Navegando por Autor "Araújo, Débora Borges de"
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TCC As narrativas da infância sobre a violência física e simbólica no espaço escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-4) Araújo, Débora Borges de; Araújo, Marta Maria de; Carvalho, Herli de Sousa; Nascimento, Gilcilene Lélia Souza doO referente trabalho expõe resultados de uma pesquisa executada, que discute diferentes tipos de violência, reconhecidos narrativamente por crianças de oito a onze anos de idade, no espaço escolar. Vinculada ao Projeto “Narrativas infantis. O que contam as crianças sobre a escola da infância?” (MICT/CNPq/CAPES-07/2011-2), adere à narrativa como o método de pesquisa e considera a criança como sujeito de direito. Tomando como referencial teórico os trabalhos de Bourdieu (1992, 1998); Boff (2004); Delory-Momberger (2012) e Passeggi (2011). Os dados foram coletados em uma Escola Municipal de Natal - RN, no suceder de rodas de conversas com as crianças, as quais contavam para um pequeno “Alien” como era a escola. Em análise, surgiu a menção das crianças à violência na escola de forma voluntária, no relato de situações de violência para o Alien, como algo que ocorre na rotina da escola de modo constante, trazendo a tona revolta e insegurança. Isso despontou como ponto de extrema importância aos estudos. Assim, dentre os tipos de violência eminentes, damos destaque a violência simbólica e a violência física. Ressaltamos em conclusão que, as narrativas das crianças trazem uma nova forma de acesso aos diversos tipos de violência na escola, ao desenvolvimento da pesquisa “com” a criança, e não sobre a criança, contribuindo para uma reflexão própria da criança sobre o que a sobrevêm a medida do narrar das suas experiências, e para a construção de novos saberes científicos.