Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Cledineide Medeiros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Leitores de literatura na turma ingressante do curso de pedagogia da UFRN/CERES-Caicó: aspectos de sua formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-22) Araújo, Cledineide Medeiros de; Brito, Nazineide; Brito, Nazineide; Soares, Suenyra Nóbrega; Sousa, Gisonaldo Arcanjo de
    Este trabalho monográfico tematiza sobre a leitura de literatura e buscou analisar aspectos da formação leitora de alunos do Curso de Pedagogia da UFRN/CERES/Campus de Caicó, assim como características de seu perfil leitor, tendo como amostra alunos em seu primeiro ano de graduação Embasa-se teoricamente em autores como Amarilha (2006a; 2009; 2010), Cruz (2010), Guimarães (2016), José (2009), Oliveira (2010), Solé (1998), Yunes (2010), dentre outros. Dialoga também com textos e autores que tratam sobre métodos de pesquisa e análise de conteúdo, tais como Gil (2010), Lakatos (2010), Prodanov (2013), Rampazzo (2013). Metodologicamente, a pesquisa, de caráter qualitativo, realizou-se em duas etapas: na primeira, foi aplicado um questionário com os alunos matriculados no Curso de Pedagogia da UFRN/CERES que ingressaram no semestre 2016.1. O resultado da análise desses questionários serviu de base para a realização da segunda etapa – as entrevistas, nas quais houve filtragens da amostra geral, selecionando-se apenas nove sujeitos, coincidentemente todas do sexo feminino, que responderam ao critério estabelecido, o de serem leitoras de literatura. Tendo a análise dos dados se pautado nos aspectos das suas formações como leitoras, considerando a auto definição de leitor, os mediadores, as preferências, fontes de acesso e relações com a leitura literária, identificamos que tal formação não acontece isoladamente e não diz respeito apenas ao resultado do processo de escolarização como principal fator influente, embora de extrema importância. Nesse cenário, os aspectos da formação leitora aqui apresentados expõe o gosto e o despertar para a leitura literária que cada uma das entrevistadas construiu a partir de um conjunto de fatores que as tornaram apreciadoras dessa arte. Registramos que os mediadores, as fontes de acesso, as experiências positivas com a literatura, dentre outros fatores, levaram-nas a relacionar a leitura literária ao deleite, ao prazer, à satisfação pessoal, o que com certeza culminou por ser refletida em suas formas de expressão, suas personalidades, suas subjetividades e especialmente no seu comportamento como leitoras de literatura. Este sendo denunciado a partir da recorrência à leitura do texto literário, ao uso de empréstimos ou compra de livros pela internet, ao acesso à biblioteca, dentre outros comportamentos, delineando assim, o perfil das leitoras de literatura das alunas do curso investigado.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM