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Navegando por Autor "Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de"

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    Dissertação
    A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
    (2017-11-23) Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de; Troleis, Adriano Lima; Locatel, Celso Donizete; ; ; ; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; Assis, Lenilton Francisco de; ; Goulart, Ligia Beatriz;
    O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.
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    TCC
    O estudo do meio no ensino de Geografia: propondo a leitura de mundo nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Nonato Júnior, Raimundo; Soares Júnior, Francisco Claudio
    Para o Ensino da Geografia, despertar no aluno o interesse e a possibilidade de enxergar o mundo através de suas concretudes e subjetividades, se torna condição essencial para formar um indivíduo que vê no mundo a materialização do que se aprende também no espaço escolar, e assim contribuir para a ressignificação de conceitos e novas aprendizagens. Nessa tarefa de ensinar a ler o mundo, a Geografia de maneira privilegiada, dispõe de inúmeros caminhos (teóricos e metodológicos) para fazê-lo de maneira ímpar, sendo um deles o Trabalho de Campo, que ao ser transposto ao do Ensino da Geografia passa a ser denominado de Estudo do Meio. Nesse sentido, o texto que ora se apresenta é resultado de reflexões construídas durante a disciplina de Ensino de Geografia I do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo discutir as contribuições trazidas pelo Estudo do Meio na construção dos conhecimentos relacionados à Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O estudo se ampara em autores da Geografia e da Pedagogia, assim como nos documentos oficiais da educação – Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BRASIL, 2018).
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