Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Carlos Eduardo de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O conteúdo de energia eólica no ensino de Geografia
    (2018-01-16) Araújo, Carlos Eduardo de; Costa, Diógenes Felix da Silva; Silva, Jeane Medeiros; ; ; ; Araújo, Sandra Kelly de; ; Pereira Neto, Manoel Ciricio;
    No âmbito da geografia escolar, o conteúdo energia eólica se destaca na compreensão da sua necessidade como fonte de energia, sua importância para vida em sociedade e para as atividades humanas, possuindo forte relação com o espaço geográfico. Dentro da perspectiva espacial, esse conteúdo relaciona-se com diferentes aspectos da realidade - economia, política, ambiente, sociedade, cultura etc. Situá-lo na perspectiva espacial e trabalhando sua espacialidade, suas implicações socioambientais e suas relações com as dimensões da realidade, resultará na sua compreensão como inerente no entendimento do espaço geográfico. Diante disso, esta pesquisa propõe-se a analisar o conteúdo da energia eólica e seu desenvolvimento no ensino de geografia. Além de a entender como se apresenta esse conteúdo no ensino de geografia, a relação entre este e o professor e as relações intensas com a metodologia e os recursos de ensino, Este trabalho justifica-se como a contribuição que a pesquisa poderá trazer para a compreensão das relações que envolvem esses variados elementos do processo de ensino. O percurso metodológico dá-se, inicialmente, com o levantamento bibliográfico, seguido de análise do conteúdo de energia eólica presente nos livros didáticos e de aplicação de questionário com professores de geografia. Apesar da importância da energia eólica enquanto atividade econômica em expansão, sua abordagem na geografia escolar ainda possui lacunas em não apresentar sua espacialidade e seus impactos socioambientais, cruciais para entendê-lo dentro da perspectiva geográfica. O conteúdo de energia eólica presente em livros didáticos atuais também necessita de complementação, principalmente no que se refere a materiais que foquem esse tema na perspectiva geográfica, principalmente outros recursos de ensino, como paradidáticos, mapas, e jogos, além de novas metodologias.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Nas artérias da educação, sangue ainda tem cor: reflexões sobre o preconceito racial na Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros no ano de 2016
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Limeira, Eliene Roberto; Araújo, Carlos Eduardo de; Rocha, Maria das Dores de Medeiros; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de
    Em uma proposta de vislumbrar no interior da escola as questões raciais historicamente constituídas na sociedade, surge o tema deste artigo: Nas Artérias da Educação, Sangue ainda tem cor: Reflexões sobre o Preconceito Racial na Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros no Ano de 2016. Para tanto, se faz necessário entender os preâmbulos que se dão em todos os espaços sociais em que o preconceito se apresenta de forma discriminatória. Dessa forma, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica apontando a realidade histórica de uma sociedade que convive com a segregação na qual a cor pele é determinante para estar sendo excluído desta, como também, foi utilizada como objeto de pesquisa a Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, localizada na cidade de Acari – RN empregando entrevistas que ofertaram instrumentos para uma reflexão sobre o preconceito racial dentro e fora dos muros da escola. Elementos que possibilitaram uma análise sobre o preconceito racial na instituição escolar que deve ser de enriquecimento cultural e social; transformadora de uma realidade na qual o preconceito não venha atingir crianças e jovens; que ensine no dia a dia, que sua cor não lhe faz ser diferente ou inferior.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Xamanismo hoje: diálogos com uma sabedoria arcaica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Araújo, Carlos Eduardo de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; http://lattes.cnpq.br/0911917215117492; Silva, Carlos Aldemir Farias da; Costa, Daniel Monteiro; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Bosco Filho, João; Assunção, Luiz Carvalho de; https://orcid.org/0000-0002-0718-0492; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768
    O xamanismo apresenta um modo de sentir, experimentar e pensar a vida, estabelecendo outro tipo de relação com a natureza, longe do utilitarismo, da dominação mercantil. Carrega saberes que revelam valores cosmoéticos importantes e imprescindíveis para a sustentabilidade do planeta, como solidariedade, partilha, cooperação e a ideia de comunidade. Esses saberes confrontam o pensamento racionalizante e pragmático, que trata a natureza apenas como matéria-prima e mercadoria, promovendo uma exploração insustentável que esgota as possibilidades de reabilitação dos seus processos cíclicos. Xamãs e indígenas sinalizam a necessidade de mantermos a nossa coesão como comum-unidade, retomando a cosmovisão que compartilha e que vive com o espírito da floresta. Nessa perspectiva, o xamanismo precisa ser entendido também como uma reserva antropológica de pensamento, sendo o xamã um catalizador das forças da natureza, mediador entre mundo e homens, caminhando por jornadas que inspiram a pensarmos que é possível vivermos de outra forma.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM