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Navegando por Autor "Araújo, Caio Higor Morais"

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    Dissertação
    Educação musical e ação cultural na escola
    (2018-08-15) Araújo, Caio Higor Morais; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; ; Lima, Agostinho Jorge de; ; Leão, Eliane;
    Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da educação básica fundamentada no desenvolvimento de uma ação cultural, com o intuito de propor a ressignificação da instituição escolar, enquanto espaço cultural na sociedade. Nesse sentido, apresento reflexões teóricas sobre os múltiplos significados dessa abordagem, juntamente às colaborações práticas realizadas pelos membros da comunidade escolar (alunos, professores e gestores). Utilizo como referencial bibliográfico estudos sobre a educação musical, na contemporaneidade, como OLIVEIRA (2006, 2015, 2016), SWANWICK (2003, 2013) e QUEIROZ (2004, 2010, 2012, 2013, 2014), dentre outros. Quanto à formação humana, apresento conceitos, valores e discussões relevantes sobre o tema da mudança de paradigmas - no meio científico/acadêmico - e sobre sua repercussão na educação básica. Para isso, recorro à produção intelectual de autores como MORIN (2011), SANTOS (2001, 2003, 2009), CAPRA (1993, 1995). Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante, analisando o impacto da ação cultural denominada Música Potiguar na Escola (3° edição) realizada na Escola Municipal Ivonete Maciel de Ensino Fundamental I, na cidade de Natal/RN. Participaram desta pesquisa 2 educadores musicais, 14 professoras pedagogas, 6 professoras de disciplinas específicas, coordenadores e diretores que ajudaram a intermediar o processo. Nesse contexto, utilizei como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas individuais e grupais, registros audiovisuais, diário de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos indicaram que foram trabalhadas 11 músicas diferentes, do músico local homenageado, sem considerar as músicas que foram apenas apreciadas ou utilizadas como música ambiente. Em média, cada turma desenvolveu atividades com, no mínimo, duas músicas. Foram identificados também os principais conteúdos desenvolvidos: apreciação musical e audiovisual; canto; alfabetização através da leitura, interpretação e escrita das letras; estudo da biografia do artista local homenageado; desenho musical; patrimônio material e imaterial da cidade de Natal; ecologia e meio ambiente; dança, teatro e expressão corporal; artesanato; e linguagem de sinais para surdos (LIBRAS). Concluo defendendo uma concepção de escola enquanto espaço cultural ativo na sociedade, onde é possível ressignificar a instituição e a prática docente com novas conexões entre os conteúdos curriculares e a participação da comunidade escolar em ações culturais e projetos pedagógicos transdisciplinares. A ação cultural deve tornar a escola num local propício ao diálogo e ao exercício da produção, criação e circulação das culturas, reduzindo o acesso desigual aos bens simbólicos na sociedade.
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