Navegando por Autor "Araújo, Denise Rayonara Azevedo de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Uma análise dos estudos dissertativos sobre o Construtivismo defendidos na UFRN de 2001 a 2009(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-07) Araújo, Denise Rayonara Azevedo de; Bandeira, Francisco de Assis; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dosEsta monografia é resultado de um estudo do Estado da Arte sobre o Construtivismo. A escolha do tema se deu no momento em que houve a necessidade de investigar e aplicar métodos de ensino não tão arcaicos e tradicionais, para que o aluno pudesse compreender o conteúdo de uma forma diferente do que já vem sendo ensinado a anos. O interesse pelo tema também foi despertado a partir da participação em uma disciplina optativa denominada TEE – Teoria do Ensino e Aprendizagem, no ano de 2015 onde, por várias vezes, o assunto foi abordado. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de um mapeamento das pesquisas referentes à prática Construtivista, defendidas nos cursos de pós-graduação da UFRN – Campus de Natal. Dessa forma, foi realizado um recorte referente à delimitação de ano de defesa nessas pesquisas, entre os anos de 2001 a 2009. Um segundo recorte foi feito, referente à análise de uma tese de doutorado e seis dissertações de mestrado. Após esses procedimentos, foram realizadas as leituras e análises de cada um dos trabalhos e criadas algumas categorias para o melhor entendimento de cada uma, como: sujeitos e níveis de ensino, conteúdos abordados - que foram categorizados em: trigonometria, conceitos geométricos de área e perímetro, sistema de numeração decimal, operação matemática – adição, medidas e grandezas, números complexos e equações do 2º grau; problemáticas e objetivos. Os resultados alcançados em cada uma das pesquisas mostram que, é possível sim trabalhar de acordo com o que o Construtivismo prega, possibilitando assim o desenvolvimento do ensino/aprendizagem com melhor compreensão por parte dos alunos.