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Navegando por Autor "Araújo, Andersonn Henrique Simões de"

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    TCC
    Educação musical e inclusão social: um estudo de caso na Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-07) Vieira Filho, Francisco Naeliton Soares; Abreu, Washington Nogueira de; Gomes, Carolina Chaves; Araújo, Andersonn Henrique Simões de
    A pesquisa que é apresentada neste trabalho, expõe reflexões e resultados sobre o processo de desenvolvimento musical de crianças e jovens do bairro de Felipe Camarão em Natal/RN que participam da Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros. A Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros é mantida pela ONG Núcleo de Amparo ao Menor – NAM. Esta pesquisa se torna relevante pelo entrelaçamento do tema com a vida do autor desta monografia, bem como, neste contexto, acontecem experiências de musicalização e prática de conjunto, dentro do projeto que se tornam potenciais na formação musical dos participantes, além de contribuir com a inclusão social de crianças e jovens do bairro de Felipe Camarão, Natal-RN. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo do ensino de música na Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros, considerando o contexto socioassistencial da ONG. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. A pesquisa, de natureza qualitativa, está fundamentada em autores que abordam a educação musical em ONGs e no terceiro setor, Oliveira (2003), Kleber (2006), Araújo (2018), Penna (2006), Almeida (2005); também apresento e discuto sobre a educação musical em banda filarmônica, segundo os autores Lima (2005), Fagundes (2010), Moreira (2007), Gonçalves (2017), Oliveira (2019), dentre outros. Para a produção de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e documental. Na etapa de análise dos dados buscou-se identificar as estratégias de ensino e aprendizagem, bem como a importância das atividades na formação ampla dos alunos. Acredito que a Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros contribui, de maneira significativa, à formação humana e musical de seus integrantes, bem como, desempenhando um importante papel de inclusão social.
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    Dissertação
    Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-20) Araújo, Andersonn Henrique Simões de; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/2503613615366209; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356; Nascimento, Antonio Dias do;
    Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.
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    Tese
    A salvação cultural no ensino de música em projetos sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-21) Araújo, Andersonn Henrique Simões de; Santana, Gilmar; https://orcid.org/0000-0002-7048-5192; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; http://lattes.cnpq.br/2503613615366209; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Alves, Maria Lucia Bastos; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; Kleber, Magali Oliveira
    Paisagens urbanas frequentemente refletem a desigualdade socioeconômica dos grandes centros, exacerbada pela presença de cartéis de drogas que exploram crianças e adolescentes. Enquanto isso, ações públicas buscam promover transformações que muitas vezes inadvertidamente intensificam os desafios sociais. Nesse cenário, destacam-se iniciativas notáveis, como as orquestras infantis e juvenis, como a do Projeto Ilha de Música na Comunidade da África, em Natal. Fundada em 2006, o Projeto surgiu como iniciativa para enfrentar através de ações educativo-musicais a cooptação de crianças pelos cartéis. A partir desse contexto, esta tese objetiva compreender a dinâmica da Salvação Cultural, S.C, presente no referido projeto. A S.C. é um instrumento de aproximação e interpretação das experiências musicais, portanto, pesquisou-se como ela fez parte da experiência formativa de um modo de vida social e manifestou-se durante o percurso de vida dos (ex)participantes do Projeto. A S.C. é um tipo ideal que herda da religião os aspectos metafísicos, ritualísticos e transformadores. Seus elementos estão presentes no ensino para pessoas das classes populares, contudo não resumidos a essas. Há um movimento direcional: dos salvos para os candidatos à salvação. Os salvos são aqueles que possuem um determinado tipo de cultura, como professores e músicos. Os candidatos à salvação são os aprendizes, em projetos sociais, e/ou sujeitos em vulnerabilidade e/ou risco social que podem viver em bairros, comunidades e vizinhanças ditas “perigosas”. A tese utilizou referências nas áreas das Ciências Sociais e da Sociologia da Educação Musical. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas, atividades de campo e pesquisa etnográfica junto a ex-alunos, professores e moradores da Comunidade da África. A investigação revelou que o surgimento da Salvação Cultural dependeu de duas condições: materiais e culturais (kultur). Em relação às condições materiais, estudou-se os processos e as repercussões da colonização nas terras norte-rio-grandenses, que marginalizaram e vulnerabilizam os descendentes de afro-ameríndios. Esse processo histórico contribuiu significativamente para o desfavorecimento socioeconômico da população que residia na Comunidade da África. Quanto à condição cultural, examinou-se a influência da herança religiosa na cultura que se manifestou em três elementos significativos na Educação Musical: O Véu Metafísico do Poder da Música que compreendeu a percepção desta como uma força transcendental, a Ordem Ritualística vinculada a uma abordagem estruturada para práticas musicais, e a Transformação, ou seja, a crença da capacidade da Música de conduzir transformações pessoais e sociais. A interpretação dos dados levou à formulação de três arquétipos que influenciaram significativamente as práticas na Ilha de Música: os encantados, os presentes e os desviados/perdidos. Esses arquétipos (também tipos ideais) serviram como pontos fundamentais para entender as dinâmicas e nuances da Educação Musical no contexto da Comunidade da África, lançando luz sobre as diversas perspectivas e experiências de ex-alunos, parentes de alunos e demais moradores.
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