Navegando por Autor "Araújo, Bruna Alves de"
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TCC Fast food ou comida regional?: as preferências gastronômicas dos turistas que visitam Natal (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Bruna Alves de; Lima, Renata Mayara Moreira de; Moreira, Sueli Aparecida; Chagas, Marcio Marreiro dasAs técnicas de preparo, a utilização de temperos e alimentos típicos, e a apresentação dos pratos, compõem a gastronomia de uma localidade. Esse conjunto de elementos rementem à cultura de um povo, sua forma de ser e estar no mundo. No turismo, a literatura acadêmica indica que a gastronomia é parte integrante do produto turístico (FAGLIARI, 2005), sendo inclusive, em alguns casos, o atrativo turístico principal. No entanto, a globalização e a emergência de novas tendências alimentares, propiciou um impacto na gastronomia tradicional, com a introdução dos fast foods, comidas rápidas, padronizadas e com preço acessível. A proliferação de fast foods nos destinos turísticos possibilitou a opção, ao turista de não experimentar o novo – a comida regional -, mas ao contrário, de optar pelo consumo das comidas rápidas e padronizadas e, portanto, conhecidas. Ao perceber tal cenário, a presente pesquisa abordou a temática do fast food e da comida regional, buscando identificar quais as preferências gastronômicas dos turistas que visitam Natal, no Rio Grande do Norte Buscou-se identificar em que medida, em um cenário globalizado, os turistas preferem comer uma comida regional. Ou o que faz com que, em uma viagem turística, opte-se por comer uma alimentação padronizada, a qual se tem acesso em qualquer destino que se esteja. Para realizar a pesquisa, aplicou-se 100 questionários com turistas que visitaram Natal/RN no mês de abril e maio de 2015, na principal praia turística da cidade, Ponta Negra. A partir dos dados coletados, verificou-se que a maior parte dos turistas que visitam a cidade, opta pela comida típica regional. É importante destacar que a aproximação com a realidade local, é o principal elemento que justifica a escolha dos turistas por pratos típicos. Mesmo em menor quantidade, uma parte dos turistas opta pelo consumo de fast food, justificando-se o fato, por se tratar de pratos conhecidos e terem preços acessíveis. Identificaram-se ainda, outros aspectos na pesquisa, como a necessidade de existir um marketing turístico voltado para a gastronomia local. Os turistas relataram ainda, que a imagem gastronômica de Natal é vinculada aos frutos do mar, sendo este, um elemento diferenciador alimentar da cidade, em comparação a outros destinos. Por fim, chega-se a conclusão que os pratos típicos do destino são preferência entre os turistas, mesmo com a inserção dos fast food na localidade.