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Navegando por Autor "Araújo, Allyson Carvalho de"

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    TCC
    A avaliação do ensino fundamental: um retrato da prática dos professores de educação física na rede pública municipal de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-30) Silva, Sidney Santos da; Araújo, Allyson Carvalho de; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Sena, Dianne Cristina Souza de
    As formas de avaliar o aluno continuam em pauta no campo do ensino-aprendizagem, o que ainda trará um franco debate sobre o tema. A partir dessa discussão, este trabalho investiga sobre quais as formas de avaliação praticadas pelos professores de Educação Física na rede básica de ensino no município de Natal-RN. A escolha por essa temática justifica-se nas reflexões e resultados que poderão auxiliar professores da área, a desenvolverem um trabalho mais crítico acerca do modo como avaliam. Com isso, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, que utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, sendo selecionados para compor o estudo os docentes lotados na rede municipal do Natal, que participam da Formação Continuada de professores de Educação Física oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, o que resultou na participação de sete professores. Diante disso, percebe-se que os respondentes consideram esse componente como fundamental para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e nesta perspectiva, os mesmos realizam suas atividades avaliativas fazendo uso de critérios distintos, utilizando a realidade social de cada escola para a seleção desses critérios. Podemos inferir que os conhecimentos adquiridos na graduação ajudaram os professores, mas não foram suficientes para o exercício da profissão, principalmente no que se refere a avaliação. Onde a experiência da docência os ajudou a traçar as formas a serem utilizadas no processo avaliativo.
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    TCC
    A Cantiga como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem de crianças de 3 a 6 anos em aulas de natação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-09) Cavalcanti, Isabella Braga da Silva; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Silva, Racquel Guimarães da; Araújo, Allyson Carvalho de
    Este estudo aborda o uso das cantigas como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem de crianças entre 3 e 6 anos de idade em aulas de natação, sob a perspectiva de profissionais e estagiários, atuantes na área e residentes na cidade de Natal / RN. O objetivo foi discutir a eficiência do uso da música como um recurso aliado ao processo de ensino/aprendizagem em aulas de natação destinadas a crianças entre os 3 e 6 anos de idade, sob um olhar crítico de profissionais e estagiários ativos, registrados a partir de uma entrevista, bem como relatos de minha experiência. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, combinando uma revisão da literatura aos relatos de experiência recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada à amostra, ambos da AquaBella Hidro e Fitness e do Centro de Atividades Aquáticas. Concluiu-se que a música é um recurso amplamente utilizado nas áreas investigadas, com finalidade lúdica e facilitadora no processo de ensino, uma vez que tranquiliza e torna a criança mais confortável no ambiente, gerando satisfação; é capaz de melhorar a fixação de conteúdos e biomecânica de movimentos, já que proporciona uma maior clareza nas informações e ainda contribui na motivação e interação entre alunos e professores, o que representa uma excelente ferramenta educacional também no ensino da Natação Infantil.
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    TCC
    A importância do PIBID educação física para a atuação profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Almeida, Maria Clara Siqueira de; Araújo, Allyson; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Santos, Antônio de Pádua dos
    Ser professor vai além de transmitir conhecimentos e saberes. O professor é um dos principais agentes no processo formativo do sujeito. A presente monografia tem como objetivo analisar qual o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Educação Física para a atuação profissional, na perspectiva dos egressos. O trabalho justifica-se a partir de uma análise acerca da reestruturação das licenciaturas, sendo essa por tantos anos considerada deficitária sob o olhar didáticopedagógico. Dialogando TARDIF (2002), tendo um olhar formativo voltado ao curso de licenciatura em Educação Física, a pesquisa se caracteriza como sendo descritiva com uma abordagem qualitativa. Consiste em um estudo de caso onde foram aplicados questionários fechados aos ex-bolsistas, enviados aos e-mails dos participantes e que continham 5 (cinco) questões objetivas formadas por escalas. Ao todo, a amostra é formada por 17 (dezessete) sujeitos. A partir de nossa ferramenta de pesquisa, análise e discussão das respostas, foi possível observar satisfação dos participantes para com as experiências vivenciadas junto ao programa e enriquecimento do processo formativo de cada um deles. Conclui-se a correlação da experiência no PIBID com os saberes docentes que servem de ofício à atuação profissional de um docente, assim como a concretização dos objetivos do programa para com a formação de licenciados em Educação Física. Para obtermos melhores respostas acerca da temática, nada melhor que ouvir ex-bolsistas do programa, compreendidos como sujeitos da própria construção profissional, tendo o PIBID uma importância ativa para o enriquecimento na formação de atuais ou futuros bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Entendemos que a construção do professor não depende única e exclusivamente dos saberes cognitivos advindos da graduação. Um bom professor é aquele que conhece sua matéria, sua disciplina e seu programa, além de possuir conhecimentos relativos à didática e pedagogia a fim de desenvolver um saber prático e coletivo baseado em sua experiência cotidiana com os alunos.
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    TCC
    A sistematização dos conteúdos da Educação Física no programa PIBID: dialogando com o Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Neves, Matheus de Macêdo Assunção; Dias, Maria Aparecida; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    Este escrito tem como objetivo analisar a representação da Educação Física com base na fala dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública que vivenciaram um processo de sistematização dos conteúdos através do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Apresenta uma ênfase na importância da sistematização para concretização do aprendizado dos alunos com base em autores da Educação e da Educação Física. Consiste em uma análise de discurso (qualitativo descritivo) a respeito do entendimento da disciplina em dois momentos distintos: o primeiro em 2014 com os alunos na primeira série do Ensino Médio sem contato com o PIBID e segundo no ano de 2016 com a amostra na terceira série depois de três anos de acompanhamento com o Programa. Com base nesses relatos foi possível constatar a importância da sistematização e da qualificação profissional para a valorização da Educação Física Escolar e, por consequência, para a transformação de seu quadro atual perante os alunos e a comunidade escolar.
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    TCC
    A transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo no Centro Educacional Santo Agostinho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Nogueira, Alef Fagner de Souza; Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Tinôco, Rafael de Gois; Araújo, Allyson Carvalho de
    O objetivo desta pesquisa é identificar de que forma ocorre a transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo oferecidas por professores ao observarem seus desempenhos dentro do esporte, tomando como base a própria perspectivas dos alunos que passaram e estão passando por este processo. A abordagem da pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo, realizada através de uma entrevista feita por meio de um aplicativo de celular (whatsapp) muito utilizado nos dias de hoje e de fácil acesso, no qual as perguntas e respostas eram realizadas a partir de bate-papo em áudio. Ao final, foram analisadas as respostas dos entrevistados e notamos que todos os alunos quando eram da rede pública e ao adentrarem na rede particular, continuaram com o mesmo professor esportivo. Dessa forma essa transição se deu da relação professor-aluno existente, em que os alunos puderam ter novas oportunidades que talvez não fossem possíveis na escola pública, principalmente no campo de trabalho.
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    TCC
    A utilização de videogames e sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Lisboa, Thiago Felipe Maia; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    O presente estudo teve como objetivo identificar se o uso dos consoles de X-box 360 com kinect nas aulas de Educação Física auxiliam no aprendizado dos gestos técnicos, e na iniciação esportiva nas provas de atletismo dos 100m rasos e lançamento de disco. Aliados ao objetivo geral são apresentados alguns objetivos específicos tais como: possibilitar o contato dos alunos com os jogos virtuais sob a perspectiva educacional e proporcionar ao alunado a aprendizagem do atletismo por meio do videogame. Para avaliar a eficácia do processo de treinamento por meio de jogos em vídeogame, foi realizado um estudo estatístico de natureza experimental e de caráter quantitativo. O estudo ocorreu em duas fases, a partir de um modelo pré-pós teste, com intervenções entre os dois. O universo dos indivíduos foi composto por alunos da rede pública de ensino. A amostra foi composta por 13 alunos de ambos os sexos onde todos compuseram o grupo experimental. O estudo revelou que para a prova de lançamento de disco, a média de distância de lançamento obtida no pré-teste foi de 10.96m, enquanto a média do pós-teste foi de 12.26m, sendo que 2 alunos (15.38%) apresentaram piora no escore, e 11 alunos (84.62%) apresentaram melhoras na marca alcançada. Ao analisar apenas o melhor lançamento no pré-teste e no pós-teste, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. Ao investigar os dados da prova de 100m rasos, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. A média dos tempos do pré-teste foi de 17.96 segundos, enquanto a média do tempo do pós-teste foi de 17,77 segundos, desta forma, obteve-se uma melhora média de 0.19 segundos. Foi possível concluir a partir da análise dos dados e das aulas ministradas que houve uma melhora significativa na média dos lançamentos, assim como no melhor lançamento de cada aluno, evidenciando a eficácia do treinamento com sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo, para a modalidade de lançamento de disco, onde a rotação de tronco, pegada no disco e o lançamento foram desenvolvidos de forma técnica e exitosa. Já no tocante à prova de 100 metros rasos, não foram encontradas melhoras tão significativas quanto às evidenciadas no lançamento de disco. Já que a corrida é inerente ao dia-dia dos alunos, algo que eles estão acostumados a fazer, haja vista que e o sujeito quanto mais treinado menos treinável, e quanto menos treinado mais treinável.
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    Dissertação
    Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio integrado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Silva, Marcos Antonio da; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4878147595860938; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Medeiros, Humberto Jefferson de; ; http://lattes.cnpq.br/1155595256268084; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
    Pesquisas realizadas sobre o trato do esporte como conteúdo nas aulas de educação fisica tem sido objeto de investigação por pesquisadores que questionama ação pedagógica do esporte, no contexto escolar. Assim, este estudo teve comoobjetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na disciplina EducaçãoFísica para o Ensino Médio com o conteúdo Esporte, elaborada, planejada eexecutada com base numa abordagem crítica de ensino, bem como analisar erefletir o impacto na aprendizagem e percepção dos alunos a cerca deste conteúdoconsiderando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, de forma quepossibilite aos indivíduos envolvidos' neste estudo uma maior criticidade nacompreensão e apreensão a respeito do fenômeno esportivo contemporâneo. Asações desenvolvidas foram norteadas a partir de 3 blocos temáticos: Elementoshistóricos, conceituais e culturais do esporte; Politicas públicas do esporte; eCaracterísticas individuais, grupais e ambientais. A metodologia deste trabalho sefundamentou na pesquisa qualitativa, por meio do método da pesquisa-ação. Otrabalho se concretizou dentro IFRN (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia doRio Grande do Norte), na cidade Pau dos Ferros, com uma turma de 2° ano doEnsino Médio, do curso técnico de Informática. Participaram da pesquisa 37 alunos,oriundos de 11 cidades diferentes. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados um Questionário e o Diário de Pesquisa. A partir da intervençãopedagógica se comprovou por parte dos sujeitos da pesquisa uma evolução eampliação nos aspectos conceituais a cerca do esporte, saindo de uma mera práticacorporal regrada e competitiva, passando a compreendê-Io como um fenômenosócio-cultural, com entrelaçamentos políticos e ideológicos com interferênciashistóricas. Outro aspecto, é a percepção do esporte como um direito do cidadão ecomo tal merece políticas públicas que o atendam satisfatoriamente. Oentendimento que o esporte se manifesta sobremaneira nos hábitos ecomportamentos das pessoas permitiu identificar sua influencia na qualidade de vidada população das cidades de origem dos alunos. Com isso, evidencia-se anecessidade de um trato pedagógico do conteúdo esporte por parte da EducaçãoFisica Escolar mais preocupado com a formação e instrumentalização de sujeitoscríticos e reflexivos com condições de exercer com plenitude sua cidadania.
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    Tese
    Aikido como educação do corpo em espaços educacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Melo, José Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; https://orcid.org/0000-0002-2789-2737; http://lattes.cnpq.br/9147718059213861; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Maria Eleni Henrique da; Soares, Marta Genú
    Na tese é defendido o argumento do Aikido como educação do corpo. Essa tese é inspirada na filosofia de Merleau-Ponty, que emerge da percepção do corpo em movimento no mundo, consigo mesmo e com os outros. Esse argumento parte de uma leitura compreensiva sobre a história e a filosofia do Aikido, as experiências-vividas com essa arte marcial em suas virtudes, e na tensão entre a disciplina e a liberdade de aprender seu repertório marcial. Em continuidade, tem-se nas práticas pedagógicas como professor de Educação Física e instrutor iniciante de Aikido um caminho de experiência educativa, apontando veredas e horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos em uma educação sensível. As experiências vividas com a consciência corporal durante a formação inicial e posteriomente como o Aikido impactou-me profundamente, por isso assumimos a experiência do corpo em movimento expressando os aspectos subjetivos do ser corpo. Nesse movimento, indaga-se: Qual a compreensão de educação, de corpo e de movimento na filosofia do Aikido? Assim, traçamos como objetivos de pesquisa: a) contextualizar os aspectos filosóficos e históricos sobre o Aikido e a relação com a educação como compreensão; b) descrever uma percepção do corpo em movimento no Aikido como processo de incorporação de virtudes; c) narrar experências-vividas advindas do corpo em movimento no Aikido na tensão sobre disciplina e liberdade; d) relatar experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty. Para tanto, a fenomenologia é nosso fundamento epistêmico, ontológico e metodológico, onde a descrição do mundo-vivido, a redução fenomenológica e a intencionalidade são momentos de um mesmo movimento, em outras palavras, a medida que realizo cada descrição, é porque efetuo a redução fenonomenológica, e a cada decisão estou no âmbito da intencionalidade, projetando-me em um caminho, um polo significativo onde está imerso os polos noéticos e noemáticos, ocupando espaços vazios, isto é, o método fenomenológico é o fluxo do pensamento percebendo a si mesmo nesse movimento, sabendo que é um movimento incompleto, pois a cada vazio ocupado, outros vazios se abrem. Vale destacar que essas noções não são momentos fragmentados, mas são variações de um único instante, de uma experiência. A tese está estruturada em quatro seções, onde a primeira seção situa e contextualiza os aspectos filosóficos e históricos do Aikido e a relação com a educação como compreensão; em seguida, debato sobre o processo de incorporação das virtudes, destacando experiências como estudante dessa arte marcial; posteriormente, reflito sobre a tensão entre disciplina e liberdade no Aikido e apresento a perspectiva de Merleau-Ponty do corpo como obra de arte e no último momento apresento os relatos de duas experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty.
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    TCC
    Análise da utilização das redes sociais na atuação do profissional de educação física no âmbito do fitness durante o período da pandemia do Covid-19 e suas reverberações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Lima, Cynthya Silva Emerenciano de; Araújo, Allyson Carvalho de; Gomes, Viviane Limeira Azevedo; Cunha, Sérgio Melo da
    O presente trabalho parte da inquietação da autora sobre como o uso das redes sociais auxiliou o Bacharel em Educação Física na sua atuação profissional durante o período pandêmico e como isso ainda reverbera em seu ofício. De forma ampla, o objetivo consistiu em analisar o uso das redes sociais como ferramenta de trabalho que possibilitou ao profissional Bacharel em Educação Física dar continuidade a suas atividades laborais durante o período de pandemia e posteriormente a ela. E aprofundando mais a pesquisa, trazer a mostra os recursos e estratégias utilizadas para a manutenção das atividades desse profissional, identificando quais foram os aprendizados e legados desse período a sua gestão profissional. Dito isso, metodologicamente, o trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que está alicerçada numa análise amostral com três profissionais da área. Como instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados uma entrevista semiestruturada e uma observação sistemática do perfil do Instagram do grupo amostral referente ao ano de 2020, divididos em três períodos-marco: pré-Pandemia, Pandemia e retorno às atividades presenciais. Como justificativa, o presente trabalho buscou apresentar as inovações encontradas durante o período pandêmico para o acompanhamento pelo profissional Bacharel em Educação Física da prática de exercícios físicos por seus alunos de forma remota. Foi possível observar que o uso das redes sociais possibilitou uma maior interação entre profissional e aluno tanto durante quanto depois da Pandemia, através de mecanismos para atendimentos e acompanhamentos das atividades físicas realizadas de maneira remota, colaborando e ampliando, ainda, o leque de oportunidades utilizando o marketing digital como estratégia de crescimento e expansão do negócio, uma vez que a visibilidade que as redes sociais proporcionam possibilitam que o trabalho do profissional bacharel em educação física seja visto e experenciado por um público maior, quantitativamente, e em diversos lugares do mundo.
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    Dissertação
    Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-04) Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Aragão, Marta Genu Soares;
    Diante do atual contexto educacional do Brasil a temática da educação integral tem recebido destaque, tendo como política indutora, na atualidade, o Programa Mais Educação (PME). Nesse sentido, a presente dissertação enfoca as vertentes de educação integral que surgiram na história do país até chegar ao Programa Mais Educação, bem como tece algumas reflexões sobre como a educação física se apresenta no âmbito das intenções de institucionalização da Educação Integral no Brasil. Assim, temos como objetivo geral discutir a configuração pedagógica do Programa Segundo Tempo (PST) no PME, bem como apontar possibilidades de integração de suas ações com a Educação Física escolar. Na metodologia foi adotada o estudo de caso, tendo como o caso as escolas acompanhadas pela Equipe Colaboradora 3 do Ministério do Esporte, usando como fonte de evidência o primeiro protocolo de avaliação realizado pelas Equipes Colaboradoras de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Segundo Tempo no Brasil, especificamente as avaliações realizadas pela Equipe Colaboradora 3 (EC3), vinculada ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual acompanhou os convênios do Programa Mais Educação nos ix municípios de Bayeux/PB, Araruna/PB, Natal/RN e Parnamirim/RN, no ano de 2012. No caso estudado percebe-se que as atividades desenvolvidas pelo PST, nas escolas acompanhadas, têm uma organização e práticas pedagógicas que convergem umas com as outras, mas se configuram com práticas desarticuladas das aulas de Educação Física, aspecto que diverge no que seria pensar ações pedagógicas para escolas de educação integral.
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    Livro
    Artefatos esportivos, artefatos de memória: uma amostra do acervo do Museu do atleta do Rio Grande do Norte
    (EDUFRN, 2020-05-05) Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
    A obra apresenta uma amostra do acervo do Museu do Atleta do Rio Grande do Norte, criado no ano de 1998. Destaca artefatos que depõem sobre a história do esporte e do lazer no RN, mostrando o potencial do acervo, reunido pelo professor José Jamilson Martins, para a organização e o direcionamento da pesquisa sobre o esporte do RN.
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    Dissertação
    A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Ferreira, José Celso Barros; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; ; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Silva, Maria Eleni Henrique da;
    A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões apresentadas na BNCC? O presente estudo objetivou problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva das dimensões de conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória, no formato de relato de experiência, que consistiu em elaborar e experimentar momentos formais de avaliação da aprendizagem, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental. Ao todo foram seis instrumentos avaliativos com suas respectivas fichas de registro. A observação participante foi a técnica utilizada para construção dos dados de campo por meio de roteiros de observação. A análise documental foi utilizada para confrontar as descrições dos roteiros de observação com os princípios norteadores para a elaboração de instrumentos, transformados em categorias de análise. Como resultados, podemos destacar a construção e defesa dos próprios princípios norteadores, uma vez que o momento avaliativo deve ser um momento formativo, extensão do processo de ensino-aprendizagem, não devendo se encerrar em si mesmo e por isso não faz sentido apontar instrumentos como certos e/ou errados. Outro resultado é a ampliação da noção de instrumento de verificação da aprendizagem, enquanto um conjunto de ações que objetivam favorecer que os estudantes expressem suas habilidades, atendendo aos princípios construídos. Não se deve confundir com as fichas de registros, estas, apesar de integrar os instrumentos, apenas devem registrar graficamente as especificidades dos mesmos. As próprias fichas e súmulas desenvolvidas para nossa experiência são resultados relevantes que apontam como elaborar e conduzir momentos avaliativos. As soluções encontradas para supressão dos dilemas e dificuldades de uma empreitada deste tipo aparecem também como resultados, como a escolha em conjugar algumas dimensões no mesmo instrumento em decorrência do pouco tempo efetivo de aula. Outra é o balanço entre o uso de instrumentos mais complexos e trabalhosos com outros mais simples e práticos para se adequar às demandas do professor. Concluímos que as experiências desenvolvidas aqui apontam uma possibilidade satisfatória, e ainda pouco explorada, de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, considerando as diversas formas dos estudantes se relacionarem com os objetos de conhecimento.
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    TCC
    Bullying na educação física escolar: percepção e participação dos discentes das redes de ensino da cidade do Natal e grande Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Morais, Roberto Nunes de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Araújo, Allyson Carvalho de; Silva, Priscila Pinto Costa da
    O estudo ora apresentado utilizou uma pesquisa quantitativa, que teve como objetivo descobrir a percepção e a participação dos alunos e professores da 1ª série do ensino médio de três escolas da cidade de Natal, e região metropolitana, no fenômeno bullying nas aulas de educação física. A pesquisa foi realizada em três diferentes escolas, das três distintas redes de ensino (estadual, federal e particular). Para confecção deste trabalho foram realizadas buscas em algumas bases de dados. Devido à grande quantidade de trabalhos disponíveis na literatura, preocupamo-nos principalmente as publicações mais contemporâneas a criação da lei nº 13.185, de 06.11.2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), em todo o Território Nacional. Considerado um marco jurídico de combate ao bullying e a primeira lei nacional que tem como objetivo prevenir e combater a prática da intimidação sistemática no país. O Bullying é um fenômeno que suscita a reflexão por parte de toda a sociedade, e principalmente pela docência devido à grande quantidade de consequências negativas que essa prática pode gerar para os jovens por volta da sua passagem no período escolar. Pode se concluir que no tocante à educação física escolar, nas escolas pesquisadas, o bullying se mostrou um fenômeno bastante consolidado, inclusive com números que superam o das médias das pesquisas realizadas a nível nacional, quando comparado com o bullying na educação de forma geral. Observamos também comportamentos divergentes em relação aos docentes entrevistados, quanto a forma de enfrentar essa situação nas suas aulas de educação física.
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    TCC
    Capoeira e gênero: as implicações desta relação para a prática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Silva, Rayanne Medeiros da; Araújo, Allyson Carvalho de; Araújo, Allyson Carvalho de; Dias, Maria Aparecida; Maia, Mayara Cristina Mendes
    Estabelecer relações entre capoeira e mulher é provocar reflexões acerca do que incomoda na sociedade. Diante de uma realidade delineada por repressões e relações históricas entre as questões de gênero e capoeira destacamos que o objetivo geral dessa pesquisa é analisar os sentidos da prática para as meninas capoeiristas da categoria juvenil do Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’S), edição 2015. Nossa pesquisa se justifica pela inovação no espaço acadêmico, em convergir e refletir tais temas. Neste sentido, a pesquisa apresenta-se como sendo descritiva e este processo metodológico circundou sob uma abordagem qualitativa. Desta forma, realizamos entrevistas semiestruturadas com as competidoras de Capoeira da categoria juvenil dos JERN’S, direcionada para avaliar o sentido da prática da Capoeira para estas mulheres. Ainda na coleta dos dados, entrevistamos o Mestre Marcos Antônio Gomes de Carvalho buscando compreender como a Capoeira foi introduzida nessa competição como modalidade esportiva. Ambas entrevistas se deram de forma individual após a competição. Com isso, selecionamos algumas falas das entrevistas realizadas para dialogarmos com nosso referencial teórico. Verificamos que os sentidos atribuídos a prática da Capoeira revelados a partir das entrevistas estão alicerçados em relações de afeto. Concluímos que apesar do problema social de repressão da mulher estar constantemente presente na prática da Capoeira das entrevistadas, observamos em seus relatos que os estereótipos que cercam tanto a manifestação da cultura de movimento, como a mulher em si, em nada foi suficiente para desencoraja-las.
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    Dissertação
    Corpo e envelhecimento: reflexões a partir do Projeto Nossa Cidade Mais Saudável em Natal-RN e suas implicações para a Educação Física
    (2018-02-27) Pessoa, Kaline Lígia Estevam de Carvalho; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; ; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Santos, Ângela Brêtas Gomes dos; ; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de;
    Na circunstância atual em que a sociedade ocidental tem encarado o envelhecimento, percebe-se que essa fase da vida é esperada e evitada de forma negativa, sendo ignorada por diversas vezes. Ao estudar esses aspectos, a área da Educação Física discute o corpo que envelhece com olhares considerados reducionistas em muitos casos, com poucas produções que objetivem ampliar esse viés para uma perspectiva natural e cultural sobre esse corpo. Assim, buscamos desenvolver esse estudo que tem como objetivo discutir as compreensões de velhice e envelhecimento de participantes do projeto Nossa Cidade Mais Saudável em Natal/RN, com vistas a elencar implicações para a Educação Física. Utilizamos o método fenomenológico para desenvolver a pesquisa. Através da estratégia do fenômeno situado nos dirigimos ao local onde este é vivido. Observamos o mundo vivido das pessoas ali presentes e entrevistamos 10 participantes do projeto. Compreendemos o envelhecimento como um processo que ocorre no corpo humano desde o nascimento, de forma lenta e imperceptível, até determinado momento em que são notados os principais sinais. Desse modo, percebemos que o corpo que envelhece é pautado por tabus e preconceitos, mas que se desenvolve todos os dias, tecendo significados a partir do movimento, do trabalho, da família, das experiências, dos prazeres e desprazeres, pelo cuidar de si, pelo entendimento de que a vida continua depois da velhice e que a morte é um fenômeno irreversível. Também compreendemos que fazem parte do corpo que envelhece as quedas, as rugas, os declínios, como um processo natural, mas que não se pode considerar apenas isso, entendendo-se assim que o corpo que envelhece desenvolve-se também num contexto cultural polissêmico, com significados diferenciados, pois a velhice é entendida e vivida de formas diferentes por cada um. Por fim, identificamos que a área da Educação Física possui uma produção acadêmica na área do envelhecimento e da velhice que ainda precisam ser discutidas com vistas a ampliar os olhares para esses corpos, para que se possa compreendê-los não apenas em suas decadências fisiológicas, suas respostas afetivas ao exercício, adaptação à atividade física e os tipos de programas de treinamento, mas também como seres que produzem significados a partir de suas experiências.
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    Dissertação
    Da colaboração à notícia: o discurso jornalístico e a sua relação de poder entre o App ComuniQ e o Portal NE10
    (2017-03-17) França, Tereza Suyane Alves de; Burgos, Taciana de Lima; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295; ; http://lattes.cnpq.br/5121481858657054; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Bronsztein, Karla Regina Macena Pereira Patriota;
    O presente trabalho tem como objetivo investigar o discurso jornalístico com a incorporação da informação colaborativa na construção dos seus enunciados. Estudamos, com base na analise de discurso à luz do pensamento de Michel Foucault, a influência de relações de poder na construção do discurso midiático em redes sociais digitais de colaboração e nas conexões que a mídia estabelece com a sociedade. Para tanto, analisamos o discurso de matérias factuais publicadas pelo Portal de notícias NE10, que foram construídas a partir de informações colaborativas, oriundas do aplicativo ComuniQ, ambos veículos de comunicação pertencentes ao Sistema Jornal do Commercio na cidade de Recife/PE. Utilizamos a analise do discurso como ferramenta teórico-metodológica para compreensão da argumentação da linguagem, além do método investigativo e interpretativo das informações disponíveis no aplicativo e as notícias no portal. Verificamos, primeiramente, que o fenômeno da participação do público tornou-se, em muitos casos, uma forma de sobrevivência e ampliação da audiência para alguns veículos de comunicação. Por outro lado, percebemos que o papel do jornalismo neste contexto, também encontra pressões para que seja remodelado e possa se adequar a potencialização da participação do público na captação de informações e produção de noticias, auxiliados pela expansão das tecnologias móveis digitais. No recorte específico, percebemos que a audiência conectada encontrou um vasto ambiente propício à interação, onde podem distribuir conteúdo e opinião, no entanto, não encontram semelhante liberdade e fala no Portal NE10 com o uso de seus conteúdos compartilhados.
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    TCC
    Desafios e descobertas do corpo nas aulas de educação física: autobiografia de um jovem gay em seu processo de construção identitária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Silva, Deilson Sales da; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0009-0003-0086-6795; https://lattes.cnpq.br/0117602865035235; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Atanásio, Lívia de Melo
    Este trabalho traz as compreensões sobre o meu processo de construção identitária na educação básica, vivenciando as aulas de Educação Física e a vida escolar. Hoje, estando concluindo a graduação no curso Educação Física - Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, esta investigação objetivou compreender como a exclusão no contexto escolar contribuiu negativamente no meu processo de descoberta identitária. Para isso, fora utilizado o método (auto)biográfico, tendo como técnica a escrita autobiográfica do próprio estudante, narrando suas vivências com a educação básica. A pesquisa possibilita compreender a importância da Educação Física inclusiva; do olhar sensível dos professores para com as diferenças; do ambiente escolar ser harmônico em seu cotidiano, bem como, tratar nas aulas de educação física temas que abordem a diversidade cultural, como por exemplo, a temática gênero e sexualidade.
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    TCC
    Desafios no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs): uma análise das percepções dos professores de educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Fonseca, Fábio Batista da; Araújo, Allyson Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; 0000-0002-5992-2910; http://lattes.cnpq.br/4723554220291882; Pereira, Leilane Shamara Guedes; http://lattes.cnpq.br/6781374006043485; Cunha, Sergio Melo da; http://lattes.cnpq.br/7073781749771295
    O estudo analisa as principais dificuldades relatadas por professores de Educação Física que participaram do I Congresso Ibero-americano de Tecnologias e Mídias na Educação Física (CITMEF) em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A pesquisa tem uma abordagem descritiva e qualitativa, utilizando questionários como instrumento de avaliação. Foram analisadas 98 respostas, após a exclusão de 17 por não ter relação com o tema. Com base nas dimensões da prática docente, foram identificadas três barreiras que dificultam o uso das TDICs em sala de aula: 1. Barreiras organizacionais; 2. Barreiras pessoais; e 3. Barreiras pedagógicas. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi descrever e analisar a prática pedagógica por meio das TDICs.
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    Dissertação
    Discussão sobre o livro didático na educação física a partir da proposta do estado do Paraná e da cidade de João Pessoa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-26) Carlos, Camila Ursulla Batista; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; http://lattes.cnpq.br/0889013618863782; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Medeiros, Humberto Jefferson de; ; http://lattes.cnpq.br/1155595256268084; Dias, Maria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Soares, Marta Genu; ; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078
    No cotidiano escolar, comumente utilizado em vãrios axnponen:es curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar os professores e professoras na prática pedagógica. Tal recurso. utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Como o interesse dessa pesquisa se situa na educação pública, buscamos fazer um recorte das publicações nesse âmbito educacional. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para o referido componente, destinado tanto ao uso do professor quanto do aluno, encontra-se em sua 2a edição, em circulação desde 2006. Uma iniciativa similar encontrada em outra região do país, no nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba, disponibilizada desde o ano de 2012. Apesar de ser um tipo de publicação recente, pouco difundida e ainda polêmica para a área, faz-se necessário investigar o que está em circulação. A seleção destas também foi respaldada pela sua disponibilidade online, além de serem frutos da construção coletiva entre docentes dos respectivos sistemas de ensino - a partir de formações continuadas - e contribuição de professores que atuam no Ensino Superior. O trabalho materializa-se com o objetivo principal de analisar livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar de dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras, seus conteúdos, objetivos, metodologia, e métodos de avaliação. Para aprofundar o campo de investigação, têm-se as seguintes questões de estudo: A) Como se configuram os livros didáticos de Educação Física escolar nos sistemas públicos de ensino? B) Como se estruturam em relação aos conteúdos da Educação Física escolar? C) Quais as fragilidades e avanços das obras? Esta pesquisa caracteriza-se com o caráter qualitativo, e se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Para o debate das obras foram definidas categorias de análises, a saber: Matriz teórica, Objetivo da Educação Física na escola, Conteúdos, Metodologia, e Avaliação. Com especificidades, as categorias foram discutidas para cada livro. Conclui-se que a importância das obras para os docentes que trabalham no chão da escola é significativa, na perspectiva de referencia para pensar os conteúdos a serem discutidos e vivenciados nas aulas de Educação Física de forma real e possível. Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito.
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    Dissertação
    A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; http://lattes.cnpq.br/6781374006043485; Surdi, Aguinaldo Cesar; Costa, Alan Queiroz da; Freire, Elisabete dos Santos; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
    O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF.
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