas do governo para 4 anos e a etapa de monitoramento é uma das fases mais importantes do ciclo, podendo prover dados que servirão de subsídios que permitem balizar a atuação governamental. Portanto, é importante que essa etapa produza informações adequadas que possam ser utilizadas no processo de tomada de decisão, fundamental para o desenvolvimento de um planejamento com políticas públicas compatíveis às demandas da população do estado. Para fins de realização da pesquisa, é realizada uma análise através de documentos e uma entrevista semi-estruturada com o intuito de estabelecer um comparativo entre teoria e prática sobre a realização do monitoramento do PPA no RN e um levantamento de dados quantitativos de órgãos do estado que efetuam devidamente esse processo. Após verificação das informações obtidas conclui-se que não é possível determinar o grau de eficiência do monitoramento, porém é possível entender qual a situação atual e quais procedimentos são necessários para implementação de melhorias.Dissertação Antecedentes do comportamento de engajamento dos consumidores com o boca-a-boca eletrônico (eWOM) negativo em um ecossistema móvel(2014-11-28) Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; Gosling, Marlusa;A utilização de dispositivos móveis, dentre os quais se destacam os smartphones e tablets, tem crescido no mundo todo de forma exponencial. Como consequência, um novo modelo de negócio se desenvolve no ambiente das lojas de aplicativos móveis, impulsionado pelo avanço da utilização da internet e das redes sociais. No contexto da mobilidade, a prática do boca-a-boca eletrônico (eWOM) acontece através da avaliação ("reviews") dos aplicativos, da troca e propagação de informações. Alguns estudos de marketing eletrônico têm abordado o eWOM, mas há poucos trabalhos focando o engajamento dos consumidores no fornecimento de comentários negativos. O objetivo deste trabalho foi compreender os motivos que levam os consumidores a fazer comentários negativos em um ambiente de mercado de mobilidade. A literatura mostra uma maior influência do eWOM negativo sobre os potenciais consumidores quando comparado com o eWOM positivo. A Teoria do Comportamento Planejado juntamente com os motivadores identificados na literatura, tais quais altruísmo, emoções, desabafos de sentimentos negativos, vingança, busca por providências, reputação e reciprocidade, foram adotados como arcabouço teórico para compreensão do engajamento dos consumidores no ambiente das lojas de aplicativos móveis. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, utilizou uma abordagem qualitativa e adotou o interacionismo simbólico como postura teórica, de modo a entender os significados atribuídos pelos indivíduos as suas experiências. Foram coletados dados verbais, através de entrevistas episódicas semiestruturadas realizadas e gravadas no ambiente online com consumidores que praticam o eWOM negativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial com o auxílio do software QSR NVivo®. Na interpretação, foram feitas análises comparativas com uso de mapas de árvore, matriz estrutural e matriz de codificação. Como resultado, as razões mais evidentes para o uso de aplicativos foram a satisfação de necessidades, facilidade nas atividades, recomendação de amigos, mobilidade e uso atrelado a serviços. Quatro motivadores foram evidenciados pelos consumidores para a propagação de “reviews” negativos nas lojas de aplicativos móveis, são eles: o Altruísmo, ressaltando o desejo de alertar outros consumidores; a Busca por Providências, com ênfase na busca por melhorias dos aplicativos; Emoções negativas, destacando a frustração e raiva e a Reciprocidade, realçando o aspecto do companheirismo e o desejo de se sentir ajudado. Os consumidores mostraram que se engajam neste ecossistema móvel independentemente das pressões sociais e de influência de amigos. Os fatores ambientais, tais como o canal de avaliação e a Internet, são vistos como facilitadores, enquanto que a falta de interação e alguns incentivos utilizados pelos desenvolvedores, como a emissão de alertas, podem prejudicar o comportamento de engajamento com eWOM. Os resultados da pesquisa contribuem para explorar o campo de estudos sobre o eWOM negativo no contexto nacional, e também avança o conhecimento sobre os motivos para a propagação de comentários negativos e hábitos dos consumidores nas lojas de aplicativos móveis. Com base nas informações da pesquisa, os desenvolvedores e empresas poderão desenvolver estratégias de aperfeiçoamento de interação com os consumidores de aplicativos móveis.Artigo Apoio à decisão na seleção de investimentos em petróleo e gás: uma aplicação utilizando o método PROMETHEE(2009) Araújo, Afrânio Galdino de; Almeida, Adiel Teixeira deArtigo Apoio ao processo de acompanhamento e avaliação das ações do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL: uma análise multicriterial(2014) Aires, Renan Felinto de Farias; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Araújo, Afrânio Galdino de; Ferreira, LucianoDissertação Cadeia de valor como ferramenta estratégica para a vantagem competitiva em uma unidade de saúde de Natal/RN(2016-06-30) Lima, Ricardo Luiz de Medeiros; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/9151367703944069; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Paiva, Maria Sanali Moura de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1789554697584994; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Estudo realizado acerca da Cadeia de Valor em uma unidade de pronto-socorro, na condição clínica Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), utilizando como fundamento os pressupostos teórico-metodológicos contidos no modelo de assistência à saúde elaborado por Michael Porter. A pesquisa teve como objetivo geral analisar, por meio da Cadeia de Valor, a entrega de cuidados a pacientes em um serviço de pronto-socorro de uma instituição hospitalar de Natal/RN, na condição clínica IAM, considerando-se os aspectos relevantes para a obtenção de vantagem competitiva. Os objetivos específicos foram: i) mapear a Cadeia de Valor na Instituição estudada, utilizando como condição clínica o IAM; ii) determinar se os objetivos de cada fase da Cadeia de Valor estão sendo atingidos. O estudo, de natureza descritiva e analítica, faz uso de pesquisa de campo com análise qualitativa e quantitativa de dados, por meio da aplicação de entrevistas e questionários a 14 médicos, 30 profissionais técnico-administrativos, um diretor e um administrador da Instituição. Utilizou ainda a técnica de Análise de Conteúdo, cuja aplicação às entrevistas originou o mapeamento da Cadeia de Valor. Igualmente, utilizou a Escala de Likert, com o intuito de determinar um escore que pudesse espelhar o grau de atingimento dos objetivos e funções de cada fase da Cadeia de Valor. Os resultados permitiram o mapeamento da Cadeia de Valor do IAM na instituição estudada e constataram que os diversos fatores que compõem as referidas fases foram avaliados como satisfatórios na opinião dos entrevistados, o que foi atestado pelo percentual de 68,3% obtidos num quantitativo de 430 questões, verificadas dentro da faixa de concordância parcial ou completa com as afirmativas. Pela pesquisa, as fases que melhor cumprem seus objetivos privilegiam o Diagnóstico, o Tratamento e a Orientação de alta. Observando-se, ainda, em conjunto, os escores 4 e 5, que correspondem à concordância parcial ou completa às afirmativas dadas, o item Equipamentos, com 92,86%, destaca-se também com uma excelente avaliação por parte dos entrevistados. As fases que mais se distanciaram do cumprimento dos objetivos abordam a Prevenção e as atividades voltadas para o paciente/cliente após a alta hospitalar. O estudo revelou elementos para a definição de estratégias a serem aplicadas às práticas exercidas pela Instituição, bem como para a geração de valor aos pacientes, assim concorrendo para proporcionar vantagem competitiva, no conjunto das instituições de saúde atuantes no mercado.Tese Capacidades dinâmicas como mediadoras do processo de incubação e desempenho de empresas graduadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-18) Godeiro, Diego Philipe de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/3782495083203192; Bueno, Janaína Maria; ; http://lattes.cnpq.br/9091229487265299; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Silva, Silvana Alves da; ; http://lattes.cnpq.br/1114741703148406O processo de incubação de empresas visa oferecer o suporte necessário nos estágios iniciais dos empreendimentos, funcionando como um agente facilitador do processo empresarial e de inovação tecnológica, a fim de garantir a sobrevivência do negócio em longo prazo. Uma discussão crescente na literatura trata da relação entre o processo de incubação e o desempenho das empresas que passam por esse processo; e a inclusão das capacidades dinâmicas como mediadoras pode ajudar na compreensão dessa relação. Portanto, o objetivo desta tese foi analisar a influência das capacidades dinâmicas das empresas como mediadoras na relação entre o processo de incubação e o desempenho organizacional percebida pelos gestores das empresas após deixarem a incubadora. Embora haja um crescente interesse e foco de pesquisadores nas questões da pós-incubação, o que acontece às empresas graduadas ainda é uma área inexplorada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa e descritiva, de corte transversal, por meio da estratégia de pesquisa survey aplicada aos gerentes de empresas de base tecnológica graduadas, localizadas na região nordeste do país. A escolha deste segmento deu-se em função da representatividade do setor investigado e pela sua relevância no que diz respeito ao impacto econômico nessa região do Brasil. Um total de 92 questionários válidos apreenderam as percepções de gestores de empresas de base tecnológica. A análise dos resultados foi baseada na estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio do software estatístico Stata/IC 15.1®. Ao término do estudo, foi possível confirmar as hipóteses investigadas: H1: O Processo de Incubação (PI) tem uma influência positiva sobre o Desempenho Organizacional (DO) das empresas, H2a: O Processo de Incubação (PI) tem influência positiva sobre as Dimensões das Capacidades Dinâmicas (CD) das empresas e H2b: Dimensões das Capacidades Dinâmicas (CD) têm influência positiva sobre o Desempenho Organizacional (DO) das empresas. Para efeito desse estudo, foi possível identificar os seguintes achados: forte poder de mediação do construto Capacidades Dinâmicas e relação positiva entre as variáveis latentes Processo de Incubação e Desempenho Organizacional das empresas graduadas. O estudo ainda apresenta um framework analítico resumido e composto pelos três construtos investigados. Por fim, a pesquisa revelou importantes contribuições para estudos futuros, como o avanço das pesquisas sobre a importância das relações interorganizacionais como propulsoras do desenvolvimento das capacidades dinâmicas. Considerando a gestão das incubadoras, o estudo sugeriu algumas implicações gerenciais, como uma maior atenção aos serviços profissionais e networking oferecidos pela incubadora no desenvolvimento das capacidades inovativa, absortiva e adaptativa das empresas e ainda identificou as principais limitações do trabalho e sugeriu novos estudos, principalmente para o estabelecimento de indicadores de desempenho específicos e voltados para as empresas em estudo.Artigo Clima organizacional: estudo de uma superintendência estadual de um banco múltiplo(2013-08) Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Aires, Renan Felinto de Farias; Araújo, Afrânio Galdino deTese Cocriação de valor no desenvolvimento de um sistema de informação: um estudo de caso à luz da Teoria dos Stakeholders(2019-07-29) Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; Araújo, Maria Valéria Pereira de; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Behr, Ariel; ; Santos, Ernani Marques dos;O objetivo desta pesquisa é compreender a atuação de stakeholders no processo de cocriação de valor de um sistema de informação. O desenho de pesquisa é o estudo de caso, tendo como locus o software Mesa Virtual, que é uma importante aplicação organizacional de processos eletrônicos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Este sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui uma ampla e complexa base de stakeholders em 23 instituições e órgãos públicos conveniados. A coleta dos dados foi realizada por meio de 13 entrevistas semiestruturadas, com apoio de fotoelicitação, documentos institucionais e observações direta e indireta. Utilizou-se a análise temática como método de análise qualitativa dos dados, tendo como base o raciocínio abdutivo. O uso do software Atlas.ti v.8.4.2 deu suporte para a organização, codificação e categorização dos dados e para a construção de redes semânticas, quadros e figuras. A pesquisa atendeu aos critérios de qualidade, como coerência do pesquisador, construção do corpus da pesquisa, descrição detalhada da investigação, envolvimento com o campo e múltiplas fontes de evidência. Como resultado, constatou-se que a cocriação de valor no desenvolvimento do módulo Mesa Virtual é um processo dinâmico, contínuo e pautado em interações, as quais se dão por meio de canal institucional restrito, como o Comitê do processo eletrônico, de canais institucionais abertos, como o Portal Gênese e a Abertura de Chamados, e de canal informal, como o WhatsApp. O canal institucional restrito e o canal informal são os mais efetivos no atendimento das demandas e têm maior celeridade. Foram identificados 17 stakeholders, sendo 15 internos e dois externos. Os stakeholders que detêm alto conhecimento, são mais experientes, têm alta frequência de utilização e mais clareza na comunicação tendem a gerar interações de maior qualidade e trazem ideias valiosas para o SI investigado. Os papéis identificados com maior ênfase foram o Mediador, o Refinador de conceito e o Legitimador. Evidenciou-se, ainda, que as categorias Conhecimento e Uso de ferramentas de comunicação do sistema são os recursos mais importantes para o processo de cocriação de valor. Com relação ao conceito Saliência, da teoria dos stakeholders, a categoria Poder foi a mais enfatizada, seguida da Legitimidade e da Urgência. Os stakeholders mais poderosos ou com alto número de interações são os gestores sêniores da instituição, os de nível técnico (como o Analista de requisitos), seguidos pelos gestores de nível tático e o Comitê do processo eletrônico. Esses stakeholders têm demandas priorizadas ao longo da cocriação do SI e foram os mais atendidos nas suas demandas. Constata-se que, quanto maior o impacto, a relevância, a utilidade e o menor custo-benefício, maior se afirma a legitimidade da solicitação e a necessidade de priorização. Corroborando com a teoria, a categoria Criticidade ou gravidade torna as solicitações mais urgentes. Uma contribuição teórica gerada pela pesquisa é o desenvolvimento de um framework inédito que permite compreender visualmente o processo de cocriação de SI como um todo. Os resultados desta Tese têm valor prático no sentido de direcionar ações institucionais, como a identificação dos principais stakeholders, e proporcionar mecanismos de estímulo aos usuários mais experientes e com maior frequência de utilização.TCC Competitividade e análise de recursos internos: um estudo em uma empresa norteriograndense especializada em artigos e instrumentos musicais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Galvão, Igor Leonardo Guerra; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/6858306787142126; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Costa Júnior, João Florêncio da; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977Atualmente, para sobreviver em um mercado competitivo, todas as organizações precisam criar estratégias que lhes permitam gerar valor sustentado. O modelo de visão, baseado nos recursos, avalia o desempenho de uma organização através da ótica de gestão e utilização dos seus recursos. Com isso, é a partir da análise interna da organização que se procede à ponderação das implicações competitivas de vários parâmetros relativos aos recursos da instituição, identificando as forças e fraquezas internas. Uma das ferramentas que permitem a análise desses recursos é o modelo VRIO, que permite compreender, sob as condições de valor, de raridade, da imitabilidade e da organização, as relações entre os recursos das empresas e a geração de vantagens competitivas sustentáveis. O VRIO vem a ser um modelo de auxílio à tomada de decisão, do ponto de vista da construção do planejamento estratégico para essa empresa. Partindo dessa metodologia, foram analisados individualmente 15 quinze recursos, classificados entre tangíveis e intangíveis, distribuídos entre 4 (quatro grandes categorias (físicos, organizacionais, humanos e financeiros). O resultado foram que 3 (três) desse recursos geram desvantagens competitivas para a empresa, 1 (um ) gera uma paridade competitiva, enquanto outros 11 (onze) são fontes de vantagem competitiva para a organização. Essas vantagens competitivas corroboraram com o alto potencial competitivo observado na empresa (sob a perspectiva do seu proprietário) diante dos seus concorrentes, através do seu e-commerce e da sua proposta de experiência para cada compra realizada na empresa, seja dos artigos de vestuário ou dos seus instrumentos musicais personalizados. O trabalho propõe a apresentação de dados quantitativos em futuros trabalhos que confrontem a perspectiva do proprietário da empresa e tragam escopo a essa metodologia de análise de competitividade para a empresa.Tese A confiança interorganizacional nas compras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; Mól, Anderson Luiz Rezende; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Moraes, Walter Fernando Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/6093921820124337; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890Esta pesquisa se insere no campo dos estudos organizacionais, focalizando o comportamento de compra organizacional e, de forma específica, a confiança interorganizacional nas compras. Esse tema é atual e relevante por abordar o desenvolvimento de boas relações entre comprador-fornecedor que amplia a troca de informações, aumenta o tempo de relacionamento, reduz os controles hierárquicos e melhora o desempenho. Além disso, embora exista uma vasta literatura sobre confiança, os trabalhos científicos que tratam especificamente da confiança interorganizacional ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem as variáveis geradoras desse fenômeno. Nesse sentido, essa investigação consiste em explicar os antecedentes da confiança interorganizacional pela relação entre as variáveis desempenho operacional, características organizacionais, compartilhamento de valores e relacionamento interpessoal nas compras realizadas pelas indústrias de transformação, a fim de desenvolver uma literatura robusta, mais consensual, que contemple as correntes sociológicas e econômicas, considerando o efeito das relações interpessoais nesse fenômeno. Essa proposta se configura em uma nova visão dos antecedentes da confiança interorganizacional, descritos como significativos com base nos modelos quantitativos de Morgan e Hunt (1994), Doney e Cannon (1997), Zhao e Cavusgil (2006) e Nyaga, Whipple, Lynch (2011), bem como da análise qualitativa de Tacconi et al. (2011). No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo assume a forma de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, e causal de cunho teórico empírico. Quanto à sua natureza, a investigação, de caráter explicativo, se desenvolveu em uma abordagem quantitativa, com o uso da análise fatorial exploratória e da modelagem de equações estruturais SEM, com o recurso do software IBM SPSS Amos 18.0, utilizando o método da máxima verossimilhança e apoiada pela técnica de bootstraping. A unidade de análise foi a relação comprador-fornecedor, em que o objeto investigado era a organização fornecedora na visão da empresa compradora. Foram coletados 237 questionários válidos, entre os informantes-chaves, utilizando uma amostragem aleatória simples desenvolvida nas indústrias de transformação (CNAE 10 a 33), localizadas na cidade do Natal e na região da Grande Natal. Os primeiros resultados das análises descritivas demonstram o fenômeno da confiança interorganizacional na qual as empresas compradoras acreditam, se sentem seguras em relação à empresa fornecedora. Essa manifestação apresentou altos níveis de intensidade, com predominância entre os fornecedores que suprem a empresa com os materiais que são utilizados diretamente no processo produtivo. As análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, realizadas em cada variável isoladamente, geraram um conjunto de variáveis observáveis e não observáveis mais consistentes, que juntas formaram um modelo que precisou de reespecificação. Esse modelo reespecificado foi constituído por trajetórias positivas, com bom ajustamento, com confiabilidade composta e variância extraída satisfatórias, assim como demonstra validade convergente e discriminante, nas quais as cargas fatoriais são significativas e com forte poder explicativo. Diante das constatações que reforçam o modelo reespecificado aos dados, sugerindo uma elevada probabilidade de que esse modelo seja o mais ajustado para a população em estudo, os resultados suportam a explicação de que a confiança interorganizacional nas compras depende diretamente do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de valores e do desempenho operacional e indiretamente das relações pessoais, redes sociais, características organizacionais, aspecto físico e relacional do desempenho. Conclui-se que essa confiança pode ser explicada por um conjunto de interações entre esses três determinantes, nos quais o ponto central recai sobre o relacionamento interpessoal, que apresentou o maior coeficiente de trajetória para o fator em estudoArtigo Contribuições à melhoria de processos organizacionais: uma avaliação empírica sob a perspectiva de mapeamento de processos em uma unidade da Universidade Federal da Paraíba(2013) Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Aires, Renan Felinto de Farias; Walter, Fábio; Araújo, Afrânio Galdino deDissertação Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Assunção, Marcus Vinicius Dantas de; Araújo, Afrânio Galdino de; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/8053565362025903; Ferreira, Luciano; ; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Este trabalho compreende uma investigação acerca da influência que as variáveis de background familiar (escolaridade do pai, escolaridade da mãe e renda familiar) exercem sobre o desempenho de um estudante, candidato às vagas dos processos de seleção (Exame de seleção e PROITEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a influência do background familiar, como determinante de desempenho do aluno, no acesso ao Ensino Técnico Profissional do IFRN. Utilizaram-se dados secundários correspondentes a dois bancos de dados (Exame de seleção e PROITEC) perfazendo um total de 19.226 observações referente às vagas ofertadas no ano de 2013. Buscando alcançar o objetivo proposto, formulou-se um modelo conceitual composto por três hipóteses. Os resultados foram apresentados em quatro etapas: etapa I apresentação dos resultados das estatísticas descritivas referentes aos dois bancos de dados; etapa II separação dos campi em clusters; etapa III análise das regressões múltiplas; e, etapa IV análise das regressões logísticas. Utilizaram-se dois testes estatísticos para validação das hipóteses: teste T e teste de Wald. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas e, a H3, refutada. Os resultados apresentaram uma causalidade positiva das variáveis renda familiar e escolaridade do pai (com maior efeito para os pais com ensino superior completo). Já a variável escolaridade mãe não obteve significância estatística para este estudo. Com base nesse resultado, após esse trabalho, essa instituição tem como elaborar um planejamento estratégico para auxiliar na taxa de sucesso dos alunos elaborando diagnósticos a fim de diminuir os efeitos das variáveis que impactaram de maneira negativa