Navegando por Autor "Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de"
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Tese Agregação familiar e resultados maternos e perinatais da pré-eclâmpsia severa em população do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-28) Bezerra, Patrícia Costa Fonseca Meirelles; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; ; Jerônimo, Selma Maria Bezerra; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785584A3&dataRevisao=null; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; Mauad Filho, Francisco; ; http://lattes.cnpq.br/8866145289279854; Rangel, Maria Amelia de Rolim; ; http://lattes.cnpq.br/4310730398814201Determinar a agregação familiar na pré-eclâmpsia severa em população brasileira do Rio Grande do Norte e caracterizar os resultados maternos e perinatais desta população. Métodos: Estudo de caso controle, no qual foram arroladas 412 pacientes internadas na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Dessas, 264 pacientes normotensas, grupo controle, e 148 com pré-eclâmpsia severa, grupo dos casos. Os casos foram compostos por eclâmpsia (n=47), síndrome HELLP (n=85) e por ambas, eclâmpsia e síndrome HELLP (n=16). O diagnóstico, destas doenças, foram baseados nos critérios adotados pelo National High Blood Pressure Education Program Working (2000). Foi realizado inquérito familiar quanto à agregação familiar, sendo questionadas informações a respeito de antecedentes de hipertensão crônica, pré-eclâmpsia, eclâmpsia e síndrome HELLP. Análise estatística foi realizada para avaliar associações e correlações entre variáveis, bem como comparação de médias ou medianas, adotando-se um nível de significância de 5%. O Odds-Ratio foi calculado para estimar o risco da pré-eclâmpsia severa nas famílias. Resultados: Não houve diferença nos parâmetros demográficos entre casos e controles. A história prévia de hipertensão crônica e pré-eclâmpsia foram mais frequentes nas pacientes com pré-eclâmpsia severa. A cefaléia foi o sintoma mais freqüente na eclâmpsia e a epigastralgia na síndrome HELLP. A hemorragia e a oligúria foram mais presentes quando associado eclâmpsia e síndrome HELLP. A insuficiência renal aguda foi uma complicação freqüente, sem, no entanto, evoluir para a insuficiência renal crônica. A mortalidade xii materna foi baixa 0,4% e a mortalidade perinatal alta de 223 por 1000 nascidos vivos. O risco de uma mulher, cuja mãe teve hipertensão ou pré-eclâmpsia, vir a ter pré-eclâmpsia é, respectivamente, 2,5 e 3,5 vezes. Esse risco aumenta para cinco vezes, quando a irmã tem antecedente de hipertensão e seis vezes quando, tanto a mãe quanto a irmã têm antecedentes de pré-eclâmpsia. Conclusões: Este estudo confirma a agregação familiar da pré-eclâmpsia em população brasileira. O risco aumentado para doenças cardiovasculares e hipertensão crônica nestas mulheres, indica a necessidade de seguimento das pacientes que desenvolvem pré-eclâmpsiaTese Alterações fisiológicas mamárias durante a gravidez e lactação: aspectos ultrassonográficos e dopplerfluxométricos(2017-12-06) Holanda, Antônio Arildo Reginaldo de; Maranhão, Tecia Maria de Oliveira; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; ; ; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da;Durante a gravidez e lactação, as mamas apresentam alterações importantes que ainda não são totalmente compreendidas. A ultrassonografia e a ressonância magnética são os métodos mais apropriados para avaliar as alterações mamárias durante a gravidez e lactação, sendo fundamental um conhecimento sólido da anatomia e das doenças mamárias. Além disso, existem poucas publicações sobre a imagem da mama, relacionando a anatomia e fisiologia durante o ciclo grávido-puerperal. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as alterações fisiológicas mamárias mediante ultrassonografia mamária e Dopplerfluxometria das artérias mamárias internas (AMI) em gestantes e lactantes normais, comparadas com um grupo de mulheres não grávidas, avaliadas na fase folicular do ciclo menstrual. Este estudo, classificado como observacional, de corte transversal, foi realizado entre agosto de 2013 e agosto de 2016, com 165 mulheres. As variáveis dependentes foram as medidas da pele, do tecido adiposo subcutâneo, do tecido fibroglandular, do tecido adiposo retromamário, o diâmetro dos ductos, assim como os Índices de pulsatilidade (IP) e resistência (IR) das artérias mamárias internas. As variáveis independentes foram os diversos momentos de avaliação, representados pelos cinco grupos estabelecidos. Para a análise estatística, foram calculadas médias e desvios-padrão, sendo usados dois modelos MANOVA (Análise de Variância Multivariada) para avaliar o efeito dos grupos sobre os valores médios encontrados, bem como foram ajustados modelos ANOVA univariados para os valores médios individualmente. O teste de comparações múltiplas de Tukey-Kramer foi usado para a análise da diferença e das características entre os grupos. Foi considerado o nível de significância de 5%. Na comparação entre os três grupos de grávidas, observou-se que a localização da mama (direita/esquerda) e o período gestacional não tiveram efeito significativo sobre as espessuras mamárias da pele, tecido celular subcutâneo e tecido adiposo retromamário, porém a espessura do tecido fibroglandular e o diâmetro dos ductos, apresentaram diferença significativa com o período gestacional (p<0,001), do primeiro para o segundo e do primeiro para o terceiro trimestres. A Dopplerfluxometria das artérias mamárias internas revelou diferença entre as mamas e o período gestacional, ou seja, o lado direito apresentou medidas superiores ao lado esquerdo e os valores foram decrescentes ao longo da gestação (p<0,001). Quando comparados os grupos de grávidas do terceiro trimestre e de lactantes, não foram observadas diferenças entre si, mas apresentaram diferenças significativas com um grupo controle, quanto às medidas da pele (p = 0,001), do tecido fibroglandular, diâmetro dos ductos e índices dopplerfluxométricos das AMI (os três com p < 0,0001) e ao tecido adiposo subcutâneo (p = 0,045). Conclui-se que esta pesquisa contribuiu com informações mais específicas acerca das características ultrassonográficas das mamas e aspectos dopplerfluxométricos das artérias mamárias internas, durante a gravidez e lactação normais, caracterizando mediante quantificação de valores, as mudanças fisiológicas próprias de cada período do ciclo grávido-lactacional estudado, podendo servir de parâmetro para estudos posteriores.Dissertação Análise do perfil de encaminhamento da atenção primária para pré-natal de alto risco: desafios para o ensino de competências em saúde materno-infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Araújo, Gizeuda Teixeira de; Azevedo, George Dantas de; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/6506565414883485; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Souza Júnior, José Edvan de; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968OBJETIVO: descrever perfil das principais causas de encaminhamentos inadequados da atenção primária para o pré-natal de alto risco, como subsídio para o planejamento de ações voltadas para a qualificação do ensino de competências essenciais na área da saúde materna. MÉTODOS: estudo com delineamento transversal, baseado na análise documental de todos os encaminhamentos de gestantes para o serviço de pré-natal de alto risco (PNAR) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), serviço de referência obstétrica para o estado do Rio Grande do Norte. Todas as gestantes encaminhadas no período de junho a dezembro de 2014 (n=771) passaram por consulta de triagem, na qual foi preenchido formulário para análise da causa clínica que motivou o encaminhamento para o PNAR. Os encaminhamentos foram classificados como adequados, inadequados ou inconclusivos. RESULTADOS: foram detectados 188 encaminhamentos inadequados (24,4%) e 93 inconclusivos (12,1%), totalizando 36,5% de encaminhamentos inapropriados. As principais causas identificadas nos encaminhamentos inadequados foram: gestação de baixo risco (12,8%), hipertensão arterial não confirmada (12,1%), ameaça de abortamento (8,9%), gravidez na adolescência (7,1%), toxoplasmose (5,3%), incompatibilidade sanguínea RH (4,6%) e infecção do trato urinário (4,3%). Os dados obtidos fornecem subsídios para os seguintes produtos: 1) planejamento de atividades de educação permanente voltadas para os profissionais da saúde da atenção primária, alunos de graduação e residentes; e 2) formulação de uma plataforma virtual para suporte aos profissionais que necessitam encaminhar pacientes ao PNAR, através do programa de Telessaúde. CONCLUSÃO: os resultados do trabalho são de grande relevância no contexto atual da formação profissional em saúde, com potencial para impactar positivamente não apenas no desenvolvimento de competências relacionadas à saúde materna na graduação e pós-graduação mas também na qualificação da atenção à saúde prestada à população.Tese Avaliação bioquímica e hostológica de fígado de ratas wistar diabéticas e tratadas com tamoxifeno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-19) Jatobá, Carlos André Nunes; ; http://lattes.cnpq.br/2365612055067945; ; http://lattes.cnpq.br/8755924262557104; Jucá, Norma Thomé; ; http://lattes.cnpq.br/8130614546005007; Marchini, Júlio Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/2038597037372097; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Melo, áurea Nogueira de; ; http://lattes.cnpq.br/7050175669166436O tamoxifeno® (TX), utilizado no tratamento do câncer de mama, pode causar alterações hepáticas. As conseqüências de seu uso em tecido hepático de ratos com ou sem diabetes mellitus (DM) não foram completamente investigadas. O estudo de caráter multidisciplinar visou avaliar a correlação entre níveis de enzimas hepáticas no plasma e a presença de sobrecarga de ferro em tecido hepático de ratas com ou sem DM induzido por estreptozotocina e em uso de TX. Ratas Wistar foram estudadas em grupos¬ controle: C-O (sem uso de droga), C-V (somente sorbitol) e C-TX (em uso de TX). DM (diabéticos sem uso de droga) e DM-TX (diabéticos em uso de TX) foram os grupos teste. Sessenta dias após a indução do DM, amostras de sangue foram colhidas para a mensuração de glicose, alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) , fosfatase alcalina (ALP) e bilirrubina. Amostras hepáticas foram coradas com hematoxilina e eosina, Tricrômio de Masson e Perls. O conteúdo hepático de ferro foi quantificado por espectrometria de absorção atômica. AST, ALT e ALP apresentaram-se significativamente elevados nos grupos DM e DM-TX, com bilirrubina não alterada. Siderose à coloração Perls e pela espectrometria de absorção atômica foram observados apenas nos grupos C-TX e DM-TX. Houve correlação positiva entre os níveis de AST, ALT e ALP e a intensidade da siderose hepática microscópica no grupo DM-TX. Em conclusão, o uso de TX é associada com siderose hepática em ratas diabéticas ou não. O TX induziu sobrecarga hepática de ferro sem alterar a função hepática em animais não diabéticos e pode ser uma ferramenta útil no estudo do metabolismo do ferro.A participação de pesquisadores em Patologia, Cirurgia Experimental, Farmácia Clínica, Toxicologia, Nutrição, Mastologia, Endocrinologia e Biologia Molecular do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), de forma integrada e coordenada, foi fundamental para a execução do projeto proposto, de caráter multidisciplinarTese Avaliação da efetividade de estratégias não farmacológicas para o alívio da dor de parturientes na fase ativa do período de dilatação no trabalho de parto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-16) Davim, Rejane Marie Barbosa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5810064583128357; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780462J0; Nascimento, Enilda Rosendo do; ; http://lattes.cnpq.br/9602331263039335; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Maranhao, Hélcio de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/3263555213414154Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de estratégias não farmacológicas para o alívio da intensidade da dor de parturientes na fase ativa do período de dilatação durante o trabalho de parto. Trata-se de um ensaio clínico quantitativo do tipo intervenção terapêutica antes e após , realizado na Unidade de Parto Humanizado da Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal/RN, com uma amostra de 130 parturientes, sendo 30 no pré-teste e 100 na aplicação de estratégias não farmacológicas combinadas (exercícios respiratórios, relaxamento muscular e massagem lombossacral) e isolada (banho de chuveiro com temperatura ambiente). Para avaliar a intensidade da dor das parturientes do estudo antes e após à aplicação das estratégias não farmacológicas nas fases de aceleração, inclinação máxima e desaceleração da fase ativa do trabalho de parto, utilizou-se para a coleta de dados a escala analógica visual. Os principais resultados apontam que a maioria das parturientes do estudo estavam na faixa etária entre 20 a 30 anos (60%), com o ensino fundamental incompleto (85%), renda familiar de até 2 salários mínimos (74%), 78% tinham um acompanhantes e destes 44% era o próprio companheiro. A ocitocina foi administrada nas parturientes durante a fase ativa do trabalho de parto em 81% dos casos e apenas 15% dessas mulheres não receberam qualquer medicação. Verificou-se alívio significativo (ρ=0,000) da intensidade da dor das parturientes do estudo após a aplicação das estratégias não farmacológicas combinadas e isolada. Conclui-se que as estratégias não farmacológicas combinadas e isolada foram efetivas no alívio da dor das parturientes do estudo na fase ativa do trabalho de partoDissertação Avaliação da Interactive Spaced Education como ferramenta de ensino no contexto da Doença Renal Crônica(2019-09-03) Quirino, Kessia Larissa de Medeiros; Medeiros, Paulo José de; ; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; Pereira, Mauricio Galvão;Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC), atualmente, atinge proporções epidêmicas no mundo e, apesar do esforço empenhado para o ensino da abordagem apropriada desta doença, estudos têm identificado lacunas no conhecimento da DRC, surgindo a necessidade de buscar estratégias pedagógicas que auxiliem no seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Avaliar a ferramenta Interactive Spaced Education (ISE) para o aprendizado de estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º anos, em um curso extracurricular sobre DRC, objetivamente e sob a perspectiva do aluno. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental cuja população foi composta por estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º ano inscritos no curso de extensão sobre DRC, com duração de 6 semanas, ofertado para duas turmas no segundo semestre letivo, por meio de aula expositiva e ferramenta online ISE. O programa ISE foi composto por 3 ciclos, com 20 itens cada, os quais se repetiam em todos os ciclos. Foram calculados a taxa de participação da ISE nas duas turmas, extrato de desempenho progressivo entre os alunos que concluíram > 75% dos itens da ISE, além da avaliação da ferramenta pelos alunos através de questionário com score de Likert e questões abertas sobre opinião e sugestões. Resultados e discussão: 47 alunos participaram do curso nas duas turmas. Demonstrou-se, através do teste de Friedman, que houve efeito da utilização da ferramenta ISE sobre a melhoria no desempenho dos estudantes e, por meio da correção de Bonferroni, evidenciou-se que foi significativa a diferença entre o primeiro e o terceiro ciclo. Os alunos julgaram a estratégia útil para reforço de aspectos-chave e prática profissional, além de demonstrarem interesse em participar de outras atividades com o uso da referida ferramenta. Também, identificaram no curso as vantagens dos efeitos de teste e espaçamento da ISE. Conclusão: A ISE mostrouse eficaz ao melhorar o desempenho discente e apresentou boa aceitabilidade entre os alunos que completaram o programa.Tese Avaliação do conhecimento e de habilidades clínicas em saúde sexual e reprodutiva na graduação de medicina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-28) Medeiros, Robinson Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/5790887167696618; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Campos, Henry de Holanda; ; http://lattes.cnpq.br/6482812030706034; Albuquerque, Rivaldo Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9996560375932432No Brasil, a despeito das conquistas obtidas a partir da implantação do Sistema Único de Saúde e dos avanços legais e institucionais na atenção a diversos problemas relacionados ao gênero, a incorporação de temas relacionados aos direitos humanos, sexuais e reprodutivos no contexto da formação profissional em saúde permanece deficiente. Este trabalho teve como objetivos avaliar a inserção da temática saúde sexual e reprodutiva no currículo do curso de graduação em Medicina, por meio do emprego de avaliações de conteúdo cognitivo, procedimental e atitudinal. Trata-se de estudo de intervenção educacional envolvendo alunos do internato do curso de Medicina da UFRN. Foram utilizados os seguintes métodos avaliativos: prova escrita, exame clínico objetivo estruturado (OSCE) e Mini-CEX. Como variáveis explicativas foram consideradas o sexo, idade e participação prévia no componente curricular optativo Saúde Reprodutiva . A avaliação do processo constou da aplicação de questionários de satisfação e entrevistas acerca dos métodos avaliativos utilizados. Considerando os três métodos avaliativos empregados, 183 estudantes participaram do estudo, com média de idade de 24,5 ± 2,2 anos, sendo 52,5% do sexo masculino e 47,5% do sexo feminino. No contexto geral, observamos concordância entre os desempenhos dos estudantes nas avaliações de conteúdo cognitivo, procedimental e atitudinal. A participação dos estudantes no componente curricular eletivo Saúde Reprodutiva mostrou-se associada com melhor desempenho em algumas dimensões da avaliação cognitiva e na avaliação com o Mini-CEX, em relação às competências de anamnese, profissionalismo e qualidades humanísticas, relação médico paciente e desempenho global. A análise da fidedignidade entre os avaliadores na avaliação com o método OSCE mostrou-se adequada (alfa de Cronbach superior a 70%) em relação ao desempenho global e aos aspectos técnicos das competências avaliadas, observando-se baixa confiabilidade na avaliação da comunicação médico-paciente. O presente trabalho constitui-se numa experiência educacional inovadora e pioneira no âmbito da educação médica brasileira no que tange à inserção da temática de saúde sexual e reprodutiva na graduação, sugerindo-se um impacto positivo da iniciativa na formação do médico generalista na UFRN. A avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes em saúde sexual e reprodutiva na graduação de Medicina mostrou-se factível, com alta concordância entre os diferentes métodos empregados. Os métodos OSCE e Mini-CEX podem ser aplicados ao contexto da saúde sexual e reprodutiva, possibilitando a avaliação de competências clínicas relevantes para a formação do médico generalista e que habitualmente não são contempladas nas avaliações rotineiramente realizadas na graduaçãoDissertação Conhecimento de preceptores da residência multiprofissional em saúde sobre metodologias de ensino(2017-11-23) Sousa, Núbia Maria Lima de; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; https://orcid.org/0000-0001-9802-6492; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; http://lattes.cnpq.br/4942848829432269; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/4264779393413998A preceptoria em saúde, em hospitais universitários, tornou-se uma prática pedagógica e muitos profissionais do serviço foram inseridos como preceptores, porém a maioria deles não teve formação em educação. Esse fato pode levá-los a encontrar dificuldades em adotar estratégias de ensino-aprendizagem que aproximem o conhecimento científico à realidade prática na formação de profissionais da área da saúde. O presente estudo objetivou analisar o conhecimento das metodologias de ensino pelos preceptores no processo ensino/aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem qualitativa, composto por 50 preceptores, que atuavam há mais de um ano na residência multiprofissional em saúde de um hospital-escola. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2016, por meio de um roteiro semiestruturado para caracterização dos sujeitos do estudo e com a aplicação da técnica de associação livre de palavras. Os dados foram analisados pelo software Ensemble de Programmes Permettant L’Analyse des Evocations (EVOC), versão 2000, e discutidos com base no referencial teórico da Teoria do Núcleo Central. Teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob o nº 1.663.421/16. Os dados foram divididos em três unidades temáticas: conhecimento dos preceptores sobre estratégias de ensino, sobre metodologia tradicional e metodologias ativas e suas respectivas categorias: elementos conceituais; uso teórico prático, aprofundamento do conteúdo e aplicabilidade. Foram considerados como elementos do núcleo central as palavras que tiveram menor ordem media de evocação (MOE), com parâmetro de 2,0, 2,3 e 2,5 e maior frequência(F) com parâmetro de 10. Na unidade temática referente à estratégia de ensino destacaram-se as palavras “método de ensino” (OME, 1,4- F29). “dinâmica” (OME 1,6 - F 13) e “aulas” (OME 2,0 - F17). A metodologia tradicional foi representada por “ensino arcaico” (OME 1,7 – F 45) e “centrado no professor” (OME 1,8 F 22). Para as metodologias ativas destacaram-se “proatividade” (OME 1,7 – F 23), “construtivismo” (OME1, 9 F 61) e “Feedback “(OME 2,1 F10). O estudo apontou que os preceptores compreendem as estratégias de ensino com métodos que favorecem o ensino aprendizado, evidenciando-se o conhecimento sobre as metodologias tradicionais como “ensino arcaico” e “metodologia conteudista”, e as metodologias ativas como “proatividade”, “construtivismo” e “feedback”, embora a maioria aponte a não utilização desta no ensino da residência multiprofissional em saúde. Por fim, acredita-se que para a formação de profissionais na área da saúde deve haver um caráter interdisciplinar, com uso de metodologias ativas que despertem no aluno o seu potencial crítico-reflexivo, tornando-o agente transformador no processo de cuidar dos sujeitos nos diferentes cenários de atuação profissional proposto pelo Sistema Único de Saúde. Como produto desse estudo, foi criada uma proposta para capacitação dos preceptores da residência multiprofissional de saúde, campo do estudo, em metodologias ativas de ensino.Dissertação Os desafios do acolhimento à perda perinatal: experiências de residentes médicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-10) Ferreira, Caroline Araújo Lemos; Moreira, Simone da Nobrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; ; http://lattes.cnpq.br/7135062523475103; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Silva, Maria de Lourdes Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/4062479983995258; Silva, Alda Karoline Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553O desenvolvimento de pesquisas envolvendo a formação e atuação de profissionais de saúde no atendimento a situações de morte e luto tem crescido nos últimos anos. Na obstetrícia, perdas perinatais são eventos bastante comum, levando pais e profissionais a vivenciarem situações de angústias e frustração. Torna-se relevante conhecer a experiência dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia que atuam diariamente no acolhimento de mulheres com perda perinatal de modo a contribuir para o cuidado em saúde. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, de recorte transversal. Os participantes da pesquisa foram 10 residentes do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que atendem no acolhimento a mulheres e famílias em situação de perda perinatal. A construção dos dados ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais, orientadas por roteiro semiestruturado. O conteúdo das entrevistas foi transcrito, organizado e codificado, e analisado por meio da técnica de análise temática. Emergiram quatro temáticas, a saber: A formação para o cuidado de mulheres com perda perinatal: um olhar do residente; Percepções do residente sobre o papel do profissional obstetra frente a situações de perda perinatal; Estratégias de intervenções; Dificuldades no ensinoserviço. Os residentes reconhecem não ter formação específica para o acolhimento de mulheres com perda perinatal necessitando do apoio de diretrizes atualizadas, preceptores treinados e da instituição. Os entrevistados compreendem que o papel do obstetra consiste em comunicar o óbito à família, orientar em relação a gestações futuras e oferecer apoio emocional. Buscou-se trazer para a pauta da formação do obstetra reflexões sobre o tema da morte e do luto, tecendo reflexões sobre a responsabilidade desses profissionais no cuidado aos pais enlutados. Elaborou-se cinco produtos: artigo para a comunicação científica da pesquisa; proposta de intervenção de ensino-aprendizagem (oficina) para residentes médicos; fornecimento de espaço para apoio emocional dos discentes; diálogo com instituição de ensino-serviço.Dissertação Desenvolvimento e avaliação do emprego de dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Souza Neto, José Luiz de; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/4036032799650060; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Souza Júnior, José Edvan de; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5867064453006400OBJETIVO: Desenvolver e avaliar o emprego de um dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior, para estudantes de graduação. MÉTODOS: O trabalho compreendeu duas fases: I) desenvolvimento do simulador inovador e II) ensaio controlado comparando o desempenho do dispositivo ajustável ao corpo em relação ao simulador comercial no treinamento da habilidade de punção venosa no membro superior. Alunos da graduação do curso de medicina da UFRN (n=56) participaram da fase de intervenção, que foi constituída de pré-teste, aula teórica sobre acessos venosos periféricos, randomização em grupos conforme o simulador utilizado para treinamento (Grupo Simulador Comercial e Grupo Simulador Inovador), punção real interpares, pós-teste e questionários de satisfação. RESULTADOS: Os Grupos Simulador Comercial e Simulador Inovador não tiveram diferença estatisticamente significativa quanto à idade, sexo, cor, resultados do Pré-teste e Pós-teste, avaliação atitudinal e desempenho na execução da punção real. Os alunos do Grupo Simulador Experimental tiveram melhor desempenho no preenchimento do prontuário simulado. Ao término da pesquisa, o ganho cognitivo (conhecimento) teve significativo incremento em ambos os grupos. O grau de realismo, na percepção dos alunos, foi equivalente em ambos os grupos. O grau de valor para o ensino do simulador inovador foi conceituado como bom a ótimo em 85,7% dos alunos que o utilizaram. CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, o simulador inovador demonstrou-se como uma alternativa de baixo custo para o ensino da habilidade de punção venosa em membro superior, onde o desempenho cognitivo, procedimental e atitudinal dos alunos que o utilizaram foi equivalente ao dos que treinaram em simulador comercial.Tese Desmame em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer no primeiro retorno ambulatorial após a alta hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-11) Maia, Cláudia Rodrigues Souza; ; http://lattes.cnpq.br/3263555213414154; ; http://lattes.cnpq.br/5276545352331427; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Melo, áurea Nogueira de; ; http://lattes.cnpq.br/7050175669166436; Silva, Gisélia Alves Pontes da; ; http://lattes.cnpq.br/6131817047340195; Moreira, Maria Elisabeth Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/5120380601565121O leite materno é o alimento recomendado para recém-nascidos de risco, no entanto, baixas taxas de aleitamento materno são observadas entre eles na alta hospitalar, sobretudo para aqueles de muito baixo peso ao nascer. A identificação dos fatores de risco associados ao insucesso dessa prática pode auxiliar na adoção de novas condutas pela equipe multiprofissional que os assiste. Esse estudo tem por objetivo identificar determinantes maternos e neonatais intra-hospitalares associados ao desmame de recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer (RNMBP) na primeira consulta ambulatorial após a alta da maternidade. Todos os RNMBP (PN<1500g) nascidos de julho/2005 a agosto/2006 foram acompanhados do nascimento ao primeiro retorno ambulatorial em até sete dias após alta de Maternidade que adota o Método Canguru e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Dos 119 RNMBP acompanhados até a alta, 88 retornaram ao ambulatório. Destes, 22 (25%) encontravam-se em aleitamento materno exclusivo (grupo AME) e 66 (75%) já haviam introduzido fórmula infantil na dieta, sendo 63 (71,5%) associado ao uso de leite materno e 03 (3,5%) em uso exclusivo da fórmula (grupo desmame). Na análise univariada, associaram-se ao grupo desmame (fórmula exclusiva ou fórmula+leite materno) o menor peso ao nascer e os maiores tempos de permanência na UTI neonatal (UTIN), de internação total, de dieta enteral e para recuperação do peso de nascimento. A regressão logística demonstrou ser o tempo prolongado de internação na UTIN o principal determinante da introdução da fórmula alimentar para alimentação dos RNMBP logo após a alta da maternidade. Conclui-se que houve alto percentual de introdução de fórmula no domicílio, observada em consulta de retorno em até 07 dias, e consequentemente baixas taxas de aleitamento materno exclusivo (AME). A longa permanência em UTIN representou o principal determinante de risco sobre o AME e consiste um grande viii desafio para os profissionais de saúde proporcionarem a alimentação mais adequada para os RNMBP. A atuação conjunta de médicos neonatologistas, nutrólogo, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e equipes de enfermagem na assistência dos recémnascidos de risco na Unidade de Terapia Neonatal permitiu o trabalho em equipe interdisciplinar, objetivo primordial do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, trazendo vivências enriquecedoras que são essenciais ao bom desempenho profissional e a relevância de um atendimento mais humanizado, colaborativo e compartilhadoDissertação Distribuição espacial da mortalidade por câncer de mama no Brasil(2018-07-19) Lima, Heloísa Helena Gomes; Ferreira, Maria Angela Fernandes; ; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; Gondim, Grácia Maria de Miranda;Estudo ecológico que analisou a mortalidade por câncer de mama em mulheres, na faixa etária de 40 a 79 anos, nas Regiões Imediatas de Articulação Urbana (RIAU) do Brasil, nos períodos de 2001 a 2005 e 2011 a 2015, usando os dados do Sistema de Informação do SUS. Evidenciouse autocorrelação espacial para a taxa de mortalidade padronizada (TMP) por câncer de mama nos períodos de 2001-2005 com Moran global I= 0,647 (p=0,01) e em 2011-2015 com Moran global I= 0,484 (p=0,01), observando as mais elevadas taxas nas regiões Sul e Sudeste. Evidenciou-se aumento significativos das TMP por câncer de mama nas regiões Norte e Nordeste quando comparados os períodos estudados. Na análise espacial bivariada houve correlação positiva entre a TMP e a razão de exames mamográficos (I=0,347), número de mamógrafos (I=0,337), médicos mastologistas (I=0,173), internações por câncer de mama (I=0,467), cirurgias da mama (I=0,430), taxa de urbanização (I=0,328), taxa de envelhecimento (0,463) e IDH (I=0,487). Esses resultados podem estar relacionados às oportunidades de acesso ao sistema de saúde e às condições socioeconômicas nas regiões.Artigo Efeito da idade materna sobre os resultados perinatais(Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2002) Azevedo, George Dantas de; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; Freitas, Ana Karla Monteiro Santana de Oliveira; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; Soares, Elvira Maria Mafaldo; Maranhão, Técia Maria de OliveiraTese Fatores determinantes da decisão sobre a prática da cesariana em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-10) Costa, Nilma Dias Leão; Paes, Neir Antunes; ; http://lattes.cnpq.br/0616539963047807; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Brandão Neto, José; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783031A0; Oliveira, Kleber Fernandes de; ; Figueiredo, Tânia Maria Ribeiro Monteiro de;O objetivo deste estudo é analisar os fatores que contribuíram para as diferentes decisões para o parto cesáreo e a ligadura de trompas entre as mulheres de 18 a 45 anos de idade no Município de Natal, no Nordeste do Brasil, no ano de 2000. Tratou-se de um estudo longitudinal, originado da base de dados de um Estudo Multicêntrico, envolvendo outras localidades do Brasil, composta de mulheres em idade fértil que procuraram o serviço público ou privado. Foram realizadas três entrevistas: no início da gestação, no mês anterior à data provável do parto e até um mês após o parto, perfazendo um total de 433 entrevistas, sendo finalizada com uma amostra de 269 mulheres. O estudo satisfez a um critério de elegibilidade, abrangendo uma amostra das mulheres de 18 a 40 anos de idade, que residiam em Natal e que estavam grávidas no máximo, na 22a semana de gestação, e procuraram o serviço público ou privado para a realização do pré-natal. Não entraram no estudo, aquelas mulheres que faziam um acompanhamento em ambulatórios especiais (hipertensão ou diabetes gestacional, HIV/AIDS). A análise consistiu, primeiramente, num estudo descritivo, seguido de uma discussão sobre a trajetória do desejo à realização do parto e testou-se a significância estatística dos partos com variáveis socioeconômicas. Sequencialmente adotou-se uma análise bivariada centrada nos testes de associação, onde foi considerada a variável tipo de parto como sendo a variável resposta e as demais variáveis, relacionadas à condição sóciodemográfica e a saúde reprodutiva da mulher, como sendo as variáveis de risco ou independentes. Para o cálculo da razão de chance (OR), foi utilizado o modelo de regressão logística múltipla. Das 269 mulheres entrevistadas, 56,0% foram submetidas ao parto normal. Este tipo de parto foi desejado independente da categoria, por 71% das entrevistadas. Os resultados mostraram como fatores determinantes para cesárea, o serviço ser privado (OR = 5,6), a mulher ter idade acima de 20 anos (OR=2,87), ser primípara (OR=4,56) e a realização de ligadura de trompas (OR=12,94). Independente da parturição, 84% das mulheres do serviço público foram submetidas a um parto normal, enquanto que, 74% das primíparas do serviço privado, fizeram uma cesárea. Os resultados sinalizam um distanciamento efetivo entre o desejo por um tipo de parto e a sua realização, quando os fatores considerados, não foram somente técnicos, podendo, também, refletir a falta de prática do parto normal, pelo obstetra e a necessidade de uma maior consciência ética nos procedimentos obstétricos, de modo a favorecer uma maior abertura na participação da gestante na escolha pelo tipo de partoDissertação Guia do exame físico mamário para estudantes de medicina(2019-08-06) Miranda, Cristina Rocha de Medeiros; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; ; Pinto Júnior, Francisco Edilson Leite; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;O objetivo do presente trabalho, aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sob o número 2.841.025, foi sistematizar um “Modelo Guia do Exame Físico Mamário” no Laboratório de Habilidades Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O público alvo constituiu-se de 41 alunos regularmente matriculados no componente curricular de oncologia clínica, do curso de medicina da referida universidade. Constituiu-se numa pesquisa- ação, em que a intervenção é pensada a partir do diagnóstico da situação, a dificuldade de realizar o exame físico mamário na aula pratica, foi então seguido as seguintes etapas para solucionar : (1) Aplicação do questionário diagnóstico para conhecer o que o aluno sabe sobre o exame; (2) Orientação teórica e prática sistematizada e interativa de como realizar o exame físico; (3) Orientação prática para a realização do exame mamário no manequim; (4) Aplicação do questionário avaliativo após a realização da aula, para avaliar o conhecimento após a intervenção ; (5) Discussão e avaliação da atividade com os alunos; (6) Avaliação dos questionários e (7) Análise dos resultados. A nota média da avaliação do questionário pré-intervenção foi de 4,1 (± 2,06), sendo a menor nota igual a zero e a maior nota 8. Após a aula, a nota média foi de 8,71 (± 1,3), sendo a menor nota 6 e a maior 10. Identificou-se diferença entre as médias de 4,6 pontos (Teste T; pareado p<0,0001). Considerando-se os critérios de avaliação, constatou-se que a palpação da mama foi o procedimento mais realizado entre os estudantes (87,8%), enquanto a conversa com o paciente (9,8%) e a inspeção dinâmica (4,9%) foram os itens menos realizados. Após a aula, todos os alunos descreveram a palpação da mama e a inspeção estática e dinâmica como procedimentos do exame, enquanto a conversa com o paciente continuou sendo o item menos realizado, porém com aumento de 9,8% para 42,7% em relação à avaliação pré-intervenção. Conclui-se que a sistematização de um guia para o exame físico mamário possibilitou um melhor desempenho dos alunos na realização prática desse exame, sendo uma ferramenta teórica e prática possível de ser desenvolvida e reaplicada nas demais áreas da saúde que realizam o exame físico mamário.Dissertação A Humanização e a Formação Médica na Perspectiva dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-26) Alves, Antônia Núbia de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/7058321240660899; Maciel, Dione Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/5633759906659634; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417Este estudo busca compreender a percepção dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca da humanização no contexto da formação médica, através de uma abordagem qualitativa. Foram utilizadas as técnicas do grupo focal e observação participante, envolvendo uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de antropologia, psicologia e professores do curso médico, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emergiram três categorias: relação estudante/paciente, ensino/aprendizagem e relação estudante/professor. A primeira permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial para a construção de uma visão mais humanizada do processo de adoecer. Em relação à segunda categoria, percebe-se que a capacitação deficiente de professores para as práticas pedagógicas e a dicotomia teoria e prática dificultam a formação autônoma e holística do conhecimento. Da mesma forma, a escassez de práticas fora do ambiente universitário e de estímulo à atenção multiprofissional interfere na construção de uma visão integral do indivíduo. Da terceira categoria, a relação estudante/professor, emergiu duas subcategorias antagônicas (professor modelo e relações assimétricas) que refletem a importância da postura ética humanista do professor, em detrimento de uma atitude autoritária, para a construção da identidade profissional do estudante. Os resultados apontam aspectos importantes da formação médica, que podem respaldar uma discussão acerca da humanização, no contexto das novas diretrizes curriculares nacionaisArtigo Impacto da inserção da temática saúde sexual e reprodutiva na graduação de Medicina(Thieme Open, 2014-03) Medeiros, Robinson Dias de; Azevedo, George Dantas de; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Goncalves de; Barros, Yasha Emerenciano; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; Lima, Stênia Lins LeãoObjetivo: avaliar o impacto da inserção da temática saúde sexual e reprodutiva na graduação de Medicina em uma universidade pública do Brasil. Métodos: foi desenvolvido instrumento de avaliação cognitiva em saúde sexual e reprodutiva com base nos temas abordados no componente curricular optativo Saúde Reprodutiva, resultando em prova objetiva de múltipla escolha contendo 27 itens. Os temas selecionados foram: direitos humanos, sexuais e reprodutivos (DHSR), sexualidade, violência institucional, gênero, violência sexual, concepção, contracepção, aborto/interrupção legal da gestação, mortalidade materna e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – HIV/AIDS. Os temas foram agrupados em três dimensões do conhecimento: DHSR, legal/institucional e biomédica. Na análise de covariância, dois modelos multivariados foram ajustados. Resultados: participaram do estudo 183 alunos, 127 do grupo que cursou o componente curricular eletivo saúde reprodutiva (Grupo SR) e 56 do grupo que não cursou (Grupo Não SR). Noventa e seis alunos (52,5%) eram do sexo masculino e 87 (47,5%) do sexo feminino. A média de idade foi de 24,7±1,9 anos no Grupo SR e de 24,4±2,6 no Não SR. O desempenho médio do Grupo SR foi superior ao Não SR nos temas DHSR, sexualidade, violência institucional, violência sexual, aborto/interrupção legal e DSTs – HIV/AIDS. Não houve diferença no desempenho dos sexos masculino e feminino, com a exceção do tema mortalidade materna, no qual o grupo masculino foi inferior (6,9±0,2 e 7,8±0,2, respectivamente; p<0,05). Conclusões: a participação dos estudantes no componente curricular eletivo Saúde Reprodutiva mostrou-se associada com melhor desempenho em algumas dimensões da avaliação cognitiva, o que sugere um impacto positivo dessa iniciativa na formação médica generalistaTese Manifestações oculares em mulheres com síndrome dos ovários policísticos: prevalência e associação com fatores de risco metabólicos e inflamatórios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-12) Souza Júnior, José Edvan de; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Soares, Elvira Maria Mafaldo; ; http://lattes.cnpq.br/3776294313672536; Pinheiro, Francisco Irochima; ; http://lattes.cnpq.br/4500219042589746; Romão, Gustavo Salata; ; http://lattes.cnpq.br/4689530923474637Objetivos: Estimar a prevalência de alterações do filme lacrimal e da doença do olho seco (DOS), comparar as mudanças na pressão intraocular (PIO) e comparar as espessuras macular e da camada de fibras nervosas da retina (CFNR), entre mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e mulheres saudáveis, estratificando-as em condições clínicas, metabólicas e inflamatórias. Metodologia: O estudo incluiu 45 mulheres com SOP e 47 mulheres saudáveis ovulatórias submetidas a avaliações clínico-ginecológicas e oftalmológicas, incluindo propedêuticas para a avaliação do filme lacrimal e medida da PIO, e medição da espessura macular, da CFNR e parâmetros do disco óptico usando tomografia de coerência óptica. Resultados: Tempo de ruptura do filme lacrimal (TRFL; p=0.001) e impregnação por fluoresceína (p=0.006) apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos estudados. A prevalência de DOS foi de 44,4% nas portadoras de SOP. Houve redução estatisticamente significativa do TRFL na presença de SOP (p=0.001). Além disso, houve efeito estatisticamente significativo de intolerância à glicose e síndrome metabólica/inflamação na impregnação por fluoresceina (p=0.004; p=0.015, respectivamente). A PIO encontrou-se estatisticamente mais elevada no grupo SOP que no grupo controle (p=0.011). Houve um aumento na média do IPC (índice pressão-córnea) com a associação entre SOP e da síndrome metabólica (p = 0.005); A média da espessura da CNFR superior ao redor do nervo óptico foi estatisticamente mais espessa nas voluntárias com SOP que nas voluntárias saudáveis (p=0.036); Após estratificação pela presença de resistência insulínica, as médias dos subcampos das espessuras maculares “macular interno temporal, macular interno inferior, macular interno nasal e macular externo nasal, foram mais espessas no grupo SOP que no grupo controle (p<0.05); Houve associação significativa entre obesidade e resistência insulínica (p=0.037), e intolerância à glicose (p=0.001), com aumento médio do componente principal 1 (CP1), e, na presença de síndrome metabólica (p<0.0001), com aumento médio do componente principal 2 (CP2), respectivamente, em relação à espessura macular total. Na presença de obesidade e inflamação, houve redução no escore médio da CP2 (p=0.034), em relação à espessura da CFNR na mácula. xviii Conclusões: Há uma associação da SOP, suas alterações metabólicas e inflamatórias com alterações do filme lacrimal e com mudanças na PIO. A diminuição na espessura da CFNR macular e aumento da espessura total macular estão possivelmente associadas às alterações metabólicas, e, o aumento na espessura da CFNR ao redor do nervo óptico estão provavelmente associadas às alterações hormonais, inerentes à SOP.Artigo Mulheres com risco cardiovascular após pré-eclâmpsia: há seguimento no Sistema Único de Saúde?(Universidade de São Paulo (USP), 2014-01) Silva, Maria de Lourdes Costa da; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; Souza, Nilba Lima de; Azevedo, George Dantas de; Jerônimo, Selma Maria Bezerra; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes deObjetivos: identificar mulheres com risco cardiovascular, cinco anos após a pré-eclâmpsia, e averiguar o seguimento dessas mulheres no Sistema Único de Saúde, em Natal, Rio Grande do Norte. Métodos: estudo exploratório, quantitativo, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal. A amostra foi de 130 mulheres, 65 com pré-eclâmpsia e 65 normotensas. Resultados: constatou-se diferença estatística significativa no que se refere ao índice de massa corpórea, peso, histórico familiar de doenças cardiovasculares e complicação cardiovascular entre as mulheres com pré-eclâmpsia prévia e as normotensas. Os grupos desconheciam os fatores de risco cardiovasculares e, além disso, referiam dificuldades de acesso aos serviços de atenção primária. Conclusões: as mulheres com histórico de pré-eclâmpsia possuíam risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares, desconheciam as complicações tardias dessa doença e não recebiam seguimento ambulatorial diferenciado em relação às normotensasDissertação Percepção e desafios de enfermeiros como preceptores de residentes em um hospital universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Cunha, Ana Luiza da Costa; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-9802-6492; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; http://lattes.cnpq.br/4922417491728145; Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Duarte, Fernando Hiago da SilvaA prática da preceptoria, na residência de enfermagem, constitui importante estratégia na formação e qualificação da força de trabalho no âmbito da saúde, tendo o preceptor papel fundamental no desenvolvimento de novas competências e habilidades dos residentes. Para a execução da preceptoria, faz-se necessário um planejamento sistematizado, a fim de melhorar a relação da teoria com as habilidades e competências no campo da atividade profissional, favorecendo a formação de um profissional qualificado. Nesse contexto, objetiva-se identificar e analisar a percepção dos preceptores sobre as competências que os residentes de enfermagem precisam desenvolver para serem enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e os fatores facilitadores ou limitantes para o desenvolvimento do papel do preceptor. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foi desenvolvido entre setembro de 2023 a abril de 2024, na UTI pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada com 6 enfermeiras que atuam como preceptoras do programa de residência multiprofissional e respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas envolvendo seres humanos. Foi realizado a transcrição das falas com categorização a priori e exploração dos dados, através da análise de conteúdo apresentada por Bardin. Em seguida, foi feita a interpretação dos resultados dialogando com o que os autores abordam sobre a temática. Os dados obtidos indicaram que o enfermeiro preceptor da UTI pediátrica, além de exercer suas atividades assistenciais e gerenciais da unidade tenta conciliar com as atividades de ensino junto aos residentes, mas que muitas vezes esta não é vista como prioridade ou sentem dificuldade. Evidenciou-se que há um grande distanciamento da teoria com a prática no âmbito da residência neste cenário, fator este dificultador para o desenvolvimento do raciocínio crítico do residente, o que pode estar associado ao pouco conhecimento pedagógico dos preceptores ou a falta de tempo reservado para exercer tal atividade. Recomenda-se uma unificação no acompanhamento e avaliação desses residentes, para que se haja uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.