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Navegando por Autor "Araújo, Claudia Gean Carneiro"

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    Tese
    Práticas de letramento do professor no Novo Ensino Médio: relações entre o trabalho prescrito e o realizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-25) Araújo, Claudia Gean Carneiro; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/6854915075929482; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Leurquin, Eulalia Vera Lucia Fraga; https://orcid.org/0000-0001-7532-1210; http://lattes.cnpq.br/8481500214152887; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; https://orcid.org/0000-0003-3667-0674; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Santos, Thiago Jorge Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8857-1486; http://lattes.cnpq.br/8145138073966874
    Para desempenhar seu ofício, o professor efetiva práticas de letramento representadas por atividades pedagógicas, burocráticas e extracurriculares, as quais constituem letramentos profissionais e se alinham a prescrições e normatizações presentes no coletivo de trabalho docente. Essas práticas, além de serem situadas e intencionais, mobilizam valores e atitudes. Nesse sentido, esta tese doutoral tem como objeto de estudo as práticas de letramento de professores da área de linguagens no Novo Ensino Médio (NEM), haja vista o impacto dessa reforma educacional tanto no currículo quanto nas atividades desempenhadas pelos docentes em sua ambiência de trabalho. Como objetivo geral, investiga-se em que medida as práticas de letramento do professor da área de linguagens se aproximam/distanciam do trabalho prescrito para o NEM, compreendendo como a implementação da reforma instaurada impacta no agir docente. Os objetivos específicos consistem em: i) identificar as práticas de letramento prescritas para o ensino de linguagens no NEM; ii) especificar os conhecimentos que os professores da área de linguagens possuem acerca das prescrições para o NEM; iii) discutir as relações existentes entre as práticas de letramento do professor e as prescrições estabelecidas para o NEM. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada em uma dimensão interdisciplinar (Moita Lopes, 2006), uma vez que dialoga com outras áreas do conhecimento, a exemplo das ciências humanas, sociais e do trabalho com vistas a lançar luzes sobre as práticas de letramento docentes no contexto específico do Novo Ensino Médio. Metodologicamente, assume o paradigma qualitativo-interpretativista (Moita Lopes, 1994), com viés etnográfico, centrando foco em situações de trabalho vivenciadas por nove professores de linguagens de uma escola estadual pública da Paraíba. O corpus analisado compreende documentos prescritivos, como a Portaria 13.415/2017 e a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (2022), além de dados gerados por meio de observações de aulas, realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários on-line. Em termos teóricos, a pesquisa respaldase nos estudos de letramento como prática social, alicerçados pelos estudos de Street (1984; 2011; 2014); Barton, Hamilton e Ivanic (1993); Kleiman (1995, 2016); Hamilton (2000); com foco no Letramento Laboral (Paz, 2008), a partir do que estabelecem Souza-e-Silva e Faïta (2002). Em relação à abordagem dos gêneros textuais, ancora-se nos pressupostos de Bronckart (1999; 2023). No que tange ao trabalho prescrito e realizado, pauta-se nos estudos de Bronckart (2006, 2008), Lousada (2006) e Machado (2002, 2004, 2007). Sobre os estudos interessados nas reformas educacionais, apoia-se nas discussões de Cássio e Goulart (2022); Costa e Silva (2019) e Frigotto (2016). Por fim, aponta-se os seguintes resultados: i) a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (2022) prescreve práticas de letramento mediadas por tecnologias digitais com o percurso de trilhas de aprendizagem; ii) em decorrência da ausência de cursos de formação continuada, alguns professores ainda não aprofundaram seus saberes no que concerne às mudanças apontadas pelo novo modelo educacional; iii) as práticas de letramentos empreendidas pelos docentes no cotidiano de trabalho se revestem de valores e atitudes diretamente relacionados a seu métier e com relativa proximidade com as prescrições; iv) a capacidade de adequar as prescrições à realidade possibilita um contínuo desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Ademais, ressalta-se a relevância de se analisar as situações de trabalho de professores de linguagens, trazendo à baila seus discursos, dando-lhes lugar de fala, visibilidade, possibilidade de reflexão e posicionamento crítico frente às mudanças instauradas no atual cenário educacional.
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