Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Arthur Anthones de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Bullying homofóbico no espaço escolar: do diagnóstico às estratégias de enfrentamento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Araújo, Arthur Anthones de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; http://lattes.cnpq.br/5802255609960254
    O bullying homofóbico é uma violência em que crianças/adolescentes em idade escolar sofrem agressões injustificáveis devido suas orientações sexuais e/ou identidade de gênero. Este trabalho objetiva investigar o bullying homofóbico no espaço escolar, tendo em vista a elaboração de estratégias de enfrentamento, além de identificar como ele se manifesta no espaço escolar, analisar estratégias que a escola utiliza para enfrentar casos de bullying homofóbico, analisar a percepção de alunos quanto a esses casos, e discutir estratégias que podem ser utilizadas para o enfrentamento do bullying homofóbico no espaço escolar. Para tanto, o trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, numa pesquisa de campo, de cunho descritivo-interpretativo, em que a manifestação do bullying homofóbico foi observada in loco em uma escola do município de São Fernando-RN. A análise mostra que a escola não apresenta estratégias eficazes de combate ao bullying homofóbico e, o que é mais preocupante, um corpo docente e demais funcionários despreparados para lidar com a homofobia na sala de aula e nos variados espaços escolares, contribuindo ainda mais para o fortalecimento e perpetuação dessa violência entre seus alunos. Diante desses resultados, esta pesquisa advoga que o espaço escolar deve representar para as crianças e adolescentes um lugar seguro e acolhedor que os receba bem e com dignidade e saiba respeitar as suas diferenças, especialmente nos casos onde esses indivíduos apresentam orientações sexuais, identidades e expressão de gênero diversas da heterossexualidade, promovendo situações que valorizem as suas características e contribuam para o pleno – e seguro – desenvolvimento desses sujeitos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM